Memorial às vítimas de Covid

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

ESTADO - RN registra mais uma doação de múltiplos órgãos

A Central de Transplantes do Rio Grande do Norte registrou, na última quarta-feira (19), mais uma doação de múltiplos órgãos. A captação foi realizada na manhã de ontem (20), e no início da tarde o fígado e rins seguiram para os estados do Ceará, Pernambuco e São Paulo, onde serão transplantados. 

O coração foi enviado para um Banco de Valvas Cardíacas localizado em Curitiba, no Paraná. Esta é a sétima doação de múltiplos órgãos ocorrida no RN neste ano. “Temos muito que agradecer às famílias que conseguem ser solidárias no momento da perda de um ente querido, mas é preciso lembrar que ainda temos uma recusa familiar muito grande. A população precisa se conscientizar quanto a importância da doação”, explica Mary Bruno, subcoordenadora da Central de Transplantes do RN. 

Segundo os dados de 2013 o percentual de recusa familiar no RN foi de 61%, maior que a média nacional de 47%. Mesmo com o percentual considerado alto, o estado é o segundo no Nordeste em número de doações por milhão de população, com 13,9 doadores/pmp, número acima da média nacional de 13,3 doadores/pmp e da média da Região Nordeste (9,2 doadores/pmp). 

Nenhum comentário: