Memorial às vítimas de Covid

quarta-feira, 13 de maio de 2015

POLÍTICA - PT decide reivindicar na Justiça Eleitoral mandato de Marta Suplicy

O comando do PT em São Paulo decidiu formalmente requerer na Justiça Eleitoral o mandato da senadora Marta Suplicy, que anunciou a desfiliação do partido no final do mês passado. Em reunião na segunda-feira (11), na capital paulista, a executiva estadual do partido aprovou por unanimidade a decisão de apresentar o pedido. Segundo o presidente estadual da sigla, Emídio de Souza, o setor jurídico do PT finalizará ainda nesta semana o documento, que deverá ser protocolado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) até o início da semana que vem.

Em nota, o dirigente petista afirmou que a senadora recusou-se sucessivas vezes a dialogar com a sigla e formalizou a sua desfiliação "movida unicamente por interesses eleitorais e desmedido personalismo". "O PT nunca cerceou as atividades partidárias ou parlamentares da atual senadora, ao contrário disso, ela foi sucessivamente prestigiada ao longo dos anos, com o apoio da militância e das direções", ressaltou. Segundo ele, no caso dela, os "projetos pessoais" e as "conveniências do oportunismo eleitoral" não podem se sobrepor "aos projetos coletivos".

A senadora, que deve se filiar ao PSB no final de junho para disputar a prefeitura de São Paulo, deixou o PT com críticas ao comando nacional do partido. Segundo ela, a legenda tem sido protagonista "de um dos maiores escândalos de corrupção que a nação brasileira já experimentou".

No mesmo dia do anúncio da saída, o presidente do PT em São Paulo já havia avisado ao comando nacional do partido que reivindicaria o mandato na Justiça Eleitoral. O líder do PT no Senado Federal, Humberto Costa (PE), informou também que indicará novos nomes para o lugar da senadora nas comissões parlamentares da Casa Legislativa. Como indicada do bloco de apoio ao governo federal, ela é titular de quatro comissões parlamentares, entre elas a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e a CDH (Comissão de Direitos Humanos).

Nenhum comentário: