Memorial às vítimas de Covid

sábado, 8 de novembro de 2014

RELIGIÃO - Sabatistas inscritos no ENEM farão a prova às 18h

Os evangélicos da Igreja Adventista do 7º Dia que se inscreveram para participar do ENEM só irão começar a fazer as provas a partir das 18h. Durante o período da tarde, os estudantes precisam permanecer sentados em seus locais de prova e não podem manter comunicação. No ano passado, os inscritos ocuparam 13 salas em Natal, mas não foi permitido nenhum tipo de manifestação religiosa, como por exemplo realizar o culto ao pôr do sol do sábado, costume dos adventistas, nem mesmo foi permitido ler a Bíblia.

No Rio Grande do Norte, o grupo dos sabatistas inclui adventistas do sétimo dia e judeus ortodoxos. É permitido que eles levem água e comida. Mesmo assim, alguns chegaram ao local sem alimentação. "Eu me esqueci de trazer comida. A água eu acabei de ganhar uma garrafinha, mas vou comprar mais algumas e uns sanduíches para comer durante a tarde", disse Alexsandro Cruz, de 30 anos.

Como forma de apoio, além das orações que estarão sendo feitas nos templos pelos demais fiéis, para todos os candidatos, a Agremiação dos Universitários Adventistas do Rio Grande do Norte, armou uma tenda à porta da instituição e distribuirá garrafas de água e abraços, como forma de motivação.

Em Natal, os sabatistas fazem o exame na UniFacex, localizada na Zona Sul da cidade. A estudante Fernanda Ferreira é uma das pessoas que se inscreveram como sabatistas. Ela reserva o período entre o pôr do sol da sexta-feira e pôr do sol do sábado para realizar atividades espirituais e ajuda humanitária. Segundo Fernanda, “esse momento é uma oportunidade de testemunhar a fé que tenho em Deus. Ele sabe o que é melhor para nós e estará ao nosso lado”.

A guarda do sábado faz parte da doutrina bíblica seguida pela Igreja Adventista do Sétimo Dia e é baseada na crença de que, ao terminar de criar o planeta Terra, Deus descansou no sétimo dia, o abençoou e o reservou para adoração. G1RN

Nenhum comentário: