Memorial às vítimas de Covid

sábado, 26 de abril de 2014

ALTO DO RODRIGUES - Maior espetáculo teatral da região acontece neste domingo O Alto da Paixão

Não esquecendo que amanhã, teremos o espetáculo O Alto da Paixão, peça teatral sob a coordenação da atuante vice-prefeita Emilia Patrícia, acontecerá na cerâmica Penalto a partir das 20h.

ESTADO - Sindicer-rn busca parcerias com a UFRN para fortalecimento do setor cerâmico

Com o intuito de ampliar a difusão de informações sobre a usabilidade da cerâmica vermelha e a relevância do produto para a economia do estado, o Sindicer-rn também busca diálogos com o ambiente acadêmico. Nesta semana, o presidente Vargas Soliz se reuniu com professores do Departamento de Engenharia de Materiais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

As conversas foram com a coordenadora dos cursos técnicos do Pronatec na instituição, Kessia Silva, e com o professor Alberto Paskocimas, que estão montando a estrutura curricular e o lançamento de um curso técnico em cerâmica, no campus central da UFRN.

Na oportunidade, Vargas colocou as cerâmicas associadas ao sindicato à disposição da universidade, para que possam servir como ponto de apoio para visitas técnicas e estágios.

O presidente acredita que a inserção de profissionais qualificados no mercado tem influencia direta na melhoria na gestão das fábricas e na qualidade dos produtos e que, por isso, o Sindicer-rn tem o dever de auxiliar no projeto. "É a forma mais correta de suplantar os aventureiros do setor, qualificando equipes e investindo na certificação”, pontua Vargas Soliz.


ALTO DO RODRIGUES - Alvimar Farias e Karla Patrícia é a atração da Praça da Alimentação

começa às 21h30

SAÚDE - Neste sabadão, a pedida é Açaí e sanduiche do melhor point da cidade, a sorveteria Nascimento.


ESPORTE - ABC enfrenta logo mais o Boa Esporte/MG no Iberezão, em Santa Cruz

ABC enfrente o Boa Esporte nesta noite

Para a segunda partida do ABC na Série B do Campeonato Brasileiro, o técnico Zé Teodoro relacionou 23 jogadores. A partida contra o Boa Esporte-MG acontece neste sábado (26), às 21h, no estádio Iberezão, em Santa Cruz/RN.

As novidades entre os relacionados são a presença do zagueiro Vinicius, da equipe Sub-17, e do meia Xuxa, recém contratado.

Relacionados:

Goleiros: Gilvan e Camilo;
Laterais: Patrick, Luciano Amaral e Ayrton;
Zagueiros: Samuel, Suéliton, Marlon, Robson e Vinicius;
Volantes: Michel Schmoller, Daniel Amora, Somália, Liel e Renan Silva;
Meias: Octávio, Moisés e Xuxa;
Atacantes: Dênis Marques, Gilmar, Lúcio Flávio, João Henrique e Beto.

ESPORTE - América perde para o Oeste-SP e deixa escapar invencibilidade

O América deixou escapar neste sábado a sua série de vitórias sob o comando do técnico Oliveira Canindé, jogando contra o Oeste-SP no estádio dos Amaros. O time paulista derrotou o Alvirrubro por 2x1 com um gol do atacante Borebi, já nos acréscimos. Os outros gols da partida foram marcados pelo meio campo Jeferson Paulista e pelo atacante Cleber, do América. 

O primeiro tempo de jogo foi tranquilo e sem gols, a segunda etapa seguia da mesma forma até que aos 44 minutos Cléber cabeceou e marcou para o time de Natal. Quando todos acreditavam que o jogo terminaria empatado, Fernandinho tocou para Borebi que garantiu a vitória do Oeste-SP aos 46 minutos.

Na próxima rodada do Brasileirão o América encara o clássico contra o ABC, em partida que será usada como teste para a Copa do Mundo na Arena das Dunas. Com a derrota o time potiguar fica em 4º lugar na tabela de classificação.

Ficha técnica
Oeste (2) Paes; César Gaúcho, Henrique Mattos e Cris; Eric, Nando Carandina, Leandro Melo, Luis Miguel e Fernandinho; Borebi e André Luiz. Técnico: José Macena.
América (1) Fernando Henrique; Marcelinho, Cléber, Edson Rocha e Wanderson; Márcio Passos, Dener, Fabinho e Artur Maia; Adriano Pardal e Max. Técnico: Oliveira Canindé.
Local: Amaros, Itápolis/SP

GOLS: Oeste: Jeferson Paulista, 28' e Borebi aos 46'
América: Cleber aos 44'
TN

NATAL - Nonato Negão & Companhia se apresentará logo mais no Tom Maior Botequim


ESPORTE - América joga neste momento contra o Oeste


Em partida válida pelo campeonato brasileiro da série "B", o time potiguar joga neste momento na cidade de Itápolis/SP, contra o time do Oeste. Jogo está no segundo tempo e o placar é 0 a 0.


GUAMARÉ - Prefeitura divulga programação oficial dos festejos de 52 anos de emancipação política

Ontem (25), a prefeitura de Guamaré, através da Secretaria de Turismo, reuniu os blogueiros do município para informar a programação oficial das festividades alusiva aos 52 anos de emancipação política de Guamaré.

Toda a programação será voltada para a população de Guamaré, e será realizada de forma integrada com todas as secretarias do município.

As festividades serão realizadas no espaço de eventos em frente ao estádio de futebol.

Durante toda a programação serão apresentados shows artísticos e humorísticos com artistas locais e do estado, além de um dia dedicado as crianças

A programação será focada para mostrar a cultura de Guamaré, para isso serão montadas estandes com quadros, artes, arquivo fotográfico e outras informações sobre a aos 52 anos de emancipação política de Guamaré.

Confira a programação oficial.

PROGRAMAÇÃO OFICIAL DAS FESTIVIDADES ALUSIVAS AOS 52 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE GUAMARÉ.

Dia 1º de Maio (Quinta-feira) - Caminhada organizada pela secretaria de esportes, saúde e educação - com a presença de Marcio Atalla - Medida Certa.

Saída da entrada de Salina da cruz, com um pelo um mini trio acompanhando toda a programação e falando da importância de cuidar da saúde além do trabalho.
Organização: Secretaria de Esportes e Secretaria de Turismo

Dia 02 de Maio (Sexta-feira) - Exposição alusiva aos 52 anos de emancipação política de Guamaré e shows humorísticos.

Horário: das 16:00h as 21:00h (Abertura da exposição e apresentação culturais)
20:00h - Apresentação da companhia de danças Macambarais.
21:00h - Apresentação do artista local cordelista Francisco de Betânia 
21:30h- Show humorístico com o artista Malfado Pinto

Dia 03 Maio (Sábado) - Exposição alusiva aos 52 anos de emancipação política de Guamaré e shows humorísticos.

Horário: das 16:00h as 21:00h (Abertura da exposição e apresentação culturais)
23:00h - Show com forró de Griff e Serginho Lisboa

Dia 04 Maio (Domingo) - Espaço infantil com show da Tropa Trupe

Horário: das 17:00h - Uma tarde dedicada as crianças com parque infantil.

Dia 05 Maio (Segunda-feira) - Exposição alusiva aos 52 anos de emancipação política de Guamaré e shows humorísticos.

Horário: das 16:00h as 21:00h (Abertura da exposição e apresentação culturais)
20:00h - Apresentação da orquestra Petrobras
21:00h - Apresentação de Show com Kristal- The voice

Dia 06 Maio (Terça-feira) - Exposição alusiva aos 52 anos de emancipação política de Guamaré e shows humorísticos.

22:00h - Forró do Amasso
00:00h - Show pirotécnico
00:20h - Dorgival Dantas
02:00h - Forró Rapaziada

Dia 07 Maio (Quarta-feira) - Momento cívico e religioso

00:08h - Hasteamento da bandeira
Local: Prefeitura de Guamaré
18:00 -Ato ecumênico em homenagem aos 52 amos de emancipação política de Guamaré.
Igrejas locais

Realização:


PENDÊNCIAS - Município preparado para o dia "D" da campanha de vacinação da gripe

A secretaria municipal de Saúde sob o comando de Ricardo Alves inicia hoje, acompanhando a campanha nacional de vacinação da gripe e disponibiliza em todos os postos de saúde a vacina da gripe.

O público-alvo que precisa tomar a vacina da gripe é o seguinte:

 Pessoas com 60 anos ou mais 
 Mulheres no período pós-parto (45 dias)
 Crianças de 6 meses a menores de 5 anos 
 Gestantes
 Portadores de doenças crônicas (diabetes, hipertenso, etc)

A campanha de vacinação é realizada no período que antecede o inverno porque a criação de anticorpos ocorre entre duas e três semanas após a aplicação da dose. O período de maior circulação da gripe é de final de maio a agosto.  As pessoas com doenças crônicas devem apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS deverão se dirigir aos postos em que estão registrados, sem a necessidade de prescrição médica.

A vacinação contra gripe é uma importante ação de prevenção da gripe, mas não dispensa medidas básicas de proteção. São cuidados simples, como lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar, evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.

A transmissão da gripe acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

Em caso de síndrome gripal, deve-se procurar um serviço de saúde o mais rápido possível. Também é importante lembrar que, mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe - especialmente as integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações - devem procurar, imediatamente, o médico. Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.

ALTO DO RODRIGUES - Daqui a pouco o secretário de Agricultura no programa Conversando Com o Seu Prefeito

O entrevistado de hoje, 26, no Programa Institucional Conversando Com o Seu Prefeito, será o secretário municipal de agricultura. 

Francisco Paiva ou Bão, como é mais conhecido levará ao conhecimento da população as principais ações do governo na área da agricultura, tanto na zona urbana como na área rural.

O Conversando Com o Seu Prefeito vai ao ar daqui a pouco, das 12 às 13h, na rádio "comunitária" FM Ouro Negro de Alto do Rodrigues que cumpre uma determinação judicial. 

O programa tem a direção do secretário municipal de comunicação Abelardo Neto, locução e apresentação do radialista e adjunto da comunicação, Giovani Filho


ALTO DO RODRIGUES - Informes da Secretaria Municipal de Educação

Secretaria da Educação garante cumprimento do terço da hora atividade para os professores da rede municipal de ensino
A Secretaria de Educação de Alto do Rodrigues concluirá ainda este mês a implantação de 1/3 (um terço) de hora atividades para todos os professores da rede municipal de ensino. A redução já é concedida aos professores que atuam do (6º. ao 9º. ano) desde o inicio do ano letivo, agora chegou à vez dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) fazer jus ao benefício. 

Este é mais um compromisso do Prefeito Abelardo Rodrigues Filho, aplicando a Lei Federal Nº 11.738, conhecida como Lei do Piso que garante a redução da carga horária desses profissionais. Com a nova carga horária de trabalho os professores terão que dedicar um terço da jornada semanal de atividades para planejamento na escola. 

Com o cumprimento da redução da carga horária a Secretaria de Educação fará alguns ajustes necessários para o cumprimento das 200 horas/aulas que os alunos têm garantidos por lei. Apesar de todos os desafios, a gestão “Construindo um Novo Tempo” mantém o compromisso de cumprir todas as ações voltadas aos profissionais da educação.

Confraternização das Páscoa na educação
As dirigentes da educação Irani Cunha (secretária), Francinalda Ambrósio (Adjunta) promoveram na manhã de hoje (25) uma confraternização com os colaboradores e gestores escolares, na sede da Secretaria de Educação, para celebrar a Páscoa e refletir sobre o que esse momento bíblico representa para todos nós. 

Na ocasião, o Pastor Adriano (chefe de gabinete) deixou uma à mensagem para grupo e nos presentou com uma apresentação de voz e violão. O encerramento contou com um delicioso café da manhã e presentes distribuídos aos participantes. 


































fotos e texto via blog da secretaria municipal de educação (http://educalto2013.blogspot.com.br/)

ALTO DO RODRIGUES - Secretaria de Saúde inicia hoje o dia "D" da campanha de vacinação contra a gripe

A secretaria municipal de Saúde sob o comando de Maria Auxiliadora da Silva Sena, inicia hoje a campanha nacional de vacinação da gripe. Deverão ser vacinados quase três mil pessoas em todo o município e todos os postos de saúde da cidade, além dos distritos de Tabatinga e São José já estarão prontos para atender à população a partir das 08h. Nos distritos de Barrocas e Canafístula, a vacinação será feita casa a casa na próxima semana.

De acordo com os dados oficiais da secretaria de saúde o número de pessoas por público-alvo são os seguintes:
206 crianças de menos de seis meses a menos de dois anos
627 crianças com idade de 2 a 5 anos
205 trabalhadores da saúde
103 gestantes
17 mulheres no período pós-parto (45 dias)
1189 idosos com idade de acima dos 60 anos
606 pessoas portadores de doenças crônicas (diabetes, hipertensos, câncer ou aids)

A campanha que começa daqui a pouco segue até o dia 09 de maio. É necessário levar a carteira de vacinação e se tiver doenças crônicas, precisa levar documento comprovando a doença.

A campanha de vacinação é realizada no período que antecede o inverno porque a criação de anticorpos ocorre entre duas e três semanas após a aplicação da dose. O período de maior circulação da gripe é de final de maio a agosto.  As pessoas com doenças crônicas devem apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS deverão se dirigir aos postos em que estão registrados, sem a necessidade de prescrição médica.

A vacinação contra gripe é uma importante ação de prevenção da gripe, mas não dispensa medidas básicas de proteção. São cuidados simples, como lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar, evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.

A transmissão da gripe acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

Em caso de síndrome gripal, deve-se procurar um serviço de saúde o mais rápido possível. Também é importante lembrar que, mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe - especialmente as integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações - devem procurar, imediatamente, o médico. Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.

POLÍTICA - Promotor eleitoral Fábio Weimar Thé opina pela cassação da prefeita e do vice Baraúna

O promotor eleitoral Fábio Weimar Thé deu parecer favorável para cassar o mandato de prefeita de Antônia Luciana, do PMDB, e do vice Edson Barbosa, do PV, no município de Baraúna, por compra de votos e abuso de poder economico na eleição de 2012.

Luciana perdeu a eleição para Isoares Martins, do PR, porém este terminou cassado e como não conseguiu mais de 50% dos votos, ela assumiu o cargo recentemente, por ter ficado em segundo lugar.
O processo já deveria ter sido julgado, porém isto não aconteceu devido aos processos de suspeição que seus advogados ingressaram na Justiça Eleitoral contra o juiz José Herval Sampaio Junior, da 33a Zona Eleitoral de Mossoró.

Estes processos, assim como aconteceu no outro referente a eleição de Mossoró, terminaram arquivados por falta de fundamentação legal. Com isto, o processo voltou a tramitar, sendo concluído para o promotor eleitoral dá o parecer.

O parecer do promotor foi entregue na tarde desta sexta-feira, 25, ao chefe do cartório da 33a Zona Eleitoral Luiz Sérgio. O próximo passo é o juiz Herval Sampaio decidir se cassa ou não o mandato da prefeita Antônia Luciana.

No caso de cassação, Baraúnas também terá eleições suplementares, assimo como já aconteceu em Serra do Mel e agora está em campanha para acontecer em Mossoró.

 defato

LUTO - Ex-técnico do Barcelona, Tito Vilanova morre aos 45 anos

Tito Vilanova lutava contra um câncer na glândula parótida desde 2011O ex-técnico do Barcelona Tito Vilanova morreu nesta sexta-feira (25), aos 45 anos de idade, depois de passar por uma cirurgia de urgência na garganta ontem à noite.

Vilanova lutava contra um câncer na glândula parótida desde 2011 e estava internado desde a manhã da quinta-feira, em virtude de problemas gástricos gerados por um tumor. Ele foi operado com urgência, mas não resistiu e veio a óbito nesta sexta-feira.

Tito Vilanova foi auxiliar técnico do Barça quando Pep Guardiola era o técnico do clube, entre 2008 e 2012. Após a saída de Guardiola, Vilanova assumiu o cargo de técnico do Barcelona, entre abril e dezembro de 2012, quando se afastou do futebol para o tratamento da doença. Em março de 2013 ele retornou ao Camp Nou, onde permaneceu no comando da equipe até julho. Neste mês, ele deixou o comando técnico blaugrana para tratar somente do câncer.

Em nota oficial o clube lamentou o fato e prestou solidariedade à familia do ex-treinador. "O clube deseja expressar as mais profundas condolências à família de Tito Vilanova , que compartilhou os momentos de dor , juntamente com os amigos e os fãs do Barcelona. Por vontade da família Vilanova , por favor, respeitem seu desejo de viver na mais estrita intimidade estes momentos após a morte".
tribunadonorte

sexta-feira, 25 de abril de 2014

ALTO DO RODRIGUES - Secretaria de Saúde realiza amanhã mobilização do dia "D" na vacinação contra a gripe


São quase três mil pessoas que deverão ser vacinadas, a partir de amanhã, em todos os postos de saúde da cidade, e na zona rural em Tabatinga e São José. Nos distritos de Barrocas e Canafístula, a vacinação será feita casa a casa na próxima semana. A campanha que começa amanhã vai até o dia 09 de maio. É necessário levar a carteira de vacinação e se tiver doenças crônicas, precisa levar documento comprovando a doença.

O público-alvo que precisa tomar a vacina da gripe é o seguinte:

Pessoas com 60 anos ou mais 
Mulheres no período pós-parto (45 dias)
Crianças de 6 meses a menores de 5 anos 
Gestantes
Portadores de doenças crônicas (diabetes, hipertenso, etc)

SAÚDE - Sorveteria Nascimento com o melhor açaí e o mais gostoso sanduiche da cidade, comprove!!!


ALTO DO RODRIGUES - Grande expectativa para a realização do espetáculo "O Alto da Paixão"

Sob a coordenação da atuante vice-prefeita do município Emilia Patrícia, no próximo domingo, 27, na cerâmica Penalto no centro da cidade, acontecerá o espetáculo teatral "O Alto da Paixão", evento que já faz parte do calendário cultural do município.

São vários jovens que encenarão, todo o sofrimento que passou Jesus Cristo. Evento contará com uma grande estrutura, conseguido pela garra e determinação da vice-prefeita Emilia Patricia.

HUMOR - NASA apresenta elevador gigante que ligará o planeta Terra à Lua

Terra e Lua ficarão bem mais próximas, graças a um elevador de alta tecnologia que vem sendo construído pela NASA. A ideia é promover viagens entre a Terra e a Lua em curto prazo de tempo, tornando possível o sonho de muita gente de passar um feriadão, por exemplo, fora do planeta Terra.

O elevador viajará há 5 mil km por hora dentro de uma estrutura criada por engenheiros da NASA. 


Para o cientista cazaquistanês, Alaberto Aussien, a ideia é ousada mas a NASA esqueceu de pontos importantes, como a rotação da Terra, que pode atrapalhar a chegada das pessoas na Lua, fazendo com que estas pessoas sejam jogadas no espaço. 

A NASA disse que só vai se pronunciar sobre o assunto após iniciar os primeiros testes. A empresa americana também busca por cobaias para testar o elevador. A FIFA se propôs a fazer uma parceria, emprestando os voluntários da Copa (que trabalharão gratuitamente para a FIFA) para realizar os testes.

Essa noticia não deve ser usada como fonte de informação, servindo apenas para o entretenimento do leitor via g17