Memorial às vítimas de Covid

sexta-feira, 13 de junho de 2014

BRASIL - Esporte aprova uso de detector de metal e gravação de imagens em eventos

A Comissão do Esporte aprovou proposta que torna obrigatório o uso de detectores de metal e a gravação contínua de imagens em eventos de qualquer natureza realizados em ginásios e estádios esportivos. O projeto original PL2648/11, do deputado Jorginho Mello (PSDB-SC)], tratava da instalação de equipamentos de segurança em arenas e estádios credenciados para a realização de jogos oficiais.

O relator, deputado Vicente Cândido (PT-SP), fez diversas alterações: “O projeto original falava mais para a Copa do Mundo, segurança nos equipamentos esportivos, basicamente estádios. Eu fiz o substitutivo dada a questão tempestiva que já não vale mais para a Copa do Mundo, que já está resolvida com os estádios da Copa. Estendi para outros equipamentos acima de 10 mil lugares e ginásios esportivos acima de 5 mil lugares, não só para futebol, mas para outras modalidades esportivas e culturais".

Cândido também alterou as regras que vinculam o sistema de segurança ao critério populacional. Para o relator, o importante é a capacidade do estádio: "Antes, era para cidades acima de 500 mil habitantes apenas. Eu tirei essa exigência, porque podemos ter estádios de 10 mil lugares em cidades menores, assim como ginásios esportivos em cidades menores".

Exagero
Esse aumento da segurança nos estádios, no entanto, não é assunto pacífico. O pesquisador e especialista em segurança pública da Universidade de Brasília (UnB) Antônio Flávio Testa diz que há um exagero nessa área.


"Do ponto de vista político e administrativo é um exagero. Não vejo necessidade nenhuma, e o governo brasileiro sucumbe a essas pressões por conta das dificuldades que tem de justificar algumas ações de controle de movimentos sociais e de greves", afirma.

Segundo o professor, há muitos interesses envolvidos, inclusive de empresas: "Não podemos deixar de considerar os interesses comerciais e financeiros das empresas que fazem segurança particular e que vão cuidar dos interesses das delegações que virão ao Brasil; isso faz parte do jogo comercial".

Tramitação
A proposta já havia sido aprovada, em caráter conclusivo, pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado. Agora, está na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se for aprovada, vai direto para o Senado, sem necessidade de ser votada no Plenário da Câmara.

ELEIÇÕES - Campos e Marina usarão convenção no DF para demonstrar união

Eduardo Campos e Marina Silva estarão juntos na Convenção distrital do PSB, que será realizada neste domingo, para o lançamento da candidatura do senador Rodrigo Rollemberg ao governo do Distrito Federal.  A dupla quer aproveitar a ocasião e passar uma imagem de união. Nos últimos meses, os dois andaram se estranhando nos bastidores em função dos arranjos nos estados

.

INTERNET - Abertura da Copa supera festa do Oscar em comentários no Facebook

Brasil vence a Croácia na abertura da Copa 2014/GNews (Foto: Reprodução GloboNews)
A vitória do Brasil por 3x1 sobre a Croácia no jogo de abertura da Copa do Mundo gerou 58 milhões de postagens no Facebook, quase cinco vezes mais que a cerimônia de entrega do Oscar neste ano, informou a rede social nesta sexta-feira (13).

A jogada mais comentada na rede social foi o gol de Neymar, que empatou a partida depois de um gol contra constrangedor de Marcelo. A segunda foi o pênalti polêmico que permitiu que Neymar colocasse a seleção brasileira à frente dos croatas.

Com 16 milhões de mensagens, o Brasil foi o país mais ativo no Facebook, seguido pelos Estados Unidos e Inglaterra. "Esse número representa mais de 20 vezes a capacidade de todos os estádios do Mundial", disse a rede social.

A Copa representa uma importante oportunidade de negócios para empresas como o Facebook pela quantidade de fãs do mundo inteiro que usam as redes sociais para comentar o evento ao vivo.

ELEIÇÕES - Convenções para escolha de candidatos ocorrem até dia 30

Desde o dia 10 de junho as convenções partidárias estão sendo realizadas em todo o país para a escolha dos candidatos às eleições deste ano. Essas convenções podem ser feitas até o dia 30 de junho e, após essa data, os partidos já podem pedir o registro de seus candidatos à Justiça Eleitoral. 

SAÚDE - Nada melhor que aproveitar a noite desta sexta-feira para saborear o melhor açaí da cidade


ECONOMIA - No mês dos namorados, na Floricultura Lírio dos Vales você encontra muitas opções para seu amor


VIOLÊNCIA - Policia Civil apreende em Natal granada e várias munições

IMG-20140613-WA0040
Policiais da Defur e Decap apreenderam um arsenal de munições, inclusive, granadas, nesta sexta-feira (13), em uma residência no bairro Guarapes, zona oeste de Natal. Na ocasião, foi presa em flagrante por posse ilegal de munição, Rosa Maria do Nascimento, de 27 anos.

blogdobg

DECEPÇÃO - Demonstração do exoesqueleto decepciona na cerimônia de abertura, ex-jogador Romário lamenta fato

Em sua página pessoal, o ex-jogador e deputado federal Romário lamentou que a demonstração do exoesqueleto, uma veste robótica, que pesa 70 quilos e é comandada pelo cérebro, foi praticamente ignorado pelas câmeras. Um projeto que pode revolucionar a vida de milhões de pessoas com deficiência, um trabalho árduo de três anos, R$ 33 milhões investidos. 


Em um flash de 3 segundos, o paraplégico Juliano Pinto, de 29 anos, usando uma veste robótica que seria comandada pelo cérebro, moveu seu pé direito e deu um pequeno chute em uma bola de futebol durante a cerimônia de abertura da Copa do Mundo, nesta quinta-feira. Antes do espetáculo musical que apresentou a faixa-título da Copa, a demonstração esperada desde 2011 por paraplégicos de todo o mundo e que consumiu 33 milhões de reais, boa parte vinda do governo federal, foi vista apenas de relance. Em pé, Juliano, vestindo a estrutura metálica que pesa 70 quilos e apoiado por duas pessoas, mostrou o resultado do trabalho de 156 cientistas de 25 países que, liderados pelo neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis, viabilizaram a demonstração no início do campeonato.

O esperado era que um paraplégico, usando o exoesqueleto, levantasse de sua cadeira de rodas, desse alguns passos no gramado e então chutasse a bola para dar início aos jogos. Na cerimônia, o paraplégico Juliano Pinto, de 29 anos, moveu o pé direito e deu o chute em uma bola.

"Desejo sucesso ao neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis e toda sua equipe. Esperamos ansiosamente que, em breve tempo, o exoesqueleto possa ser comercializado", disse Romário.


NATAL - Outros flashs das fortes chuvas, via whatsapp do altonoticias

 No trecho da Avenida Silvio Pedroza, deslizamento de terra prejudica trânsito, motoristas, pedestre e moradores nos prédios

Vários carros soterrados na Avenida Silvio Pedroza, na praia de Areia Preta

Imagem enviada por morador de um dos prédios

 Fortes chuvas no entorno da Arena das (águas) Dunas

 Torcedores mexicanos fizeram a festa no Arena das Dunas

 Drenagem do campo de futebol foi elogiada pelos jornalistas que cobriram o 2º jogo com vitória do México sobre a equipe Camarões

NATAL - Deslizamento de terra em Areia Preta, rota dos principais hotéis da Via Costeira deixa vários carros soterrados


As fortes chuvas que caíram durante toda essa sexta-feira, está trazendo muitos transtornos para os natalenses e turistas. Ruas alagadas em diversos pontos e neste momento um deslizamento de terras no bairro Areia Preta, sentido Via Costeira, rota dos principais hotéis que hospedam várias seleções que participam da Copa do Mundo.

Na avenida Governador Silvio Pedroza, nas proximidades da residência do prefeito de Natal, Carlos Eduardo, um grande deslizamento de terras, soterrou pelo menos quatro veículos.

ALTO DO RODRIGUES - Capacitação dos Monitores e Coordenadores do Programa Mais Educação encerra-se hoje

Com tema: Uma abordagem de Aprendizagem Cooperativa integrando as atividades do Programa Mais Educação ao Currículo, encerra-se hoje (13) a 1ª capacitação dos monitores e coordenadores do Programa Mais Educação realizado pela Secretaria de Educação de Alto do Rodrigues. 

O estudo que aconteceu durante toda essa semana, serviu de subsídios teóricos e práticos para que haja mudanças significativas em sala de aula.

COPA - Torcedores sofrem com falta de ônibus para chegar na Arena das Dunas

Em meio a greve dos motoristas e cobradores de ônibus de Natal, os torcedores estão encontrando dificuldades para chegar na Arena das Dunas. Na avenida Engenheiro Roberto Freire, o mexicano Lei Hernandes estava há mais de 20 minutos em uma parada de ônibus com um grupo de torcedores e acabou desistindo de esperar e pegou um táxi para o estádio.

á os amigos Juan Sanches e Julio Hernandes, também do México, não tiveram a mesma sorte. “Não tinha táxi e também não tem ônibus. A gente tentou ligar do hotel e também não conseguiu”, reclamaram. Os mexicanos chegaram ontem em Natal para acompanhar a partida de hoje.

Segundo Clodoaldo Cabral, secretário adjunto da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), dos 30 ônibus que estavam previstos para circular até a Arena das Dunas, apenas 12 estão rodando. Por isso, a prefeitura colocou oito carros pequenos para fazer o transporte gratuito de torcedores, pegando passageiros no Midway, cruzamentos das avenidas Miguel Castro e Prudente de Morais, Campus Universitário, Árvores de Mirassol e Hiper Ponta Negra e imediações.


Para quem está indo de carro, a dificuldade é a mesma. Na avenida Salgado Filho, no sentido zona sul – centro, o trânsito era intenso por volta das 11h40. Para os torcedores que resolveram deixar os carros nos estacionamentos oficiais para pegar os ônibus gratuitos, a solução foi pagar pela passagem, já que as linhas especiais não funcionaram.
tribunadonorote

G1RN - Fortes chuvas alagam Ruas e Fifa Fan Fest é cancelado


Chuvas alagam túnel inacabado na Avenida Raimundo Chaves, obra de mobilidade próximo ao Arena das Dunas

Rua Jaguarari alagada próximo ao Arena das Dunas

Fifa Fan Fest foi cancelado hoje devido as fortes chuvas na cidade e no local do evento

NATAL - Fortes chuvas alagam Ruas no bairro Petropolis

IMG-20140613-WA0007aaaaaaaaaaaaaccccccccccccddddddddFotos: Cedidas via blog do bg

quinta-feira, 12 de junho de 2014

ESTADO - TJRN atuará com seis Juizados na Copa do Mundo 2014

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) programou o funcionamento de seis Juizados Especiais durante a realização da Copa do Mundo de 2014, sendo três deles em regime de plantão. Com isso, a população local e os visitantes terão assistência 24h para situações em que seja necessária a atuação do Judiciário.
 

Em Natal, funcionará o Juizado do Torcedor e de Grandes Eventos, localizado Fórum Zona Sul, na avenida Ayrton Senna, 4002, Neópolis. Em casos que envolvam Infância e Juventude, o atendimento ocorrerá no Fórum Desembargador Miguel Seabra Fagundes, na rua Dr. Lauro Pinto, 315, Lagoa Nova.

Os casos ocorridos em São Gonçalo do Amarante serão encaminhados para a Vara da Infância e Juventude do município, localizado na rua Vereador Aildo Mendes da Silva, 1072, Samburá.


Plantões


Os casos de urgência serão encaminhados para o Juizado do Torcedor e de Grandes Eventos/Infância e Juventude na Arena das Dunas (casos ocorridos no âmbito do estádio); Juizado do Aeroporto (Aeroporto de São Gonçalo do Amarante); e Plantão do Judiciário Geral (Criminal, Cível e Infância e Juventude), no Fórum Miguel Seabra Fagundes.


Veja AQUI os endereços e telefones de todos os Juizados que funcionarão na Copa do Mundo em Natal.



COPA - Marcelo faz o primeiro gol contra do Brasil na história das Copas

Marcelo corta o cruzamento e marca para a Croácia, no primeiro gol da Copa
Em dez minutos, Marcelo conseguiu fazer história na Copa do Mundo. Mas não foi por um recorde positivo. Aos 10 do primeiro tempo, o lateral-esquerdo do Real Madrid se tornou o primeiro jogador a fazer um gol contra pelo Brasil na história da competição. Sorte da Croácia, que saiu em vantagem no placar, na partida inaugural disputada no estádio Itaquerão, nesta quinta-feira, em São Paulo.


Embora viva grande fase no Real Madrid e seja de confiança de Felipão, Marcelo começou com o pé esquerdo na Copa. Foi com ela que o camisa 6 do Brasil colocou a Croácia em vantagem na primeira partida do Mundial.

O lateral-esquerdo acabou traído por um desvio do jogador croata após um cruzamento rasteiro da esquerda. O leve toque do rival fez com que Marcelo, ao tentar afastar o perigo, empurrasse a bola para a rede de Julio Cesar com o pé de apoio. Para amenizar a falha de Marcelo, Neymar conseguiu o empate para o Brasil ainda no primeiro tempo, após boa roubada de bola de Oscar na intermediária.

O gol de Marcelo foi o 37º contra da história das Copas. Foi também apenas o segundo gol contra numa partida de abertura de um Mundial: o primeiro, ironicamente, beneficiou o Brasil na partida contra a Escócia, em 1998, na França. Foi justamente o gol que deu à equipe então comandada por Zagallo a vitória sobre os britânicos (2 a 1).
 
O Mundia da França foi também o que mais teve "jogadas contra o patrimônio" (seis), todos ocorridos na primeira fase. Aliás, o estágio inicial da Copa é o que mais registra gols contra. O Brasil também se beneficiou do azar alheio em 1950, na goleada por 6 a 1 sobre a Espanha, na fase final. O mais perto da disputa do título em que houve um gol contra foi em 1938, também na França, quando a Suécia "deu" um gol para a Hungria, numa derrota por 5 a 1.
 
Apenas dois Mundiais, 1962 e 1990, não registraram gols contra.  Bulgária, Espanha e México, ambos com três, são os campeões dos gols contra. Mas nenhum erro desse tipo teve tanto impacto quanto o marcado pelo colombiano Andrés Escobar em 1994, determinante para uma surpreendente derrota da Colômbia, então cotada até para disputar o título, para a amadora seleção dos EUA.
 
A derrota determinou a eliminação dos colombianos ainda na primeira fase do torneio e Escobar foi assassinado dias depois, num crime supostamente "encomendado" pela máfia de apostas na Colômbia.



ALTO DO RODRIGUES - Acabou o jogo da Brasil, comemore saboreando o melhor açaí da cidade


COPA - Cantora potiguar Marina Elali encerra primeiro dia da Fifa Fan Fest

A cantora potiguar Marina Elali encerrá o primeiro dia da Fan Festa Natal. O evento que começou hoje recebeu a presença de diversas atrações musicais, até às 17h, quando começou o jogo. 

A seleção brasileira venceu a Croácia por 3 a 1 e fez a festa de uma torcida formada por brasileiros e estrangeiros que estão na capital potiguar para ver os jogos de seus países no Mundial. O primeiro jogo na Arena das Dunas, estádio de Natal para a Copa, acontece nesta sexta-feira (13) entre México e Camarões. 

A Polícia Civil avaliou como "tranquilo" o primeiro dia de Fifa Fan Fest em Natal. Apenas uma ocorrência foi registrada. Um homem teria deixado uma câmera fotográfica em cima de uma mesa e saiu para fazer uma foto com o celular. Quando retornou, o equipamento não estava mais no local nem foi localizado.

Entre os torcedores que acompanharam o jogo do Brasil se destacaram os mexicanos, que reforçaram a torcida pela seleção brasileira. O estudante de marketing Emilio Fernandez está em Natal há dois dias e promete acompanhar a seleção mexicana em todos os jogos da Copa do Mundo. "Estou hospedado no Rio de Janeiro. Só vim para ver o jogo", afirma Fernandez.

Além da partida contra Camarões na Arena das Dunas, o México enfrenta o Brasil na próxima terça-feira (17) na Arena Castelão, em Fortaleza, e fecha a participação na primeira fase encarando a Croácia no dia 26 na Arena Pernambuco.

COPA - Na estreia Brasil vence a Croácia pelo placar de 3 a 1. David Luiz, Neymar e Oscar, os "caras" do jogo

A seleção comandada pelo técnico Felipão manteve a tradição do futebol penta-campeão de sempre vencer a partida da estreia, desde a Copa de 1982. O placar inédito em copas. 3 a 1, foi um alívio para toda a torcida brasileira e toda a comissão técnica. Além de Neymar, que fez, 2 dos 3 gols, destaque para Oscar

Desde o amistoso contra a Sérvia, o meia Oscar viveu um calvário por parte da imprensa que, desconfiada com o seu desempenho desde o início da preparação para a Copa do Mundo, pedia a entrada de Willian. Quem nunca deixou de confiar no jogador do Chelsea foi o técnico Luiz Felipe Scolari. O treinador da Seleção, que costuma sempre se dar bem com apostas arriscadas, parece ter acertado mais uma vez.

Ele comprou a briga quando indagado se não era hora de tirar o camisa 11 da equipe titular. “Mas por quem (Oscar foi criticado)?. Nem precisa perguntar porque eu já respondo. Quem escala sou eu. Não adianta Pedro, João, Juca dizer. Sou eu quem decido”. Seis dias depois de batalhar pelo seu meia, Felipão foi recompensado.

Oscar foi um ponto de desequilíbrio para a vitória da Seleção na estreia da Copa do Mundo, por 2 a 1, contra a Croácia. No início da partida, o meia começou apagado como nos amistosos e falhou na cobertura da subida de Daniel Alves, na jogada que iniciou nos pés do ponta esquerda croata Olic e acabou no gol contra anotado por Marcelo.

Porém, o camisa 11 parece que foi ligado na tomada aos 21min do primeiro tempo. Depois de jogada excelente de Neymar, a bola sobrou livre para ele arriscar de longe. Se não fosse o goleiro Pletikosa seria um belo gol de empate para o Brasil. A partir do lance, Oscar passou a desequilibrar.

No primeiro gol brasileiro, anotado por Neymar, ele perdeu a bola e insistiu por duas vezes até conseguir ter o domínio dela de volta. Deu um passe curto para o camisa 10, que acabou chutando rasteiro no canto para igualar o marcador.

A incansável marcação do meia proporcionou mais boas jogadas para o Brasil do lado direito. No segundo tempo não foi diferente, o meia dominou as ações do lado direito e impediu que a Croácia explorasse a sua jogada principal na primeira etapa, as bolas em cima do lateral direito Daniel Alves.

Quando o jogo começava a ficar amarrado e a Seleção Brasileira sofria para criar jogadas mais incisivas para virar a partida, dos pés de Oscar se iniciou a jogada que acabou dando os três pontos para o Brasil. Em cima do lateral esquerdo croata, ele cruzou para Fred, o centroavante foi derrubado em lance duvidoso e o juiz marcou pênalti. Neymar desempatou.

A coroação da partida exuberante de Oscar veio nos acréscimos. Quando o time brasileiro sofria uma pressão absurda da Croácia, com Júlio César fazendo duas belas defesas, Oscar aproveitou roubada de bola de Ramires, arrancou livre pelo meio e com um chute de bico no canto direito de Pletikosa, decretou a vitória por 3 a 1, desabando em campo, sendo abraçado pelos colegas de equipe, lavando a alma e calando a alma daqueles que o criticavam.

COPA - Papa envia comunicado sobre Copa do Mundo

O papa Francisco surpreendeu mais uma vez a população em todo o mundo quando enviou um comunicado oficial divulgado nesta quinta-feira (12). "O segredo da vitória, no campo, mas também na vida, está em saber respeitar o companheiro do meu time, mas também o meu adversário. Ninguém vence sozinho, nem no campo, nem na vida!".
Leia o comunicado do pontífice:

"Queridos amigos,

É com grande alegria que me dirijo a vocês todos, amantes do futebol, por ocasião da abertura da Copa do Mundo de 2014 no Brasil.

A minha esperança é que, além de festa do esporte, esta Copa do Mundo possa tornar-se a festa da solidariedade entre os povos. Isso supõe, porém, que as competições futebolísticas sejam consideradas por aquilo que no fundo são: um jogo e ao mesmo tempo uma ocasião de diálogo, de compreensão, de enriquecimento humano recíproco. O esporte não é somente uma forma de entretenimento, mas também - e eu diria sobretudo - um instrumento para comunicar valores que promovem o bem da pessoa humana e ajudam na construção de uma sociedade mais pacífica e fraterna. Se, para uma pessoa melhorar, é preciso um “treino” grande e continuado, quanto mais esforço deverá ser investido para alcançar o encontro e a paz entre os indivíduos e entre os povos “melhorados”! É preciso “treinar” tanto…

O futebol pode e deve ser uma escola para a construção de uma “cultura do encontro”, que permita a paz e a harmonia entre os povos. E aqui vem em nossa ajuda uma segunda lição da prática esportiva: aprendamos o que o “fair play” do futebol tem a nos ensinar. Para jogar em equipe é necessário pensar, em primeiro lugar, no bem do grupo, não em si mesmo. Para vencer, é preciso superar o individualismo, o egoísmo, todas as formas de racismo, de intolerância e de instrumentalização da pessoa humana. Não é só no futebol que ser “fominha” constitui um obstáculo para o bom resultado do time; pois, quando somos “fominhas” na vida, ignorando as pessoas que nos rodeiam, toda a sociedade fica prejudicada.

A última lição do esporte proveitosa para a paz é a honra devida entre os competidores. O segredo da vitória, no campo, mas também na vida, está em saber respeitar o companheiro do meu time, mas também o meu adversário. Ninguém vence sozinho, nem no campo, nem na vida!"



ALTO DO RODRIGUES - Venha assistir ao 2º tempo do jogo, quando terminar a partida tem música ao vivo.


Com uma TV de 60 polegadas, ambiente climatizado, cerveja super gelada, o Bar do Mano sai na frente quando o assunto é oferecer opções para você, sua família e seus amigos, assistirem aos jogos da Copa do Mundo. Agendar aí a partir das 17h, você assiste o jogo de abertura entre Brasil e Croácia e após a partida super show com Taildo Show.

Bar do Mano torcendo com você rumo ao hexa.

COPA - Manifesto em Belo Horizonte

Minutos antes de a seleção entrar em campo, policiais militares tiveram que disparar balas de borracha e bombas de efeito moral para dispersar manifestantes na Praça Sete, no Centro da cidade. Perto da Praça da Liberdade, na Savassi, na Zona Sul, outro grupo de manifestantes tombou um carro da polícia. 

A tropa de choque está posicionada no local para proteger o relógio da Copa. Agências bancárias perto da Praça da Liberdade foram atingidas por pedradas. Neste momento, os manifestantes estão dispersando dos dois locais. O comando da PM apura se alguém foi detido.

COPA - Protestos em Brasília

O protesto contra a Copa do Mundo levou cerca de cem manifestantes às proximidades do Taguaparque, local da Fan Fest da Fifa, na periferia de Brasília e até agora dois manifestantes foram detidos. A PM interrompeu o trânsito no Pistão Norte, a mais de 1,5 km do espaço da Fan Fest, que liga a área central de Taguatinga ao local do evento. Os manifestantes estavam em um dos lados da avenida quando foram impedidos de caminhar em direção à Fan Fest. As detenções ocorreram durante uma confusão com a PM, mas não foram registrados atos de violência. 

Alheios à manifestação, torcedores não param de passar em direção ao evento, em número bastante superior ao de manifestantes. Eles levam bandeiras e vestem camisas do Brasil. 

Ao serem impedidos de seguirem para a Fan Fest, quando chegaram ao cinturão feito pela PM ao redor do Taguaparque, o grupo protestou. Segundo o líder dos manifestantes, o grupo tentou negociar com os policiais para que deixarem os instrumentos de som e faixas no local e seguissem, o que foi negado. Eles queriam entregar panfletos no evento, o que não foi permitido. Alguns gritaram “Eu quero ver o jogo”. 

- Isso quer dizer que agora deixamos de ser cidadãos brasileiros! - disse o líder, no megafone.

COPA - Protesto fecha pista da Av. Atlântica em Copacabana

Os manifestantes que ocuparam a Rua Barata Ribeiro ocupam a pista sentido Leme da Avenida Atlântica, próximo à Rua República do Peru, na tarde desta quinta-feira. Antes, eles caminharam pelo sentido Ipanema da via. 

No protesto contra a realização da Copa do Mundo, eles empunham bandeiras e faixas com os dizeres "Fifa go home", "Gari vale mais que Neymar" e "Não vai ter Copa". O ato, até o momento, segue pacífico. A Rua Barata Ribeiro, altura da Rua Rodolfo Dantas, que estava bloqueada pela manifestação, foi aberta ao tráfego.


INTERNET - RN ganha novo site de turismo

IMG000000000032511
Novo e moderno define o portal de turismo do RN. Inaugurado nesta quinta-feira (12) e traduzido em cinco idiomas, o portal eletrônico oferece ao internauta todas as informações de destino, eventos e contatos para o turista. 

O site conta com imagem de 12 pontos turistico do Estado: Ponta Negra, Pipa, passeio de buggy em Jenipabu, parrachos de Maracajaú, São Miguel do Gostoso, Cajueiro de Pirangi, Galinhos, Mossoró Cidade Junina, Açude Gargalheiras (Acari), Baía Formosa, Lágea Formosa (São Rafael), e Serra do Lima (Patu). Sua interface foi criada para que não haja dificuldades na navegação. 

COPA - Falta pouco para começar A Copa das Copas. Desde 1982, Brasil estreia em Copas sempre com vitórias

Faltam poucos minutos para o início do jogo de abertura e há oito Copas que o Brasil não sabe o que é estrear em um Mundial sem vitórias. Desde 1982, o Brasil sempre estreia com vitórias.

Curiosamente, sete dessas oito vitórias em estreias foram contra equipes europeias. A exceção foi no Mundial da África do Sul em 2010, quando o Brasil estreou com vitória de 2 x 1 sobre a Coreia do Norte.

Outra curiosidade é que o Brasil não teve facilidade nessas estreias. As vitórias sempre vieram por um gol de diferença, com exceção do Mundial de 1994, justamente com uma das seleções mais contestadas a iniciar um Mundial dos últimos anos. Com vitória de 2 x 0 sobre a Rússia, a seleção quebrou o tabu de vencer por apenas um gol de diferença.

De 1938 a 1970, o Brasil também conseguiu uma boa série de vitórias em estreias. Foram sete triunfos em estreias, com três goleadas e apenas uma vitória por apenas um gol de diferença, o 6 x 5 contra a Polônia, em 1938.

O Brasil tem aproveitamento de 82,5% em estreias de Copa, perdendo em seu primeiro jogo apenas nos Mundiais de 1930 e 1934, justamente os primeiros da história.

Estreias do Brasil desde 1982:

1982 - Brasil 2 x 1 União Soviética
1986 - Brasil 1 x 0 Espanha
1990 - Brasil 2 x 1 Suécia
1994 - Brasil 2 x 0 Rússia
1998 - Brasil 2 x 1 Escócia
2002 - Brasil 2 x 1 Turquia
2006 - Brasil 1 x 0 Croácia
2010 - Brasil 2 x 1 Coreia do Norte

Fonte: PLACAR

NATAL - Paradas e alternativos lotados no início da greve dos ônibus

Primeiras horas do início da greve dos rodoviários de Natal, nesta quinta-feira (12), resultou em paradas e alternativos lotados. Apesar de o Sindicato dos Rodoviários (Sintro/RN) garantir que 30% da frota estará disponível pela população, os primeiros ônibus só começaram a sair às 6h - 1h30 depois do horário normal.

Em paradas como a do gancho do Igapó, a situação é crítica: nem os alternativos estão conseguindo atender a demanda. Lotados, não conseguem nem fechar as portas. Há relatos de ônibus que nem param mais. A reportagem também flagrou dois ônibus fretados fazendo o percurso de coletivos sem autorização da Semob. "Já passaram três 26 e nenhum parou de tão lotado. Eu acho que os motoristas precisam defender o lado deles, mas é um desrespeito com a população", reclama a empregada doméstica Isicleia Tavares, 30 anos. Ela desistiu de ir trabalhar por causa da ausência de transporte coletivo.

a garagem da Guanabara, apenas 77 dos 254 ônibus devem ser liberados para rodar durante o dia. Os carros estão sendo liberados a cada 20 minutos, e farão viagens durante o dia todo. Segundo informações de um representante da empresa, que preferiu não se identificar, apenas um terço dos 500 funcionários esperados na garagem foram trabalhar na manhã de hoje. O primeiro ônibus, da linha Parque dos Coqueiros (77), foi liberado às 6h.

A orientação do Sintro, segundo o diretor Reinando José Avelino, é que os ônibus sejam liberados até às 9h. Depois, os motoristas devem se encaminhar para assembleia, na sede do sindicato, no Viaduto do Baldo. Será deliberado se os motoristas acatarão as propostas apresentadas ontem em reunião com os empresários, na sede do Ministério Público do Trabalho.
TN

ESTADO - Governadora recepciona delegação de Camarões

A Governadora Rosalba Ciarlini recepcionou nesta quinta-feira (12) a delegação de Camarões, que chega à Natal para o jogo da Copa do Mundo Fifa 2014 que será realizado amanhã, na Arena das Dunas.

A Chefe do Executivo foi a primeira autoridade potiguar a cumprimentar os jogadores e integrantes da comissão técnica ainda na pista de pouso da Base Aérea, em Parnamirim.

Rosalba Ciarlini desejou boa sorte aos jogadores e comemorou o fato de que todos os preparativos de responsabilidade do Governo do Estado foram cumpridos, o último deles, a instalação das arquibancadas móveis teve sua liberação após fiscalização realizada pelo Corpo de Bombeiros na manhã desta quinta-feira. "Está tudo pronto, agora podemos aproveitar esse momento tão importante para o Rio Grande do Norte que é a realização da Copa", destacou a Governadora.

A seleção de Camarões enfrenta o México na próxima sexta-feira, às 13h, na Arena das Dunas. Essa é a primeira das quatro partidas que serão disputadas pelo mundial de futebol na capital potiguar.
fotos: elisa

COPA - Presidente da FIFA e comitiva foram barrados na entrada do estádio Itaquerão

O presidente da Fifa, Joseph Blatter experimentou hoje, em São Paulo, a dura vida de quem não tem poder algum. Blatter e sua comitiva foram barrados, agora há pouco, na entrada da área reservada às autoridades do Itaquerão.

A turma não apresentou o cartão de acesso às cadeiras dos super vips e foi impedida de entrar pelos seguranças. O constrangimento durou cinco minutos, tempo em que Blatter ficou esperando na porta, até que um de seus assessores trouxesse as credenciais. Cumprido o ritual do cara crachá, Blatter e a comitiva foram autorizadas a retomar a vida de privilegiados.


Com informações de Lauro Jardim

ALTO DO RODRIGUES - Ás 16h encerra o expediente do Supermercado Soberano, aproveite e faça suas compras!


Falta pouco mais de uma hora para você aproveitar nossa loja aberta e fazer suas compras. Às 16h, uma hora antes do início do jogo do Brasil, o Supermercado Soberano encerra às atividades de hoje, voltando ao normal, amanhã, a partir das 07h.

NATAL - Sem acordo, motoristas e cobradores de ônibus mantêm greve em Natal

Motoristas e cobradores de ônibus não aceitaram a proposta de 5,82% de reajuste feita pelo Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros de Natal (Seturn) e decidiram pela manutenção da greve. A categoria inicou a paralisação das atividades nesta quinta-feira (12).

Ainda na manhã desta quinta, representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Passageiros do Rio Grande do Norte (Sintro/RN) participaram de uma reunião no Ministério Público do Trabalho com os diretores do Seturn e mais uma vez não houve acordo.

A secretária de Mobilidade Urbana de Natal, Elequicina Santos, afirmou que irá autorizar o uso de transportes alternativos, como escolares e vans, para o transporte de passageiros a partir desta sexta-feira (13). Os detalhes sobre a portaria serão publicadas no Diário Oficial do Município nesta sexta. O motorista que desejar se cadastrar, deve procurar a Central do Usuário da Semob, na Esplanada Silva Jardim, nº 138, no bairro da Ribeira.

Já o Seturn, ingressou com uma ação na Justiça pedindo que seja mantido o mínimo de 70% da frota nos horários de pico, das 5h às 9h e das 16h às 20h.


BARAÚNAS - Prefeito interino comunica "invasão" na sede da prefeitura municipal

O prefeito interino Tertulo Alves, de Baraúna, comunica que antes de ser notificado da decisão e o Acordão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ser publicado no Diário Eletrônico da Justiça, pessoas alheias a administração pública de Baraúna invadiram a sede da Prefeitura Municipal.

A invasão aconteceu ainda na noite desta quarta-feira, 11, logo após a decisão do ministro Luiz Fux determinando o retorno da prefeita cassada e afastada Antônia Luciana ao cargo de prefeita municipal. 

Para evitar dano ao patrimônio público, Tertulo Alves solicitou reforço no contingente da Policia Militar de Baraúna na manhã desta quinta-feira, 12. 

Tertulo Alves informa ainda que tão logo seja notificado da decisão do TSE, inicia o processo de transição de governo.

Atenciosamente
A Assessoria de Comunicação



ALTO DO RODRIGUES - Música ao vivo, TV de 60', cerveja gelada só no Bar do Mano


Com uma TV de 60 polegadas, ambiente climatizado, cerveja super gelada, o Bar do Mano sai na frente quando o assunto é oferecer opções para você, sua família e seus amigos, assistirem aos jogos da Copa do Mundo. Agendar aí a partir das 17h, você assiste o jogo de abertura entre Brasil e Croácia e após a partida super show com Taildo Show.

Bar do Mano torcendo com você rumo ao hexa.

ALTO DO RODRIGUES – Em clima da Copa Escola faz mobilização contra a explosão do trabalho infantil

 
Com o tema: "Todos juntos contra o trabalho infantil", a escola municipal Monsenhor Walfredo Gurgel realizou nesta manhã, um desfile cívico pelas principais ruas do centro da cidade para lembrar o Dia Mundial de Combate à Exploração do Trabalho Infantil, comemorado hoje, 12 de junho.

Aproveitando o momento vivenciado por todo o planeta com o maior espetáculo da terra, que é Copa do Mundo, que este ano acontece no Brasil, o desfile também explora o tema com os alunos vestidos com o uniforme da Seleção Brasileira e carregando bandeiras simbólicas que representam os países participantes do mundial.
Secretária Irani Cunha, na calçada, acompanha o desfile no clima da copa
  Banda Marcial abriu desfile 

 pais e alunos participando do desfile

veja outros flashs

Texto: Kefas Emanuel - fotos: Sueldo Cabral

ALTO DO RODRIGUES - Supermercado Soberano avisa aos clientes


Nos dias de jogos do Brasil, você poderá fazer suas compras tranquilamente até uma hora antes do início da partida, sem fechar para o almoço, abrindo normalmente no dia seguinte.

ALTO DO RODRIGUES DE LUTO - Faleceu no início desta madrugada, Ailton dos Santos, o popular Biro-Biro

Biro-Biro faleceu neste início de madrugada de quinta-feira - Fot: Sueldo Cabral
Faleceu neste início de madrugada de quinta-feira, o comerciante Ailton dos Santos, com idade aproximada de 36 anos. Primeiras informações colhidas pela nossa equipe no hospital-maternidade Maria Rodrigues de Melo é que Biro-Biro, como era mais conhecido na cidade, faleceu vítima de um endema pulmonar agudo. 

A qualquer momento, outras informações sobre a morte de Biro-Biro

ALTO DO RODRIGUES - Prefeito Abelardo Rodrigues prestigia festa de Escola e aniversário de correligionário

Vanderleia, Mocinha, Rita, Abelardo, João Maria de Tabatinga e dona Cícera
Antes de ir à Tabatinga, o prefeito Abelardo esteve prestigiando a festa junina da Escola Estadual Professor Luis Carlos. O prefeito cumprimentou a diretora da instituição escolar, professora Elizabeth além de professores e alunos da Escola e em seguida, seguiu para o aniversário de João Maria de Tabatinga.

O prefeito Abelardo conversando com a diretoria da Escola
Depois de prestigiar a festa junina da Escola Luis Carlos, o prefeito Abelardo acompanhado da esposa e primeira-dama Rita Martins, foram até o distrito de Tabatinga, para levarem um abraço e parabenizar o correligionário João Maria de Tabatinga como é mais conhecida. 

João Maria ofereceu ao casal e sua comitiva composta por Vanderleia, Jefte e Mocinha, um delicioso jantar. O casal presenteou João Maria de Tabatinga

João Maria Barbosa de Brito é casado com dona Maria Cícera e completou no dia de ontem, 52 anos de vida, pai de 3 filhos e avô de cinco netos, João Maria é uma das fortes lideranças políticas, tendo sido candidato à vereador em duas oportunidades.

Antes de ir embora, o prefeito Abelardo assinou o livro de presença na festa junina da Escola

quarta-feira, 11 de junho de 2014

ALTO DO RODRIGUES- Aniversariante do dia: Wilson Filho

Nosso aniversariante de hoje (11), ladeado pelo pai Wilson e pela mãe Talita
Ainda em tempo de parabenizar o garoto Wilson Filho, o pimpolho do casal Wilson e Talita. Queremos parabenizar esse garoto que adora esportes radicais e também, futebol. Que Deus possa lhe encher de bençãos com muita saúde, sabedoria e muitos (e muitos) anos de vida.

JUSTIÇA - Barbosa manda retirar advogado de Genoino do plenário do Supremo

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, mandou que os seguranças da corte retirassem o advogado do ex-deputado José Genoino (PT-SP) do plenário durante a sessão desta quarta-feira (11)

Depois de Barbosa ter anunciado o início do julgamento de ações sobre mudança nas bancadas dos estados na Câmara, o advogado Luiz Fernando Pacheco foi à tribuna e pediu autorização para falar.

Pacheco não estava inscrito para falar, mas ele subiu à tribuna mesmo assim. O advogado   reivindicou que fosse colocado na pauta desta quarta recurso de Genoino que pede para sair do presídio da Papuda e voltar para a prisão domiciliar. Nesta segunda (10), a defesa já tinha pedido que o caso fosse analisado com "urgência" em razão da suposta piora do estado de saúde do ex-deputado.

"Execuções penais têm precedência sobre outras ações", argumentou Pacheco. Barbosa disse, então: "Isso não está pautado". E o advogado retrucou: Não está pautado e por isso mesmo é..." Barbosa interrompeu: "Vossa excelência veio pautar?"

E o advogado respondeu: "Eu venho rogar a vossa excelência que coloque em pauta. Já há parecer do procurador-geral favorável à prisão domiciliar desse réu, desse sentenciado. Vossa excelência deve honrar esta Casa e trazer a seus pares o exame da matéria."

Barbosa, então, disse: "Eu agradeço a vossa excelência..", mas o advogado continuou. O presidente do Supremo fez outra tentativa para que ele parasse de falar e mandar cortar o som do microfone. Mesmo assim, Pacheco prosseguiu: "Pode cortar a palavra que eu vou continuar falando".
Barbosa pediu então à segurança que retirasse o advogado do plenário. "Segurança, tira..."
O advogado, então, disse aos berros: "Isso é abuso de autoridade!
Joaquim Barbosa respondeu: "Quem está abusando de autoridade é vossa excelência. A República não pertence a vossa excelência. [...] Quem está abusando de autoridade é vossa excelência. A República não pertence a vossa excelência e nem à sua grei [seu grupo], saiba disso", reagiu Barbosa.

Na saída do plenário, acompanhado pelos seguranças, o advogado afirmou que Barbosa não coloca  o recurso em pauta e que "sonega ao réu a jurisdição".

"Não traz em pauta o processo porque sabe que será vencido. Então, a nossa manifestação hoje foi nesse sentido. No sentido de que ele traga ao plenário o agravo para que o Supremo Tribunal Federal, e não só a sua figura nefasta, julgue se José Genoino deve morrer na cadeia ou se pode cumprir prisão domiciliar."

O advogado disse que o presidente do Supremo usou de "truculência" para retirá-lo do plenário. "Ele com toda a sua truculência mandou me retirar do Supremo Tribunal Federal. Recebo isso com honra. Cada pedra lançada a mim por esse homem eu recebo como uma medalha."

 g1.com

ECONOMIA - Banco Central lança aplicativo para verificação de cédulas

O aplicativo Dinheiro Brasileiro foi lançado pelo Banco Central do Brasil, nesta quarta-feira (11),  para fornecer informações sobre os elementos de segurança do dinheiro, além de facilitar o reconhecimento das cédulas de Real pela população brasileira e pelos turistas estrangeiros.

Disponível gratuitamente na App Store e na Google Play Store, o programa facilita ao usuário verificar as informações em caso de dúvida. Entretanto, o aplicativo não tem a capacidade, nem a finalidade, de verificar automaticamente a autenticidade das notas. 

Ao posicionar o smartphone ou o tablet sobre a cédula, o "Dinheiro Brasileiro" identifica a nota por comparação de imagem. Em seguida, mostra os elementos de segurança que devem ser observados. O sistema está disponível em português, inglês e espanhol. 

As cédulas do Real contêm diversos elementos de segurança de fácil identificação, por exemplo, o número escondido – numeral com o valor da nota – fica visível quando ela é colocada na posição horizontal, na altura dos olhos, em local com bastante luz. Já a marca-d’água revela o valor da nota e a imagem do respectivo animal. O alto-relevo pode ser sentido pelo tato em diversas áreas das notas.
Câmbio legal

Também foi lançada, pelo Banco Central, uma nova versão do aplicativo Câmbio Legal (Google Play StoreApp Store) criado no ano passado.  A ferramenta para dispositivos móveis, além de localizar pontos de compra e venda de moeda estrangeira, conta com novas funcionalidades.

A partir de agora é possível consultar o Valor Efetivo Total (VET) cobrado nas operações de câmbio nas instituições desejadas. O aplicativo também faz a conversão em mais de 160 moedas diferentes e mostra o histórico das cotações realizadas.

BRASIL - Ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa volta a ser preso pela PF

O ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa voltou a ser preso nesta quarta-feira pela Polícia Federal. A prisão ocorreu no Rio de Janeiro. A prisão foi fundamentada na acusação de que havia risco de fuga e de qie Costa teria escondido da polícia que tinha um passaporte português e contas na Suíça com saldo de U$ 23 milhões. 

A informação foi dada pelo deputado Fernando Francischini, que acompanha a sessão da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) Mista com a presidente da Petrobras, Graça Foster. Foi confirmada pelo juiz Sergio Moro da 13ª Vara da Justiça Federal do Paraná.

Na terça-feira, Costa esteve na CPI da Petrobras do Senado para prestar esclarecimentos. Ele disse não ter contas no exterior. Nesta quarta, porém, a Suíça teria bloqueado US$ 23 milhões do ex-executivo, em contas que ele manteria fora do país.

Na CPI, Costa deu explicações confusas sobre algumas acusações, como o fato de a Polícia Federal ter encontrado, em sua residência, mais de R$ 1,2 milhão em dinheiro vivo, quando a Operação Lava-Jato foi deflagrada e ele foi preso, no dia 17 de março. Parte desse valor estava em reais (R$ 762 mil) e outra parte, em dólares (US$ 181 mil), além de 10,8 mil euros. "Eu tinha necessidade de ter dinheiro vivo para fazer uma série de negócios dentro da empresa, de pagamento de impostos, pagamento de uma série de coisas", justificou.

Ao falar sobre os US$ 181 mil em espécie, Costa não mencionou a origem do dinheiro - nem foi perguntado sobre isso -, mas disse que essa é uma situação comum. "Essa quantidade de dólar aqui foram dólares que nos meus 35 anos de Petrobras eu economizei. Eu deixei esse dinheiro como uma garantia, como vários de nós têm dólares guardados em casa", disse.


EDUCAÇÃO - ProUni: Número de candidatos inscritos ultrapassa 509 mil

O último balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) informa que 509.832 estudantes já se inscreveram na segunda edição 2014 do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os registros foram efetuados 11h desta quarta-feira (11) e número já é superior ao total registrado na mesma edição de 2013, quando 436.941candidatos efetuaram a inscrição.

Nesta edição, são oferecidas 115.101 bolsas em 22.139 cursos de 943 instituições particulares, 28% a mais em relação a edição do ano passado. Interessados em concorrer a bolsas de estudo devem devem se inscrever no site do programa até as 23h59 de hoje.

Das 115.101 bolsas disponíveis, 73.601 são integrais e 41,5 mil parciais. Esta edição do programa conta com 943 instituições participantes, que oferecem 22.139 cursos. Os de maior oferta são administração (13.168 vagas), engenharias (12.362), direito (7.887), pedagogia (7.725) e ciências contábeis (6.865).

Sobre o programa
O ProUni oferece bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições particulares de educação superior que ofereçam cursos de graduação e sequenciais de formação específica. Podem fazer a inscrição os egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular, como bolsista. A seleção ocorre duas vezes por ano.

Para se inscrever na segunda edição de 2014 do programa, o candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas. Além disso, não pode ter tirado nota zero na redação. No momento da inscrição, será necessário informar o número de inscrição e a senha usados no Enem.

As bolsas integrais são para estudantes com renda familiar por pessoa de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais, a renda familiar deve ser até três salários mínimos por pessoa. Professores da rede pública em efetivo exercício do magistério da educação básica estão dispensados dos requisitos de renda para bolsas em cursos de licenciatura.

Cronograma da 2ª edição do ProUni 2014

Inscrições: de 9 a 11 de junho

Resultado da primeira chamada: 15 de junho
Comprovação de informações: de 16 a 24 de junho
Resultado da segunda chamada: 4 de julho
Comprovação de informações: de 4 a 11 de julho
Adesão à lista de espera: 21 e 22 de julho
Comprovação de informações dos candidatos em lista de espera: 29 e 30 de julho