Memorial às vítimas de Covid

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

ELEIÇÕES - Bispos do RN pedem responsabilidade no dia da eleição

Bispos de Mossoró, Natal e Caicó pedem voto consciente nas eleições
A três dias das eleições gerais de domingo, a Igreja Católica divulga nota na qual os bispos das três dioceses do Rio Grande do Norte chamam a atenção dos fieis para a responsabilidade na hora de votar. Para Dom Jaime Vieira Rocha (arcebispo de Natal), Dom Mariano Manzana (bispo de Mossoró) e Dom Antônio Carlos Cruz Santos (bispo de Caicó), a escolha dos cristãos, em relação ao candidatos, devem ser feitas “à luz dos valores do Evangelho” e, alertam, que não é adequado se abster do processo político das eleições diante de “falhas” verificadas em partidos e/ou políticos.

“Os partidos políticos, assim como as organizações da sociedade civil são indispensáveis à democracia. São as artérias pelas quais a cidadania constrói, oxigena e aperfeiçoa a democracia. Criminalizar os partidos políticos e as organizações da sociedade civil porque seus membros falham, é criminalizar o exercício da cidadania e, por consequência, mutilar a própria democracia,” afirmam os bispos. 

O Papa Francisco é citado, na nota, sobre a compreensão cristã que deve se ter da política: “ como uma das formas mais altas da caridade, porque busca o bem comum.” A escolha dos candidatos, lembram os bispos, “não é tarefa fácil” e sugerem, alem da  referência aos valores cristãos, o exame de “programas e propostas das coligações partidárias e ponderar elementos, especialmente aqueles de inegociável sensibilidade social, num momento em que o pobre e o excluído precisam ter prioridade de tratamento e destinações”. 

Os bispos ressaltam, ainda, que o voto não pode ter como base “apelos emotivos e falsas promessas dos candidatos “ e que “o ato de votar não encerra a nossa participação cidadã, mas requer ainda mais uma participação de todos na construção de um modelo de Estado republicano, fundado sob a cidadania”.

Nenhum comentário: