Memorial às vítimas de Covid

quinta-feira, 18 de junho de 2015

ALTO DO RODRIGUES – Comunidade de Vila Mestre Severino vai economizar (água) para não faltar

Autoridades e população unidos, discutindo como economizar (água) para não faltar
Ontem, a comitiva do prefeito Abelardo Rodrigues composta dos secretários de Agricultura e Meio Ambiente e Urbanismo e os vereadores, estiveram presentes na comunidade da Vila Mestre Severino, para conversar com a população sobre a crise hídrica da nossa cidade e região e o que pode ser feito para usar água sem desperdiçar. Boa parte da população residente na comunidade atendeu ao chamado proposta pela prefeitura e participaram da reunião realizada na igreja católica.

Vereadores (à esq) escutando opiniões da população no evento
O primeiro a falar foi o secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo que iniciou mostrando a importância de reduzir o consumo, Wilderlan também deu dicas importantes para que os moradores possam economizar água e citou, por exemplo, que a cidade de São Paulo sofre hoje com a falta de água. O secretário da pasta fez a leitura de um ofício do DIBA, onde pede que a prefeitura oriente a todos da determinação da Agência Nacional de Água (ANA) para reduzir a captação da água e o consumo em 30%

A Vila Mestre Severino utiliza a bomba quatro horas por dia captando 48 mil litros de água por dia, o que daria para servir 436 pessoas diariamente. Segundo o estudo da ONU que diz serem necessários 110 litros por dia para cada pessoa.

Os moradores tiveram espaço para discutir quais medidas seriam melhor para a comunidade, pois segundo o prefeito Abelardo Rodrigues, a prefeitura não quer tomar medidas drásticas, por isso, estar propondo essas reuniões para que a própria comunidade possa dizer o que seja melhor, desde que obedeça a orientação da “ANA” em reduzir o consumo em 30%, “se não, o município será penalizado”, alertou o gestor.

Nesta quinta, o secretário Francisco Paiva irá fazer uma visita na comunidade para apurar a denúncia de um morador que a caixa d´água fica sem água, depois que a bomba é desligada. Em comum acordo, ficou decidido que a partir de hoje, a bomba só irá funcionar 3 horas por dia.

Participou da reunião na Vila Mestre Severino: O prefeito Abelardo Rodrigues, o secretário de Agricultura Francisco Paiva com o adjunto Manoel Matheus; o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo Wilderlan Brito com  o coordenador da pasta Manoelzinho; representando o legislativo, o presidente da Casa Nixon Baracho (DEM) e Zé de Zeca (PSD).

Nenhum comentário: