Memorial às vítimas de Covid

sábado, 2 de agosto de 2014

SAÚDE - Vacina contra Hepatite A passa a fazer parte do calendário do SUS

As unidades de saúde públicas de Pernambuco começaram a oferecer, nesta sexta-feira (1º), a vacina contra o vírus da Hepatite A como parte do calendário nacional de vacinas do Sistema Único de Saúde (SUS). A imunização não é uma campanha temporária e vai ficar disponível durante todo o ano. As doses estão disponíveis para crianças que tenham entre 1 e menos de 2 anos de idade.

Com a inclusão da vacina no calendário, 140 mil crianças, dentro da faixa etária, devem ser vacinadas por ano em Pernambuco. Segundo a Coordenadora do Programa Nacional de Imunização, a população que mais adoece (63%) tem até 13 anos de idade. A dose única é 100% eficaz e começa a fazer efeito um mês após a aplicação. Para vacinar, basta levar o cartão de vacinação.

A Hepatite A é uma inflamação do fígado causada por vírus. Ela pode causar diarréia, vômitos e até levar a óbito em situações mais graves, que representam 1 % dos casos registrados. A prevenção é a única forma de combater o vírus, pois não existe remédio para tratamento. Quem estiver fora da faixa etária pode tomar a vacina na rede de saúde privada e custa entre R$ 100 e R$ 120.

Nenhum comentário: