Memorial às vítimas de Covid

terça-feira, 3 de junho de 2014

CAMPO GRANDE - Expresso Judiciário deverá movimentar 779 processos na comarca

A comarca de Campo Grande, localizada na região Oeste do estado, recebeu na manhã de ontem (2) o lançamento do Expresso Judiciário, programa do Tribunal de Justiça do RN, que visa enfrentar a carência de juízes e servidores nas comarcas do interior do RN, por meio da atuação de mutirões com o objetivo de dar resolução a processos judiciais que se encontram paralisados. Em Campo Grande, 779 processos deverão ter seguimento por meio da produção de sentenças, decisões e despachos. Atualmente, o acervo local chega a 1.760 feitos.

De acordo com diagnóstico prévio realizado na comarca, o Expresso tem o desafio de proferir 332 sentenças, 112 decisões e 335 despachos. Também estão previstas 46 audiências de conciliação e 112 audiências de conciliação e julgamento, além da realização de cinco Júris Populares.

Na cerimônia de lançamento do programa, a juíza Marina Melo, designada para a comarca, lembrou os resultados alcançados pelo Expresso durante o seu primeiro ano de atuação, alcançando mais de 13 mil sentenças prolatadas, feito alcançado pelo esforço conjunto dos juízes e servidores do TJRN.

A comarca contabiliza atualmente um acervo processual de 1.760 feitos, sendo 1.404 na Vara Única e 356 nos Juizados Especiais Cível e Criminal. Segundo dados do SAJ/EST, verificou-se a existência de 220 feitos sem movimentação há mais de um ano e 605 há mais de 100 dias.

Relativos ao trabalho da Secretaria da Vara, um total de 1.009 procedimentos deverão ser realizados para ajudar a movimentar os processos, como a elaboração de certificados, juntada de documentos, arquivamentos, além de outras diligências.


Nenhum comentário: