Memorial às vítimas de Covid

quarta-feira, 1 de abril de 2015

BRASIL - Após dizer que estava 'cagando e andando' para Lava Jato, vice da Bahia some

Em visita à Bahia na largada para o segundo turno das eleições presidenciais, a presidente Dilma Rousseff (PT) disparou: “Quero saudar o novo vice-governador João Leão, o bonitão”. Aplausos e gargalhadas da militância presente no ato. Cinco meses depois, o vice-governador da Bahia João Leão (PP) –conhecido pela irreverência e por chamar todo interlocutor de bonitão ou bonitona– saiu do centro das atenções do governo.

Desde que foi citado como investigado na operação Lava Jato da Polícia Federal e reagiu afirmando à *Folha* que estava “cagando e andando” para as denúncias, Leão não participou de nenhum ato público de governo ao lado do governador Rui Costa (PT). Nas últimas três semanas, o vice-governador participou de 20 audiências internas e de apenas duas agendas externas, ambas sem o governador: fez uma palestra numa universidade e visitou um antigo reduto eleitoral.

O “sumiço” contrasta com a até então atuação ativa do vice, que também é secretário de Planejamento da Bahia. Até a divulgação da lista, ele participou de 18 eventos públicos do governo, incluindo inaugurações em pelo menos sete cidades do interior. Ex-deputado federal por cinco mandatos, ele também vinha atuando como articulador político do governo em Brasília –função que deixou de exercer.

Nenhum comentário: