Memorial às vítimas de Covid

segunda-feira, 29 de junho de 2015

ESPORTE - Artistas cantam hino em homenagem ao ABC FC, conheça um pouco da história do time



No dia 29 de junho de 1915, mais precisamente às 13 horas, jovens do Rio Grande do Norte reuniram-se na avenida Rio Branco, aos fundos do Teatro Carlos Gomes, atual Alberto Maranhão, para decidir sobre a criação da primeira equipe de futebol do Rio Grande do Norte. A reunião para oficializar a fundação do clube ocorreu na residência do coronel Avelino Alves Freire - respeitado comerciante e presidente da Associação Comercial do RN.   

A primeira providência do encontro foi a de escolher um nome para a agremiação que nascia. E, por sugestão do sócio - fundador José Potiguar Pinheiro, o primeiro clube do RN adotou o nome de ABC Futebol Clube, aprovado por unanimidade. O conjunto de letras ABC prestou uma justa homenagem ao pacto de amizade fraternal, amparado diplomaticamente pelos países Argentina, Brasil e Chile, que visava a cooperação mútua entre esses três países e fora sacramentada com a assinatura do Pacto do ABC, cujas letras fazem referência às iniciais dos três países. 

Ainda ficou decidido, por proposta do filho do coronel Avelino Freire, João Emílio Freire, que as cores preto e branco seriam adotadas como oficias pelo clube a partir daquele momento.   Depois disso, foi a hora de eleger os homens que teriam a honra de participar da primeira diretoria do alvinegro. E ela foi assim composta: João Emílio Freire — presidente, José Potiguar Pinheiro — vice-presidente, Manoel Dantas Moura — 1º secretário, Solon Rufino Aranha — 2º secretário, Avelino Freire Filho — tesoureiro, e José dos Santos — diretor de esportes. Esses valorosos homens ficaram à frente do ABC no período de 29 de junho 1915 a 3 de junho de 1916.

Uma curiosidade muito importante e que é interessante de ser destacada é o fato de que embora tenha sido fundado em1915, o ABC Futebol Clube só adquiriu personalidade jurídica a partir de 13 de dezembro de 1927, quando a Liga de Futebol registrou seus estatutos. Todavia, o clube, assim como seus torcedores consideram o nascimento do mesmo no ano de 1915.

Nenhum comentário: