Memorial às vítimas de Covid

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

ALTO DO RODRIGUES - Secretaria alerta e responde dúvidas mais frequentes sobre a catapora

A secretaria municipal de Saúde realizou reunião no dia 27 de Agosto, às 08:30h, no auditório do PSF-3 para elaboração de Plano de Contingência da Varicela. Estiveram presentes profissionais da equipe da II URSAP/Mossoró, equipe do NASF, profissionais da Secretaria Municipal de Educação (diretores de escolas, professores), Secretaria Municipal de Assistência Social e os profissionais de Saúde da Atenção Básica do município (enfermeiros, agentes de saúde).

As ações do Plano de contingência da doença já tiveram início no dia seguinte, 28/08. Os profissionais de saúde, em parceria com a Educação e demais secretarias, estão realizando palestras como medida de prevenção em todas as escolas do município e  nas Unidades de Saúde.

O que é a catapora?
A catapora, também chamada varicela, é uma doença causada por um vírus que passa facilmente de uma pessoa a outra. Ela causa erupções na pele que parecem pequenas bolhas e causam coceira. As erupções normalmente começam no rosto, abdômen, peito ou costas e se espalham para outras partes do corpo. Junto com elas, normalmente há febre baixa, fadiga e um leve desconforto no corpo.
A catapora é perigosa?
Sim, pode ser. A catapora pode levar a infecção grave da pele, cicatrizes, pneumonia, lesão cerebral e até à morte. Complicações sérias (como pneumonia) são raras, mas são mais comuns em recém-nascidos, mulheres grávidas, pessoas com imunodeficiência e adultos em geral.
Como é o contágio da catapora?
O vírus causador da catapora aloja-se no nariz e na garganta e é expelido no ar quando uma pessoa infectada espirra, tosse ou fala. Ele também está presente nas bolhas e erupções da pele. A catapora é transmitida de uma pessoa para outra pela tosse, espirro ou contato com as erupções. As pessoas com catapora podem transmitir a doença de 1 a 2 dias antes do início dos sintomas e até que todas as bolhas tenham formado crosta (normalmente em aproximadamente 5 dias). Entretanto, pessoas imunodeprimidas podem transmitir a doença por mais tempo, em geral enquanto as bolhas continuarem surgindo. Os sintomas normalmente aparecem de 10 a 21 dias depois do contato com o vírus.
Quem pode contrair a catapora?
Qualquer pessoa que nunca teve catapora e nunca foi vacinada.
Bebês menores de 12 meses de idade, porque são muito pequenos para serem vacinados.
Às vezes, mesmo quem tomou a vacina pode contrair catapora (isso se chama “varicela modificada”). Quando as pessoas vacinadas contraem a catapora, os sintomas costumam ser leves. Elas têm menos lesões, menos probabilidade de ter febre e recuperam-se mais rapidamente.
Como prevenir a catapora?       
Duas doses da vacina contra catapora são recomendadas para proteger contra a doença. Proteja seus filhos vacinando-os aos 12 a 15 meses de idade e novamente aos 4 a 6 anos de idade. Os pais de crianças que receberam somente uma dose da vacina contra a catapora devem conversar com o médico sobre a segunda dose, principalmente se elas tiveram contato com alguém com catapora.
As gestantes devem se preocupar com a catapora?
As gestantes que já tiveram catapora ou tomaram a vacina não precisam se preocupar. Entretanto, as mulheres que não são imunes e contraírem catapora durante a gravidez têm mais probabilidade que outros adultos de desenvolver complicações sérias. Os bebês também podem ser afetados antes de nascer. Os bebês nascidos de mães que estejam com catapora podem desenvolver febre alta e outros problemas sérios. As gestantes que tiveram contato com portadores de catapora devem entrar em contato com o médico imediatamente.
É possível contrair catapora mais de uma vez?
Sim, mas não é comum. Na maioria dos casos, se você já teve catapora, não terá novamente. Entretanto, o vírus que causa a catapora permanece no corpo pelo resto da vida.
A vacina da catapora é segura?
Sim, ela é segura para a maioria das pessoas. Mas a vacina, como qualquer outro remédio, pode causar problemas como febre, leve erupção na pele, dor temporária ou rigidez nas articulações, além de reações alérgicas.
Quem não deve tomar a vacina de catapora?
Pessoas muito alérgicas à gelatina e ao medicamento neomicina ou que tiverem apresentado reação alérgica a uma dose anterior da vacina não devem ser vacinadas; Gestantes só devem tomar a vacina contra varicela depois do parto; Pessoas com câncer, portadoras de HIV e outros problemas imunodepressores devem conversar com o médico ou enfermeiro antes de serem vacinadas; Pessoas que recentemente receberam transfusão de sangue ou hemoderivados devem perguntar ao médico quando poderão tomar a vacina contra a catapora; Pessoas com febre alta só devem ser vacinadas depois que a febre e outros sintomas tiverem passado.

Nenhum comentário: