Memorial às vítimas de Covid

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

ELEIÇÕES - Tropas federais vão reforçar segurança em mais três cidades

Virgílio Macedo explica que reforço é para evitar insegurança
O Tribunal Regional Eleitoral aprovou a solicitação feita por mais três zonas potiguares para o reforço da segurança com tropas federais no segundo turno do pleito. No primeiro turno, 37 zonas potiguares contaram com o Exército nas ruas no dia da eleição. Ontem a Corte aprovou o envio de tropas para Jardim de Piranhas, Santo Antonio e Pau dos Ferros.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Virgílio Macedo, explicou que o acréscimo dessas três zonas se deve ao relato feito por juízes de que no primeiro turno ocorreram problemas “sérios”. O magistrado observou que a cidade de Jardim de Piranhas é a terra natal do candidato a vice da chapa União pela Mudança (do candidato Henrique Alves), o deputado federal João Maia e na cidade há uma disputa muito acirrada entre duas famílias. Já em Pau dos Ferros a notícia que chegou ao Tribunal é que houve o assassinato de um militar, mas ainda não foi concluída a investigação para saber se tem relação com o pleito. “Santo Antonio não houve um fato extraordinário, mas foi um juiz da capital escolhido para ficar em Santo Antonio e tradicionalmente a cidade já tem uma situação política muito delicada”, observou.

O presidente do TRE confirmou que foi realizada esta semana uma reunião com os juízes dos 49 municípios onde é usada a biometria. “A reunião foi no sentido de orientar esses juízes para que eles disseminem a informação com aqueles que vão trabalhar para melhor acelerar o processo da biometria e colocar as pessoas mais destras para trabalhar”, destacou.

O presidente da Corte disse estar preocupado com a informação que foi postada em redes sociais de que o TSE estaria orientando os Tribunais Regionais a fazer troca das urnas. “Isso não é verdade. O TRE não vai substituir urna nenhuma, serão as mesmas urnas eletrônicas do primeiro turno”, destacou.

PREPARAÇÃO
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Virgílio Macedo, explicou que a fase de preparação para o segundo turno está concentrada nas urnas eletrônicas, inserindo as mídias para o segundo turno. 

“A fase que estamos agora é ultimando a consolidação do fechamento das urnas para que elas já sejam encaminhadas e já começaram a ser distribuídas para as zonas”, comentou. Ele disse que está faltando a distribuição na região metropolitana. 

O presidente do TRE destacou que a grande preocupação mesmo é saber usar a urna eletrônica com a biometria. Ele lembrou o caso de uma seção na cidade de Santo Antonio, que foi uma das duas no país onde a votação foi manual. “O que preocupa mesmo é que as pessoas saibam usar e como proceder com a urna eletrônica quando ela tiver um problema”, analisou.

O desembargador relatou que o episódio envolvendo a seção de Santo Antonio foi com um servidor experiente do TRE e que optou pela votação de papel quando a urna eletrônica apresentou o primeiro problema. “Para nós, do ponto de vista da tecnologia, isso foi um equívoco imperdoável. O funcionário era bem treinado, acredito que por ser o eleitor um delegado de polícia (que era quem deveria votar quando a urna apresentou problema) ele foi logo para urna de papel”, comentou.TN

Nenhum comentário: