Memorial às vítimas de Covid

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

ESTADO - Diretores do Hospital da Mulher vão entregar os cargos ao secretário Estadual de Saúde

Os diretores do Hospital da Mulher Maria Parteira, em Mossoró, vão oficialmente entregar os cargos aos secretário estadual de Saúde Luiz Roberto Fonseca, nesta segunda-feira, 22. A informação foi confirmada pelos diretores. Eles já não suportam mais a carga exaustiva de trabalho.

O caos na obstetrícia começou em Mossoró com o fechamento da Casa de Saúde Dix Sept Rosado, no dia 4 de agosto, por falta de estrutura física na casa e o fim do contrato dos médicos (obstetras, pediatras e anestesiologistas) com a Prefeitura de Mossoró. A demanda de cerca de 600 partos mês de Mossoró era atendida 70% na CSDR e os outros 30% no Hospital da Mulher. Com o fechamento da CSDR, toda a demanda, especialmente da massa mais carente, foi para o Hospital da Mulher.

Mesmo com 50% dos partos sendo sendo drenados para outras cidades, ainda assim ficou muito no Hospital da Mulher. No mes de agosto, o direitor geral Inavan Lopes disse que foram feitos 299 partos, quase mil atendimentos no geral. O diretor médico Manoel Nobre revelou que durante este período já faleceram pelos menos três bebês que não tiveram onde nascer em Mossoró. Demonstrou, durante audiência na Câmara Municipal ao meio dia de sexta-feira passada, está exausto.

Dentro do Hospital da Mulher, conforme observou a presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Mossoró), Catarina Vitorino, a situação é de muito stress para as mulheres que procuram o local para ter seus bebês e também para os servidores. Os diretores Josa  Soares (administrativo), Inavan Lopes (diretor geral) e Manoel Nobre (diretor médico) disseram que ficam nos cargos até o secretário de saúde do Estado, Luiz Roberto Fonseca, designar novos diretores. 

Negociação
Nesta segunda-feira, 22, às 14h, os anestesiologistas vão se reunir na sede do Centro de Anestesiologia de Mossoró para decidir se aceitão ou não a proposta feita pela Prefeitura para eles retornarem as cirurgias eletivas e também os partos na CSDR. A negociação com os pediatras e obstetras já estão concluída. A Prefeitura está oferecendo R$ 1.900,00 por plantão de 12 horas e o pagamento dos R$ 602 mil que está atrasado até o dia 10 de novembro. Talvez seja pago antes. Extra-oficial, a informação que circula é que os anestesiologistas são voltam com os contratos assinados e o dinheiro na conta.

Nenhum comentário: