Memorial às vítimas de Covid

sábado, 31 de janeiro de 2015

ESTADO - IFRN divulga que conseguiu economizar R$ 85 mil em conta de energia elétrica

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte divulgou que economizou, em 2014, R$ 85.860,00 em contas de energia elétrica. A economia foi resultado da produção de três microgeradores fotovoltaicos instalados na Reitoria e nos campi São Paulo do Potengi e Ceará-Mirim, responsáveis pela geração de 340.532 kWh no ano. Além disso, evitaram a emissão de 30,3 T de CO2, já que o produto dos microgeradores é uma energia limpa.

A primeira usina de energia solar do IFRN começou a funcionar na Reitoria do Instituto no dia 30 de dezembro de 2013. A segunda, do Campus Ceará-Mirim, entrou em funcionamento em 24 de março de 2014 e a terceira, do Campus São Paulo do Potengi, em 17 de abril de 2014.

O IFRN foi a primeira instituição pública do Rio Grande do Norte a aderir ao sistema de compensação de energia através da produção de fontes alternativas, o que foi regulamentado pela Resolução Normativa 482, de 17 de abril de 2012, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Formadas por placas solares, as usinas fotovoltaicas transformam a energia do sol em elétrica e, interligadas diretamente à Companhia de Energia Elétrica do Rio Grande do Norte (Cosern), geram descontos proporcionais na conta de luz.

O IFRN ainda instalará usinas nos campi Canguaretama, Currais Novos e Natal-Central. Além disso, os campi avançados Parelhas e Lajes, que estão em fase de conclusão de obras, já serão entregues, ainda neste ano, com usinas fotovoltaicas instaladas e em funcionamento. De acordo com Franclin Róbias, engenheiro eletricista do IFRN, a Cosern deve ir ao Campus Canguaretama na terça-feira, 3 de fevereiro, para instalar o medidor bidirecional, necessário a esse tipo de sistema, e autorizar a conexão e, portanto, o funcionamento do microgerador. Já as usinas dos campi Natal-Central e Currais Novos devem entrar em funcionamento até o final de março.

Nenhum comentário: