Memorial às vítimas de Covid

sábado, 3 de outubro de 2015

ESTADO - Ministério Público denuncia 24 pessoas pelas operações Citronela e Novos Rumos

Policiais militares foram presos na última terça-feira (29)
Promotores do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) ofereceram, na tarde desta sexta-feira (2), as denúncias dos investigados nas operações “Citronela” e “Novos Rumos”, deflagradas nos dias 25 e 29 de setembro, respectivamente. As duas operações tem relação entre si e apuram esquema de lavagem de dinheiro do tráfico, extorsão por parte de policiais militares, além de comércio de drogas apreendidas.

De acordo com a assessoria de imprensa do Ministério Público, no total foram denunciadas 24 pessoas, sendo dez réus pela Operação Citronela pelos crimes de tráfico, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Já na Novos Rumos foram 14 denunciados, sendo dois policiais que não foram presos, pelos crimes de corrupção passiva, peculato-furto, receptação, prevaricação e violação de domicílio.

Por se tratar de policiais militares como réus, os crimes denunciados na Operação Novos Rumos estão previstos no código penal militar e são agravados por terem sido cometidos por violação de dever inerente ao cargo e estando em serviço no momento da ação.

Segundo o Ministério Público, as investigações da Operação Citronela comprovaram que o grupo liderado por Joel Rodrigues Silva, o “Joel do Mosquito”, promovia o tráfico de drogas com lavagem de dinheiro, onde as riquezas eram acumuladas em imóveis e joias. O denunciados gerenciavam um elevado patrimônio, avaliado em mais de um milhão de reais, composto por automóveis de luxo, apartamentos, terrenos em condomínios de praias e em outros locais de alta valorização imobiliária e uma empresa de construção civil. Além disso, a organização criminosa mantinha também dois salões de beleza e cafeteria em área nobre da capital.

Nenhum comentário: