Memorial às vítimas de Covid

quinta-feira, 3 de julho de 2014

ALTO DO RODRIGUES - Município receberá Alto do Rodrigues receberá universitários do Programa VER-SUS Brasil


Giovani(adjunto comunicação),  Abreu (fisioterapeuta e professor), Secretária de Saúde Dôra, Artur, João(do Projeto Ver-SUS) e Abelardo Neto (secr. comunicação) 
Uma equipe formada por estudantes universitários esteve na manhã desta quarta-feira (3) na sede administrativa do município, para participar de uma reunião com a secretária municipal de Saúde, Maria Auxiliadora e o secretário municipal de Comunicação Social, Abelardo Neto, para planejar as ações e definir estratégias do Ver-Sus Brasil, programa de extensão universitária do Ministério da Saúde em parceria com a União Nacional dos Estudantes (UNE) e com a Rede Unida. O programa de extensão universitária, proporciona vivência de estudantes de diversas áreas de graduação (não somente a de saúde) no Sistema Único de Saúde (SUS). 

Segundo João Paulo de Sá, que é integrante da Comissão Estadual do Ver-Sus, além do Alto do Rodrigues apenas mais três municípios do Rio Grande do Norte foram selecionados para receber o programa.

O Ver-Sus Brasil será apresentado a população no dia 14 de julho durante a programação que será desenvolvida pela secretária municipal de Saúde com ações de prevenção  da saúde no "Dia do Homem". A equipe conta com 12 universitários: 10 são chamados de "Viventes" e dois de "Facilitadores".

Durante dez dias de permanência na cidade, os estudantes irão participar do cotidiano do SUS no município e aprender sobre: financiamento, estratégias de controle de auditoria, formulação de políticas técnicas, ordenamento do trabalho e da rede assistencial, interpretação demográfica e epidemiológica e a descentralização da gestão, além da compreensão das diferentes esferas de gestão e o exercício do controle social sobre o setor de saúde.

A equipe fará visitas às unidades de saúde e a pontos estratégicos da cidade, o que eles chamam tecnicamente de "determinantes de saúde" como  pocilga, lixões, margens do rio, entre outros, durante o período de 14 a 23 de julho, com todas as despesas como refeições, estadia e transportes para locomoção nas zonas urbana e rural, bancadas pelo município.
texto: Kefas - foto: Jefte

Nenhum comentário: