Memorial às vítimas de Covid

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

EDUCAÇÃO - Confira 10 assuntos que você pode enfrentar na redação do Enem

Neste fim de semana (24 e 25) acontece o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Para contribuir, o R7, em parceria com o QG do Enem, separou 10 temas que os candidatos podem enfrentar na hora da redação, além de uma aula (assista abaixo) respondendo as dúvidas mais frequentes sobre o conteúdo.

– Legado das Olimpíadas
O tema foi sugerido por ser a última oportunidade de ser cobrado, uma vez que a Olimpíadas acontece em 2016 na cidade do Rio de Janeiro. Uma maneira legal de abordar o tema seria dar exemplos de outros países que sediaram os jogos.
– Violência dos estádios
A sugestão é problematizar o assunto: comentar as causas da violência, usar exemplos para fundamentar argumentos e no final, sugerir soluções.
– Liberdade de expressão
O atentado terrorista à revista Charlie Hebdo, na França, em janeiro deste ano, levantou novamente a questão – seria legítimo postar o que pensa, mesmo que isso ofenda a crença alheia? Apesar de ter sido um acontecimento fora do Brasil, a liberdade de expressão é um tema recorrente.
– Redução da maioridade penal
Não se deve trazer questões de direitos humanos e, sim, abordar a problemática que leva o menor ao mundo do crime. Você pode conferir um aulão sobre a temática aqui.
– Maus tratos aos animais
A professora de redação do Pensi (1° escola no ranking do Enem 2014 no Rio de Janeiro), Carolina Pavanelli, sugere que o aluno não escreva apenas sobre animais domésticos, mas que seja abrangente comentando sobre o tráfico de animais silvestres, por exemplo, e as condições de abate que são submetidos animais criados para consumo.
– Justiça no Brasil
Neste caso, o candidato pode abordar assuntos como a Operação Lava-Jato, ou como os “justiceiros” que desejam punir os criminosos com as próprias mãos.
– Proposta de Emenda das Domésticas
Em 2014, foi aprovada a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) das domésticas. Uma boa sugestão é abordar as maneiras de aumentar a eficácia da lei.
– Projetos Mais Médicos
O programa foi lançado em 2013 e chamou a atenção para falhas na saúde e a chegada de cubanos para trabalharem em postos de saúde do País. Os candidatos podem comentar sobre os problemas de acesso ao atendimento médico e o que pode ser feito para melhorar essa situação.
– Mobilidade urbana
As cidades grandes enfrentam sérios problemas de engarrafamento, além do aumento da poluição. Uma ideia é sugerir a melhora dos transportes públicos. Você confere mais dicas clicando aqui.
– Igualdade de gênero
Se o tema abordado for em relação à mulher, pode-se falar da violência doméstica, diferença salarial e a baixa representação feminina. Outra possibilidade é o tema de os direitos civis dos homossexuais – o que possibilita a abordagem de assuntos como a união civil e licença-maternidade. R7

Nenhum comentário: