Memorial às vítimas de Covid

sexta-feira, 21 de março de 2014

ELEIÇÕES RN - PT nacional descarta Henrique Alves e anuncia aliança com Robinson Faria

LULA-E-ROBINSON-2
Robinson Faria, Lula, Silveirinha e Fábio Faria, PT e PSD aliança confirmada
O Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores reafirmou nesta quinta-feira, durante reunião em Brasília, que contou com a participação da deputada federal Fátima Bezerra e do presidente estadual do PT, Eraldo Paiva, que não apoiará a candidatura do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB), a governador do Estado. No Rio Grande do Norte, a aliança do partido da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva será com o pré-candidato do PSD a governador, Robinson Faria, atual vice-governador do Estado.

Segundo informou a deputada federal Fátima Bezerra, a reunião do diretório desta quinta teve como objetivo debater a conjuntura política e aprovar normas complementares e diretrizes para as eleições deste ano. De acordo com Fátima, a reunião foi muito boa. “Fizemos uma avaliação da conjuntura política, seguida de um balanço sobre as eleições de 2014. Também foi apresentado um quadro sobre as alianças que o PT irá compor em todo o país”.

Em relação ao RN, foi mostrada a harmonia entre o diretório nacional com o diretório estadual. O presidente do partido, Rui Falcão, reafirmou a importância da pré-candidatura da deputada Fátima Bezerra ao Senado, bem como adiantou que, de acordo com as informações do PT do RN, o partido está mantendo entendimento político com PSD, com vistas à aliança em 2014. “No Rio Grande do Norte nós vamos caminhar com o PSD do vice-governador Robinson Faria”, reafirmou a deputada Fátima, pelo Twitter.

CHAPA CONSOLIDADA
Ontem foi um dia chave para a consolidação da chapa Robinson governador, Fátima senadora. Isso porque o vice-governador Robinson Faria esteve em São Paulo para reuniões com o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, e o presidente de honra do PT, Luiz Inácio Lula da Silva. Na oportunidade, foi chancelada a aliança entre as duas legendas.

Durante a reunião com Lula, da qual participaram, além de Robinson, o deputado federal Fábio Faria (PSD) e o prefeito de Mossoró, Silveira Júnior (PSD), também foi reafirmada a parceria do PT com o PSD na capital do Oeste. Em Mossoró, PSD e PT são aliados na gestão municipal e ambos partidos deverão estar juntos numa mesma chapa na eleição suplementar que ocorrerá no próximo dia 4 de maio naquela cidade.

O PSD nacional e o PSD do Rio Grande do Norte já declararam apoio ao projeto de reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT) nas eleições deste ano. No encontro com o ex-presidente, Robinson, Fabio e Silveira Júnior falaram sobre a aliança do PSD com o PT no Rio Grande do Norte nas eleições 2014.
Na reunião com o presidente nacional do PSD, ex-prefeito de Mossoró Gilberto Kassab, o prefeito de Mossoró Francisco Silveira pediu apoio da bancada nacional do PSD que hoje possui mais de 40 deputados federais para os projetos de Mossoró.

PMDB não consegue derrubar candidatura de Fátima ao Senado
A reunião do diretório do PT em Brasília também serviu para reafirmar a candidatura da deputada federal Fátima Bezerra ao Senado. A postulação da petista estava ameaçada pelo PMDB, que gostaria de contar com o apoio do PT à candidatura do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB), a governador do Rio Grande do Norte.

As expectativas giravam em torno do anúncio de apoio do PT nacional à candidatura de Henrique no Estado. Pelas conversas em Brasília, o presidente da Câmara estaria ameaçando apoiar o principal desafeto do Planalto, o líder do PMDB na Câmara, Eduardo Cunha, para presidente do legislativo, o que seria contrário aos planos do PT, eleger o atual vice-presidente da Casa, André Vargas.

Neste sentido, o PMDB negociou com o PT a retirada de candidaturas petistas nos estados. Num primeiro momento, o Rio Grande do Norte foi incluso entre os possíveis estados onde o PT retiraria candidaturas para apoiar o PMDB. Entretanto, decidiu-se que o PT só retiraria as candidaturas se estas houvesse para governador, deixando fora das negociações eventuais postulações ao Senado, como no caso do Rio Grande do Norte.

Durante a reunião desta quinta, ainda em relação ao Estado, foi mostrada a harmonia entre o diretório nacional do PT com o diretório estadual. O presidente do partido, Rui Falcão, reafirmou a importância da pré-candidatura da deputada Fátima Bezerra ao Senado, bem como adiantou que, de acordo com as informações do PT do RN, o partido está mantendo entendimento político com PSD, com vistas à aliança em 2014.

PALANQUE
Assim, PMDB, embora aliado de Dilma no cenário nacional, no Rio Grande do Norte caminhará nessas eleições com adversários da petista, a exemplo do PSB do presidenciável Eduardo Campos, e do PSDB do pré-candidato a presidente da República, Aécio Neves. Além disso, há forte rumor de que o PMDB terá como companheiros de chapas o PPS, outro grande adversário de Dilma no estado, bem como o DEM, da governadora Rosalba Ciarlini e do senador José Agripino Maia.

Neste sentido, o DEM deverá não lançar a atual governadora à reeleição. Nessa linha, o presidente do DEM, senador José Agripino Maia, já autorizou a o pedido de exoneração de indicados seus à gestão Rosalba. Na próxima semana, deverão deixar os cargos os secretários de Recursos Hídricos, Leonardo Rego, e do IPEM, Carlson Medeiros. Ambos devem disputar mandatos no legislativo.

A proposta do DEM é priorizar a reeleição dos deputados federais e estaduais do partido, em detrimento da reeleição da atual governadora, que está desgastada politicamente e administrativamente. Rosalba ainda não disse se será candidata à reeleição ou não. Há quem aposte que ela quer ser, para o que concilia agenda administrativa de maneira a obter maior exposição no noticiário. Contudo, pesquisas apontam desgaste da sua imagem, que receberia desaprovação por mais de 90% da população do Rio Grande do Norte.

Wilma irá consultar Campos sobre anúncio de candidatura no próximo dia 28
A presidente do Diretório do PSB no Rio Grande do Norte, vice-prefeita de Natal, Wilma Maria de Faria, irá consultar o presidente nacional do PSB, governador de Pernambuco Eduardo Campos, a respeito da possibilidade de antecipar o anúncio do projeto do PSB em 2014 para a próxima sexta-feira, dia 28, quando deverá ser lançada a candidatura do deputado federal e presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB), a governador. A informação foi repassada pela vice-prefeita nesta quinta-feira a um grupo de correligionários.

Segundo o vereador Júlio Protásio, a ideia do PSB era anunciar o projeto apenas no final de abril. Entretanto, diante do apelo do PMDB, Wilma, pré-candidata ao Senado, irá consultar o dirigente nacional do seu partido acerca da possibilidade de antecipar o anúncio. A antecipação do anúncio do PSD atende a interesses do PMDB, uma vez que o ministro da Previdência, Garibaldi Filho, tem viagem de férias agendadas e gostaria de selar a aliança com o PSB antes de partir, no início de abril.

“Eu estive com a professora Wilma ontem pela tarde, juntamente com a vereadora Júlia Arruda, o vereador Bispo Francisco e o vereador Franklin Capistrano, a bancada do PSB. A professora Wilma recebeu a bancada em sua residência e lá ela nos socializou algumas informações. Ela vai a Salvador nesse fim de semana, onde tem um encontro do PSB com a Rede de Marina Silva e lá ela vai ter um encontro particular com o presidente do PSB, Eduardo Campos, onde ela vai socializar e passar para o presidente Eduardo Campos os entendimentos que ela teve com o PMDB aqui no Estado. Se tiver autorização do presidente Eduardo Campos ela vai efetivar no dia 28 essa aliança com o PMDB. O presidente Eduardo Campos achou por bem que o anúncio da candidatura da professora Wilma deveria ocorrer no final de abril, então por isso esse encontro, para pedir autorização para que esse anúncio possa ocorrer agora no dia 28, juntamente com o PMDB”, explicou o vereador Júlio Protásio, durante entrevista esta manhã ao Jornal da Cidade, da FM 94.

Segundo Júlio Protásio, o sentimento de Eduardo Campos para o PSB do Rio Grande do Norte é de acatar qualquer decisão da vice-prefeita Wilma de Faria, que foi governadora do Estado por duas ocasiões e deseja ir para o Senado. tido para uma reeleição assegurada à Câmara dos Deputados. Nesse caso, Wilma não toparia sair candidata ao Senado, preferindo o governo do Estado.

“O que eu sei é que o presidente Eduardo Campos tem o seu sentimento pessoal que melhor para o PSB, o melhor para a candidatura de Eduardo Campos é a pré-candidatura da professora Wilma ao governo do Estado, essa é a posição do presidente, mas ele disse à professora Wilma que qualquer decisão que ela tomar será apoiada”, afirmou Júlio.

Julio Protásio confirma que, em sendo Henrique o candidato, Wilma será candidata ao Senado. No entanto, se o nome for Fernando Bezerra, o PSB irá discutir a possibilidade de Wilma se candidatar ao governo do Estado, essa linha de pensamento”, finalizou.

 portaljh

Nenhum comentário: