Memorial às vítimas de Covid

sábado, 1 de novembro de 2014

BRASIL - Capa da revista nacional ISTOÉ deste fim de semana


POLÍTICA - Albert Dickson diz que Henrique perdeu eleição por erro de estratégia

65U86578
Médico oftalmologista, auditor fiscal do tesouro estadual e vereador por 2 mandatos atualmente no exercício da presidência da Câmara Municipal de Natal, Albert Dickson foi eleito deputado estadual com mais de 37 mil votos entre os quais mais de 21 mil na capital do Estado, tornando-se o mais votado da coligação “União pela Mudança” que teve o deputado Henrique Eduardo como candidato a governador, João Maia, vice e Wilma de Faria senadora. Evangélico da Igreja Assembleia de Deus, o futuro deputado mostra-se otimista com a sua nova missão. 

Nesta entrevista ele fala das suas expectativas para o mandato, como feita sua campanha e a importância de representar os segmentos, médico, evangélico e dos auditores fiscais. Questionado sobre o insucesso eleitoral da chapa majoritária, Albert Dickson entende que houve erro de estratégia. “No caso de Henrique Eduardo faltou dizer  que ele foi um dos que mais trouxeram recursos federais para o Estado. Sobre Wilma de Faria faltou divulgar as obras estruturantes que ela realizou como governadora e o trabalho que realizou na Constituinte”, ressalta. Sobre a sucessão na Assembleia Legislativa, Albert Dickson defende um nome de consenso. Segue a entrevista:

O JORNAL DE HOJE – Quais suas expectativas para o novo mandato de deputado estadual?
ALBERT DICKSON – São boas. Sairemos de uma atuação na capital para ter mais abrangência em todo o Estado. Na campanha percorri todo o Rio Grande do Norte apresentando-me como candidato e constatando os problemas do Estado. Vi muita carência, principalmente no setor de saúde. Entendo que existe dependência nas principais cidades onde deveriam ser criados polos de excelência. Os problemas de média e alta complexidade estão sendo encaminhados para resolver na capital, daí a sobrecarga Hospital Walfredo Gurgel, é o que se convencionou chamar de ambulancioterapia. Na condição de auditor fiscal vamos ajudar à secretaria de Tributação para que seja continuado o trabalho de aperfeiçoamento e capacitação técnica com modernização da malha tributária.

JH – Como foi feita sua campanha a deputado estadual?
AD – Primeiramente com humildade e com a força do trabalho social, médico e auditor fiscal. Isso é uma coisa que gosto de fazer e ajudou muito na minha campanha. Tive também a força dos evangélicos que é muito representativa no Rio Grande do Norte.

JH – O senhor representa 3 importantes segmentos da sociedade, o médico, o evangélico e o dos auditores. O que isso representa?
AD – É importantíssimo para essas categorias. Os auditores fiscais nunca tiveram representantes na Assembleia Legislativa e a partir de agora existirá uma referência no parlamento estadual para defender seus interesses. Vamos fortalecer a bancada médica ao lado de Getúlio Rêgo,  Álvaro Dias e Galeno Torquato, já que 2 colegas médicos não conseguiram se reeleger que foram Leonardo Nogueira e Vivaldo Costa. Antonio Jácome deixa a Assembleia Legislativa porque se elegeu deputado federal. Com relação ao segmento evangélico da mesma forma. Procuraremos ser um dos seus interlocutores ao lado do deputado Jacó Jácome.

JH – O segmento evangélico tem sido cada vez mais presente nos parlamentos. Qual a importância desse fenômeno?
AD – Os evangélicos representam 25 por cento da votação nacional e isso tem grande significação. Existe a informação que 70 por cento desse universo votam em evangélicos, desde que tenha um bom histórico. No Rio Grande do Norte esse número chega a 22 por cento em alguns municípios como Upanema, Serra do Mel e Parnamirim o eleitorado evangélico chega a mais de 35 por cento.

JH – Que avaliação o senhor faz da campanha eleitoral esse ano?
AD – Entendo ter sido propositiva. Houve embates e debates o que é salutar para a democracia. Cada dia mais a população torna-se esclarecida e exigente. Acredito que o saldo foi bastante positivo.

JH – No seu entendimento quais as razões do insucesso eleitoral de Henrique Eduardo para governador e Wilma de Faria para senadora?
AD – No caso de Henrique acho que houve erro de estratégia. O principal era mostrar à população que o candidato do PMDB foi quem mais trouxe recursos para o Estado e tem uma atuação destacada na política nacional que tem contribuído para divulgar o Rio Grande do Norte. Faltou isso, entre outras coisas. Foi um somatório que junto provocou o insucesso do candidato peemedebista. Com relação a Wilma de Faria faltou mostrar as obras estruturantes que ela fez, a exemplo da ponte da Redinha, entre várias outras, além do trabalho realizado pela então deputada constituinte.

JH – O esperar do futuro governo?
AD – Robinson Faria tem a vantagem de ter o respeito da Assembleia Legislativa e um bom relacionamento por ter sido presidente em 3 oportunidades. Ele terá que colocar em prática o que prometeu, principalmente trabalhar pela melhoria da qualidade de vida da população norte-rio-grandense. Através da bancada federal tentar aumentar a vinda de recursos para o Estado, melhorando os índices na saúde, educação e segurança.

JH – O eleitor mudou de comportamento nessa eleição?
AD – Antigamente haviam líderes no interior que comandava o voto. Isso agora está diferente. Acabou-se o voto de cabresto e os chamados currais eleitorais. O eleitor está mais consciente e mais crítico.

JH – Qual sua posição com relação à sucessão da Assembleia Legislativa?
AD – Teremos quase 2 meses de conversas e entendimentos. Esperamos que a votação ocorra sem interferência externa, respeitando o voto de todos. O ideal seria um consenso. O meu partido, o PROS, certamente terá candidato que é o atual presidente Ricardo Motta. portaljh

ESPORTE - Alçapão para livrar o ABC de riscos

Numa partida em que os três pontos serão valiosos para ambas as equipes, o ABC recebe hoje o América-MG, no estádio Frasqueirão, em compromisso marcado para às 16h20 (no RN). O time potiguar necessita da vitória para tentar abrir uma distância mais confortável em relação aos clubes que lutam na parte debaixo da tabela, já o pensamento dos mineiros é que um bom resultado aqui em Natal, será a garantia de que eles continuarão vivos na luta por uma vaga para chegar na divisão de elite no próximo ano.


ESPORTE - América joga cartada importante em Recife

A situação na tabela e os objetivos distintos, não permitem que América e Santa Cruz entrem em campo para se enfrentar hoje e saiam satisfeitos com o empate. 

Os três pontos para o América significam manter a esperança de continuar forte na luta para fugir da zona de rebaixamento nas rodadas finais da série B, para os pernambucanos: vale o sonho de voltar a série A. A partida que será realizada na Arena Pernambuco tem o início previsto para às 16h (no RN).

Com 33 pontos e na 18ª colocação, o América se encontra cinco pontos atrás do Oeste, primeiro clube fora da zona de rebaixamento e a dois do Icasa, que é o 17º colocado. 

Patinando na zona de rebaixamento desde a 23ª rodada, o alvirrubro além de desempenhar seu papel com perfeição, terá de torcer para o tropeço dos adversários imediatamente a sua frente, no intuito de deixar essa posição incômoda o quanto antes.



ALTO DO RODRIGUES - Notícia da prefeitura municipal na gestão Construindo Um Novo Tempo


Daqui a 30 minutos, começará na rádio "comunitária" FM Ouro Negro, o programa Conversando Com o Seu Prefeito. Com duração de uma hora (das 12 às 13h), a fisioterapeuta do NASF irá abordar como tem a central a Campanha Nacional do Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC).

ALTO DO RODRIGUES - Com apenas R$ 30 você pode ganhar 2 motos e prêmios no Soberano.


REGIONAL – Mulheres de Pendências, Afonso Bezerra e Ipanguaçu ganham melhor do que homens

As mulheres das cidades de Pendências e Afonso Bezerra fazem parte de um estudo constatando que o rendimento médio da população ocupada aumenta com a idade para ambos os sexos, assim como a desigualdade de rendimento por sexo. “Em média, as jovens de 18 a 24 anos de idade recebiam 88,0% do rendimento dos homens, enquanto as mulheres de 60 anos ou mais de idade apresentavam um rendimento equivalente a 64,0% do rendimento dos homens nesta faixa etária. 

O elevado percentual de mulheres como empregadas domésticas (15%) e uma taxa de formalização mais baixa no mercado de trabalho explicam, em parte, a característica de menor rendimento do trabalho das mulheres, apesar de elas apresentarem um nível de instrução mais elevado.”

O estudo indica que a paridade do rendimento das mulheres melhora nos pequenos municípios, onde as oportunidades de empregos privados são pequenas e as aposentadorias e pensões têm peso importante na economia local. Em 2010, o rendimento médio das mulheres era maior que o dos homens em 37 municípios do RN. Com exceção de Macaíba e Goianinha, os demais têm menos de 12 mil habitantes. Em Pedra Preta o rendimento médio delas era 37,8% maior que o dos homens; em Goianinha 28,4% maior; em Janduís 22,3% e em Boa Saúde 22,3%.Em Natal, as mulheres ocupadas ganhavam 74,2% dos que recebiam os homens; em Mossoró 71,8% e em Parnamirim 63,1%. A pior relação era em Currais Novos,  um pouquinho mais da metade (57,7%).


Municípios em que as mulheres ganham mais que os homens: Pedra Preta, Goianinha, Janduís, Boa Saúde, Pilões, Campo Grande, Lajes, Passagem, São Bento do Norte, Taboleiro Grande, Afonso Bezerra, Major Sales, Lagoa de Velhos, Pendências, Bom Jesus, Ouro Branco, Ielmo Marinho, Pedra Grande, Olho-d’Água Borges, Riacho de Santana, Tibau do Sul, Viçosa, João Dias, Rafael Fernandes, Macaíba, São Bento do Trairí, Pureza, Caiçara do Rio do Vento, Ipueira, Bento Fernandes, Sítio Novo, Ipanguaçu, José da Penha, Lagoa Nova, Venha-Ver, Riachuelo e Caiçara do Norte

POLÍTICA - Rebelião no PMDB é motivo de reunião entre Temer e a bancada

Michel TemerVice-presidente da República e presidente nacional do PMDB, o advogado Michel Temer tenta conter uma rebelião na legenda, em marcha desde a vitória da presidenta Dilma, no último domingo. Temer convocou uma reunião com o conselho político do partido para a próxima quarta-feira, no Palácio do Jaburu, para minar a candidatura à presidência da Câmara do líder do partido, Eduardo Cunha (RJ), ligado aos setores mais retrógrados do partido. 

Foram convocados senadores, governadores e deputados federais eleitos com o objetivo de cumprir um acordo no qual a Presidência do Senado permanece com o PMDB e a da Câmara, com o PT, seguindo a tradição de que o comando deve ser dado ao partido com a maior bancada.

A missão é difícil. No início da semana, deputados federais da bancada peemedebista se uniram em torno do líder Eduardo Cunha para, na prática, impor a candidatura dele à Presidência da Casa. Negociar, porém, é possível, uma vez que estes parlamentares são os principais interessados na manutenção de cargos e regalias no governo. Há, porém, algumas mágoas a reparar. 

A falta de apoio do PT ao PMDB na disputa eleitoral em alguns Estados causou estragos no maior partido da base aliada e este fator agora se reflete nos resultados do plenário da Câmara dos Deputados, com a demonstração de força do deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que infligiu uma derrota ao governo, na terça-feira, e ameaça colocar em votação matérias que terão impacto direto nas contas da presidenta Dilma Rousseff.

LUTO - Jô Soares lamenta morte do filho

Jô com o filho, Rafael Soares, em lançamento do livro "As Esganadas", em 2011
O apresentador Jô Soares lamentou a morte do filho, Rafael Soares, dizendo que "chegou o momento da passagem" e agradeceu os ensinamentos que o jovem lhe trouxe.

"Rafael foi um menino muito especial, que veio ao mundo para nos ensinar tanta coisa. Devido ao autismo, permaneceu um menino. Nosso menino. E, nesses 50 anos, como nos ensinou... a mim e a Teresa. Ele já estava lutando, com a serenidade dele, há mais de um ano. E agora chegou o momento da passagem. Tenho certeza que ele viveu plenamente, da forma dele, o tempo que esteve conosco", disse Jô em nota.

Rafael Soares morreu nesta sexta-feira, aos 50 anos. Ele estava internado no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, desde quinta-feira com um câncer no cérebro.

O velório está marcado para a manhã deste sábado, no Memorial do Carmo, e a cerimônia cremação está prevista para as 16h. Na tarde desta sexta, Jô Soares chegou ao hospital sem falar com a imprensa. Usou uma entrada alternativa, passou pela capela e seguiu direto para o terceiro andar, onde Rafael ficou internado. Mais tarde, sozinho, o apresentador voltou à capela para rezar. 

Rafael era autista e nasceu em 1964, fruto do casamento do apresentador com Teresa Austregésilo, com quem ficou casado por 20 anos. No fim da tarde desta sexta, Teresa deixou o hospital bastante abatida, em uma cadeira de rodas, acompanhada por familiares.

BRASIL - Rosa Weber determina que Congresso vote reajuste de salário de ministros do STF

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, ontem (31), que o Congresso Nacional vote o aumento de salário aprovado pelos ministros da Corte junto com a proposta do Orçamento Geral da União de 2015. A ministra atendeu a pedido feito pela Procuradoria-Geral da República (PGR) para que o reajuste seja incluído na proposta original do orçamento, sem modificações.

De acordo com entendimento da ministra, os projetos de lei devem ser apreciados dentro da proposta. “Defiro o pedido de medida liminar, para assegurar que as propostas orçamentárias originais, encaminhadas pelo Poder Judiciário, incluído o Conselho Nacional de Justiça, pelo Ministério Público da União e pelo Conselho Nacional do Ministério Público, anexas à Mensagem Presidencial nº 251/2014, sejam apreciadas pelo Congresso Nacional como parte integrante do projeto de lei orçamentária anual de 2015”, decidiu a ministra.


CULTURA - FICI faz abertura oficial nesse sábado

Comemorando a sua 3ª edição em terras potiguares, o Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI) terá sua abertura oficial nesse sábado (01), a partir das 10h, no Cinemark do Shopping Midway Mall, com a exibição simultânea de filmes. Amanhã, a programação oferecerá ao público momentos diversos, entre eles, debates, oficinas e dublagens ao vivo. O FICI acontece em Natal durante esse final de semana e nos dias 7, 8 e 9 de novembro, ao custo de R$ 7 para todo o público.

Após a abertura oficial, que acontece às 10h30, será dado início as sessões com filmes inéditos, dublagens ao vivo e muita diversão garantida até às 18h30. Entre os filmes programados para amanhã, estão: Lifi - Uma Galinha na Selva; Ernest & Celestine; Wickie e o Segredo dos Deuses; Kirikou, Os Homens e as Mulheres; O Homem da Lua; O Galo Corococó; Alfie, O Pequeno lobisomem e a História do Alce Natalino.

Em 2014, o festival reunirá mais de 100 filmes de 24 países em um só evento. Outra característica do Festival é a inclusão de canções brasileiras que têm espaço garantido do Programa Ritmo Brasil. As produções apresentam trilhas e temas que permitem uma bela amostra da diversidade musical do nosso país.

O FICI já está na 12ª edição e além de Natal, acontece também no Rio de Janeiro – Capital, Niterói (RJ), Salvador (BA), Aracaju (SE) e São Paulo (SP) e tem patrocínio do Governo do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura, Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, RioFilme, Oi, Petrobras, BNDES e Outback.

MACAU - Prefeitura preparou cemitérios para o Dia de Finados

Todos os cemitérios de Macau já receberam serviços de limpeza e os reparos necessários e estão prontos para a visitação neste domingo (2), Dia de Finados. O maior cemitério da cidade, o cemitério Monsenhor Honório recebeu reparos na cerca elétrica, capinação, jardinagem, melhorias na iluminação, varrição e pintura.

Os  trabalhos  se  intensificaram  também  nos cemitérios de Ilha de Santana,  Tambáu,  Soledade, Barreiras e Diogo Lopes que receberam os serviços de limpeza  e  reparos.  O  secretário  Júnior  Matias, titular da pasta de Gestão e Serviços, explicou que a manutenção dos cemitérios da cidade é frequente, mas se intensificou neste período em que antecede o Dia de Finados.


Segundo o prefeito Kerginaldo Pinto,  o mutirão de limpeza  iniciado  a  cerca  de  30  dias,  possibilitou deixar  com  antecedência  todos  os  cemitérios  em amplas  condições  de  receber  quem for  visitar  os jazigos  de  familiares  e  amigos.  No Cemitério Monsenhor Honório esta programada a celebração da  tradicional  missa  campal  às  19h30,  deste domingo, 2.

POLÍCIA - Diretor da PF: ‘Temos 200 investigações especiais em andamento’

O amplo gabinete na cobertura do ‘Máscara Negra’ – apelido da sede da Polícia Federal em Brasília – dá uma vista ‘vazada’ para o Lago Sul, no horizonte, e outra para o agitado setor de Autarquias Sul. Condecorações à instituição espalham-se por móveis estrategicamente distanciados para o fluxo da equipe, e o jovem ocupante do gabinete não dispensa os trejeitos gaúchos: saúda o visitante com um ‘Tchê’ e oferece chimarrão.

Engana-se quem considera o ambiente silencioso uma isolada ilha no coração de Brasília. Qualquer visitante é monitorado por câmeras desde o térreo até a antessala. É um bunker onde o diretor-geral da Polícia Federal, delegado Leandro Daiello Coimbra, comanda uma corporação com 14 mil policiais e mais de 2 mil delegados.

Hoje, há 146.035 investigações em andamento na PF, número exato passado pelo próprio Daiello. Avesso a entrevistas – ‘não existe mais o papel de Xerife’, diz o delegado que prega a importância da coletividade – o diretor-geral abre exceção e fala à Coluna sobre uma gama de assuntos: da interface com o FBI no combate a crimes cibernéticos e financeiros – A PF capturou 43 foragidos internacionais só este ano – do plano de realizar concursos anuais para as carreiras, da implantação do inquérito eletrônico em 2015, do investimento em equipamentos novos para policiais e – atentai, corruptos e bandidos de colarinho branco, de quaisquer esferas de Poder – Daiello revela que há ‘200 investigações especiais em andamento’. Em que área? ‘Grande parte delas no combate à corrupção’.


A Polícia Federal acaba de conquistar um certificado internacional de qualidade pelo Instituto Nacional de Criminalística (INC). Como isso pode facilitar o trabalho da PF?
Essa acreditação faz com que os resultados dos exames obtidos pelos nossos laboratórios sejam reconhecidos internacionalmente, adequando-se à tendência mundial de certificação de laboratórios forenses. Um exemplo prático é o compartilhamento internacional de perfis genéticos gerados pelo laboratório de DNA em casos específicos, que poderão ser confrontados com bancos de DNA de outros países via Interpol, expandindo a capacidade de investigação da PF.

Significa que o Sistema de Gestão da Qualidade implementado pelos laboratórios do INC foi avaliado por uma instituição externa, isenta e independente, que verificou o cumprimento dos requisitos que garantem a rastreabilidade e a cadeia de custódia desde o recebimento dos vestígios até a emissão do laudo pericial.
Também reforça a posição de vanguarda da Polícia Federal em políticas de segurança pública no Brasil. O certificado de acreditação na norma internacional ISO/IEC 17025:2005 foi concedido pela ANSI-ASQ (National Accreditation Board/FQS Forensic Accreditation) aos laboratórios da área de Perícias em Genética Forenses da Polícia Federal e do Serviço de Perícias de Laboratórios do Instituto Nacional de Criminalística da PF, que são os primeiros laboratórios forenses do país acreditados e os primeiros da América Latina acreditados por um organismo internacional.
É resultado do projeto de cooperação internacional celebrado em 2012 entre a PF e o International Criminal Investigative Training Assistance Program (ICITAP).

Em que âmbitos se dão hoje as interfaces da PF com o FBI e a Interpol?
Com o FBI, seguramente nas áreas de crimes cibernéticos, terrorismo e crimes financeiros, além de constantes intercâmbios no que se refere a treinamento e capacitação. Em relação à Interpol, a PF é a representante brasileira nessa relevante instituição, estrategicamente importante no combate à criminalidade transnacional pela capacidade de troca rápida de informações entre os países membros.

Como e em que áreas a PF mais tem contribuído com outros países em investigações?
A PF tem contribuído com a captura de foragidos internacionais (só neste ano foram 43), levantamento de dados para instrução de investigações, tais como patrimônio, antecedentes criminais etc., e, principalmente, como o nosso expressivo número de prisões e apreensões de drogas. Vale também destacar os nossos esforços no combate ao tráfico de pessoas, corrupção, pornografia infantil e crimes ambientais.

É fato a demanda de anos da corporação, por parte de agentes e delegados, por benefícios. Evidentemente isso causa um embate natural entre carreiras. Como o diretor-geral controla essa situação internamente a fim de manter a disciplina e o foco dos trabalhos?
Importante ressaltar que o Diretor-Geral deve manter sempre uma postura de equilíbrio no que se refere às demandas das carreiras da Polícia Federal. Recentemente, apoiamos e trabalhamos para a edição da MP que garantiu aos agentes, escrivães e papiloscopistas a recomposição salarial e o reconhecimento do nível superior de suas atividades.
Ao mesmo tempo, concentramos esforços para a edição da MP que dá mais autonomia à PF, ao reconhecer a ocupação da Direção-Geral por um Delegado Federal posicionado na classe especial e também ao prever a participação da OAB no concurso para Delegado de Polícia Federal. Essas medidas legislativas fortalecem ainda mais a instituição que desponta no cenário nacional como uma das mais bem avaliadas pela sociedade brasileira.

Os agentes da PF, em especial a FENAPEF, criticam a existência e a condução do inquérito, e também os delegados por serem, segundo a entidade, carreira existente apenas no Brasil. Isso é fato?
Essencial observar que o Inquérito não tem por objetivo a condenação das pessoas, mas sim, a apuração dos fatos com estrito respeito ao Devido Processo Legal e aos Direitos e Garantias Fundamentais dos investigados. Seu formalismo e o modo imparcial como ele é conduzido pelo Delegado de Polícia possuem amparo na Constituição Federal e representam a certeza que não se fará qualquer investigação fora dos rígidos controles do inquérito.
Ele também existe em outros países, com nomes diversos, onde as investigações são formalizadas, as provas são colhidas e juntadas para permitir o estrito cumprimento da lei. Mudar o nome não irá alterar a sua natureza.

A PF tem conseguido suprir investigações com pessoal e equipamentos no combate a crimes financeiros ou há gargalos a serem sanados para melhorar os trabalhos?
Sim, temos conseguido suprir essa demanda. Inclusive recentemente foi criada uma Operação Permanente, com mobilização de policiais das unidades regionais, com vistas a suprir justamente as necessidades de pessoal especializado nas investigações de crimes financeiros e desvio de recursos públicos.

Como é a atuação na fronteira hoje? Há alguma região prioritária?
Atualmente as turmas formadas na Academia Nacional de Polícia têm como destino inicial as unidades de fronteira, principalmente calha Norte, e com o recente Decreto Presidencial que criou o mecanismo de abertura de concurso sempre que houver 5% de cargos vagos a lotação de servidores nas fronteiras poderá ser constantemente mantida e incrementada.

O que se pode esperar para concursos da corporação para os próximos anos?
A publicação do Decreto n. 8.326/2014 pela Presidência da República que permitiu ao Diretor-Geral a realização de concurso sempre que houver 5% de cargos vagos, implicará na possibilidade de planejamento do ingresso de novos servidores nos próximos anos na Polícia Federal, bem como na perspectiva de preenchimento dos cargos atualmente vagos. O objetivo do órgão é preencher esses cargos no menor tempo possível, porém, sem perder a excelência na formação dos novos profissionais.
Assim, a Polícia Federal poderá realizar concursos regulares nos próximos anos, o que refletirá numa melhor prestação de serviços à sociedade, uma vez que tais medidas impactam na melhoria da seleção, da formação, na distribuição de efetivo, na capacitação de servidores, no planejamento da logística e no desenvolvimento dos servidores na respectiva carreira.

Os agentes e delegados passaram a receber ultrabooks como parte de seus equipamentos de trabalho. O que são e como os aparelhos podem facilitar a operação diária?
A PF tem investido continuamente na modernização de sua estrutura de tecnologia da informação para apoio ao desempenho da atividade policial. Para pleno usufruto desse ferramental, faz-se necessário dar-lhe mobilidade compatível com o tipo de atuação requerida ao Policial Federal, permitindo a ele a consulta às bases de informação, mecanismos de comunicação e demais ferramentas de apoio mesmo quando em campo.
Além disso, a aquisição dos ultrabooks reduz o custo de suporte e manutenção dos computadores (desktops) obsoletos, o que onera os cofres públicos e terá os valores compensados pela redução do número de estações de trabalho fixas posto que os ultrabooks possuirão estações de ancoragem que permitirão a conexão, de forma ágil, a monitores e teclados convencionais para melhor utilização quando em escritório.

O que pode adiantar sobre o desenvolvimento do software E-Pol para a implementação do inquérito eletrônico, em elaboração com professores da Universidade Federal de Campina Grande (PB)?
O projeto E-Pol encontra-se na fase de implantação da versão Alpha do sistema, ou seja, a versão inicial com todas as funcionalidades necessárias a realização das investigações da Polícia Federal já está sendo testada na Delegacia de Policia Federal em Campina Grande. A previsão inicial para a implementação nacional é no decorrer de 2015, finalizando o treinamento e ajustes até o final desse ano.
O sistema E-POL (Polícia Federal) estará interligado aos sistemas P-JE (Poder Judiciário) e o Único (Ministério Público Federal), cujo objetivo é possibilitar que todo o procedimento de apuração criminal nacional possa ser controlado e auditado em todo o território nacional. As vantagens da implantação do sistema vão desde uma uniformização e unificação de todos os dados, como também da aplicação de um sistema de BI – Business Intelligence, que auxiliará na analise e cruzamento de dados de todas as investigações da Policia Federal.
O sistema será capaz de pesquisar e verificar no momento de inserção de dados se existem informações pré-existentes de investigações já em curso no território nacional que envolvam os mesmos autores e o modus operandi das quadrilhas, informação compartimentada e restrita aos policiais que participam dessas investigações, resguardado o sigilo dos demais dados.

Há notícias divulgadas de que a PF atualmente comanda cerca de 100 mil inquéritos no País, sobre variados crimes. Há pessoal suficiente para tanto?
Existem hoje em andamento no território nacional 146.035 (cento e quarenta e seis mil e trinta e cinco) investigações para um efetivo de mais de 14 mil policiais e administrativos. A constante abertura de concursos públicos nos últimos anos que será ampliada em razão da obtenção, pela Polícia Federal, da autonomia na abertura de novos certames, deverá tornar ainda mais eficiente a condução das investigações criminais pelas autoridades policiais pelo aumento do efetivo.

Quantas são atualmente as investigações em andamento de combate à corrupção no País?
Temos aproximadamente 200 investigações especiais em andamento, grande parte delas no combate à corrupção. A corrupção é mais que desvio de verbas públicas. Nessas investigações somam-se as referentes a sonegação fiscal, crimes previdenciários, financeiros e de lavagem de ativos.

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

MÚSICA - Banda Grafith completa 26 anos com grande festa na Shock

Um das bandas mais famosas e requisitadas do Rio Grande do Norte, Grafith, conhecida por sua versatilidade, já que se adapta desde micaretas a festas em casas de shows, além de formaturas e confraternizações, completa 26 anos este mês e comemorará a data com grande festa na Shock Casa Show, na zona Norte de Natal, no sábado, dia 8 de novembro, a partir das 22h.

Quebrando paradigmas e superando preconceitos, a banda composta por irmãos, cresceu, fez seu nome e, hoje, colhe os frutos do sucesso. Tanto que esse ano vão gravar dois DVD's na mesma noite: o primeiro só com Joãozinho, com Flashback's e Pop music, e o segundo com Kaká cantando arrocha e relembrando alguns axés antigos. Detalhe: fizeram recentemente um concurso no programa Mais, da Tv Ponta Negra, e escolheram 11 dançarinos para fazer participação especial na gravação de DVD e promete ainda grande surpresa na abertura do show.

A HISTÓRIA
Em 4 de novembro de 1988, os irmãos Kaká, Carlinhos, Joãozinho e Júnior se juntaram e compuseram a Banda Grafith. Vinte e seis anos mais tarde e com todas as mudanças ocorridas durante este longo percurso, a banda é uma das mais conceituadas do Rio Grande do Norte e região, com média elevada de shows por mês durante o ano (no verão, o número de apresentações dobra) e constantes solicitações para carnavais, formaturas, confraternizações e eventos.

Conhecidos pelo estilo baile, tocavam de tudo: de discoteca e rock a samba e MPB. Mas na década de 90 o cenário musical começou a mudar no Rio Grande do Norte e as músicas mais tocadas pelos irmãos, inspiradas em bandas como Pink Floyd, Queen, Aerosmith, passaram a não empolgar tanto. Este foi um período difícil e pensaram em desistir. Mas decidiram fazer o que têm feito de melhor – arrastar multidões com músicas autorais com estilo próprio e muita energia.

Aniversário 26 Anos Da Banda Grafith 
Dia: 08 de Novembro
Local : Shock Casa Show 
Horário do show: 00h
Abertura dos portões 22h
Pontos De Vendas
Q'Onda Sport Wear: Cidade Da Esperança
Redenção Sport Surf (lojas do Shopping 10, Alecrim; Shopping Estação,  Zona Norte;
Via Direta e Parnamirim)

Informações
(84) 9608 0530/8820 0224
Ingressos (Primeiro lote – até durar os estoques dos pontos de vendas)

R$ 30,00 (Pista)
R$ 50,00 (Área Vip -  Entrada diferenciada; Área com piso e cobertura; Bares exclusivos; Lounge; Acesso à frente do palco; Seguranças exclusivos para área)

ESTADO - TCE aponta superfaturamento de R$ 6,5 mi em contratos do DER para Copa

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) determinou suspensão imediata dos pagamentos do Governo do Estado a empresas que foram contratadas para prestação de serviços durante a Copa do Mundo. A Corte de Contas viu indícios de superfaturamento superior a R$ 6,5 milhões na contratação de empresas que disponibilizaram estruturas temporárias durante o mundial. Empresas negam irregularidades.

Em sessão realizada ontem, o TCE determinou que o Departamento de Estradas e Rodagens (DER) suspenda o pagamento às empresas Consórcio 2NC e A Geradora Aluguel de Máquinas S/A. Na decisão, que atendeu ao pedido do Ministério Público de Contas, os conselheiros acataram o entendimento de que, para a contratação das estruturas temporárias da Copa do Mundo, o DER teria incorrido em várias irregularidades. 



Em análise a documentos apreendidos no DER, o corpo técnico do TCE constatou superfaturamento de preços de R$ 5.349.452,32 em benefício da empresa Consórcio 2NC e de R$ 1.290.020,53 em favor da empresa A Geradora Aluguel de Máquinas S/A. Além disso, o TCE constatou que serviços previstos no contrato não teriam sido executados. 

ESTADO - Governador eleito participa de homenagens no Tribunal de Contas do Estado

A transparência e os investimentos feitos pelo Governo do Estado foram comentados pelo presidente do presidente do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes durante solenidade nesta sexta-feira (31) em Natal. O presidente do TCU recebeu a Medalha do Mérito Governador Dinarte Mariz, homenagem do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE/RN).

Durante seu discurso, Augusto convidou o governador eleito Robinson Faria (PSD) a conhecer os relatórios da gestão pública em todo o Brasil no próximo dia 17 de novembro em Brasília. Além de Robinson, os governadores eleitos na eleição deste ano devem participar do curso que terá encaminhamento de como deve ser o relacionamento entre o Governo e órgãos fiscalizadores, garantindo mais transparência na atividade pública.  

A reunião com os governadores será feita pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) onde será apresentada a realidade do Brasil nas áreas da educação, saúde, segurança. “Vamos levar os desafios da administração pública do Rio Grande do Norte, principalmente em relação a investimentos na segurança e saúde”, destacou Robinson.


O governador eleito reafirmou seu compromisso com a meritocracia e o diálogo na administração do Rio Grande do Norte.

ESTADO - Banho de bacia é rotina em cidade do RN atingida pela seca

Dona Marli Medeiros, de 58 anos, tomar banho na bacia para aproveitar a pouca água que chega (Foto: Anderson Barbosa/G1)Quem mora em Currais Novos, um dos maiores municípios da região Seridó potiguar, compreende a necessidade de  racionar água, mas reclama quando o esquema do rodízio falha. As bombas podem quebrar ou outros imprevistos acontecerem, fazendo a espera pelo reabastecimento ainda mais longa. No bairro José Bezerra, que fica na parte mais alta da cidade, os moradores dizem que não têm água nas torneiras há duas semanas.

Enquanto aguardam, há gente que toma banho em bacias para não desperdiçar nada. Outros deixam as torneiras permanentemente abertas para aproveitar qualquer gota que escorra pelo encanamento.

A falta de chuvas e o baixo nível de água no açude que abastece a cidade levaram a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) a adotar um sistema de rodízio semanal para que o fornecimento não seja suspenso por completo. Quem hoje recebe água pelas torneiras, só vai vê-la novamente daqui a sete dias. O município tem 44 mil pessoas.

A dona de casa Maria das Graças Araújo, de 61 anos, diz nunca ter passado por um período de falta d'água tão ruim. “Nunca sofremos tanto”, conta. “Tem que ficar pastorando, vigiando. A bica fica aberta o tempo todo. Se cair água, já vai para dentro do balde. Não podemos perder um minuto quando a água da Caern chega”, diz ela. G1RN

AFONSO BEZERRA - Grupo "Amigos para Sempre" do município realizarão feijoada em início de novembro

ALTO DO RODRIGUES - Com apenas R$ 30 você pode ganhar 2 motos 0km e muitos prêmios, veja como!


ESTADO - Armstrong é investigado por fraudes

Em cinco anos, o Grupo Ecohouse investiu cerca de R$ 150 milhões, no Rio Grande do Norte, sem comprovação fiscal o que atraiu a atenção da Receita Federal e levou à deflagração pela Polícia Federal da “Operação Godfather” na manhã de ontem (30). A PF apura crimes de lavagem de dinheiro, sonegação fiscal e tributária e formação de quadrilha atribuídos ao grupo que patrocinava o Alecrim Futebol Clube. O principal investigado é o empresário Anthony Armstrong, ex-presidente do Alecrim e proprietário de um clube na cidade de Monza, na Itália


ALTO DO RODRIGUES - Notícias da prefeitura municipal na gestão Construindo Um Novo Tempo

SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO
Neste sábado,  no Programa Conversando Com o Seu Prefeito que é transmitido através de uma determinação judicial na rádio “comunitária” FM Ouro Negro (aos sábados das 12 às 13h), a entrevista será com a fisioterapeuta do NASF, que irá abordar assuntos referente à Campanha Nacional  do Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), evento onde a prefeitura participa desde o dia 27 e termina no dia 03/11 com um curso. 

SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL
Ontem o prefeito Abelardo foi até o distrito de São José, para entregar mais de 55 certificados de conclusão dos cursos via PRONATEC em parceria com outros órgãos. Entre os cursos, destaque para as áreas dos cursos de Culinária, Depilação, Cabeleireira e Confecções de bonecos.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
A secretaria municipal de educação reuniu todas as merendeiras do município para prestar uma bela homenagem às profissionais que realizam um grande trabalho que é participar do processo de alimentação dos  alunos da rede municipal de educação. Entre as homenagens, as palavras do secretário de governo Wilson Rodrigues que relembrou da sua época de aluno, da merendeira Dorinha. Representando a Câmara Municipal, o vereador Nixon Baracho também parabenizou as merendeiras.

O CAE - Conselho da Merenda Escolar reuniu na sede da Secretaria Municipal de Educação seus diversos conselheiros. Na ocasião, foram abordadas questões como o controle mensal, fiscalização e distribuição de camisetas com a logomarca do conselho.

SECRETARIA DE OBRAS
Terminado o período eleitoral, o prefeito dá continuidade as grandes obras e reformas no município. Já está lista a contratação de empresa para reforma e manutenção do mercado do peixe ( Pescador João Batista da Costa “Indio”), a reforma e manutenção  da Praça de Alimentação (Núbia Lafayette) e uma empresa para construção de sistema de drenagem de águas pluviais no centro da cidade.

ESTADO - TJ determina que Governo remaneje policiais

O juiz de direito Flávio Ricardo Pires de Amorim, da comarca de Tangará, atendeu, em parte, a pedido do Ministério Público Estadual em ação civil pública e determinou que o Governo do Estado, no prazo de 180 dias, promova o remanejamento de 121 policiais militares para os municípios de Boa Saúde, Senador Elói de Souza, Serra Caiada, Sítio Novo e Tangará.

Em ação civil pública com pedido de liminar, o MPRN relata o aumento da criminalidade naqueles municípios integrantes da comarca de Tangará, dados que foram confirmados a partir do inquérito civil nº 069/2013, que constatou o aumento significativo dos registros de mortes intencionais em Boa Saúde, Senador Elói de Souza, Serra Caiada, Sítio Novo e Tangará.

A Subcoordenadoria de Estatística e Análise Criminal da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social do RN (Sesed) informou que em 2012 apenas quatro homicídios foram registrados nos municípios que compõem a Comarca de Tangará. No inquérito civil  n° 069/2013, o MPRN constatou 15 homicídios em 2013.

Na análise da ação civil pública, o juiz da Vara Única da Comarca de Tangará, Flávio Ricardo Pires de Amorim determinou ao Estado, sob pena de multa no valor de R$ 50 mil, o remanejamento de policiais militares a fim de garantir pelo menos 26 PMs em Boa Saúde, 16 em Senador Elói de Souza, 25  em Serra Caiada, 14 em Sítio Novo e 40 policiais em Tangará.


ESTADO - Mérito Governador Dinarte Mariz será entregue, hoje no TCE

O Tribunal de Contas do Estado, como ocorre anualmente, concederá a Medalha do Mérito “Governador Dinarte Mariz” a personalidades da vida cultural, política, educacional, científica e administrativa do Rio Grande do Norte, além de outros agraciados no âmbito nacional. A saudação aos agraciados será feita pelo conselheiro Gilberto Jales. Caberá ao presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Augusto Nardes, agradecer em nome dos homenageados.

A solenidade ocorrerá nesta sexta-feira (31), no plenário na Corte de Contas, a partir das 10 horas, com a presença de autoridades civis, militares e convidados, em sessão presidida pelo presidente do TCE, conselheiro Paulo Roberto Alves. Os agraciados deste ano são as seguintes personalidades:

Débora Araújo Seabra de Moura,  educadora; João Augusto Ribeiro Nardes, presidente do TCU;  José Ricardo Lagreca de Sales Cabral,   médico;  Jurandyr Navarro da Costa, advogado e escritor; Manoel de Melo Montenegro (in memoriam),  agropecuarista; Manoel Torres de Araújo (in memoriam),  ex-Deputado Estadual; Marlúsia de Souza Saldanha,  educadora; Sátiro Cavalcanti Dantas, padre e educador; Valdecir Fernandes Pascoal, presidente da Atricon (Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil) e Walter Pereira Alves,  Deputado Estadual.


POLÍTICA - “PT ganhou nas urnas, mas não foi aprovado pela maioria da população”, analisa Felipe Maia

A maioria da população brasileira está insatisfeita com o modelo de gestão do governo do PT. Essa é a avaliação do deputado federal Felipe Maia (DEM). Em discurso proferido na quinta-feira (30), na Câmara dos Deputados, o parlamentar comentou os números do segundo turno do pleito presidencial que garantiu a reeleição de Dilma Rousseff.

Da totalidade do eleitorado que votou no último domingo, cerca de 54 milhões de eleitores escolheram o atual governo. No entanto, mais de 58 milhões de pessoas, somando os votos recebidos pelo candidato Aécio Neves, os brancos e os nulos, mostraram seu descontentamento com a administração do PT. Para o deputado, as urnas deram o recado de que o povo quer mudanças na economia e serviços públicos de qualidade. “A sociedade quer menos Estado e mais gente. Quer infraestrutura, saúde, educação e segurança pública. Quer geração de emprego e renda e um crescimento maior que o pífio índice que teremos este ano”, enfatizou Maia.

O parlamentar ainda destacou sua preocupação com o clima de instabilidade enfrentado pelo setor produtivo brasileiro. “Temos um país que não cresce e um empresariado que não tem coragem de investir no chão de fábrica. Peço ao governo que não olhe para o segmento empresarial como inimigo, pois ele paga impostos e é o responsável por milhões de empregos que são gerados no Brasil, garantindo a renda de muitas famílias”, disse.

Felipe Maia concluiu seu pronunciamento ressaltando o envolvimento da população nessas eleições em que milhares de pessoas em todo o país foram voluntariamente às ruas pedir mudanças. “Esse ano vimos a população brasileira se mobilizando para pedir novos rumos ao país. As vozes dessas pessoas são ouvidas e têm ressonância no Congresso Nacional com a oposição para representa-los”, lembrou Maia.

ALTO DO RODRIGUES - Coleta de lixo domiciliar de hoje acontece nos seguintes bairros


quinta-feira, 30 de outubro de 2014

ALTO DO RODRIGUES - Setores da Sociedade civil participa da Audiência Pública sobre o PDP


Durante toda a manhã desta quinta, diversos setores da sociedade civil, participaram da Audiência Pública sobre o Plano Diretor Participativo (PDP). estiveram presentes representantes do poderes Legislativo e Executivo, educadores, secretários, adjuntos e alunos do 9º ano de diversas Escolas, para assistirem a apresentação do Plano Diretor Participativo sob o comando da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente à frente o secretário Wilderlan Brito.

Em síntese, foi apresentado todo o Projeto de Lei que deveria ser aprovado pela plenária e em seguida ser enviado ao Poder Legislativo, caso não houvesse alteração, mas houve. Devido as mudanças propostas pelos participantes, o secretário se comprometeu em enviar uma cópia do PL para cada secretaria e para os vereadores, para analisarem o mais rápido possível, leia-se no máximo, até segunda 3/11, onde será refeito e enviado para à apreciação da Casa, já na próxima sessão ordinária, 05/11. A sociedade civil também poderá opinar neste mesmo período, já que se encontra na Câmara, cópia do PL para conhecimento do público.

Além da imprensa, através dos blogs (altonoticias, falando irreverente, luciano seixas, panorama do alto), prestigiaram o evento: Wilson Rodrigues (secretário de governo e representava o prefeito Abelardo), Emilia Patrícia (vice-prefeita), Nixon Baracho (vice-presidente da Câmara Municipal), Titita (secretária de administração), Rômulo Sena (adjunto da Tributação), Nalda Ambrósio (adjunta da educação), Soledade Araújo (adjunta da saúde), Wennia Medeiros e Sandra Mix (coordenadoras da SEMTHAS), Francisco Paiva (secretário de agricultura), Máximo Luiz (diretor da Escola Municipal Francisco de Oliveira), além de outras autoridades não citadas e de alunos de Escolas Municipais.


























LUTO - Acern lamenta morte do ex-vereador e ex-advogado Bernardo Gama

A Associação dos Cronistas Esportivos do RN - ACERN, com tristeza inconsolável comunica o falecimento do ex-advogado BERNARDO GAMA, ocorrido na tarde desta quinta-feira. O velório acontece no Centro de Velório, rua São José, Lagoa Seca. 

O sepultamento será amanhã (31) às 15h, saindo o féretro com destino ao cemitério Parque de Nova Descoberta. Bernardo Gama foi um defensor de causas importantes da família potiguar, inclusive do esporte. A família ACERN, desde já deseja que o Pai Eterno conforte a família enlutada desse baluarte. 

ESPORTE - Copa do Nordeste 2015 deverá ter apenas árbitros da região

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou que a edição 2015 da Copa do Nordeste terá apenas árbitros da região. A decisão foi tomada na última semana entre o mandatário da Federação Baiana de Futebol, Ednaldo Rodrigues, e representantes da CBF. Com a decisão, apenas árbitros do quadro nacional e das nove federações irão atuar no torneio. Em 2015, a Copa do Nordeste vai contar com 20 clubes dos nove estados da região. Do Rio Grande do Norte, os representantes são o Globo Futebol Clube, estreante na competição, e o América, campeão em 1998. TN


ALTO DO RODRIGUES - Aniversariante do dia: Epitácio Moura


Nesta quinta, queremos parabenizar o nosso amigo e leitor diário Epitácio Moura que recebeu a visita da cegonha e muito em breve será papai, mas a nossa homenagem é pelo aniversário do mesmo, no dia de hoje. Grande abraço

ESTADO - Pagamento de 91% dos servidores estaduais será creditado nesta sexta-feira (31)

As Secretarias de Estado do Planejamento e das Finanças (Seplan) e da Administração e dos Recursos Humanos (Searh) informam que o calendário de pagamento dos salários dos servidores estaduais relativo ao mês de outubro será da seguinte forma:

Nesta sexta-feira (31), ao meio dia, será creditado o pagamento de todos os servidores da Segurança, Saúde e Educação (inclusive UERN), bem como todos os servidores do DETRAN, IDEMA, DEI, JUCERN e IPEM, independente do valor do salário, que representam um total de 60.055 servidores;

Também na sexta-feira vão receber os servidores ativos e inativos das demais áreas que ganham até R$ 2 mil líquidos – que somam 33.409 servidores;

No dia 10 de novembro, segunda-feira, ao meio dia, serão creditados os salários dos servidores ativos e inativos que recebem acima de R$ 2 mil líquidos - 9.377 servidores, que representam 9% do total.

93.464 servidores receberão o pagamento dentro do mês, o que equivale a 91% da folha do Estado.


ALTO DO RODRIGUES - Aniversariante do dia: Bruno Barreto


Queremos parabenizar o filho da nossa amiga e leitora Sandra Mix, o talentoso Bruno Barreto, que completa hoje mais um ano de vida. Desejamos boa sorte 

ESTADO - Márcia Maia defende redução de imposto sobre querosene de aviação

A deputada Márcia Maia (PSB) entende que a redução na alíquota do ICMS sobre o querosene de aviação (QAV) vai contribuir para melhorar a situação do turismo no Rio Grande do Norte que se encontra em crise, com poucos voos para o Estado e aqueles que ainda operam, têm um alto preço.

Em pronunciamento esta tarde (30) ela pediu o apoio dos seus colegas para aprovação, até o final do período legislativo, de um Projeto de Lei, de sua autoria e do deputado Hermano Morais (PMDB) que trata da redução do percentual do imposto que hoje chega a 25%.

“Fundamental para o setor aéreo, o QAV é responsável por 40% dos custos operacionais das companhias aéreas brasileiras. Em alguns estados, como é o caso do Rio Grande do Norte, a alíquota chega 25%. Uma eventual desoneração do combustível de aviação tornaria os custos de operação mais baixos. Isso pode ser refletido tanto no custo das passagens e num consequente aumento de demanda, quanto pode permitir a manutenção de mais voos com menores ocupações”, afirmou.

A deputada exemplificou que em abril de 2013 houve uma redução de 25% para 12% na alíquota do ICMS sobre o QAV no Distrito Federal.  Como consequência da medida, o aeroporto internacional de Brasília ganhou 206 novos voos. “Nós temos consciência – continuou Márcia Maia – que a desoneração da alíquota não será a solução plena, mas oferecerá a condição para obter um incremento que, sem dúvida, poderá salvar empregos e empresas do ramo turístico”.

Ela lembrou que o Estado saiu da rota da maioria dos turistas, assim como, as oportunidades trazidas por eles. A atividade turística, que já foi próspera, hoje, no seu entendimento, amarga o esquecimento, que se reflete diretamente na qualidade dos empregos gerados e nos salários dos trabalhadores do setor.

HOMENAGEM - Jornalista lança livro sobre a vida de Marinho Chagas

Obra será lançada em Natal na próxima terça-feira
Considerado por muitos o maior jogador da história do Rio Grande do Norte, Marinho Chagas, terá sua vida relembrada na biografia "A Bruxa – E as vidas de Marinho Chagas", que será lançada na próxima terça-feira (4) no prédio da Capitania das Artes, na zona Leste de Natal. A obra é fruto de um trabalho que durou dois anos de pesquisas, viagens e mais de 40 entrevistas. O livro é assinado pelo jornalista Luan Xavier. 

“A Bruxa” narra a infância na periferia e o sonho de Marinho Chagas em tornar-se jogador de futebol. Sua chegada à Seleção Brasileira, os anos de glória no Rio de Janeiro e os problemas que o levaram à morte em 1º de junho de 2014, dias antes de realizar o sonho de ver um jogo de Copa do Mundo sendo realizado em sua cidade natal, também são lembrados.

“É gratificante poder contar uma boa história, como a de Marinho, e ter acesso a um ser humano que existia por trás de uma lenda do futebol”, diz o autor. “Ele era uma pessoa sem limites, dentro e fora de campo, e por viver dessa forma conseguiu subir a um patamar que jamais imaginou e com igual intensidade descer ao mais profundo drama que alguém comum pode passar”, completa.



Com depoimentos de amigos, familiares e personalidades que conviveram com Marinho em várias épocas de sua vida, Luan Xavier conta detalhes sobre o homem por trás da lenda que ganhou fama internacional, sendo o melhor jogador brasileiro na Copa do Mundo de 1974, na Alemanha.

A biografia também destaca as passagens de Marinho por Riachuelo, ABC, Náutico, Botafogo, Fluminense, São Paulo, América e pelo exterior, onde jogou nos Estados Unidos e na Alemanha. A Bruxa ainda foi treinador, comandando as seleções da Líbia e de Malta.

Além da capital potiguar, o livro já tem lançamentos programados para Recife, Rio de Janeiro e São Paulo, todos em dezembro. A obra também foi selecionada para ser o tema de uma palestra no Festival Literário de Natal (Flin). 

Autor
Luan Xavier é jornalista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Pernambucano radicado em Natal, trabalhou como repórter nos jornais Diário de Natal, O Estado de S. Paulo e Novo Jornal, onde atualmente é editor do caderno de Esportes. Também foi comentarista na Rádio CBN Natal, na RedeTV RN e no canal Esporte Interativo.

Serviço
Lançamento livro “A Bruxa – E as vidas de Marinho Chagas”
Editora Tribo
Terça-feira, 4 de novembro
19h – Capitania das Artes (Ribeira)
R$ 40

ESTADO - Governadora recebe o Presidente do TRE/RN, Desembargador Virgílio Macêdo Junior

A Governadora Rosalba Ciarlini recebeu, na manhã desta quinta-feira (30), o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN), Desembargador Virgílio Macêdo Junior, e o assessor jurídico da presidência, Arnaud Flor.

O objetivo do encontro foi agradecer a parceria do Governo do Estado com o TRE/RN para a realização das eleições 2014 no Rio Grande do Norte. “Nosso intuito é agradecer a colaboração e o apoio dado a todos nós da justiça eleitoral para realização das ações referentes ao pleito”, disse o Desembargador.

O desembargador entregou a Governadora um mapa eleitoral com dados sobre a votação do último domingo. E também aproveitou a ocasião para convidar a Chefe do Executivo para a diplomação dos eleitos, que acontece no dia 18 de dezembro, às 17h, no Centro de Convenções de Natal.

“Essa interação e colaboração entre as instituições é essencial, agradeço pelo reconhecimento e também o convite para participar de um momento tão importante como a diplomação, farei o possível para estar presente”, declarou a Governadora.

BRASIL - Senado aprova MP de incentivo à economia

O Plenário do Senado aprovou, nesta quarta-feira (29), o Projeto de Lei de Conversão (PLV) 15/2014, decorrente da Medida Provisória (MP) 651/2014. A MP trata da desoneração da folha de pagamento de cerca de 60 setores da economia e da abertura de uma nova etapa do Refis da Crise — programa em que empresas e pessoas físicas podem parcelar seus débitos tributários. A medida foi aprovada pela Câmara dos Deputados no dia 14 e tinha validade até o dia 6 de novembro.

A partir do momento em que for publicada a lei resultante da medida provisória, os contribuintes terão mais 15 dias para se beneficiar das condições previstas no Programa de Recuperação Fiscal (Refis), como o parcelamento em 180 meses. Com o objetivo de estimular a adesão ao Refis, a MP afasta a fixação de honorários advocatícios e de verbas de sucumbência nas ações judiciais que forem extintas em decorrência da adesão do devedor ao parcelamento.

Outra novidade da MP é a possibilidade de o contribuinte utilizar crédito de prejuízos fiscais e de base de cálculo negativa da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) para fazer quitação antecipada de débitos parcelados pela Receita Federal ou pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. Para o senador Walter Pinheiro (PT-BA), trata-se de uma matéria importantíssima, pois “mexe na economia”. O senador Romero Jucá (PMDB-RR), que presidiu a comissão mista da MP, disse que o texto atende diversos setores com desoneração e incrementa a economia nacional.



CONDENAÇÃO - Tribunal de Justiça condena ex-prefeitos, empresários e funcionários públicos

O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) divulgou nesta quarta-feira (29) o 8º lote de sentenças que condenam ex-prefeitos, empresários e funcionários públicos em processos de ação de improbidade administrativa e crimes contra a administração pública.  Os juízes que integram o grupo especial da Meta 4 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ),  julgaram 68 processos, que resultaram na condenação de 16 ex-prefeitos, além do ex-diretor da Emlur, empresários e outros agentes públicos, que também foram condenados.Clique aqui para ver a relação completa divulgada pelo TJPB.

Foram condenados os ex-prefeitos dos municípios de Pombal, Nova Floresta, Itabaiana, Lastro, São José do Sabugi, Livramento, Caaporã, Zabelê, Livramento, Conde, Sapé e Borborema. Também foram condenados o ex-presidente da Câmara Municipal de Sertãozinho, seis servidores públicos e um oficial de justiça.  

As penas envolvem aplicação de multa, perda de função pública, ressarcimento, suspensão dos direitos políticos e proibição de contratar com o Poder Público. Cada sentença analisa individualmente a situação de cada um dos acusados. No âmbito penal, há penas de reclusão e detenção. Todos os condenados ainda podem recorrer das decisões.

No último dia 12 de setembro o Tribunal de Justiça da Paraíba também condenou outros 26 ex-prefeitos, três ex-auxiliares de governo, um deputado estadual e cinco vereadores por ações de improbidade administrativa e crimes contra a administração pública.

O grupo especial é formado pelos juízes João Batista de Vasconcelos, Jailson Shizue Suassuna, Fábio José de Oliveira Araújo, Diego Fernandes Guimarães, Claudio Pinto Lopes, Algacyr Rodrigues Negromonte, Manuel Maria Antunes de Melo, Keops de Vasconcelos Amaral Vieira Pires e Hugo Gomes Zaher, é coordenado pelo juiz Aluizio Bezerra Filho e tem como gestor da Meta o desembargador Leandro dos Santos.G1PB