Memorial às vítimas de Covid

sexta-feira, 4 de julho de 2014

COPA - Cante o hino nacional junto com os jogadores da seleção brasileira. É emocionante!

COPA - Entenda a importância de Neymar e James Rodríguez através de suas movimentações em campo

Compreenda o estilo de jogo dos craques de Brasil e Colômbia
Em uma rápida comparação entre os deslocamentos em campo de Neymar e James Rodríguez, ambos camisas 10 de suas seleções, podemos compreender qual é realmente a função de cada um durante uma partida e sua importância na estruturação das jogadas.

Utilizando o campo de calor, imagem que reflete quais pedaços do campo o jogador esteve por mais tempo, de Neymar e James nas partidas de oitavas de final, contra Chile e Uruguai, respectivamente, chegamos as seguintes conclusões. Observe abaixo.

A primeira figura mostra a movimentação do camisa 10 de Felipão contra o Chile. Neymar é agudo e prefere o canto esquerdo do ataque. Nesse jogo, o craque do Barcelona correu 10,384 Km - no tempo normal - e chegou a atingir 31.79 Km/h. Em toda a Copa Neymar tem 13 bolas recuperadas. Índices que evidenciam a ajuda do atacante na recomposição defensiva brasileira.

Enquanto isso, o jovem colombiano é muito mais um organizador. Trabalha por todo o meio campo como um maestro, que volta, busca a bola e arma as jogadas, não deixando de arriscar na frente. James Rodríguez é um 10 clássico.


Na figura número 2, confira o deslocamento do colombiano contra o Uruguai. No duelo, James correu 9,471 Km e alcançou 25.60 Km/h. Em todo o Mundial o colombiano recuperou apenas 7 bolas. Números que exemplificam como James corre menos que Neymar, tanto em distância como em velocidade, e também sua menor participação na defesa de José Pekerman.

Perceba agora, como em partidas de menor dificuldade, teoricamente, o comportamento de Neymar se mantém enquanto o de James muda. O maestro de Pekerman parece sucumbir à preguiça ou realmente não precisar fazer maiores esforços. Já a manutenção da dinâmica feita por Neymar mostra como a seleção brasileira tem menos variações táticas em campo.

A figura 3 mostra a movimentação de Neymar contra Camarões. Confronto no qual marcou dois dos quatro gols da vitória brasileira, por 4x1. A última imagem já exibe o deslocamento de James Rodríguez na vitória colombiana diante do Japão, por 4 x 1. O camisa 10 marcou um gol.


 

ALTO DO RODRIGUES - Surpreenda quem você com as melhores opções de presente


ALTO DO RODRIGUES - Falta uma hora para fechar o Supermercado Soberano. Aproveite e faça suas compras


COPA - Brasil leva ampla vantagem em confronto contra sul-americanos

A Arena Castelão, em Fortaleza, recebe nesta sexta-feira (04.07) um duelo inédito em Copas do Mundo. Brasil e Colômbia, rivais tradicionais em Copa América e Eliminatórias, nunca se enfrentaram em Mundiais. A partida, válida pelas quartas-de-final, será a 14ª da Seleção contra equipes da América do Sul e o time brasileiro leva ampla vantagem no confronto direto contra os vizinhos: em 13 jogos, foram 9 vitórias, duas derrotas e dois empates. O Brasil marcou 32 gols e sofreu 12.

Os chilenos são as principais vítimas da Seleção, com três derrotas e um empate em quatro jogos. Até na igualdade a festa foi do Brasil, já que o confronto do último sábado (28.06), em Belo Horizonte, foi decidido nos pênaltis e o time brasileiro se classificou ao vencer por 3 x 2.

O primeiro duelo contra equipes da América do Sul foi realizado logo na Copa do Mundo inaugural, em 1930, no Uruguai. Com gols de Moderato (2) e Preguinho (2), a Seleção goleou a Bolívia por 4 x 0. O segundo confronto – e também o mais doído – aconteceu 20 anos depois, no Mundial do Brasil, quando o time brasileiro perdeu o jogo decisivo em pleno Maracanã para os uruguaios (2 x 1, de virada).

Jairzinho e Rivelino são os principais artilheiros brasileiros contra os sul-americanos em Mundiais, com três gols cada. Garrincha é um dos vices-goleadores, com dois gols marcados na semifinal de 1962, contra o Chile. A curiosidade dos jogos contra os times da América do Sul é que o Rei Pelé, maior artilheiro da história da Seleção Brasileira com 96 gols, nunca balançou as redes dos vizinhos em Copas.
Jogos contra sul-americanos
1930 – Brasil 4 x 0 Bolívia (Moderato 2, Preguinho 2)
1950 – Brasil 1 x 2 Uruguai (Friaça)
1962 – Brasil 4 x 2 Chile (Garrincha 2, Vavá 2)
1970 – Brasil 4 x 2 Peru (Rivelino, Jairzinho e Tostão 2)
1970 – Brasil 3 x 1 Uruguai (Clodoaldo, Jairzinho e Rivelino)
1974 – Brasil 2 x 1 Argentina (Rivelino e Jairzinho)
1978 – Brasil 3 x 0 Peru (Dirceu 2 e Zico)
1978 – Brasil 0 x 0 Argentina
1982 – Brasil 3 x 1 Argentina (Júnior, Zico e Serginho)
1990 – Brasil 0 x 1 Argentina
1998 -  Brasil 4 x 1 Chile (César Sampaio 2 e Ronaldo 2)
2010 – Brasil 3 x 0 Chile (Juan, Luís Fabiano e Robinho) 
2014 – Brasil 1 (3) x 1 (2) Chile (David Luiz)

13 jogos
9 vitórias
2 derrotas
2 empates
32 gols a favor
12 gols contra

Retrospecto
Chile: 4 jogos (3 vitórias e um empate)
Argentina: 4 jogos (2 vitórias, uma derrota e um empate)
Peru: 2 jogos (2 vitórias)
Uruguai: 2 jogos (uma vitória e uma derrota)
Bolívia: 1 jogo (uma vitória)

Artilheiros
3 gols: Jairzinho e Rivelino
2 gols: Garrincha, Vavá, Ronaldo, Moderato, Tostão, César Sampaio, Zico, Dirceu e Preguinho
1 gol: Luís Fabiano, David Luiz, Clodoaldo, Juan, Robinho, Júnior, Serginho, Friaça,



ASSU - Núcleo da Conab define calendário de distribuição de 1.500 toneladas de milho

Milho será distribuído com pequenos produtoresA chefia do núcleo de armazenamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em Assú, traçou um calendário para realizar a distribuição de um novo carregamento de 1.500 toneladas de milho na área sob a sua jurisdição administrativa.

De acordo com o chefe do órgão, José Onildo Araújo, o fornecedor do produto que vai ser redistribuído teve prazo até o dia 26 de junho para entregar toda a carga.

O dirigente do órgão federal explicou que, com o objetivo de atender a demanda da unidade, que representa aproximadamente quatro mil produtores rurais cadastrados, as cotas serão reduzidas em um terço. O preço vai ficar de 23,10 até dezembro de 2014 , pois o preço antigo era de R$ 18,12 até junho/2014 . 

Roteiro – Conforme a programação definida pela CONAB na 1ª quinzena de julho o atendimento se voltará preferencialmente para produtores de Assú, Upanema, Pedro Avelino, Macau, Guamaré, Jucurutu, Serra do Mel, Porto do Mangue, Fernando Pedroza e Messias Targino.

Na segunda quinzena deste mês, o atendimento atenderá produtores dos seguintes municípios: Pendências, Afonso Bezerra, Itajá, Ipanguaçu, Carnaubais, Angicos, Triunfo Potiguar, Paraú, São Rafael, Alto do Rodrigues, Santana do Matos e Campo Grande.

ALTO DO RODRIGUES - Supermercado Soberano avisa aos clientes que fecha uma hora antes do jogo, às 16h.


ALTO DO RODRIGUES - Surpreenda quem você com as melhores opções de presente


ALTO DO RODRIGUES - Atenção moradores dos bairros abaixo, hoje tem coleta de lixo domiciliar, fiquem atentos


ACIDENTE - Duas pessoas morrem e 19 ficam feridas no desabamento de viaduto em Belo Horizonte

Pelo menos 19 pessoas ficaram feridas no desabamento em Belo Horizonte
Um viaduto desabou nesta tarde (03), por volta das 15h, na Avenida Pedro I, região da Pampulha, em Belo Horizonte. O local fica próximo à Lagoa do Nado. A estrutura despencou e atingiu um micro-ônibus, um carro e um caminhão. 

Segundo a Secretaria de Saúde do estado, duas pessoas morreram e 19 ficaram feridas.  Dez feridos foram socorridos no local e levados para o pronto-socorro do Hospital Risoleta Tolentino Neves, sendo que dois deles foram posteriormente transferidos para Hospital Municipal Odilon Behrens. Mais nove estão recebendo atendimento médico no local.



O trânsito está interrompido no local. De acordo com o Corpo de Bombeiros, 13 viaturas e um helicóptero da corporação foram enviados. Atuam também três ambulâncias do Samu.

Testemunhas informaram que o viaduto caiu quando os operários retiravam a escoras da estrutura. A tonelada de concretos atingiu dois caminhões, um carro e um ônibus. Uma das mortes, segundo o Corpo de Bombeiros, foi do motorista do coletivo. Os militares ainda não conseguiram chegar até as cabines dos veículos de carga e do automóvel. Esse último seria modelo Fiat Uno, de Lagoa Santa. Por isso, o número de vítimas pode aumentar. 

O viaduto é uma das vias de acesso ao Estádio Mineirão, que fica distante cerca de 4 quilômetros do local do acidente e é uma das sedes da Copa do Mundo. O último jogo no estádio ocorreu no dia 28 de junho, Brasil e Chile, e o próximo será na semana que vem, no dia 8 de julho. 

quinta-feira, 3 de julho de 2014

FESTA - Vem a 16ª edição do Candieiro Metal Fest

um evento com atrações interestaduais, contando com nomes do RN, PB e CE, acontece neste próximo sábado (05), a partir de 21h, no Candieiro Espaço Cultural, no bairro da COHAB, em Assú, a 16ª edição do Candieiro Metal Fest.
Ao preço de apenas R$ 10,00 os fãs de rock/metal do Vale do Açu e região vão ter a oportunidade de desfrutar o som pesado dos grupos:

ENDLESS BRUTALITY, banda assuense de thrash metal com músicas de seu primeiro CD Tormented Minds;

DARKSIDE, banda cearense de thrash/power metal com composições de seu mais recente álbum Prayers In Doomsday.

NECROHUNTER, banda paraibana de death metal com o repertório de seu CD promocional Slaughtered.


MUNDO - Astronauta registra tempestade de raios a bordo de nave espacial

O astronauta americano Reid Wiseman captou imagens incríveis de uma violenta tempestade a bordo de uma espaçonave na órbita da Terra. Wiseman está em uma missão na Estação Espacial Internacional e costuma postar fotos incríveis da Terra de seu ponto de vista "privilegiado"

Em um clipe no Vine, ele capturou os raios de uma violenta tempestade sobre Houston, no Texas, nos Estados Unidos. Sob uma grossa camada de nuvens é possível ver a intensa atividade de cargas elétricas sob a região. Wiseman adora postar imagens da Terra tiradas do espaço, principalmente de tempestades com muitos raios.

O americano chegou à Estação Espacial Internacional em 28 de maio como parte da tripulação da expedição 40/41. A equipe vai passar alguns meses vivendo e trabalhando no espaço e retornará em novembro deste ano.

ALTO DO RODRIGUES - Município receberá Alto do Rodrigues receberá universitários do Programa VER-SUS Brasil


Giovani(adjunto comunicação),  Abreu (fisioterapeuta e professor), Secretária de Saúde Dôra, Artur, João(do Projeto Ver-SUS) e Abelardo Neto (secr. comunicação) 
Uma equipe formada por estudantes universitários esteve na manhã desta quarta-feira (3) na sede administrativa do município, para participar de uma reunião com a secretária municipal de Saúde, Maria Auxiliadora e o secretário municipal de Comunicação Social, Abelardo Neto, para planejar as ações e definir estratégias do Ver-Sus Brasil, programa de extensão universitária do Ministério da Saúde em parceria com a União Nacional dos Estudantes (UNE) e com a Rede Unida. O programa de extensão universitária, proporciona vivência de estudantes de diversas áreas de graduação (não somente a de saúde) no Sistema Único de Saúde (SUS). 

Segundo João Paulo de Sá, que é integrante da Comissão Estadual do Ver-Sus, além do Alto do Rodrigues apenas mais três municípios do Rio Grande do Norte foram selecionados para receber o programa.

O Ver-Sus Brasil será apresentado a população no dia 14 de julho durante a programação que será desenvolvida pela secretária municipal de Saúde com ações de prevenção  da saúde no "Dia do Homem". A equipe conta com 12 universitários: 10 são chamados de "Viventes" e dois de "Facilitadores".

Durante dez dias de permanência na cidade, os estudantes irão participar do cotidiano do SUS no município e aprender sobre: financiamento, estratégias de controle de auditoria, formulação de políticas técnicas, ordenamento do trabalho e da rede assistencial, interpretação demográfica e epidemiológica e a descentralização da gestão, além da compreensão das diferentes esferas de gestão e o exercício do controle social sobre o setor de saúde.

A equipe fará visitas às unidades de saúde e a pontos estratégicos da cidade, o que eles chamam tecnicamente de "determinantes de saúde" como  pocilga, lixões, margens do rio, entre outros, durante o período de 14 a 23 de julho, com todas as despesas como refeições, estadia e transportes para locomoção nas zonas urbana e rural, bancadas pelo município.
texto: Kefas - foto: Jefte

ALTO DO RODRIGUES - Secretários reailizam a 1ª reunião de planejamento para elaboração do PMPI do município

Aconteceu hoje (03) na sede da Secretaria Municipal de Educação a primeira reunião de articulação e planejamento para elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância de Alto do Rodrigues (PMPI).  

A elaboração do plano é uma ação de política integrada voltada para maior atenção as crianças do nascimento aos 6 anos idade. 

Organizações da sociedade civil e representantes do governo participaram da reunião que contou ainda com a presença da Secretária de Educação Irani Cunha, da Secretária de Ação Social Frankleide Campos e da Secretária de Saúde Maria Auxiliadora (Dôra).  





ALTO DO RODRIGUES - Para o vereador Nixon Baracho, o vereador Renan Melo precisa ter uma postura coerente


Ao escutar um pouco do discurso proferido pelo vereador na última sessão, onde o edil Renan Melo faz acusações contra uma das candidatas na eleição do SINDISERPAR, fazendo com isso, politicagem onde não deveria, o vereador Nixon Baracho, questiona o posicionamento do vereador oposicionista "o vereador (Renan Melo) precisa dizer de que lado ele está, pois na sessão da Câmara Municipal falou que os vereadores da Câmara não interferissem na eleição e em seguida, atacou uma das candidatas, privilegiando a outra candidata. Tenha postura coerente vereador", afirmou o vereador Democrata.

TV - Atenção Amores hoje é a estreia do novo seriado da multishow

FANTASIAS que conta historia de 4 meninas que gostam de muitas aventuras com uma pitadinha de sensualidade. Não percam as 23:30 NA MULTISHOW

ESPORTE - Em rede social, atacante João Paulo anuncia volta ao ABC

João Paulo usou o perfil no Instagram para anunciar volta ao clube que o projetou
O atacante João Paulo usou sua conta na rede social Instagram (@jpaullo) para anunciar a volta ao ABC. A negociação entre o clube e o atleta já vinha acontecendo há alguns dias e era dada como certa até o procurador do jogador receber uma proposta do maior rival alvinegro, o América. A negociação então ganhou mais alguns capítulos, mas ontem o próprio João Paulo anunciou sua volta via Instagram.

"Com esta camisa ja passei por momentos difíceis e momentos maravilhosos que jamais vou esquecer , mas a partir de hoje quero escrever uma nova história com a camisa do #MaisQuerido ,como diria o Grande DOMINGUINHOS 'estou de volta pro meu aconchego'", escreveu o jogador.

Se recuperando de uma lesão no joelho, ele já voltou a treinar. João Paulo se machucou em um treinamento do seu time, o Incheon United, da Coreia do Sul e voltou ao Brasil para fazer o tratamento. Ele tem contrato com o clube coreano até o final de 2015 e deve permanecer no ABC até o fim da temporada.

"Estou precisando me recarregar e jogar também, já que não estou tento oportunidade de atuar aqui na Coreia. Desde que começou a temporada, o time já fez 12 partidas e, nas poucas vezes que pude atuar, foi entrando no decorrer dos jogos. Tinha vezes, que nem relacionado era", chegou a declarar João Paulo antes mesmo de voltar para Natal.

A direção do clube ainda busca a contratação de mais um atacante e de um lateral esquerdo. O ABC retoma a sua participação na Série B do Campeonato Brasileiro no próximo dia 15 de julho, no estádio Passo das Emas, em Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso contra a Luverdense, às 21h50. O Alvinegro é quinto colocado com 17 pontos. O adversário tem um ponto a mais e está em 3º lugar.
TN

SAÚDE - No Alto do Rodrigues, o melhor açaí é na Sorveteria Nascimento. Saboreie e comprove!


CULTURA - Antes do lançamento oficial, cordel em homenagem à Marinho Chagas já tem encomenda para EUA

O poeta Marciano Medeiros estar feliz demais, antes mesmo do lançamento do cordel em homenagem ao ex-craque potiguar Marinho Chagas (in memorian), parte do material já foi encomendado por uma cidadã brasileira, que viu o material e reside em Michigan.

O lançamento do cordel "Marinho Chagas Brilhou no Futebol Mundial", do poeta Marciano Medeiros será amanhã, sexta-feira (04), a partir das 20h, na capitania das artes

ALTO DO RODRIGUES - Vem aí o 21º Tributo a Raul Seixas. Taildo Barros & Os Panteras é atração confirmada


COMUNICAÇÃO - Governo Dilma tem ideia boa de comunicação!


Não dá nem para acreditar. Mas o governo Dilma, geralmente um desastre asiático quando o assunto é comunicação, finalmente teve uma boa ideia. O projeto MochilãoBR, organizado pelo Ministério do Planejamento, mandou 9 mochileiros viajar por todo o país para conhecer, filmar e explicar as obras do PAC. Serão 36 vídeos curtos, 22 dos quais já estão no ar. A série toda pode ser acompanhada por aqui.


ESTADO - Novas viaturas foram entregues a PM e Polícia Civil

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed/RN) recebeu nesta quinta-feira (3), às 8h, no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), as novas 60 motos BMW de 650 cilindradas, além de mais 40 carros Renault Duster que serão usados para patrulhamento da Policia Civil e Militar. 

Esta aquisição de motos e automóveis faz parte da Matriz de Responsabilidade do Governo, compromisso da Governadora Rosalba Ciarlini, com a Segurança Pública do Estado, que designou R$ 37 milhões em equipamentos. 

Além da entrega será realizada a apresentação das estruturas do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (Ciccr/RN) aos representantes do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (Sebrae/RN), além da classe empresarial do Estado do Rio Grande do Norte.

O Ciccr é o novo equipamento de segurança do Governo do RN que será disponibilizado para a sociedade norte-rio-grandense funcionando como central de monitoramento, além de teleatendimento, gerenciando crises e operações conjuntas e especiais pertinentes à Polícia Militar, Polícia Civil, Defesa Civil Estadual e Municipal, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, SAMU, entre outros.


Copa 2014: No retorno a Fortaleza, seleção desta vez não foge do público e encontra o calor da torcida

A chegada da seleção brasileira em Fortaleza para o jogo contra a Colômbia
A seleção brasileira chegou a Fortaleza cercada de carinho por todos os lados. Ao contrário da última vez em que esteve na cidade, para enfrentar o México, a delegação não fugiu da torcida na noite desta quarta-feira. O ônibus fez o caminho normal, para alegria de aproximadamente 1 mil torcedores.

Buscando equilíbrio emocional, a seleção agora quer se aproximar da torcida. Tanto que sua chegada chegou a provocar um engarrafamento porque algumas pessoas deixaram os seus carros no meio da rua para de longe dar as boas-vindas aos jogadores.

Há 17 dias, a seleção entrou no hotel Marina por um caminho pouco conhecido e de acesso proibido à torcida. Na ocasião, a multidão de plantão não viu o ônibus nem de longe, e um grupo chegou a vaiar.
extra

ALTO DO RODRIGUES - Surpreenda quem você com as melhores opções de presente


ALTO DO RODRIGUES - Amanhã tem jogo do Brasil e o Supermercado Soberano altera horário de atendimento


COPA - Barack Obama liga para jogadores, dá parabéns e profetiza: ‘Nós vamos ganhar tudo, mais cedo do que o mundo pensa’

Obama acompanhou a partida contra a Bélgica ao lado de seus assessores
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, resolveu não deixar a campanha norte-americana no Mundial 2014 passar em branco e na tarde desta quarta-feira, ligou para Clint Dempsey e Tim Howard, líderes do elenco, para agradecer e parabenizá-los por todo o esforço deixado nos gramados brasileiros.
— Eu só queria ligar e dizer que vocês nos fizeram orgulhosos — agradeceu.

Por uma das contas oficiais da Casa Branca em uma rede social, Obama foi ainda mais longe.
— Muito orgulhoso do USSoccer. Nós vamos ganhar tudo, mais cedo do que o mundo pensa — afirmou.

ESPORTE - José Aldo lesiona o ombro e a coluna e está fora da luta com Chad Mendes no UFC 176

O reencontro com Chad Mendes, marcado para o dia 2 de agosto, no UFC 176, vai ter que ficar para depois. José Aldo machucou o ombro e a coluna cervical em um treinamento na Nova União, na última terça feira (1°), e está fora do duelo, que aconteceria na Califórnia, Estados Unidos. A notícia foi dada em primeira mão pelo site MMA Fighting e depois confirmada pelo próprio Ultimate.

O campeão dos penas vai precisar de três semanas de repouso e, depois, será submetido a um novo exame na cervical. O Ultimate ainda não avisou se haverá um substituto para enfrentar Chad.

CARD PROVISÓRIO:

UFC 176
Los Angeles, Estados Unidos
Sábado, 2 de agosto de 2014


Card principal
Chad Mendes x adversário a definir
Ronaldo Jacaré x Gegard Mousasi
Bobby Green x Abel Trujillo
Tony Ferguson x Danny Castillo
Derek Brunson x Lorenz Larkin


Card preliminar
Jussier da Silva x Zach Makovsky
Shayna Baszler x Bethe “Pitbull” Correia
Gray Maynard x Fabrício Camões
James Vick x Walmir Bidu

DIREITO - Estudante aprovada no ENEM terá direito ao Certificado de Conclusão no Ensino Médio

Estudante de 17 anos teve assegurado, via judicial, o direito ao Certificado de Conclusão no Ensino Médio utilizando o resultado obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2014, observadas as demais exigências legais, exceto a idade mínima de 18 anos. A decisão é da Luiz Alberto Dantas Filho, da 5ª Vara da Fazenda Pública de Natal.

A autora informou na ação que está cursando o 3º ano do Ensino Médio no Colégio Salesiano São José, em Natal, tendo recentemente sido aprovada para ingressar no Curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), através do Processo do Sistema de Seleção Unificada (SISU), do Ministério da Educação.

No entanto, a aluna afirmou que, para se matricular na UFRN, necessita apresentar certificado de conclusão do ensino médio até o dia 2 de julho, quando se encerra o período de matrícula. Para suprir esta exigência descrita, solicitou que o Órgão expedisse o certificado de conclusão do ensino médio com base no resultado obtido no ENEM, ou, alternativamente, procedesse a sua inscrição para realizar o exame supletivo correspondente, através da SUEJA.

Entretanto, ambos os pleitos negados pelo motivo de ainda não contar com 18 anos de idade, de acordo com a Lei nº 9.394/1996 e a Portaria nº 144/2012-INEP/MEC, que ao seu entender conflitam com o art. 208, V, da Constituição Federal, causando dano ao direito da adolescente, pleiteando, por conseguinte, o deferimento da liminar objetivando atender o que lhe foi recusado pela via administrativa.

Decisão
Para o magistrado, há uma regra constitucional segundo a qual será admissível o acesso aos níveis mais elevados do ensino, conforme a capacidade intelectual de cada pretendente, o que poderá será aplicável no caso analisado.

No seu entendimento, havendo probabilidade de lesão a direito da aluna, é cabível ao Estado-Juiz intervir na atividade administrativa para dirimir o impasse surgido com o fato narrado nos autos, a teor do art. 5º, XXXV, da Constituição Federal, recomendando o bom senso e a razoabilidade que a estudante receba o Certificado de Conclusão do Ensino Médio.

“Quanto ao requisito da urgência visualizo sua presença, porquanto está programada a matrícula no Curso de Direito - Grau Bacharelado - Turno Matutino da UFRN para o período de 27/06 a 02/07/2014 (fls. 35-38), para o qual a interessada foi habilitada em processo seletivo nacional, conforme comprovação documental anexada (fls. 35/38), não sendo cabível aguardar o encerramento da demanda para outorga da providência judicial almejada”, decidiu.

CAICÓ - Mesas e camarotes para o show de Milton Nascimento custará entre 500 e 1.500 reais. Dá pra tu?

As mesas são para quatro pessoas, ao preço de 500,00 e os camarotes para 10 pessoas serão comercializados ao preço de R$ 1.500,00

Toda a programação do show do cantor da MPB Milton Nascimento foi lançada nesta noite de terça-feira (01), durante evento na Panificadora Seridó. Na ocasião também foram iniciadas as vendas dos espaços privados, já que a grande parte do anfiteatro da Ilha de Sant’Ana, como por exemplo as arquibancadas fixas serão abertas, de forma gratuita para o público.

Os espaços comercializados serão mesas para quatro pessoas, ao preço de 500,00 e camarotes para 10 pessoas ao preço de 1.500,00. Sinval de Souza, um dos organizadores do evento justifica a necessidade da comercialização dos espaços. “Apesar de ser um show beneficente e de Milton ter abraçado a causa do show em prol do Grupo Reviver, os custos com passagens, estrutura de som, iluminação e hospedagem são caros“. O show de Milton será as 22 horas do dia 17 de julho, na Ilha de Sant’Ana.

Blog do Rubão Germano

ESTADO - TCE condenado ex-prefeito de Caiçara do Norte por irregularidades no Fundef

O ex-prefeito de Caiçara do Norte, José Edilson Alves de Menezes, teve a prestação de contas relativas ao Fundef de 2003 consideradas irregulares pelo Tribunal de Contas do Estado. Na sessão  da Primeira Câmara de Contas desta quinta-feira, 12 de junho, o voto do conselheiro relator, Gilberto Jales, foi pela restituição de R$ 717 mil, em decorrência da não comprovação de despesas executadas, além de multa e envio do processo para analise de ilícitos penais pelo Ministério Público Estadual.


ELEIÇÕES - Conheça como ficou as cinco chapas para as eleições deste ano.

146528
AnnaRuth

PENDÊNCIAS - Vem a tradicional Festa das Rocas 2014, nas Rocas! Vem mais promoção por aí!


FESTA - Vaquejada de Alto do Rodrigues com R$ 25 mil em prêmios e muito forró


ELEIÇÕES - TRE-RN divulga horários de funcionamento para o último dia do registro de candidaturas

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte informa que, no dia 5 de julho, sábado, último dia para os partidos políticos e coligações efetuarem o registro de candidaturas para as eleições 2014, o expediente deste Tribunal, em regime de plantão, será no horário das 8 às 19 horas. Nesta sexta, 4 de julho, dia do jogo da seleção brasileira de futebol nas quartas de final da Copa do Mundo FIFA 2014, o expediente do TRE-RN será das 8 às 12 horas.


ESTADO - Posse de Dibson Nasser será hoje

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte dará posse hoje ao deputado estadual Dibson Nasser, que havia sido cassado por abuso de poder político, mas conseguiu decisão liminar no Tribunal Superior Eleitoral determinando o retorno ao cargo. Com isso, deixa o cargo o deputado José Adécio (DEM), que era o primeiro suplente e estava no exercício do cargo há mais de um ano.

Nasser esteve ontem na Assembleia Legislativa e desejava ainda na tarde dessa quarta-feira ser empossado no cargo. No entanto, depois de uma longa e tensa reunião, a Mesa Diretora decidiu por publicar na edição do Diário Oficial de hoje a vacância do cargo e, em seguida, dar posse ao parlamentar, o que ocorrerá na sessão de hoje.

Na última terça-feira, o ministro do Tribunal Superior Eleitoral, João Otávio Noronha, concedeu liminar favorável a Dibson Nasser. O magistrado desqualificou a principal acusação que recai sobre Dibson, o fato de ter recebido doações para campanha de funcionários da Câmara Municipal de Natal, quando o seu pai, o ex-vereador Dickson Nasser, era presidente da Casa
Anna Ruth


MACAU - Expectativa dos organizadores do 16º Mega Brega é de público superior a edição anterior

De acordo com os organizadores do tradicional evento que já faz parte do calendário cultural do município, a 16ª do Mega Brega 2014, deve superar a edição anterior. No ano passado, o público que compareceu, dançou, se divertiu e amanheceu o dia, girou em torno de mais de 5 mil pessoas. Um desses fatores que favoreceu esse aumento, deve-se a confirmação da atração nacional Elymar Santos.

ECONOMIA - MPF considera indevida cobrança de tarifas de acesso ao aeroporto

Inframérica terá 48 horas para se pronunciar sobre modelo de acesso ao terminal de São Gonçalo
Estacionamento do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante/RN - Magnus Nascimento
O Ministério Público Federal vai investigar a cobrança indevida de tarifas de embarque e estacionamento no Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante. A Procuradoria regional dos Direitos do Cidadão questiona o modelo atual de cobrança do estacionamento, em que os condutores pagam taxa de R$ 8 se passarem mais de 20 minutos no aeroporto – mesmo que não utilizem uma vaga.


O questionamento foi repassado pela procuradora Caroline Maciel ao advogado do Consórcio Inframérica, Rodrigo Catarxo, em reunião na tarde de ontem (2). O gestor do aeroporto terá 48 horas para se pronunciar. Atualmente, a empresa responsável pelo estacionamento é a Estapar.

O MPF também vai apurar a cobrança indevida de tarifas de embarque por parte das companhias aéreas, seguindo denúncias de passageiros que chegaram ao órgão. No contrato de concessão do aeroporto à iniciativa privada, assinado em 2011, nenhum valor deve ser exigido dos passageiros até que todos os itens referentes à infraestrutura aeroportuária do terminal sejam finalizados. 

Ofícios serão enviados às aéreas com o questionamento e, se comprovado, a cobrança deve cessar. Passageiros que já efetuaram pagamento serão ressarcidos. 

Um mês e três dias após o início das operações, nem todas as estruturas do aeroporto foram finalizadas. Ontem, em reunião no MPF, o Consórcio Inframérica expôs que soluções quanto aos problemas sanitários do terminal ainda não foram concluídas. As adequações quanto ao sistema de de tratamento de água e construção de banheiros para trabalhadores do Posto Médico, exigidos pelo ministério em 31/05, precisarão de mais 60 dias para serem concluídas. Segundo o MPF, a qualidade da água é avaliada quinzenalmente.

Em resposta enviada por e-mail à TRIBUNA DO NORTE, a Inframérica informou que a Central de Resíduos Sólidos do aeroporto já está sendo concluída, e deve entrar em operação até semana que vem. Com relação ao sistema de água, o consórcio informou que “a água é considerada apropriada para consumo e sua qualidade é acompanhada por meio de testes laboratoriais”. O novo sistema seria uma adequação solicitada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária para incrementar o tratamento atual.
TN

ESPORTE - Barão ganha revanche imediata e vai enfrentar TJ Dillashaw; duelo deve ser no fim de agosto

Depois da derrota acachapante no UFC 173, em março, Renan Barão terá a chance de dar o troco em TJ Dillashaw, que lhe roubou o cinturão dos galos na ocasião. De acordo com o site MMA Fighting, o potiguar deve reencontrar o novo campeão no UFC 177, especulado para acontecer no dia 30 de agosto na Califórnia, Estados Unidos.

Segundo as informações, a revanche já está firmada. Só resta, porém, a data e o local serem oficializados. Dillashaw chocou o mundo ao, após quatro rounds de amplo domínio, chegar à vitória por nocaute técnico no quinto assalto. Ele quebrou a invencibilidade de quase 10 anos de Barão.


TRIBUNADONORTE - Acidente grave mata duas pessoas na BR 101, em Extremoz

Uma colisão frontal entre dois veículos de passeio matou dois adolescentes e deixou outras quatro pessoas em estado grave na noite desta quarta-feira (02), no km 67,4 da BR 101 norte. 

O acidente aconteceu por volta das 19h no trecho entre Estivas e Pitangui, em Extremoz, e envolveu um carro modelo Kadett e outro do modelo Classic. 

A Polícia Rodoviária Federal, o Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estão no local do acidente, mas ainda não há confirmação sobre a identidade das vítimas. 



ESTADO - Canguaretama e Georgino Avelino recebem o Programa “Agentes do Saneamento”

Por meio do Programa “Agentes do Saneamento”, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) continua a treinar multiplicadores de conhecimento para uso e preservação da água nos municípios do Estado.

Nesta semana, é a vez de Canguaretama e Georgino Avelino, nos dias 2 e 3 de julho, respectivamente, receber a equipe da Educação Ambiental da Caern. Cerca de 100 profissionais em Canguaretama e 17 em Georgino Avelino, entre agentes comunitários de saúde, endemias e vigilância sanitária, serão capacitados para instruir a população de suas cidades sobre o aproveitamento sustentável da água, a preservação dos mananciais, esgotamento sanitário e o desmatamento.

Nesta quarta-feira (2), o encontro será às 14h na Secretaria de Saúde de Canguaretama e, no dia seguinte (3), às 9h 30, na Câmara Municipal de Vereadores de Georgino Avelino. O “Agentes do Saneamento” é uma ação de educação ambiental em parceria com as secretarias de saúde dos municípios participantes e as ações são desenvolvidas pela Gerência de Qualidade do Produto e Meio Ambiente (GQM) da Caern.

A assistente social Roberta Medeiros e a educadora ambiental Marineida Oliveira viajam por todo o estado fechando parcerias com os municípios. “A meta é atingir todos os municípios do Rio Grande do Norte”, afirmou Roberta, acreditando que até final de 2015 poderá alcançar os municípios restantes. 


ALTO DO RODRIGUES - Surpreenda quem você com as melhores opções de presente


ALTO DO RODRIGUES - Amanhã tem jogo do Brasil e o Supermercado Soberano altera horário de atendimento


DEFATO.COM - Vagas para empregos em diversas áreas estão disponíveis na Subsecretaria do Trabalho

Cerca de 150 vagas de empregos estão disponíveis na Subsecretaria do Trabalho, informa a diretora de Departamento, Auriane Alves. Há vagas para pedreiro, vendedor, professor, design gráfico, balconista, operador de máquina, armador e encanador. Os selecionados serão imediatamente contratados. Algumas dessas vagas se estendem a pessoas que são portadoras de necessidades especiais, enfatiza Auriane.

Auriane Alves explica que desde o mês de junho as vagas aumentaram muito e por isso não está sendo possível atender aos pedidos das empresas solicitantes. Ela disse que é preciso urgentemente suprir essa demanda.

Os interessados em ocupar uma das vagas disponíveis podem procurar a Subsecretaria para entregar os currículos, localizada na Rua Rui Barbosa, 282, Alto da Conceição, das 7h30 às 17h, de segunda a sexta.

Os documentos exigidos são Identidade, CPF, comprovante de residência e currículo com foto. A documentação entregue pelo candidato a vaga ficará cadastrada no banco de dados da prefeitura.


ALTO DO RODRIGUES - Atenção moradores, hoje acontece a coleta de lixo domiciliar nos seguintes bairros


RELIGIÃO - O papa diferente

Quando o cardeal Ângelo Roncalli foi eleito acidentalmente, em 1958, e se tornou o Papa João XIII, o "Papa Bom", uma camareira de Roma fez algumas perguntas para a filósofa Hannah Arendt, que lá estava:  "Senhora, esse papa era um verdadeiro cristão. Como podia ser isso? E como aconteceu que um verdadeiro cristão se sentasse no trono de São Pedro? Ele primeiro não teve de ser indicado bispo, e arcebispo, e cardeal, até finalmente ser eleito como papa? Ninguém tinha consciência de quem ele era?"

Bem, a resposta à última das três  perguntas da reflexiva camareira parece ser "Não" - disse Arendt. Ninguém entre os cardeais do conclave tinha consciência clara de quem era Ângelo Roncalli, até porque ele foi escolhido para ser um "papa provisório e transitório". Foi eleito por não haver consenso a respeito dos verdadeiros "papabile" iniciais.

João XXIII foi uma completa  surpresa durante seu breve pontificado, de 58 até 63, quando realizou a mais profunda reforma interna e doutrinária da Igreja em muitos séculos, tornando-a mais popular e, ao mesmo tempo, um pouco mais moderna. O catolicismo expandiu-se numérica e qualitativamente como nunca sob esse papa verdadeiramente  cristão.

A eleição do Papa Francisco teve algumas diferenças de contexto histórico e os cardeais sabiam quem ele era e de onde vinha. Foram buscar um papa do "fim-do-mundo"  - do Terceiro Mundo -, como ele mesmo assinalou ao passar de arcebispo Mario Jorge Bergoglio a 266° pontífice da Igreja Católica, primeiro nascido em continente americano, primeiro não-europeu em mais de 1200 anos e o primeiro papa jesuíta.

A profunda crise atual por que passa a Igreja, que vai de escândalos financeiros no Banco do Vaticano até os casos notórios de pedofilia em várias paróquias do mundo todo, passando pela ascensão das rivais denominações pentecostais, levou o colégio de cardeais a correr um risco calculado de oferecer o nome de alguém bem diferente do antecessor que renunciou, Bento XVI, o sisudo e dogmático cardeal alemão Joseph Aloisius Ratzinger.

Em quê o Papa Francisco é diferente? Por que a burocracia da Igreja correu um risco ao escolhê-lo? As respostas não são fáceis, mas estão evidentes hoje para todos as diferenças, a começar pela escolha do seu nome, inspirada na frase que lhe disse seu amigo brasileiro, o cardeal d. Claudio Hummes, ao cumprimentá-lo pela eleição : "Não se esqueça dos pobres". Ele não tem esquecido e o estilo de vida mais franciscano que adotou revela sua disposição de colocar a Igreja menos ao lado dos ricos e potentados, como esteve por séculos. Depois do interregno ultra-conservador dos papas João Paulo II e Bento XVI,  esse jesuíta simpático e amante do futebol é uma lufada de ar fresco.

As instituições e suas burocracias tendem a escolher como seus representantes e líderes os mais fiéis aos seus interesses e valores administrativos. Muitas vezes, os premiados são os mais submissos às regras políticas da instituição e os mais medíocres. Quase todas as instituições e organizações conhecidas funcionam assim. Daí, a surpresa da camareira romana e da filósofa Hannah Arendt diante da escolha de um "verdadeiro cristão", que poderia levar a Igreja a resgatar princípios originais da instituição e,portanto, a revolucioná-la.

Essa é outra característica de um "grupo de dependência" como a Igreja, isto é, um grupo que elege um Messias, uma doutrina e a disposição fideísta para seguir um mestre e seus dogmas. Quando cresce e se distancia do Mestre original, esquece suas origens e se prende a rituais e regras rotineiras para manter-se sólida. O resgate e a evocação da origem costumam ser subversivos. Daí a surpresa diante da evocação de Francisco de Assis, que contrasta muito com o luxo do trono ocupado por Bento XVI, mais a tolerância da burocracia católica com o novo Papa e com a mudança de rumos que pode imprimir em seu pontificado.

A resistência à sua presença por parte dos conservadores do mundo todo assemelha-se muito à que sofreu João XXIII, acusado pela direita de  "bonzinho com o comunismo" e até mesmo de "marxista". Agora , a revista conservadora "The Economist" acusou-o de "seguir Lênin", o líder soviético que escreveu o livro "Imperialismo, etapa superior do capitalismo", em que assinala a tendência monopolista e concentradora de renda do capitalismo moderno. O Papa apontou a concentração de renda capitalista e os monopólios, e os criticou por aumentarem a desigualdade e a pobreza,  o que tem sido apontado até mesmo por economistas insuspeitos de "marxismo", como o norte-americano Paul Krugman  e o francês Thomas Piketty. Somente o que chamo de  a "burrice conservadora" ou a ma fé poderiam levar à conclusão de que ele seria "leninista".

Sua frase sobre a existência de cristãos gays , dizendo "quem sou eu para condenar um homossexual que procura espiritualmente Cristo?", tocou em outro tema polêmico em que tem sido fustigado pela estupidez conservadora. Sua atitude, porém, começa a se difundir pela corpo da própria Igreja e vários católicos relatam nas redes sociais que já presenciaram padres falando em defesa das uniões homoafetivas do púlpito em suas missas.

Ao mesmo tempo, o Papa acaba de excomungar os membros da Máfia, responsáveis pelo assassinato de uma criança de três anos na Sicília, e também expulsou das funções eclesiásticas o ex-núncio da República Dominicana, o polonês Jozef Wesolowski, condenado por pedofilia comprovada naquele país. As suas atitudes firmes fazem crer que o Papa continuará a condenar o crime, sobretudo quando cometido pelo próprios membros da Igreja, mas não ditará regras sobre as condutas humanas em geral. Sob seu pontificado, espera-se que a Igreja interfira menos na vida privada das pessoas e seja mais tolerante em seus juízos morais.

No início, o Papa Francisco era um enigma. Existiam até acusações apócrifas de que teria sido leniente com a Ditadura Militar argentina quando era bispo. Depois descobriu-se que foram feitas até montagens fotográficas maldosas, dele ao lado do ex-ditador Jorge Videla, de quem "seria o confessor". Nada disso se comprovou. Sabe-se apenas que ele negociou a preservação dos Direitos Humanos naquele país, o que o fazia dialogar com freqüência com os ditadores dos anos 70 e inicio dos 80.

Francisco vem humanizando o papado e é possível esperar que promova um gradual "aggiornamento" dos cânones da Igreja, como fez João XXIII. Tudo para evitar a decadência da instituição. É uma política mais inteligente,  para dizer o mínimo, do que a do intelectual sofisticado Bento XVI.

Se assim for, não é  preciso ser católico e nem mesmo acreditar piamente, para dizermos como os cristãos: "Deus o proteja". Vai precisar.


* Reinaldo Lobo é psicanalista e articulista. Tem um blog : imaginarioradical.blogspot.com e uma página pública no Facebook: www.facebook.com/reinaldolobopsi


quarta-feira, 2 de julho de 2014

ALTO DO RODRIGUES - Heriberto Torres: "A determinação do prefeito é para não deixar faltar remédio"

Hoje pela manhã, conversamos com o farmacêutico responsável pela farmácia municipal. Com a devida autorização, fotografamos o interior da farmácia básica que está (como de costume), com as prateleiras repletas de medicamentos para atendimento à Atenção Básica.

De acordo Heriberto Torres, farmacêutico responsável, a determinação do prefeito é para não deixar faltar remédio e a secretária de saúde está sempre atenta às solicitações dos médicos e acompanha todo o processo.

O espaço é insuficiente, devido ao grande volume de solicitações de medicamentos, mas a secretária Dôra está tomando as devidas providências para transferir a farmácia municipal para um local maior.

A farmácia de Atenção Básica é composta por medicamentos de hipertensão, diabetes, antibióticos, anti-inflamatórios, expectorantes, suplementos vitamínicos, entre outros. O estoque é suficiente para atender a demanda do município por um período de três meses.

prateleiras repleta de medicamentos 
Medicamento atende a demanda do município...
...por um período de 3 meses