Memorial às vítimas de Covid

quinta-feira, 18 de junho de 2015

POLÍTICA - Candidato não pode concorrer a dois cargos, decide Câmara

O Plenário da Câmara dos Deputados rejeitou, por 334 votos a 4 e 2 abstenções, emenda do deputado Leonardo Picciani (PMDB-RJ) à reforma política (PEC 182/07) que permitia ao candidato disputar, simultaneamente, eleições majoritárias (prefeito, governador, presidente da República e senador) e proporcionais (vereador e deputado). Caso eleito para dois cargos, o candidato deveria informar à Justiça Eleitoral sua opção por um deles.

Essa foi a última votação, em primeiro turno, da proposta de emenda à Constituição da reforma política. Após a consolidação do texto pela comissão especial, a matéria será votada em segundo turno na Câmara, antes de ir ao Senado.

EXIGÊNCIA REJEITADA
O Plenário da Câmara dos Deputados também rejeitou, por 230 votos a 89 e 9 abstenções, emenda do deputado Índio da Costa (PSD-RJ) à reforma política (PEC 182/07) que obrigava os candidatos às eleições proporcionais e majoritárias a registrarem suas propostas na Justiça Eleitoral. O texto também proibia a reeleição daqueles que, comprovadamente, deixassem de cumprir as propostas durante os mandatos. A emenda foi apresentada originalmente na comissão especial, antes, portanto, da aprovação em Plenário do fim da reeleição

Nenhum comentário: