Memorial às vítimas de Covid

sábado, 16 de maio de 2015

LUTO NA TV - Ator Elias Gleizer morre aos 81 anos

O ator Elias Gleiser (Foto: Divulgação/TV Globo)Ele estava internado no Hospital Copa D'Or, em Copacabana, desde 6 de maio e morreu por falência circulatória em decorrência de um trauma. Ele sofreu uma queda e o quadro se agravou.Não há informações sobre o velório. Uma irmã do ator que mora em São Paulo está a caminho do Rio para acertar os detalhes. Ele nunca casou nem teve filhos. Elias nasceu em 4 de janeiro de 1934, em São Paulo, filho de imigrantes judeus poloneses, de pai sapateiro e mãe dona de casa.

Aliás, Elias não; para dizer seu nome de batismo, geralmente ele precisa repetir a mesma historinha de sempre: “Quando estou numa repartição pública, na hora da entrega do documento, eles começam: ‘Pedro de Oliveira, Antonio de Souza, Joaquim Gonçalves...’ Quando percebo uma pausa de dois minutos, falo: ‘Sou eu’. Meu nome é Ilicz. Costumo dizer que houve só três Ilicz no mundo: Ilytch Tchaikovsky, Vladimir Ilyich Lênin e Ilicz Gleizer.”

Ele trabalhou no teatro e no cinema, mas consagrou-se na televisão. A carreira de ator começou no fim dos anos 1950, na extinta TV Tupi. O papel mais recente de Elias Gleizer em novelas foi em "Boogie Oogie", de 2014. O ator também esteve em dezenas de produções, incluindo as novelas "Tempos Modernos", "Caminho das Índias", "Pé na Jaca", "Sinha Moça", "Sonho Meu", entre outras.

Bruno Gagliasso, que contracenou com Gleizer em "Caminho das Índias", interpretando seu neto na novela, publicou uma homenagem ao ator e escreveu: "Meu avô querido..... Chegou a hora de descansar!"

ALTO DO RODRIGUES - Entrevista com Edna Melo no Conversando Com o Seu Prefeito deste sábado

A convidada do programa de rádio Conversando Com o Seu Prefeito, de hoje, será a vereadora Edna Melo. Durante o programa, a parlamentar, vai falar um pouco da sua convocação e o que pretende realizar com representante do povo. Edna conhece bem o ritmo do legislativo por já ter assumido um mandato como vereadora, tendo realizado um bom trabalho. O programa "Conversando com o seu prefeito” vai ao ar das 12 às 13 horas, na rádio FM "comunitária" local, com apresentação do radialista Fran Seixas, produção da secretaria de comunicação sob o comando do jornalista Abelardo Neto.

ALTO DO RODRIGUES - Supermercado Soberano aberto no horário do almoço, mais comodidade pra você

Não é à toa que o Supermercado Soberano é o supermercado da família do vale do açu. Mais um "mimo" da loja para os muitos clientes, loja aberta no horário do almoço, aos sábado. Só o Soberano para fazer isso por você, então aproveite para encher o carrinho, completar o almoço do fim de semana

REGIONAL - Recomendação do Ministério Público às Polícias Militar e Civil

Para o Destacamento de Polícia Militar dos Municípios de Pendências e Alto do Rodrigues, a Recomendação do MP é no sentido de ao verificar a prática da conduta criminosa, que, se confirmada, a autoridade policial conduza o responsável à Delegacia de Polícia Civil, para lavrar o competente procedimento investigatório criminal, onde terá o equipado apreendido (instrumento do delito), o qual somente poderá ser liberado mediante autorização judicial em Pedido de Restituição de Coisa Apreendida.

O promotor ressalta que para fins de prevenção e repressão do crime, a polícia militar precisar realizar rondas periódicas  nas cidades com essa finalidade, além de atender a denúncias dos moradores, através dos números estampados nas viaturas da Polícia Militar. No Alto do Rodrigues o número de celular da viatura é (84) 9919 7905 já em Pendências o contato telefônico é (84) 9970 4737

REGIONAL - Recomendação do MP aos proprietários de carros de som e aos ‘‘paredões’’

Além de recomendar a regulamentação da atividade de carros de som aos prefeitos do Alto do Rodrigues e Pendências, o Promotor Público advertiu aos proprietários de carros de som no sentido para que evitem divulgar propaganda, através de veículos seus ou à sua disposição, em desacordo com a legislação federal, estadual e municipal vigente, devendo a divulgação, sempre, ser feita de forma moderada, respeitando a vizinhança, de maneira a não prejudicar a tranquilidade alheia, em horários razoáveis e dias úteis, sem repetição excessiva de um mesmo anúncio em uma mesma área da cidade, quer esteja o veículo parado ou em movimento.

Deve-se dizer ainda que, caso persista a conduta, poderão responder a procedimentos pela prática de contravenção penal ou crime. Aos proprietários de “paredões” que evitem produzir ruídos, através de equipamentos de som seus ou à sua disposição, em desacordo com a legislação federal, estadual e municipal vigente, devendo a sua utilização, para fins de lazer, sempre, ser feita de forma moderada, respeitando a vizinhança, de maneira a não prejudicar a tranquilidade alheia, e em horários razoáveis. Deve-se advertir que, caso persista a conduta, poderão responder a procedimentos pela prática de contravenção penal ou crime.

REGIONAL - MP quer regulamentar atividade de carros de som no Alto e em Pendências

Antes de entrar de férias, o Promotor Público, Dr Matcos Adair Nunes (foto), expediu uma Recomendação (nº 08/2015), aos prefeitos de Alto do Rodrigues (Abelardo Rodrigues-DEM) e de Pendências (Ivan de Souza Padilha-PMDB), a regulamentação da atividade dos carros de propaganda nas duas cidades.

O representante do MP recomenda que os prefeitos adotem as providências necessárias para evitar que a atividade dos carros de propaganda ofenda ao disposto da legislação federal e estadual acima citada, o que pode ser feito através do envio de projeto de lei à Câmara de Vereadores, no sentido de regulamentar a referida atividade no território municipal.

O Projeto de Lei (PL), deve ser acompanhado de critérios  que foram utilizados em outros municípios que regularam a atividade:
  • Limite do número de veículos de propaganda com autorização para funcionamento;
  • Distância entre veículos;
  • Limite de decibéis, considerando o veículo parado ou em movimento, nunca superior ao previsto  legislação federal e estadual;
  • Limite de horários e dias;
  • Limite de tempo com o veículo parado divulgando propaganda;
  • Distância mínima de hospitais, abrigos, igrejas, escolas e repartições públicas;
  • Limites territoriais, considerando-se os bairros comerciais e residenciais, entre outros; e Penalidades administrativas, como advertência e multa.
Ao regulamentar a atividade de carros de propaganda, inclusive instituindo penalidades administrativas aos que infringirem a norma, indique, no próprio teor da lei, a que órgão incumbirá, desde o início da vigência da lei, o efetivo exercício do poder de polícia administrativo.

O Ministério Público deu prazo de 30 dias para que os prefeito possam informar quais as providências tomadas em relação à regulamentação dos carros de som nas duas cidades.

ESTADO - RN fica em último lugar em índice da CGU que mede transparência

RN teve índice 0,00 de transparência pública, segundo índice da CGU
O Rio Grande do Norte ficou em último lugar na lista de transparência pública entre os estados brasileiros. É o que aponta a Escala Brasil Transparente, índice divulgado pela Procuradoria-Geral da União usado para avaliar o grau de cumprimento das normas de Lei de Acesso (Lei 12.527/2011).

Além dos 26 estados e do Distrito Federal, foram analisados ainda 492 municípios com mais de 50 mil habitantes. Foram avaliados dois critérios, sendo eles a  regulamentação da Lei de Acesso (sendo responsável por 25% da nota final) e efetiva existência e atuação do Serviço de Informação ao Cidadão (sendo responsável por 75% da nota final).

Com o resultado da EBT, a CGU visa aprofundar o monitoramento da transparência pública e gerar um acompanhamento das ações realizadas por estados e municípios. Ainda no 2º semestre deste ano, a Controladoria pretende realizar nova avaliação da EBT. A expectativa é ampliar a amostra e também permitir a inscrição para os municípios que queiram ser avaliados pela CGU.

sexta-feira, 15 de maio de 2015

COLIRIO DO DIA


ESPORTE - Caixa Econômica garante renovação de contrato com o ABC

A Caixa Econômica anunciou que vai manter a sua estratégia de patrocínio ao futebol, mas que por exposição de mídia, dará prioridade aos clubes que disputam a série A do Brasileiro. Porém a medida não afetará o ABC, que está em processo de negociação de renovação de contrato com a instituição financeira. 

Através do seu site, o banco anunciou as renovações de contratos com Corinthians, Flamengo, Figueirense e Chapecoense, além de garantir que todos os demais clubes já patrocinados das séries A e B estão garantidos na carteira de patrocínio: Atlético Paranaense, Coritiba, CRB, Vitória, Sport, ABC e Atlético Goianiense.

O pronunciamento oficial da instituição, joga por terra o sonho do América, que caiu para série C e não terá o contrato prorrogado. O mesmo aconteceu com o ASA de Arapiraca-AL. Quem entrou na carteira do clube foi o Vasco, com patrocínio de R$ 15 milhões.

PARANÁ - Água oferecida pode ter substância cancerígena

O Ministério Público do RN instaurou inquérito civil público para apurar a "eventual presença de substância cancerígena na água do Açude Antas, manancial utilizado pela CAERN para abastecimento da comunidade rural da Vila Caiçara e adjacências, no Município de Paraná", no interior do RN. O caso foi publicado na edição de hoje (14) do Diário Oficial do Estado (DOE).

Segundo a informação que chegaram ao MPRN, na década de 1980, "foram exploradas jazidas de esmeraldas na área em que posteriormente foi construído o referido açude, havendo a necessidade de avaliar se a água do manancial poderia estar contaminada com metais pesados decorrentes da exploração do minério".

O promotor responsável pelo caso, Ricardo José da Costa Lima, já solicitou o mais breve possível, "a realização de perícia, através da FUNPEC, na água do Açude Antas, manancial utilizado pela CAERN para abastecimento da comunidade rural da Vila Caiçara e adjacências, no Município de Paraná/RN, no afã de avaliar a eventual presença de substância cancerígena decorrente da contaminação do manancial com metais pesados, resultado da exploração de minérios (jazida de esmeraldas) ocorrida há décadas atrás no local onde atualmente se situa o referido manancial".

Além disso, o promotor oficiou a CAERN, no prazo de 20 dias, informações sobre a realização de análise técnica na água proveniente do açude Antas e se o produto disponibilizado à população após o processo de tratamento realizado pela concessionária está adequado ao consumo humano sem riscos à saúde. tuliolemos

ALTO DO RODRIGUES - Vereadora Edna Melo será a convidada do Conversando Com o Seu Prefeito"

A convidada do programa de rádio Conversando Com o Seu Prefeito, deste sábado (16), será a vereadora Edna Melo. Durante o programa, a parlamentar, vai falar um pouco da sua convocação e o que pretende realizar com representante do povo. Edna conhece bem o ritmo do legislativo por já ter assumido um mandato como vereadora, tendo realizado um bom trabalho. O programa "Conversando com o seu prefeito” vai ao ar das 12 às 13 horas, na rádio FM "comunitária" local, com apresentação do radialista Fran Seixas, produção da secretaria de comunicação sob o comando do jornalista Abelardo Neto.

ESTADO - Metas para o exercício financeiro de 2016 chegam à Assembleia

A proposta para a elaboração e execução da Lei Orçamentária para o exercício financeiro de 2016 foi enviada pelo Governo do Estado para análise e votação pela Assembleia Legislativa. A proposta é assinada pelo governador Robinson Faria e contém as metas fiscais, a estrutura e a organização dos orçamentos, as diretrizes gerais para elaboração e execução dos orçamentos Fiscal, da Seguridade Social e de Investimentos do Estado.

A proposta inclui também as disposições relativas à política e à despesa com pessoal e com os encargos sociais, disposições sobre alteração na legislação tributária, a política de aplicação de recursos da Agência Financeira Oficial de Fomento e disposições gerais.

Na mensagem enviada ao Poder Legislativo Estadual, o governador Robinson Faria destaca que o Projeto de Lei das diretrizes orçamentárias para 2016 “estabelece critérios para viabilizar o equilíbrio das contas públicas, a racionalização das despesas, as transferências não compulsórias a instituições privadas e a outros entes públicos da Federação”.

O Chefe do Executivo estadual acrescenta que a proposta “tem o objetivo de possibilitar a implementação de ações do Governo para a educação, saúde, segurança pública, desenvolvimento econômico e social, além da otimização da qualidade dos serviços públicos”.


NATAL - Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte vai sediar Congresso dos Petroleiros do RN

O Parque da Cidade tem sido um dos locais de Natal mais procurados para sediar eventos de diversas naturezas. Sejam para passeios escolares, palestras no auditório ou eventos de grande porte, como a recepção que a Fecomércio fez à comitiva alemã no mês passado.

Neste sábado (16), a Unidade de Conservação do Município de Natal vai receber dois grupos distintos para eventos. Um deles é um grupo de estudantes do curso de pedagogia da UFRN que vão passar um dia de lazer visitando as instalações, assistindo palestras sobre o meio ambiente e caminhando nas trilhas.

Outro grupo de petroleiros também irá passar o dia de sábado no Parque da Cidade participando do 30º Congresso Estadual da categoria, o 30º CEPETRO-RN. O evento será realizado no Auditório do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, situado no bairro de Candelária, em Natal, no período das 8 às 17 horas.

Os organizadores do evento já definiram os temas a ser discutidos pelos participantes. O tema central do Encontro é “Em defesa do Brasil, da democracia, dos trabalhadores e do petróleo brasileiro”. O Congresso fará uma avaliação da conjuntura econômica e política nacional, destacando a situação do setor petróleo, além de debater propostas para as campanhas reivindicatórias dos trabalhadores dos setores públicos e privados.


LUTO - B.B. King, o 'Rei do Blues', morre aos 89 anos nos Estados Unidos

B.B. King posa com os dois prêmios Grammy, no Madison Square de Nova York, em fevereiro de 2003. (Foto: Arquivo / Peter Morgan / Reuters)
O músico B.B. King, considerado o "Rei do Blues" e integrante do Hall da Fama do Rock and Roll desde 1987, morreu na madrugada desta sexta-feira (15) em Las Vegas, nos Estados Unidos, aos 89 anos de idade, informou seu advogado.

No início de abril, o guitarrista havia sido hospitalizado após sofrer uma desidratação por causa da diabetes tipo 2 da qual sofria há mais de 20 anos. Ele voltou a ser internado há poucos dias. A lenda se despede com 16 prêmios Grammy, mais de 50 discos em quase 60 anos de carreira e músicas que marcaram época, como “Three o’clock blues”, “The thrill is gone”, “When love comes to town”, “Payin’ the cost to be the boss”, “How blue can you get”, “Everyday I have the blues”, “Why I sing the blues”, “You don't know me”, “Please love me” e “You upset me baby”.

Considerado o maior guitarrista de blues da atualidade, verdadeira lenda, Riley B. King, nasceu em 16 de setembro de 1925, no Mississippi, nos Estados Unidos. Tocava nas esquinas e em bares. Comprou o primeiro violão quando a falta de eletricidade no interior do país fazia dos instrumentos musicais a maior atração dos anos de 1940.

O músico foi autodidata, nunca teve professor. Gostava de ser seduzido pelas melodias. O B.B. de seu nome artístico vem de Blues Boy, dos tempos do rádio. Seu primeiro grande sucesso nacional foi “Three o'clock blues”, que estourou nos anos 1950. A partir daí começou a fazer turnês sem parar. Só no ano de 1956 sua banda chegou a fazer 342 apresentações.

B.B. King criou um estilo autêntico de guitarra. Em seus solos, ao contrário de outros guitarristas, o Rei do Blues preferia usar poucas notas. Ele dizia que conseguia fazer uma nota valer por mil. King se casou duas vezes. Primeiro com Martha Lee Denton, com quem viveu entre 1946 e 1952; e, depois com Sue Carol Hall, entre 1958 e 1966. O artista deixa 14 filhos e mais de 50 netos. G1.COM

PENDÊNCIAS - Criminosos explodem caixas eletrônicos e atiram pelas ruas

Os caixas eletrônicos da agência bancária do Bradesco foram explodidos por criminosos pela terceira vez, na madrugada desta sexta-feira (15). De acordo com a Polícia Militar (PM), o bando levou todo o dinheiro e fugiu efetuando disparos pelas ruas da cidade. Segundo a PM, o crime foi cometido por cinco homens, por volta das 2h, no terminal do Bradesco. Dinamite teria sido utilizada na ação. A PM continua em busca pela quadrilha especializada em explosão de caixas eletrônicos. Até o momento, ninguém foi preso. fotos: cizinho

ALTO DO RODRIGUES - Z é Pedro diz que Eider só fazia tomar terrenos e Abelardo doa aos mais carentes

Em seu discurso, na última sessão, o vereador líder do governo explicou os motivos de não votar nas emendas apresentadas, disse que Eider só tomava terrenos e casas do povo, enquanto o prefeito Abelardo desapropria terrenos para doar ao povo. E falou mais, acompanhe:

quinta-feira, 14 de maio de 2015

MACAU - Promotora manda arquivar investigação contra gestão do prefeito Kerginaldo Pinto

A promotora de Justiça, Dra Isabel de Siqueira Menezes, mandou arquivar investigação contra a prefeitura municipal que apurava a denúncia de atraso de pagamento dos benefícios de aposentados, pensionistas e servidores que recebem auxílio-doença.  Denúncia vazia, sem fundamento e por isso será arquivada pelo MP.

EDUCAÇÃO - Enem 2015 será em outubro e inscrições começam em 25 de maio

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 será realizado em 24 e 25 de outubro. As datas das provas foram anunciadas pelo ministro da Educação, Janine Ribeiro, nesta quinta-feira (14), em Brasília. O ministro afirmou que a publicação do edital com todas as regras será feita na segunda-feira (18) no "Diário Oficial da União". Veja abaixo os destaques:

DATA DAS INSCRIÇÕES
As inscrições ocorrem entre 25 de maio e 5 de junho. Para quem não conseguir isenção, a inscrição só será "confirmada" após o pagamento da taxa de R$ 63 até as 21h59 do dia 10 de junho.

TAXA DE INSCRIÇÃO
Sofreu aumento pela primeira vez em mais de dez anos. Até 2014, o valor era R$ 35. Agora, passa a ser de R$ 63.

ISENTOS DE TAXA
Estudantes da rede pública no último ano do ensino médio estão automaticamente isentos. Além deles, podem obter isenção candidatos que comprovarem carência, segundo as regras do edital.


CARTÃO DE INSCRIÇÃO
Deixará de ser impresso pelo MEC e enviado pelos Correios. Agora, terá que ser baixado ou consultado diretamente no site do Enem. O documento serve para orientação e não precisa ser apresentado no exame.

MEDIDAS DE SEGURANÇA
Não será possível usar o mesmo e-mail para fazer mais de uma inscrição. Além disso, todos os candidatos deverão informar número de telefone (celular ou fixo) válido. Eles também terão que criar uma pergunta e resposta de segurança no login.

O detector de metal será novamente aplicado nos locais de prova.

TELEVISÃO - Wesley Safadão apresentará programa na Rede Globo

Depois de cantar em diversas atrações da TV Globo, como o Domingão do Faustão e o Esquenta, Wesley Safadão está de volta à emissora, mas desta vez para comandar um programa no papel de apresentador. 

O forrozeiro foi convidado para apresentar o especial “São João do Nordeste”, que será exibido em junho. Em 2015, o programa homenageará Humberto Teixeira, natural do município cearense de Iguatu, que compôs canções que marcam a cultura e a história do povo nordestino, a exemplo de “Asa Branca”.

Safadão entrevistará personalidades que, de alguma maneira, estejam relacionadas à trajetória do compositor. Entre elas, Dorgival Dantas. “Ao lado do poeta Dorgival Dantas, gravando o programa São João do Nordeste, que esse ano faz uma super homenagem a Humberto Teixeira, grande parceiro de Luiz Gonzaga em grandes composições. Viva o Nordeste! Imperdível! Em junho para vocês!”, publicou o cantor na página da banda Garota Safada no Facebook. 

Em entrevista ao colunista Léo Dias, do jornal carioca O Dia, Wesley Safadão revelou ainda que recebe cachês de até R$ 650 mil por show, mas que as quantias variam de acordo com a penetração que seu nome tem em cada estado do País.

LUTO - Aos 8 anos, morre o Filho do conselheiro e ex-deputado estadual Poti Jr

Faleceu na tarde de hoje, o garoto de 8 anos Poti Costa de Oliveira Cavalcanti, filho do conselheiro do TCE e ex-deputado estadual, Poti Junior. O menino tratava uma bactéria contraída em uma pneumonia, mas uma hemorragia no pulmão, tirou a vida do pequeno que era cardiopata. Seu corpo será velado a partir das 19h, no morada da paz, em Emaús, o sepultamento está marcado para amanhã. 

ALTO DO RODRIGUES – MP e juiz eleitoral aplica pena mínima e condena Eider, Antonio José e Lenilda

O juiz eleitoral da Comarca de Pendências, aplicou a pena mínima na multa eleitoral que era de R$ 50 mil para R$ 5 mil e condenou o (já ficha-suja) Eider Medeiros (PMDB), Antônio Jose, do PSD (companheiro de chapa na eleição de 2012) e Lenilda Nascimento (presidente municipal do PSD). O Ministério Público também opinou pela condenação dos três. Os três foram condenados por ter descumprido uma decisão judicial no segundo turno da eleição do ano passado ao atrapalhar a movimentação política da coligação adversária.

ALTO DO RODRIGUES - Missa de um ano de Oto Soares de Mendonça


Acontecerá logo mais às 19h30, na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, a missa de um ano de saudade de Oto Soares de Mendonça, que faleceu no dia 11 do ano passado, o mesmo dia do seu nascimento.

MACAU - TCE condena ex-prefeito Flávio Veras e construtora a devolver mais de R$ 204 mil

O ex-prefeito de Macau, Flávio Vieira Veras, e a Construtora Luiz Costa Ltda, foram condenados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN), de forma solidária, ao ressarcimento aos cofres públicos da quantia de R$ 204.416,31, decorrente de irregularidades nos serviços de drenagem e pavimentação asfáltica no município.

O processo foi relatado pelo conselheiro Tarcísio Costa, na sessão da Primeira Câmara do Tribunal de Contas desta quinta-feira (14). Entre as distorções averiguadas observou-se a prática de superfaturamento. Segundo o voto do conselheiro, a Prefeitura de Macau à época pagou por um método de recapeamento mais caro do que o efetivamente realizado.

Na prática, o asfalto não foi recapeado com o método de remendos profundos, mas de outra forma, que deveria ter custado menos aos cofres públicos. O custo total da obra foi de R$ 6 milhões.

Diante dos fatos, determinou-se a oitiva da empresa contratada e do então prefeito, que encaminhou relatório com justificativas, mas a manifestação da ICE foi pela manutenção das irregularidades, informação que também foi acolhida pelo Ministério Público de Contas.

O conselheiro relatou votou pela desaprovação das contas, com aplicação de multa de 15% sobre o valor atualizado do débito, e restituição do montante relativo ao superfaturamento, além do envio da cópia do processo para análise de ilícitos penais por parte do Ministério Público Estadual. 
TCERN

ECONOMIA - Nas lojas Pedrinho Eletromóveis você encontra as melhores opções e os menores preços



SAÚDE - Depois da dengue, chikungunya, agora no RN tem a tal do zika virus, 8 casos foram confirmados

O Ministério da Saúde confirmou a circulação do zika vírus no Brasil na manhã desta quinta-feira (14). Segundo o ministro Arthur Chioro, 8 amostras provenientes de Camaçari, na Bahia, e 8 do Rio Grande do Norte são efetivamente da doença. Elas foram testadas pelo Instituto Evandro Chagas e pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC).

Apesar da entrada do vírus no Brasil e de 1.200 suspeitas sendo investigadas no Nordeste, o ministro disse não haver motivo para preocupação. "O zika vírus não nos preocupa. Trata-se de uma doença benigna que tem uma evolução para cura. A febre é baixa, o maior incômodo é o prurido, manchas vermelhas. Requer muito pouco acesso dos pacientes ao prontos-socorros e serviços médicos. Toda a nossa preocupação é com a dengue, porque dengue mata."

Zika vírus
O zika vírus foi isolado pela primeira vez em 1947 a partir de amostras em macacos Rhesus na floresta Zika, em Uganda. Ele é endêmico no leste e oeste africanos e, no continente americano, foi identificado na Ilha de Páscoa, território chileno, no início de 2014, segundo o ministério.

É uma doença viral que passa sozinha, em geral, após até sete dias. Ela se caracteriza por febre, dores musculares, manchas vermelhas no corpo, inchaço nas extremidades, e dor atrás dos olhos, que também podem ficar vermelhos. A transmissão se dá por meio da picada do mosquito Aedes Aegypti e há um período de incubação de cerca de quatro dias.

O tratamento é baseado no uso de paracetamol para febre e dor. Não há registros de óbitos causados pela doença. Também não há vacinas contra ela. As medidas de prevenção são semelhantes às da dengue e da chikungunya.

ALTO DO RODRIGUES - Edna Melo é a convidada do "Conversando Com o Seu Prefeito" de sábado (16)

A vereadora Edna Melo, será a convidada especial do programa "Conversando com o seu prefeito" deste sábado (16). Durante o programa, a parlamentar, vai falar um pouco da sua convocação e o que pretende realizar com representante do povo. Edna conhece bem o ritmo do legislativo por já ter assumido um mandato como vereadora, tendo realizado um bom trabalho. O programa "Conversando com o seu prefeito” vai ao ar das 12 às 13 horas, na rádio FM "comunitária" local, com apresentação do radialista Fran Seixas, produção da secretaria de comunicação sob o comando do jornalista Abelardo Neto.

JUSTIÇA - Beira-Mar é condenado a mais 120 anos de prisão

Em novo julgamento no 1º Tribunal do Júri, o traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, de 47 anos, foi condenado a 120 anos de prisão. Com isso, passou a acumular penas que chegam a 320 anos e dois meses de prisão. O julgamento durou mais de dez horas, terminando na madrugada de hoje (14).

O traficante foi condenado por ter chefiado rebelião ocorrida em 2002, no Presídio de Segurança Máxima de Bangu 1, na zona oeste do Rio, que culminou na morte de Ernaldo Pinto Medeiros, o Uê, na época líder da facção criminosa Terceiro Comando (TC), rival da facção Comando Vermelho (CV), chefiada por Beira-Mar.

O traficante também foi condenado pelo assassinato de mais três traficantes da facção rival: Carlos Alberto da Costa (Robertinho do Adeus), Wanderlei Soares (Orelha) e Elpídio Rodrigues Sabino (Pidi). A defesa já anunciou que vai recorrer da sentença.

No final do julgamento, pouco depois das 1h, o traficante foi levado de helicóptero para o Riogaleão - Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador. De lá, seguiu em avião da Polícia Federal para o Presídio Federal de Porto Velho, em Rondônia, onde cumpre pena, depois de ter passado um período no Presídio de Segurança Máxima de Catanduva, no Paraná.

Antes deste novo julgamento, Beira-Mar, no Rio de Janeiro, já tinha nove condenações somando 133 anos e 6 meses de prisão. O traficante tem condenações também em outros estados e responde a processos por lavagem de dinheiro, contrabando e associação para o tráfico internacional de drogas.


BRASIL - Câmara aprova MP que altera regras para concessão de pensão por morte

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou hoje (13), por 277 votos a favor, 178 contra e uma abstenção, o texto base da Medida Provisória (MP) 664/14, que altera as regras para a concessão de pensão por morte, seguro-defeso e auxílio-doença. Os deputados devem iniciar agora a votação dos destaques.

Os deputados aprovaram o texto do relator da MP na comissão mista do Congresso que analisou a medida, Carlos Zarattini (PT-SP), que modificou a medida originalmente encaminhada pelo governo.
Pelo texto aprovado, no caso da pensão por morte, a MP exige o tempo mínimo de dois anos de casamento ou união estável e pelo menos 18 meses de contribuição para que o cônjuge ou companheiro tenha direito ao benefício. Em seu relatório, Zarattini também alterou a proposta original que estabelecia uma cota familiar e dava direito a 50% da pensão para o cônjuge e mais 10% para cada dependente, até no máximo de cinco. No texto do relator, o pagamento da pensão voltou a deixar a pensão integral.

Em relação ao auxílio-doença, o texto mantém a obrigação de a empresa pagar ao seu empregado o salário durante os primeiros 30 dias de afastamento, o dobro do que previa a legislação anterior à MP. "Nós buscamos dar, por um lado, as garantias de que os trabalhadores não perderão seus benefícios e, ao mesmo tempo, garantir a sustentabilidade da Previdência Social", disse Zarattini ao defender a aprovação da MP.

REGIONAL - Acontece hoje a reunião do Consórcio de Resíduos sólidos do Vale

Hoje (14), às 14h, no Cine Teatro Pedro Amorim, em Assu, acontecerá mais uma importante reunião do Consórcio Público Regional de Saneamento Básico do Vale. Na pauta, três importantes assuntos:

- Coleta seletiva;
- Apresentação de Propostas de Sistema de Tratamento e Destino Final de Resíduos e
- Proposta de Manutenção e Eficientização da Iluminação Pública

De acordo com o presidente da entidade, o prefeito de Pendências, Ivan de Souza Padilha (PMDB), participam do consórcio os prefeitos de: Afonso Bezerra, Alto do Rodrigues, Angicos, Areia Branca, Assú, Baraúna, Carnaubais, Fernando Pedroza, Grossos, Guamaré, Ipanguaçu, Itajá, Lajes, Macau, Paraú, Pedra Preta, Pedro Avelino, Pendências, Porto do Mangue, Santana do Matos, São Rafael, Serra do Mel e Tibau.

É importante a participação dos gestores para conhecer de perto o projeto que deverá ser implantado na região para receber e dá destinação correta aos resíduos sólidos, além de poder tirar dúvidas sobre os assuntos que serão discutidos na assembleia do Consórcio Público Regional de Saneamento Básico do Vale do Assu/RN.

quarta-feira, 13 de maio de 2015

SERRA DO MEL - Cidades do interior do Estado recebem fiscalização do Detran

O Detran/RN está nesta quarta-feira (13) com a equipe de técnicos da Subcoordenadoria de Fiscalização de Trânsito realizando inspeção de veículos nos municípios de Baraúnas e Serra do Mel. A operação visitou na terça-feira (12) a cidade de Mossoró, onde a organização das blitzen monitorou e fiscalizou 1.497 automóveis, sendo 822 motocicletas. Desse total, 66 veículos se encontravam com a documentação do transporte ou do condutor atrasada.

Os dados repassados pelos profissionais do Detran, que estão atuando na fiscalização, apontam que duas CNHs foram retidas e um automóvel foi apreendido e conduzido ao setor de apreensão de veículos do Órgão. As fiscalizações realizadas pelo Detran têm como objetivo principal impedir acidentes de trânsito envolvendo condutores que desrespeitam as normas determinadas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Somente nos últimos meses, o Detran, com o apoio do Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE), levou a operação de fiscalização de veículos para várias cidades do interior do Estado, entre elas Pau dos Ferros, Doutor Severiano, Luiz Gomes, Caicó, Jucurutu, Jardim de Piranhas, Tibau do Sul, Parnamirim, Parelhas e Tenente Ananias.

A equipe de fiscalização vem utilizando nas blitzen o sistema de fiscalização eletrônica móvel denominado ViaPK. O equipamento trata-se de um veículo de monitoramento que possui duas câmeras (dianteira e traseira) e dois aparelhamentos fixos com tecnologia que permite a leitura automática de placas para detecção de roubos e irregularidades dos veículos. O automóvel possui um sistema de conferência de dados junto ao cadastro do Detran e pode em tempo real aferir a situação dos veículos que trafegam na área fiscalizada.

AFONSO BEZERRA - Inauguração do monumento com a imagem da santa comemora os 15 anos da Pároquia

O pároco Antonio José convida a todos para celebrar os 15 anos de criação da Paróquia de Nossa Senhora das Graças com a inauguração do monumento com a imagem da padroeira do município. Ao final da celebração, acontecerá a apresentação musical do grupo Adoração e Vida.

"Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja." (Mt 16,18)
Caros Paroquianos de Nossa Senhora das Graças, Com entusiasmo e o coração transbordando de alegria, temos a honra de convidar Vossa Senhoria e digníssima família, para juntos festejarmos as alegrias dos 15 anos de criação de nossa Paróquia.

Celebrar estes quinze anos de evangelização é muito especial. É manifestar nosso amor a Jesus Cristo à sua obra continuada aqui, nosso agradecimento por tudo que recebemos de Deus através das mãos da Mãe das Graças - nossa Padroeira.

Amados Paroquianos, durante esses dias de festa, vamos louvar, pedir, bendizer e agradecer a Deus pelos grandes feitos em nossas vidas, por meio da intercessão da Bem Aventurada sempre Virgem Maria. Participe conosco desse grande momento de fé e oração em nossa comunidade eclesial. Invocando as bênçãos de Deus, Pe Antonio Jose Do Vale Gois e equipe organizadora.

G1RN - Trio troca tiros com a PM no RN; um morre, um fica ferido e outro é preso

Carro em que os suspeitos estavam ficou com buracos de bala; um deles foi preso durante o confronto  (Foto: Anderson Barbosa/G1)
Uma troca de tiros envolvendo suspeitos de um assalto e policiais militares terminou com um homem morto, um ferido e um preso na manhã desta quarta-feira (13) em Macaíba, município da Grande Natal. Segundo o delegado Normando Feitosa, os três praticaram três assaltos e estavam fugindo dirigindo um carro na contramão pela BR-304. “Primeiro eles roubaram um carro em Natal. 

Em seguida, assaltaram um mercadinho aqui mesmo em Macaíba. Depois, roubaram um homem que caminhava pela BR. Daí, ao passarem por uma guarnição da PM próximo a um posto de combustíveis, aconteceu o confronto. Nenhum dos policiais foi ferido”, acrescentou o delegado.

Normando contou que um dos suspeitos não resistiu aos ferimentos e morreu no local. "Um deles foi preso e o outro baleado. O ferido foi socorrido pelo Samu, mas ainda não temos informações sobre o estado de saúde dele", disse. Ainda de acordo com o delegado, o suspeito hospitalizado é um adolescente de 16 anos, o que foi preso tem 24 anos e o que morreu foi identificado como Fernando Firmino de Souza, de 19 anos.

NATAL - TJ mantém decisão que condena Município a realizar drenagem

A segunda Câmara Cível, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), à unanimidade de votos, em julgamento da Apelação nº 2012017631-3 realizado nesta terça-feira (12), manteve a sentença do juiz Airton Pinheiro, da Fazenda Pública, que condenou o Município de Natal a realizar o sistema de drenagem do bairro Planalto.

A sentença do magistrado de primeira instância foi proferida em abril de 2012 (Processo original nº 0114913-77.2011.8.20.001), mas o Município de Natal não considerou como prioridade a drenagem do local e entrou com diversos recursos (agravo e apelação).

A relatora do processo foi a Desembargadora Judite Nunes e participaram da votação os Desembargadores Virgílio Macêdo e Ibanez Monteiro. O parecer ministerial foi do Procurador de Justiça Arly de Brito Maia.

A Promotora de Justiça do Meio Ambiente, Gilka da Mata, acompanhou todo o processo, inclusive o julgamento nesta terça-feira, ocasião em que apresentou fotografias que retratam o agravamento dos problemas detectados no local pela ausência de drenagem.

O problema da voçoroca que se instalou na Rua São Bráulio, afeta diretamente os moradores do bairro Planalto e conduz areia em excesso para o Rio Pitimbu, responsável por aproximadamente 40% do abastecimento de água da população de Natal.

REGIONAL - Três assuntos importantes para os prefeitos discutirem na reunião do consórcio de resíduos

Amanhã (14), às 14h, no Cine Teatro Pedro Amorim, em Assu, acontecerá mais uma importante reunião do Consórcio Público Regional de Saneamento Básico do Vale. Na pauta, três importantes assuntos:

- Coleta seletiva;
- Apresentação de Propostas de Sistema de Tratamento e Destino Final de Resíduos e
- Proposta de Manutenção e Eficientização da Iluminação Pública

De acordo com o presidente da entidade, o prefeito de Pendências, Ivan de Souza Padilha (PMDB), participam do consórcio os prefeitos de: Afonso Bezerra, Alto do Rodrigues, Angicos, Areia Branca, Assú, Baraúna, Carnaubais, Fernando Pedroza, Grossos, Guamaré, Ipanguaçu, Itajá, Lajes, Macau, Paraú, Pedra Preta, Pedro Avelino, Pendências, Porto do Mangue, Santana do Matos, São Rafael, Serra do Mel e Tibau.

É importante a participação dos gestores para conhecer de perto o projeto que deverá ser implantado na região para receber e dá destinação correta aos resíduos sólidos, além de poder tirar dúvidas sobre os assuntos que serão discutidos na assembleia do Consórcio Público Regional de Saneamento Básico do Vale do Assu/RN.

BRASIL - Ministro do turismo reafirma parceria para promoção de destinos turísticos ligados à pesca esportiva

A pesca esportiva movimenta, anualmente, U$ 40 bilhões nos Estados Unidos. O Brasil, apesar de contar com cerca de um milhão de adeptos e ter realizado 140 torneios no último ano, não tem a dimensão de qual o impacto desse esporte na economia. Para promover e estruturar os destinos que recebem os praticantes desse esporte, o ministro do turismo, Henrique Alves, e o ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho, reafirmaram acordo de cooperação técnica para fortalecer a relação entre o mercado de turismo e as atividades ligadas à pesca.

Para Henrique Alves, a promoção e qualificação dos destinos que recebem os praticantes da pesca esportiva é fundamental para o esporte crescer e se consolidar. “A pesca esportiva tem tudo para se desenvolver. Temos um imenso litoral, destinos preparados para receber turistas do país e do exterior. O Brasil já demonstrou sua capacidade de organização de grandes eventos. Queremos organizar campeonatos nacionais e internacionais de pesca esportiva para atrair os olhos do mundo para nosso país”, disse o ministro do turismo. Henrique Alves propôs uma ação integrada entre os ministérios do Turismo, Pesca e Esporte para traçar uma estratégia conjunta de promoção da pesca esportiva.

O ministro da pesca reforçou a necessidade de consolidação de um calendário anual dos eventos de pesca esportiva para ajudar na promoção dos destinos: “Nossa prioridade agora é trabalhar no calendário de torneios para entregar ao Mtur. Dessa forma, podemos otimizar nossas ações de promoção e a estruturação dos destinos que receberão esses eventos”.

ALTO DO RODRIGUES - Câmara convocará Edna Magela para assumir vaga de Ina Mulatinho


Nesta quarta-feira, na sessão ordinária, a Mesa Diretora da Câmara Municipal dará posse a primeira suplente de vereadora do PMDB, Edna Magela, para assumir interinamente a vaga da vereadora Ina Mulatinho, que pediu afastamento por 30 dias.

POLÍTICA - Governo deve votar até amanhã MP que altera pensão por morte

O líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE) disse ontem (12) que o plenário deve analisar hoje (13) a Medida Provisória (MP) 664/14 que altera as regras para a concessão de pensão por morte e auxílio-doença. "Foi um grande acordo e pelo menos até amanhã a noite não haverá obstrução. Nós vamos votar duas medidas provisórias, duas PECs [proposta de emenda à Constituição] e dois acordos, até amanhã", disse. Segundo ele, nesta quarta-feira deverá ser votado o texto-base da MP 664, ficando para o dia seguinte a votação dos destaques.

POLÍTICA - PT decide reivindicar na Justiça Eleitoral mandato de Marta Suplicy

O comando do PT em São Paulo decidiu formalmente requerer na Justiça Eleitoral o mandato da senadora Marta Suplicy, que anunciou a desfiliação do partido no final do mês passado. Em reunião na segunda-feira (11), na capital paulista, a executiva estadual do partido aprovou por unanimidade a decisão de apresentar o pedido. Segundo o presidente estadual da sigla, Emídio de Souza, o setor jurídico do PT finalizará ainda nesta semana o documento, que deverá ser protocolado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) até o início da semana que vem.

Em nota, o dirigente petista afirmou que a senadora recusou-se sucessivas vezes a dialogar com a sigla e formalizou a sua desfiliação "movida unicamente por interesses eleitorais e desmedido personalismo". "O PT nunca cerceou as atividades partidárias ou parlamentares da atual senadora, ao contrário disso, ela foi sucessivamente prestigiada ao longo dos anos, com o apoio da militância e das direções", ressaltou. Segundo ele, no caso dela, os "projetos pessoais" e as "conveniências do oportunismo eleitoral" não podem se sobrepor "aos projetos coletivos".

A senadora, que deve se filiar ao PSB no final de junho para disputar a prefeitura de São Paulo, deixou o PT com críticas ao comando nacional do partido. Segundo ela, a legenda tem sido protagonista "de um dos maiores escândalos de corrupção que a nação brasileira já experimentou".

No mesmo dia do anúncio da saída, o presidente do PT em São Paulo já havia avisado ao comando nacional do partido que reivindicaria o mandato na Justiça Eleitoral. O líder do PT no Senado Federal, Humberto Costa (PE), informou também que indicará novos nomes para o lugar da senadora nas comissões parlamentares da Casa Legislativa. Como indicada do bloco de apoio ao governo federal, ela é titular de quatro comissões parlamentares, entre elas a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e a CDH (Comissão de Direitos Humanos).

DINHEIRO - Bilionário chinês paga viagem de férias à França a mais de 6 mil empregados

O empresário chinês Li Jinyuan pagou quatro dias de férias na França para os seus funcionários (Foto: AFP Photo/Valery Hache)Um bilionário chinês realizou o sonho de muita gente ao pagar uma viagem de férias de quatro dias na França a nada menos que 6,4 mil empregados. E não foi uma viagem qualquer. Li Jinyuan, o presidente da Tiens Group – multinacional que atua em áreas distintas, como biotecnologia, logística, turismo, educação e comércio - reservou 140 hotéis em Paris de quatro ou cinco estrelas e mais de 4,7 mil quartos em Cannes e também em Mônaco. O maior grupo turístico que já visitou a França foi recebido no sábado (9) em um complexo hoteleiro em Nice, uma cidade costeira no sul do país, banhada pelo Mar Mediterrâneo.

Guinness
Os turistas sortudos não só tiraram fotos e aproveitaram as praias de Nice, como também tiveram tempo para registrar um recorde mundial. O grupo conseguiu alcançar a marca de frase mais longa visível no ar formada por humanos. O recorde foi registrado por inspetores da organização Guinness World Records. Vestidos de azul e branco, os empregados se juntaram para construir a frase: "O sonho da Tiens é Nice, na Costa Azul". Segundo a mídia local, a estimativa é de que os visitantes gastem juntos cerca de 13 milhões de euros (R$ 44 milhões).

Mobilização hoteleira
Os turistas chineses são conhecidos por não economizarem nas compras. Uma das empregadas do Tiens Group que participou da viagem disse à agência de notícias AFP que gastou 7 mil euros (R$ 23,9 mil) em um dia.

terça-feira, 12 de maio de 2015

ALTO DO RODRIGUES - Aniversariante do dia: Everson Menezes

Neste final de terça, queremos parabenizar o nosso amigo e leitor, Everson Menezes, que completa mais um ano de vida. Desejamos saúde, sorte e sucesso!

ALTO DO RODRIGUES - Juiz e Promotora foram convidados para a Audiência Pública sobre segurança

No final da manhã desta terça, o presidente da Câmara Municipal, Nixon Baracho acompanhado pelo autor do requerimento da Audiência Pública Zé Pedro e o 1º secretário da Casa, Pedro Eugênio, estiveram no gabinete do juiz da Comarca, Dr Marco Antonio Mendes Ribeiro, para entregar pessoalmente o convite da Audiência Pública sobre segurança, que acontecerá no próximo dia 20 às 20h no Ginásio Poliesportivo Ivanildo Bezerra.

O juiz da Comarca que acumula as funções de juiz em duas comarcas (Pendências e Extremoz), disse aos edis que, fará o possível para participar do evento idealizado pela Câmara Municipal.

Os três vereadores também foram no gabinete da promotora de justiça Dra Isabel de Siqueira Menezes (que assume interinamente pelo MP em virtude das férias do titular Dr Marcos Adair Nunes) e também entregaram o convite a representante do Ministério Público

ESTADO - TJRN convoca 32 estagiários de direito para atuação em cinco cidades

A Presidência do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte homologou o resultado do Programa Bolsa Estágio Curricular do Poder Judiciário, convocando 32 universitários da área de Direito para atuar nas comarcas de Caicó, Mossoró, Natal, Parnamirim e Pau dos Ferros. A relação com os nomes dos candidatos, desta primeira convocação, que irão prestar serviços nestas sedes está publicado na edição do Diário da Justiça Eletrônica dessa quinta-feira (7).

Veja o edital de homologação do resultado e convocação dos estudantes aqui.

A relação dos candidatos que irão atuar em cinco comarcas obedece a ordem classificatória prevista no Edital 02/2015 – ESMARN, publicado no Diário da Justiça Eletrônico (DJe), de 5 de fevereiro.
Os convocados devem se apresentar nos locais indicados em cinco dias úteis a contar da próxima segunda-feira (11).

Cidades e endereços
Em Caicó, os cinco acadêmicos convocados devem se dirigir ao Fórum Municipal Amaro Cavalcanti, Rua Felipe Guerra, 179, no Centro da cidade.

Os cinco convocados para atuar em Mossoró, devem comparecer ao Fórum Municipal Desembargador Silveira Martins, Avenida Rio Branco, 1902, Centro.

Na comarca de Natal, o local de apresentação dos cinco estudantes convocados é o Anexo do Departamento de Recursos Humanos do Tribunal de Justiça do RN, na Rua Mossoró, 407, bairro Petrópolis.

Parnamirim irá receber 12 estudantes, que devem se apresentar no mesmo endereço indicado para os convocados para Natal.

Em Pau dos Ferros, os cinco universitários devem se dirigir para o Dr. Jaime Jenner de Aquino, Avenida Senador Dinarte Mariz, 570, bairro São Benedito.

Quem não comparecer ao local indicado e no prazo estabelecido perderá a bolsa.

O Programa Bolsa de Estágio irá atender universitários dos cursos de Direito, Psicologia, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Administração, Estatística, Comunicação Social e Ciências da Computação.

ESTADO - Ação do MPF resulta em condenação de ex-vice-prefeito de Santa Cruz

Uma ação do Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) resultou na condenação do ex-vice-prefeito e ex-secretário de Ação Social de Santa Cruz, Odorico Ferreira de Souza Neto, além de Maria de Fátima Araújo de Barros e Marlene Claudete Dantas, por desviarem recursos destinados à Associação Comunitária do Umbuzeiro. Os três já apelaram da decisão.

Os recursos foram repassados em 2003 pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome para serem usados em um programa de atendimento à pessoa idosa em situação de pobreza. Fiscais da Controladoria Geral da União (CGU) verificaram que alguns cheques foram emitidos em nome da então tesoureira da associação, Marlene Dantas, sacados na “boca do caixa” e depositados na conta do então secretário, apontado como “presidente de fato” da entidade, embora Maria de Fátima Araújo fosse oficialmente a ocupante do cargo.

A ação de improbidade ajuizada pelo MPF aponta que dos R$ 23.814 repassados, constatou-se que R$ 7.376,05 foram depositados na conta de Odorico Ferreira Neto, com o auxílio das demais envolvidas. Além disso, foram observadas rasuras nas datas das notas fiscais e recibos utilizados na prestação de contas apresentada ao Governo Federal, para tentar justificar os gastos.

BRASIL -Estudo do Ministério do Turismo revela que brasileiros estão mais empenhados a viajar pelo país

De acordo com boletim que mede a intenção de viagem em sete capitais, mês de abril registrou a maior procura por destinos nacionais. Entenda as razões que elevaram a procura pelo país

A intenção do brasileiro de viajar pelo próprio país foi de 77,4%, a maior dos últimos dez anos se considerados os meses de abril da série histórica, de acordo com boletim que acaba de ser divulgado pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Fundação Getulio Vargas. Em comparação ao mesmo período do ano anterior, houve um crescimento de 11,2%.


“Os atrativos naturais, culturais e de negócios, aliados ao ganho de infraestrutura, são forças que impulsionam o turismo brasileiro”, diz o ministro do Turismo, Henrique Alves. “São também um grande potencial a ser explorado”, afirmou.

REGIONAL - Empresa apresentará aos prefeitos a proposta de sistema de tratamento e destino dos resíduos

Presidente Ivan Padilha ao lado de prefeitos e assessores dos municípios
Na próxima quinta, 14, no Cine Teatro Pedro Amorim, em Assu, acontecerá mais uma importante reunião do Consórcio Público Regional de Saneamento Básico do Vale. Na pauta, três importantes assuntos, a coleta seletiva, a empresa vencedora apresentará aos prefeitos a proposta de trabalho no sistema de tratamento e destinação final dos resíduos, além da proposta de manutenção e eficientização da iluminação pública.

De acordo com o presidente da entidade, o prefeito de Pendências, Ivan de Souza Padilha (PMDB), participam do consórcio os prefeitos de: Afonso Bezerra, Alto do Rodrigues, Angicos, Areia Branca, Assú, Baraúna, Carnaubais, Fernando Pedroza, Grossos, Guamaré, Ipanguaçu, Itajá, Lajes, Macau, Paraú, Pedra Preta, Pedro Avelino, Pendências, Porto do Mangue, Santana do Matos, São Rafael, Serra do Mel e Tibau.

ALTO DO RODRIGUES - Mano Casa Show apresenta duas megas atrações, confira


PENDÊNCIAS - Definidas as atrações da tradição Festa das Rocas


IPANGUAÇU - Vem aí o Arraiá de Vicente, "Segure a saia"


ECONOMIA - Nas lojas Pedrinho Eletromóveis você encontra as melhores opções e os menores preços


segunda-feira, 11 de maio de 2015

ALTO DO RODRIGUES - Eterno Oto Soares de Mendonça

Nossa homenagem ao eterno Oto Mendonça, que nos deixou há exato, um ano. Essa canção da banda Blitz, era costumeiramente entoada por dele em suas farras. Quem conheceu, Oto Mendonça, sabe o valor desta canção, para lembrar deste grande homem. Sua partida, para nós, repentina, nos pegou de surpresa, pois ninguém sabia de alguma reclamação que Oto fazia por algum tipo de doença, sempre esbanjado alegria e alto astral, Oto agora está no plano superior, partiu no dia do próprio nascimento. 

CARNAUBAIS - "Sabemos do medo que Carnaubais têm", por Aluizio Lacerda

Dinarte Diniz, possível candidato pela oposição
O professor Aluizio Lacerda, mestre nas palavras e na blogosfera, analisa os "medos" que a população de Carnaubais têm.

Na nossa humilde ótica o povo de Carnaubais é mais inteligente e responsável do que a vã filosofia publicada por adversários do sistema governista em constante preocupação "em querer vender gato por lebre" à nossa população. O povo tem medo sim, medo de escolher um governante que não honre os compromissos públicos, que venha pegar o poder apenas pra desforrar patrimônio gasto após uma derrota eleitoral. O povo tem medo de que o prefeito confunda a empresa pública com a privada.

O povo teme escolher um mandatário que não saiba considerar os laços comuns da identidade natural existente nos nossos conterrâneos que tem idade centenária, todos tendo efetiva aproximação sanguínea ou por afinidade com nossos antepassados. 

Tirando disso, o povo tem medo da violência desenfreada que vem cotidianamente ceifando vidas, medos da mazelas sociais que afligem a nossa rudimentar economia, medo dos efeitos poderosos da força da natureza: corisco, relâmpago, trovão, secas, inundações, pestes bubônicas, doenças epidêmicas, dengue, chikungunya e outros males degenerativos que possam atemorizar nossa pacata civilização.

Que medo pode arremeter Dinarte Diniz aos carnaubaenses?  Achamos que a falácia em tom de provocação feita por segmento da oposição foi um mero desabafo de quem tem seus interesses contrariados, está mal explicado, tem outro sentido e o povo sabe muito bem o que tanto lhe fará medo. fonte: veja link