Memorial às vítimas de Covid

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

TECNOLOGIA - Senador apresenta projeto para legalizar aplicativo Uber

O senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) apresentou na manhã desta quarta (12) projeto de lei que regulamenta o uso do serviço oferecido pelo aplicativo Uber e assemelhados na área de transporte. Ele solicitou inclusive um estudo da assessoria técnica do Senado para compreender os impactos econômicos e a base legal que envolve o uso do polêmico aplicativo, além de colher as opiniões de usuários e especialistas.

O projeto poderá tramitar inicialmente na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. “Se faz necessária e urgente a regulamentação de um sistema que já opera no Brasil e cuja propagação é inevitável, a exemplo do resto do mundo. Não regulamentar vai de encontro com o fomento ao desenvolvimento tecnológico e com o direito de escolha do cidadão”, afirma Ferraço na proposta.

O aplicativo Uber é um sucesso em todo o mundo, mas provoca reações de taxistas, inclusive violentas, como já ocorreu em São Paulo, Brasília e no Rio de Janeiro. Houve casos de agressão e intimidação e até de sequestro de motoristas e passageiros.

O sucesso decorre do fato de o aplicativo oferecer serviço eventual de carro com motorista, o que representou a solução para muita gente que tem feito cada vez mais a opção de não dirigir quando vai encontrar amigos na balada ou em restaurantes. Os carros são sempre do melhor nível, confortáveis, os motoristas muito pontuais e educados e o melhor de tudo: bem mais barato que o serviço de táxi, frequentemente exercido por motoristas mal-humorados.


Nenhum comentário: