Memorial às vítimas de Covid

terça-feira, 16 de junho de 2015

ALTO DO RODRIGUES - Listrada, Barrocas e Floresta, recebem orientações para economizar água

Preocupados com a crescente falta de água em todos os lugares, o prefeito Abelardo Rodrigues acompanhado dos secretários de agricultura e do Meio Ambiente, iniciaram uma maratona de reuniões nos distritos, com o claro objetivo de orientar a população para fazer o consumo consciente da água. Também foi apresentado os alto índices de desperdícios de água o que fez a Agência Nacional de Água (ANA) a determinação a imediata redução na captação de água nos leitos dos rios. 

Nos distritos, o secretário do meio ambiente e coordenador da Defesa Civil do município, Ildernan Brito falou um pouco de como os moradores podem economizar água sem deixar de realizar as tarefas que utlizam água. “Sempre deixamos uma torneira aberta, um descarga com água contínua, tudo isso é desperdício e precisamos evitar”, comentou Ilderlan Brito. O coordenador da secretaria do meio ambiente, Manoelzinho Cunha disse que ações simples, podem contribuir com uso consciente da água. “Aquela mangueira que deixamos para agoar as plantas e quintais pode ser controladas para não gastar mais que precisamos”, frisou Manoelzinho.

O secretário de agricultura Francisco Paiva (Bão), mostrou nos distritos a quantidade de água consumida pela população. Além disso, Bão alertou a população para os baixos índices na barragem Armando Ribeiro Gonçalves, onde atualmente opera com apenas 27% da sua capacidade. Bão ainda disse que a situação está tão crítica que até setembro a barragem entra em alerta e, se não houve chuvas no início do próximo ano, será utilizado o volume morto da barragem, se este triste fato vier a acontecer, quem vai sofrer é a população, principalmente os moradores dos distritos, por isso, a preocupação em não desperdiçar.

O prefeito Abelardo disse nos distritos que a falta de água é uma realidade em vários lugares, na cidade de Acari e de Caicó, os cartões postais eram as barragens de Gargalheiras e itans, que estão praticamente secos. “Onde iríamos ver a cidade de São Paulo passando por esta situação crítica”, comentou o prefeito Abelardo. O gestor também disse ao povo que a medida da redução é uma determinação da Agência Nacional de Água (ANA) que solicita uma redução de 30% no consumo que será monitorado através da conta de energia elétrica. Confiante, Abelardo acredita que este momento será superado, mas agora chegou a hora de economizar com consciência”, acrescentou Abelardo.

O evento em Listrada aconteceu nas dependências de um posto de saúde e reuniu um grande número de pessoas. Atualmente, o distrito de Listrada consome 16 mil litros de água por dia com a bomba ligada por seis horas diárias, a partir de amanhã, a bomba ficará ligada apenas 4 horas. A ONU fez um estudo de consumo e definiu que uma pessoa pode utilizar 110 litros de água por dia. Em listrada os 96 mil litros daria para abastecer 873 pessoas.


Em Barrocas, a reunião aconteceu na quadra poliesportiva José Alexsandro Rodrigues e contou com a participação de um grande número de pessoas. Algumas pessoas falaram que o uso descontrolado de alguns moradores, deixa outros no prejuízo, pois a água não consegue chegar às torneiras em algumas casas. Ficou definido que a partir de amanhã, a bomba ficará ligada apenas 10 horas por dia, atualmente a bomba fica ligada por 17 horas. Em Barrocas, são consumidos 128 mil litros de água por dia o que daria para abastecer, segundo o estudo da ONU, 1.163 pessoas.


A moradora pediu para que a conta fosse paga pelos moradores, só assim, os mesmos economizaria, já o morador reclamou que não está chegando água às torneiras da sua casa, em virtude de outros moradores utilizarem bomba o dia todo

A última visita da noite do prefeito e dos secretários foi na comunidade de Floresta e aconteceu em uma Escola. Lá, vários agricultores e irrigantes já estavam cientes e estão preocupados se o projeto encerrar as atividades por falta de água, por isso, irão contribuir para não desperdiçar água. Na comunidade são consumidas 144 mil litros de água por dia que daria para abastecer 1.309 pessoas, quando na realidade, residem não mais que 150 pessoas. A bomba ficará ligada apenas 5 horas por dia, metade do tempo utilizada atualmente.


Amanhã, as reuniões acontecerão no DIBA (16H30), na Vila Mestre Severino (18h) e em Tabuleiro Alto (19h)

Nenhum comentário: