Memorial às vítimas de Covid

sábado, 17 de janeiro de 2015

MUNDO - Autoridades da Indonésia apreendem passaportes de equipe da Globo

Autoridades de imigração em Cilacap (a 400 km de Jacarta) apreenderam neste sábado (17) os passaportes do repórter da TV Globo Márcio Gomes e de um cinegrafista da emissora. Ambos chegaram a ser detidos enquanto filmavam o porto de Cilacap, de onde saem as balsas rumo à ilha de Nusakambangan, onde seis presos serão executados nas primeiras horas de domingo (18), tarde de sábado no Brasil. Entre os executados estará Marco Archer Cardoso Moreira, 53.

As autoridades da Indonésia sustentam que o entorno do porto é área restrita e que repórter e cinegrafista da TV Globo entraram no país com visto de turistas. Depois de algum tempo, Márcio e o cinegrafista foram liberados para voltar ao hotel onde estão hospedados, mas os seus passaportes estão retidos. O Itamaraty tenta ajudar a resolver a questão.

Neste sábado pela manhã, a reportagem da Folha foi abordada por um homem que disse ser do setor de imigração, sob o argumento de que poderia ser deportada se entrevistasse alguém ou fizesse fotos. Dentro do Itamaraty, a medida foi vista como uma tentativa da Indonésia de afastar repórteres estrangeiros destacados para cobrir as execuções. Segundo a Comunicação da Globo, ainda não se sabe o porquê de os passaportes terem sido retidos.


Nenhum comentário: