Memorial às vítimas de Covid

sábado, 15 de novembro de 2014

ESPORTE - RN com dois representantes do MMA participam de evento na Paraíba

Jose_Israel_Arquivo_pessoal
Neste sábado (15) o MMA tomará conta da cidade de Patos, Paraíba, com a segunda edição do Sertão Combate. Dentre as lutas da noite, duas apresentarão atletas potiguares da academia Pitbull Brothers, José Israel e Carlos Henrique Rondon. O início do evento está marcado para as 19h no ginásio de esportes “O Rivaldão”. Tidos como promessas na academia potiguar, José Israel e Carlos Henrique Rondon farão suas lutas de estreia no MMA. Enquanto que Israel enfrenta Monge na categoria peso galo (até 61kg), Rondon encara Júnior Jefferson pela categoria peso leve (até 70kg).

Iniciar uma caminhada fora de casa não é nada confortante, mas quando se tem um apoio a mais, as coisas começar a melhorar.  Como corners, os potiguares terão nada mais, nada menos que o campeão europeu de MMA, Ivan Musardo, Daniel Pacato e o treinador de Patrício Pitbull, Patricky Pitbull e Bethe Correia, Mário Novaes.  Uma força a mais para os representantes do MMA potiguar em terras paraibanas.


BELEZA - De macacão coladinho no corpo, Claudinha se apresentou no Carnabral, no Ceará

Claudia Leitte levou seu trio elétrico ao Carnabral, micareta realizada em Sobral, no interior do Ceará, na noite dessa sexta-feira (14). A cantora usou um macacão colado que acentuou suas curvas durante o show.

 

BRASIL - Justiça nega pedido para libertar executivos presos na Operação Lava Jato

A Justiça Federal rejeitou, nesta sábado (15), três pedidos de habeas corpus de dirigentes de empreiteiras presos na sexta-feira (14) na sétima fase da Operação Lava Jato, da Polícia Federal (PF). As decisões foram proferidas pela desembargadora Maria de Fátima Freitas Labarrère, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), de Porto Alegre.

Nas petições, as defesas de Eduardo Emerlino Leite, diretor da Camargo Correa, e de Agenor Franklin Magalhães Medeiros e Jose Ricardo Nogueira Breghirolli, ligados a OAS, alegaram que os decretos de prisão são ilegais por não fundamentarem as participações dos acusados dos fatos.

Os advogados de Eduardo Emerlino, que ainda não teve prisão confirmada pela PF, também alegaram questões de saúde para pedir que a prisão preventiva seja transformada em domiciliar. Segundo eles, o investigado é portador de hipertensão arterial de "difícil controle, chegando a registrar picos de 19 por 10 [mmHg (milímetros de mercúrio)]".

Na decisões, a desembargadora indeferiu as liminares para libertá-los por entender que não há constrangimento ilegal nas prisões, determinadas pelo juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal, de Curitiba.


TRÂNSITO - Blitz da Lei Seca prende 26 pessoas por embriaguez em Natal

Uma blitz da Lei Seca prendeu 26 pessoas por embriaguez e apreendeu 56 carteiras de habilitação na madrugada deste sábado (15). A operação aconteceu na avenida Engenheiro Roberto Freire, na zona Sul da capital potiguar. A ação foi coordenada pela Polícia Militar.


Segundo o tenente Styvenson Valentim, que coordenou a ação, a bliz aconteceu das 1h às 7h. A operação contou com apoio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RN). Os condutores presos durante a blitz foram encaminhados para a Delegacia de Plantão da Zona Sul, no bairro de Candelária, em Natal.

ESTADO - TSE reafirma lista tríplice e reenvia ao Ministério da Justiça

O ministro Dias Toffoli, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), reafirma que a corte superior seguiu os trâmites normais em relação à lista tríplice de juiz titular do TRE-RN encabeça pelo ex-juiz Carlo Virgílio e os advogados Gustavo Smith e Marcos Lanuce, devolvida àquela Corte para apuração do grau de parentesco com o atual Presidente do TER-RN, Desembargador Virgílio Macedo .

“... o certo é que a confecção da lista seguiu os trâmites normais, tanto na Corte de origem, como neste Tribunal Superior, não tendo sido objeto de qualquer impugnação... Quando de sua confecção e apreciação por este Tribunal - ressalte-se - o mencionado advogado não tinha relações de parentesco com nenhum dos integrantes daquela Corte regional e o fato de, posteriormente, um tio seu, ter sido indicado para a Corte, não tem o condão de tornar insubsistente lista tríplice corretamente confeccionada, a tempo e modo.” 


ALTO DO RODRIGUES - Aniversariante do dia: Empresária Noemia Tomaz

Neste sábado, 15, Dia de Proclamação da República, queremos parabenizar a nossa amiga Noêmia Tomaz, esposa do grande professor, blogueiro, desportista, empresário e torcedor do ABC e Botafogo, Canindé Tomaz. 

Dona Noêmia completa hoje mais um ano de vida e leia abaixo, o que o maridão postou no facebook em homenagem à esposa:

"Hoje (15) de novembro é um dia muito especial, pra se ter uma ideia é até feriado nacional, mas na verdade é um dia super especial, é aniversário do meu grande amor, é aniversário da minha namorada, da mãe dos meus filhos, é aniversário da minha querida esposa NOEMIA TOMAZ. Parabéns, que Deus lhe ilumine em todos os momentos de sua vida, que lhe cubram de bênçãos, que lhe dê saúde, paz, sabedoria para que possas enfrentar os obstáculos do dia a dia, para que possas buscar e alcançar os seus objetivos. Feliz Aniversário!!!"

ALTO DO RODRIGUES - Secretaria Municipal de Educação na expectativa para a XIII Semana da Cultura


CORRUPÇÃO - Bilionário da Mendes Junior se entrega na PF em Curitiba

Os presos na sétima etapa da operação Lava Jato já estão recolhidos desde as 5h da manhã deste sábado à Superintendência da Polícia Federal do Paraná, em Curitiba, para onde foram levados em um jato da corporação. Sérgio Cunha Mendes, vice-presidente da Mendes Júnior, foi o único que chegou por outro meio – um jatinho da própria empreiteira.

Sérgio Cunha Mendes passou a sexta-feira foragido, em razão de mandado de prisão preventiva contra ele. Sua empresa é acusada de realizar depósitos em empresas do doleiro Alberto Youssef para tentar dar aparência legítima a pagamentos de propina, de acordo com as investigações.

No total são vinte presos na sétima fase da operação Lava Jato. Eles começam a prestar depoimento ainda neste sábado. Nenhum dos executivos da Camargo Correa foi preso. Eduardo Hermelino Leite, Dalton dos Santos Avancini e José Ricardo Auler permanecem foragidos.

Também estão foragidos Adarico Negromomte, irmão do ex-ministro das Cidades Mario Negromonte, e Fernanto Antonio Falcao Soares, o “Fernando Baiano”, lobista ligado à cúpula do PMDB. Este estaria no exterior desde a deflagração da operação Lava Jato, há oito meses. A coluna de Claudio Humberto, publicada no Diário do Poder, informou que o lobista foi visto em Miami há duas semanas.

A sétima fase da operação prendeu executivos, sócios e presidentes das empreiteiras em esquema de corrupção na Petrobras. O ex-diretor de Serviços da estatal Renato Duque e operadores do doleiro Alberto Youssef também foram acusados. Os principais alvos foram nove conglomerados: Camargo Corrêa, IESA, Mendes Júnior, Engevix, UTC, Odebrecht, OAS, Queiroz Galvão e Galvão Engenharia.

BRASIL - Grupos convocam novos protestos contra o governo

sergio cunha mendes jato da pf 01
Duas semanas depois de levarem mais de 10 mil pessoas à Avenida Paulista para um ato que pedia o impeachment da presidente Dilma Rousseff, reeleita em 26 de outubro, os mesmos grupos planejam uma nova série de protestos contra o governo neste sábado, dia da Proclamação da República.

Foram organizados via Facebook manifestações em ao menos 23 cidades do país. Na rede social, mais de 140 mil pessoas confirmaram presença. No ato de 1º de novembro, parte dos manifestantes levou cartazes com pedido de intervenção militar contra o governo. Na capital paulista, ao menos três eventos organizados por diferentes grupos foram marcados para hoje, todos agendados para ocorrer no vão livre do Masp a partir das 14 horas.

No Rio de Janeiro, uma manifestação contra a corrupção e pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) está marcada para as 14 horas, com concentração em frente ao hotel Copacabana Palace, o mais famoso da praia de Copacabana, na zona sul.

Desta vez, para evitar polêmicas, alguns dos grupos que convocam os atos orientam os manifestantes a não levarem cartazes pedindo a intervenção militar ou a volta da ditadura. Mesmo assim, perfis que ajudam a divulgar os eventos também compartilham material favorável à volta dos militares.

Os grupos que convocam as manifestações citam casos de corrupção no governo, como o esquema de desvios na Petrobrás, como justificativa para pedir o afastamento de Dilma. Além do impedimento da presidente recém-reeleita, os manifestantes pedem a anulação "imediata" das eleições por suspeitas de fraudes no sistema de urnas eletrônicas, divulgadas na internet.

Estão previstas ainda manifestações contrárias a Dilma em Fortaleza, Campo Grande, Palmas e Belo Horizonte. Há também páginas no Facebook convocando as pessoas para os atos em Goiás, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Mato Grosso Maranhão e diversas cidades do interior de São Paulo. 

ALTO DO RODRIGUES - Aniversariante do dia: Elaine Rodrigues

Queremos parabenizar neste sábado, 15, a bela Elaine Rodrigues, que hoje completa mais um ano de vida. Desejamos vida longa com muita saúde, para ela e toda sua família.

POLÍTICA - Justiça cassa direitos politicos do deputado José Adécio por 8 anos

O juiz Otto Bismark, da Comarca de Pedro Avelino, condenou o deputado estadual José Adécio Costa, do DEM, a oito anos de inelegibilidade. A mesma sentença vale para sua esposa Neide Suley Muniz Costa, que foi candidata à prefeita em Pedro Avelino em 2012. O candidato a vice-prefeito Joaldo Bezerra Costa também foi enquadrado na mesma decisão.

Na decisão, restou demonstrado que o hoje parlamentar utilizou a estrutura da CEASA para beneficiar a mulher candidata a prefeita de Pedro Avelino, portanto merecedor da condenação por abuso de poder político e também econômico. 

No processo, a coligação oposicionista mostrou que José Adécio contratou emergencialmente (sem licitação) a empresa Staff (Assessoria Empresarial, Empreendimento e Serviços Ltda) por R$ 690.014.70 no mês de março de 2012, para fazer serviços de limpeza e conservação. Outra empresa contratada foi a Proteg Segurança Patrimonial. Neste caso, a peça de acusação não revela o valor. O juiz Otto Bismark reconheceu que o abuso de poder econômico se deu quando estas empresas contrataram pessoas com domicílio eleitoral em Pedro Avelino. A Proteg contratou 14 pessoas com domicílio eleitoral em Pedro Avelino. Haviam duas que não eram, porém transferiram o título. Já a empresa Staff contratou 32 servidores e incrivelmente 29 eram pessoas com domicílio eleitoral no município de Pedro Avelino. Lembrando que a Proteg e a Staff foram contratadas para prestar serviços na Ceasa, em Natal. Como se não bastasse, além destes dois casos, José Adécio Costa nomeou 10 cargos comissionados na Ceasa, sendo que 7 deles com domicílio eleitoral em Pedro Avelino.

Diante dos fatos, o juiz Otto Bismarck escreveu: “Não resta dúvida que a farta prova documental colacionada nos presentes autos evidencia a prática de abuso de poder político por parte do investigado José Adécio Costa, no intuito de favorecer as candidaturas de sua esposa, Neide Suely Muniz Costa, e do candidato a vice-prefeito, Joaldo Bezerra da Costa, com o conhecimento e anuência dos mesmos”, registrou o magistrado.

Em contato com o Portal no Ar, o deputado José Adécio disse ao repórter Dinarte Assunção que não pode confundir esta decisão com cassação de mandado. Segundo ele, quem está com mandato cassado é Sérgio Eduardo Bezerra, que fez a denuncia contra ele e a esposa. Com informações do Portal No Ar.

ALTO DO RODRIGUES - 1ª Noite das Novinha acontece logo mais no distrito de Tabatinga


ESPORTE - Alegria ou tristeza no mesmo dia

O América vem travando uma batalha contra o rebaixamento e hoje recebe o Icasa, às 20h (no RN), no Nazarenão, pela 35ª rodada da série B, precisando de uma vitória para continuar com chances matemáticas de escapar da série C em 2015. A partida é considerada chave pelos americanos, já que o time cearense também está lutando para se afastar do Z-4. A equipe potiguar ocupa a 18ª posição, com 36 pontos.


POLÍTICA - Garibaldi Filho entrega o cargo

O ministro da Previdência, Garibaldi Filho, entregou ontem a carta na qual coloca oficialmente o cargo à disposição da presidenta Dilma Rousseff. A carta foi entregue à Casa Civil da Presidência por intermédio da chefia de gabinete do ministro. Ele negou que tenha motivação política na iniciativa. Garibaldi disse que o gesto foi uma formalidade que não tem relação com questões partidárias ou eleitorais. 


BRASIL - Justiça decreta prisão de presidentes de 5 empresas na Operação Lava Jato

Entre os executivos que tiveram a prisão preventiva ou temporária decretada pela Justiça Federal, a pedido da Polícia Federal durante a sétima fase da Operação Lava Jato, estão presidentes de cinco companhias: da OAS, da Camargo Corrêa Construções, da Iesa Óleo e Gás, da UTC e da Construtora Queiroz Galvão.

Essas empresas, juntas com as outras envolvidas, têm contratos que somam R$ 59 bilhões com a Petrobras, considerando o período de 2003 a 2014. Segundo as investigações, parte desses contratos se destinava a "esquentar" o dinheiro que irrigava o caixa de políticos e campanhas no país.

José Aldemário Pinheiro Filho (OAS) e Ricardo Ribeiro Pessoa (UTC) estão presos. Dalton dos Santos Avancini (Camargo Corrêa) não foi localizado pela polícia. Ildefonso Colares Filho (Queiroz Galvão) se entregou no fim da tarde desta sexta-feira (14) e Valdir Lima Carreiro (Iesa) se entregou no final da noite. A PF cumpriu mandados de busca e apreensão nas sedes das seguintes companhias: Camargo e Corrêa, OAS, Odebrechet, UTC, Queiroz Galvão, Engevix, Mendes Júnior, Galvão Engenharia e Iesa. Integrantes do governo, segundo a Folha apurou, consideram que a operação atinge o "coração dos financiadores de campanha".

Foram bloqueados R$ 720 milhões dos executivos investigados, até o limite de R$ 20 milhões por pessoa. Não houve bloqueio das contas das empresas, para não prejudicar a saúde financeira delas. Os pedidos de prisão –temporária, de cinco dias, ou preventiva– também envolvem diretores, atingindo a cúpula das companhias. Ao todo, foram emitidos mandados de prisões preventivas e temporárias contra 25 pessoas, dos quais 21 já foram cumpridos; e 9 de condução coercitiva –quando a pessoa é levada para prestar depoimento obrigatoriamente-, dos quais 6 já foram feitos. 

TELEFONIA - Números de celulares do RN ganham nono dígito em maio de 2015

Os números dos telefones celulares com código de área do Rio Grande do Norte ganharão o nono dígito em maio de 2015. O aviso foi publicado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) no Diário Oficial da União, onde foi divulgado o cronograma de adoção do nono dígito em nove estados.

Além do RN, os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Sergipe também terão a adoção do nono dígito. A Anatel informou que a mudança nos códigos de acesso do serviço móvel pessoal obedece ao disposto na Resolução 553/2010. No Rio Grande do Norte, o nono dígito será incorporado no dia 31 de maio.


A Anatel acrescenta que o dígito nove será acrescentado à esquerda dos atuais números, que passarão a ter o seguinte formato: 9xxxx-xxxx. Após as datas acima mencionadas, as ligações marcadas com oito dígitos ainda serão completadas por um tempo determinado, para adaptação das redes e dos usuários.

De acordo com a agência, gradualmente haverá interceptações e os usuários receberão mensagens com orientações sobre a nova forma de discagem. Após esse período de transição, as chamadas marcadas com oito dígitos não serão mais completadas. Os planos de numeração dos serviços de telefonia fixa e móvel especializado não sofrerão alterações, permanecendo com códigos de acesso com oito dígitos.



ALTO DO RODRIGUES - AFC feminino ficou no 1 a 1 com a equipe de Macau.

 Único jogo da noite, as meninas "salvaram a noite" de quem foi até o Ginásio Poliesportivo Ivanildo Bezerra da Silva e quem assistiu a partida, não se arrependeu, assistiu a um jogaço.

As meninas fizeram bonito, mas o resultado ficou no 1 a 1. O destaque da seleção feminina de Macau, a jogadora Aline, abriu o placar e Ana, destaque do AFC fez um golaço, chegando a tirar a goleira adversária da jogada.
Equipe de Macau ficou no 1 a 1 com a equipe AFC
Do AFC, a atleta Ana fez um golaço e na seleção de Macau, Aline foi o destaque

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

ALTO DO RODRIGUES - Jogador é homenageado pela diretoria do Alto do Rodrigues Futebol Clube (AFC)


Como não houve a partida válida pelo campeonato norte-rio-grandense de futsal 2014, devido a ausência da equipe adversária (SEA/UFRN), a diretoria aproveitou o bom momento da equipe e prestou uma justa homenagem ao atleta da equipe Thiago Santos.

De acordo com as palavras do professor e coordenador de esporte do município, Thiago Santos foi decisivo no primeiro confronto contra o AREC no campeonato Ivanildo Bezerra, chegando a fazer 3 gols, um deles, "de letra", faltando trinta segundos para acabar a partida. O central do AFC recebeu com alegria a homenagem que vai ampliar os demais títulos do jogador.

O pendenciense Francisco Thiago dos Santos tem 30 anos e reúne dois grandes títulos, campeão em Arêz e campeão no time "As Rocas", de futebol de campo.
 Chiquinho com o homenageado da noite, central Thiago Santos
Thiago com o goleiro Moab
 Depois do lanche, pausa para as nossas lentes
Ricardo com o amigo e colega Dudu Silva

LUTO NO BRASIL - Morre ex-ministro Adib Jatene em SP

Adib Jatene em foto de setembro de 2009 (Foto: Janete Longo/Estadão Conteúdo)Morreu na noite desta sexta-feira (14) o médico e ex-ministro da Saúde, Adib Jatene. Ele estava internado no Hospital do Coração, em São Paulo, desde o dia 22 de setembro após sofrer um infarto agudo do miocárdio.

Em maio de 2012, o médico já havia sido internado com dores no peito. Ele havia passado por um cateterismo e precisou colocar um stent (prótese metálica para a desobstrução de artérias), na ocasião.

Jatene é diretor-geral do HCor e um dos pioneiros da cirurgia do coração no Brasil. Ele deixa quatro filhos - os também médicos Ieda, Marcelo e Fábio, além da arquiteta Iara - e a esposa Aurice Biscegli Jatene.


Acreano de Xarupi, Jatene era filho de um seringueiro libanês e de uma dona de armarinho. Quando criança, a família se mudou para Uberaba, em Minas Gerais, e, depois, para São Paulo. Na capital paulista, estudou na Universidade de São Paulo (USP), formando-se aos 23 anos pela Faculdade de Medicina. A residência e pós-graduação foram feitas no Hospital das Clínicas da mesma faculdade, sob a orientação do professor Euríclides de Jesus Zerbini (1912-1993), pioneiro dos transplantes de coração no país.

Com mais de 20 mil cirurgias no currículo, se destacou também por ter sido o primeiro a realizar a cirurgia de ponte de safena no Brasil e por ter inventado aparelhos e equipamentos médicos. Em Uberaba (MG), lecionou Anatomia Topográfica da Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro. Neste período, construiu seu primeiro modelo de coração-pulmão artificial. Em São Paulo, trabalhou no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e como cirurgião no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia da Secretaria de Estado da Saúde.


Na política, apesar de não ter se filiado a partidos, atuou como secretário estadual da Saúde de São Paulo (1979-1982), no governo de Paulo Maluf, e duas vezes como ministro, na mesma área, nas gestões Fernando Collor (1997-1998, por oito meses) e Fernando Henrique Cardoso (1995-1996, por 22 meses). No governo de FHC, criou a Contribuição Provisória Sobre Movimentação Financeira (CPMF), para ajudar a financiar a saúde brasileira, e deu continuidade ao projeto dos medicamentos genéricos e ao programa de combate à Aids. Foi membro da Academia Nacional de Medicina e autor e co-autor de cerca de 700 trabalhos científicos publicados na literatura nacional e internacional.

Dono de uma coleção particular de quadros, com obras de Di Cavalcanti, Alfredo Volpi e Tarsila do Amaral, presidiu o conselho deliberativo do Museu de Arte de São Paulo (Masp). G1

ALTO DO RODRIGUES - Adversário não comparece ao Ginásio para a partida e AFC ganha jogo por WO


Um grande número de torcedores, atenderam ao chamado e compareceram no Ginásio Poliesportivo Ivanildo Bezerra da Silva para assistir aos dois jogos da noite. O primeiro foi o jogo feminino (falamos daqui a pouco sobre a partida) e a segunda partida válida pelo campeonato Norte-Rio-Grandense de Futsal, não aconteceu e a seleção do município AFC, venceu o jogo por WO. 

De acordo com o coordenador de esporte, Edenilson Melo, a diretoria da outra equipe alegou que não poderia participar da partida por não ter transporte para os atletas "a prefeitura não deu o transporte para os jogadores", alegou a diretoria do SEA/UFRN ao professor Edenilson Melo. O próximo confronto do AFC será no sábado, 22 contra a equipe de Jandaíra, jogo a ser realizado no Ginásio daquela cidade.

ALTO DO RODRIGUES - Hoje torcedores devem lotar Ginásio Ivanildo Bezerra para assistir dois grandes jogos

O Ginásio Poliesportivo Ivanildo Bezerra da Silva deverá receber grande público nesta noite a partir da 19h, onde acontecerão dois grandes jogos.

A preliminar será com as representantes femininas do município, AFC Feminino x Seleção de Macau. Na segunda partida, o Alto do Rodrigues Futebol Clube (AFC) enfrentará a forte equipe de SEA/UFRN, de São Gonçalo do Amarante. A partida é válida pelo campeonato Norte-Rio-Grandense de Futsal 2014.

No sábado passado (08), na estreia do campeonato, a seleção do município não tomou conhecimento da forte equipe de Goianinha e aplicou  uma goleada de 3 a 1. 

Vale relembrar que a participação da seleção no campeonato recebe total apoio da prefeitura municipal, através da coordenadoria de esporte, sob o comando do professor e desportistas Edenilson Melo

MACAU - Prefeito anuncia a volta da vaquejada de praia, no próximo ano

Legenda da foto: Parque de Vaquejada Flávio Sá, derrubado na gestão anterior ao governo Kerginaldo Pinto
A cidade de Macau voltará ao circuito de vaquejadas do Rio Grande do Norte, no próximo ano, com a construção de um novo parque de vaquejadas na Praia de Camapum. A notícia foi anunciada agora há pouco pelo prefeito Kerginaldo Pinto.

O projeto para construção do novo parque de vaquejadas foi apresentado ontem, 14, ao prefeito Kerginaldo Pinto, na presença da Secretária de Planejamento Josi Martins, do Secretário de Finanças e Compras Ubiratan Bezerra, que vinha acompanhando o processo, quando assessorava a Secretaria de Planejamento e ao assessor de Segurança do Município, André Silva.

Segundo adiantou Kerginaldo Pinto, na condição de filho de Macau, realizar essa obra será um sonho. “Estamos com isso, não só construindo o que derrubaram, mais também resgatando as tradições da vaquejada na cidade e fomentando a atividade turística do município”, disse o prefeito, informando que já trabalha para a inclusão do evento no circuito estadual de vaquejadas, com data de realização para o segundo final de semana de julho do próximo ano.

Ainda segundo disse o prefeito, o projeto será agora encaminhado aos órgãos competentes para licenças e a autorização do início da construção da obra. “Em 2015, a prefeitura volta a apoiar a cultura da vaquejada, que foi esquecida por gestões passadas, numa medida autoritária, sem ouvir a população, os barraqueiros e vaqueiros”, declarou o prefeito.

Homenagem
O novo Parque de Vaquejadas terá como patrono o saudoso comerciante e agropecuarista, Flávio Sá. “Flávio Sá foi um homem do povo, deixou sua contribuição no comércio e na pecuária e era um apaixonado pelas vaquejadas, então, nada mais justo do que lembrar novamente da sua memória, com uma obra que se reveste de muitos valores”, concluiu o prefeito.

PENDÊNCIAS - Missa de 30º dia de falecimento do ex-vereador e ex-prefeito Felipe será em Natal


BRASIL - Campanha Papai Noel dos Correios é lançada no RN

A Campanha Papai Noel dos Correios é lançada no Rio Grande do Norte. Este ano, a campanha celebra 25 anos de sonhos realizados. A ação tem por objetivo principal responder às cartas das crianças que escrevem ao Papai Noel e, sempre que possível, atender aos pedidos de presentes daquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Os interessados em adotar uma carta devem ir a uma agência dos Correios e escolher uma cartinha. O prazo final para devolver o presente e a cartinha é o dia 10 de dezembro para que os Correios possam entregar os presentes à tempo.

A Campanha é uma parceria com as escolas públicas, mas crianças, de até 10 anos, que moram em comunidades carentes, também podem participar. Participam da campanha as agências dos Correios de Natal, Região Metropolitana e no interior do Estado.

MÚSICA - Para animar esta tarde de quinta, segue sugestão nossa da Orquestra Lumina

ALTO DO RODRIGUES - Comemore hoje o Dia Mundial da Diabetes com essas dicas super valiosas


Hoje comemora-se o Dia Mundial da Diabetes e os índices da doença têm crescido de forma assustadora em todo o mundo. Através de mudanças no estilo de vida, podemos reduzir de forma significativa as chances de desenvolver a doença.

Perca peso: o excesso de peso é o principal fator de risco para o diabetes. Quando há muita gordura, principalmente na região abdominal, ocorre aumento de substâncias que interferem na ação da insulina hormônio responsável pelo transporte de glicose do sangue para as células. Assim, a glicose se mantém elevada no sangue, aumentando o risco de diabetes.

Pratique atividades físicas regularmente: o exercício ajuda o corpo a utilizar a insulina de forma mais eficiente, aumentando seu número de receptores nas células. Quando a insulina não atua de forma adequada, há elevação da glicose no sangue, acarretando problemas de saúde, como a diabetes.

Inclua os cereais integrais no cardápio: dietas ricas em grãos integrais protegem contra a diabetes, enquanto o consumo de alimentos refinados aumentam o risco. Alimentos integrais contém grandes quantidades de fibras, que retardam a absorção da glicose, ajudando no controle da glicemia. Assim, requerem uma menor liberação de insulina, podendo ajudar na prevenção da doença. Além disso, esses alimentos são ricos em vitaminas, minerais e fitoquímicos que podem ajudar a reduzir o risco de diabetes.

Evite fast foods: o consumo regular de alimentos em fast foods leva ao aumento de peso e da resistência à insulina, dois dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de diabetes. Além das porções exageradas, a maioria desses alimentos contém grandes quantidades de gorduras saturadas, trans e carboidratos refinados, o que pode aumentar o risco de diabetes, mesmo se a pessoas estiver com o peso adequado.

Evite o consumo de bebidas açucaradas: bebidas contendo açúcar, como refrigerantes e sucos industrializados, possuem alta carga glicêmica e seu consumo frequente aumenta o risco de diabetes. Além de contribuírem para o aumento de peso, essas bebidas contribuem para a inflamação crônica, triglicerídeos elevados, diminuição do HDL-colesterol e aumento da resistência à insulina - fatores de risco para diabetes.

Consuma alimentos fontes de gorduras insaturadas: o tipo de gordura ingerido também pode influenciar no desenvolvimento da diabetes. O consumo de gorduras insaturadas, encontradas nos óleos vegetais, oleaginosas e sementes, pode ajudar a evitar o diabetes tipo 2.

Diminua o consumo de carnes vermelhas e processadas: o consumo de carnes vermelhas e processadas bacon, salsicha, frios aumenta o risco de diabetes mesmo entre as pessoas que consomem apenas pequenas quantidades. Elas contém maior teor de colesterol, gordura saturada, sódio e conservantes.

Use canela: a canela pode ajudar a controlar os níveis sanguíneos de glicose. Compostos encontrados na canela podem ativar as enzimas que estimulam os receptores de insulina. O tempero também pode ajudar a reduzir o colesterol e triglicérides que, em excesso, podem contribuir para o risco de diabetes.

Reduza o estresse: o estresse crônico pode aumentar o nível da glicose no sangue.

Tenha uma boa noite de sono: estudo realizado na Universidade de Yale demonstrou que homens que dormiam menos do que 6 horas por noite, tinham o dobro do risco de desenvolver diabetes. E aqueles que dormiam mais de 8 horas, triplicaram suas chances. Quando se dorme muito ou pouco, o sistema nervoso fica em estado de alerta, interferindo na ação dos hormônios que regulam o açúcar no sangue.

Evite o tabagismo: fumantes são cerca de 50 mais propensos a desenvolver diabetes do que os não fumantes.