Memorial às vítimas de Covid

terça-feira, 21 de julho de 2015

ALTO DO RODRIGUES - Secretaria de Saúde incentiva usuários a fazer o cartão do SUS

O cartão SUS (Sistema Único de Saúde) garante ao cidadão atendimento nas Unidades de Saúde e Hospitais do Brasil que integram a rede do Sistema Único de Saúde. O uso do cartão em tais Unidades de Saúde alimenta um banco de dados onde são gravadas informações do paciente, do tratamento e do profissional de saúde que o atendeu. Tais informações poderão ser acessadas de qualquer ponto do país, colaborando com a organização e planejamento de políticas públicas específicas de acordo com os dados levantados pelo sistema.

De posse do cartão SUS, o cidadão tem o direito de receber atendimento médico em qualquer Unidade de Saúde ou Hospital do Brasil filiado à rede do Sistema Único de Saúde. Também possibilita ao cidadão o acesso tratamentos e a medicamentos gratuitos. Como a apresentação do cartão sus é imprescindível para o atendimento na rede SUS, o cidadão deve solicitar o seu o quanto antes. O cartão é fornecido em todos os municípios do Brasil, sendo que na maioria dos casos é emitido pela Secretaria de Saúde municipal. O cartão SUS é gratuito.

Qualquer pessoa pode tirar o Cartão SUS. O interessado deverá comparecer ao local definido pela Secretaria de Saúde de seu município com:
Documento de identidade (RG);
CPF;
Certidão de nascimento ou certidão de casamento.
Comprovante de residência (Em alguns municípios é solicitada a apresentação de comprovação de residência – conta de água, luz, telefone, etc)


Nenhum comentário: