Memorial às vítimas de Covid

domingo, 8 de fevereiro de 2015

ESPORTE - Se estivesse vivo, Marinho Chagas completaria hoje 63 anos

No dia 08 de fevereiro de 1952, às 10:15h, nascia Francisco das Chagas Marinho, filho de Pedro Tomaz e Maria de Deus, caçula dos homens, "chico" como era chamado pelos familiares, cresceu e viveu morando na Rua Benjamim Constant 920 no alecrim, local conhecido com 7 bocas. Dos "campos' do mangue, Marinho iniciou sua vida futebolística, começou no Riachuelo, foi para o ABC, por intermédio de José Prudêncio e em 1970 foi campeão estadual. Em seguida, brilhou no Botafogo, do RJ. Na sua estreia contra o Santos de Pelé, fez história ao dar um "chapéu", no rei do futebol e seu idolo. No intervalo, Pelé foi brincar com Marinho dizendo "Ei rapaz, vê se me respeita. Marinho rapidamente respondeu, vai tomar no ..."

Em 1974, Marinho chegou à seleção brasileira e jogou toda a competição internacional, representando o esporte do RN e ao final da mesma, foi considerado o melhor da sua posição (lateral esquerdo) naquela copa.

"A bruxa", ficou no "fogão" até 1976, depois defendeu, Fluminense, Cosmos, São Paulo, Bangu, Fortaleza e América de Natal. Também treinou times, entre eles, o Alecrim Futebol Clube. Também foi cantor e tentou ser candidato a vereador em Natal, mas não obteve êxito.

Marinho foi campeão potiguar em 1970, campeão do troféu Teresa Herrera (1977), vice-campeão com o Fort Lauderdale Strikers dos EUA (1980), campeão paulista e vice-campeão do Brasil (1981). Pela seleção brasileira, campeão do torneio bi-centenário dos EUA (1976), bola de prata da revista Placar em 1972, 1973 e 1981. Melhor lateral esquerdo da copa de e 2º maior futebolista sul-americano na copa de 1974. Em breve, os filhos, se preparam para lançar uma biografia como o craque merecia que fosse contada.

Nenhum comentário: