Memorial às vítimas de Covid

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

BRASIL - Funceme registra chuvas em 70 dos 184 municípios do Ceará

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuva em 70 dos 184 municípios do até as 10h desta segunda-feira (5). De acordo com o relatório do órgão, o município de Beberibe, no Litoral Leste, registrou a maior precipitação com 76 mm. Já Itaiçaba, na Região Jaguaribana, registrou  44 mm. Em seguida, vem Guaiúba com 43.0 mm, seguido de Nova Russas com 41 mm,  General Sampaio com 41 mm e Morada Nova, com 37 mm, e Ipueiras com 35 mm, respectivamente. As medidas foram realizadas entre 10h de domingo (4) e 10h desta segunda.

Em Fortaleza, não foi registrada chuva na madrugada e início da manhã desta segunda-feira. Diferente da precipitação do sábado (3), que superou a média histórica de todo mês de janeiro.

Previsão para segunda
A Funceme, nesta segunda-feira, prevê que o estado deve permanecer sob a influência de áreas de instabilidade atmosférica que se formam em virtude da presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN). Com isso, as regiões cearenses deverão ficar com nebulosidade variável com possibilidade de chuvas isoladas no centro-sul no período da madrugada.

De acordo com os meteorologistas, as precipitações desse último fim de semana foram ocasionadas pela combinação de dois sistemas atmosféricos. O primeiro, um vórtice ciclônico de altos níveis, típico da pré-estação chuvosa, que atua na região Nordeste há duas semanas, trazendo algumas chuvas isoladas ao Ceará. O segundo sistema são as chamadas ondas de leste, que atuam mais comumente nos meses de junho e julho, mas foi responsável pela intensificação das precipitações, principalmente na Região Metropolitana de Fortaleza.

Nenhum comentário: