Memorial às vítimas de Covid

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

ESTADO - Editora da UFRN e Cooperativa Cultural lançam livro nesta terça-feira

A Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EDUFRN) e a Cooperativa Cultural realizam o lançamento do livro “O sumário das armadas: guerras, missões e estratégias discursivas na conquista do rio Paraíba” nesta terça-feira, 25, às 17h, na Cooperativa Cultural Universitária, localizada no Centro de Convivência Djalma Marinho.

O livro de autoria de Adriel Fontenele Batista é fruto de um trabalho de quatro anos de pesquisa de mestrado no Programa de Pós-Graduação em História da UFRN (PPGH-UFRN), cuja área de concentração está voltada para discussões em torno da temática História e Espaços.


A pesquisa que deu origem à obra foi orientada pela professora do Departamento de História da UFRN Maria Emília Monteiro Porto, e contou com a colaboração de pesquisadores da UFRN e de outras universidades brasileiras e internacionais. O prefácio foi escrito pela pesquisadora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Regina Célia Gonçalves.


O autor investiga o processo de conquista do rio Paraíba, logo capitania da Paraíba, nas últimas décadas do século XVI. A partir de um documento escrito por padres jesuítas, Adriel Batista analisa o sentido da narrativa de conquista e recompondo o sentido das guerras e das missões religiosas que caracterizaram o movimento de conquista daquela capitania, ponta de lança para a conquista da capitania do Rio Grande, que depois seria chamada de Rio Grande do Norte.

Segundo Adriel Batista, a obra representa uma contribuição para elucidação de questões importantes ainda em aberto sobre o processo histórico de conquista e formação das primeiras vilas e cidades da costa Nordeste do Brasil.


Nenhum comentário: