Memorial às vítimas de Covid

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

MOSSORÓ - Município registrou dois casos de H1N1 com uma morte confirmada

Dois casos do vírus Influenza A (H1N1) foram confirmados em Mossoró pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) através da Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica (Suvige), sendo que um deles evoluiu para óbito. Os casos confirmados de Influenza A(H1N1) foram de um paciente de 42 anos de idade, notificado em 08/04/2014, evoluindo para óbito em 09/04/2014. O outro paciente de 47 anos de idade, foi notificado em 15/04/2014, tendo ficado hospitalizado por 15 dias, recebeu alta e passa bem.

A informação consta no Boletim com a situação epidemiológica da H1N1 no Rio Grande do Norte referentes a Semana Epidemiológica 53 divulgados nesta terça-feira, 27. Os dados foram contabilizados até o último dia 3 de janeiro. Entre os meses de janeiro a dezembro de 2014 o Instituto Evandro Chagas (Belém-PA), laboratório de referência para o processamento das amostras coletadas, emitiu 171 laudos de casos suspeitos para Influenza.

A maioria das hospitalizações registradas por doenças respiratórias no Rio Grande do Norte são de pessoas residentes em Natal. A faixa etária mais acometida é a de menores de 01 ano de idade, apresentando um percentual de 43,1%, seguida pela faixa de 01 a 04 anos de idade com 24,3% dos casos.

Segundo o Ministério da Saúde a vacinação contra a gripe é uma importante ação de prevenção contra a doença, mas não dispensa medidas básicas de proteção. São cuidados simples, como lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar, evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.

Nenhum comentário: