Memorial às vítimas de Covid

sábado, 8 de junho de 2013

ALTO DO RODRIGUES

Secretária de Saúde comemora: No 1º dia da campanha 50% da crianças do município foram vacinadas

Dôra dando a vacina à Ana Julia de apenas cinco anos de idade

Ao terminar o primeiro da campanha de vacinação da poliomielite a Secretária de Saúde, Dôra, comemorou com os profissionais da saúde o excelente trabalho realizado por todas as equipes. 

Apenas no primeiro dia de vacinação, a metade das crianças de até cinco anos de idade foram vacinadas nos principais postos de saúde do município.

Otimista, a secretária da pasta acredita que até o final da campanha, no dia 21, todas as crianças estarão vacinadas.

Secretária de Saúde com parte dos profissionais da Saúde

Lembrando que a campanha da Poliomielite segue até o dia 21 de junho em todos os postos de saúde e os pais não podem esquecer de levar o cartão de vacinas.

Metas
O município já conseguiu bater a meta definida pela regional na vacinação da Gripe, atingindo mais de 90%. Para  Dôra, atingir essa meta só beneficia o município e destaca o empenho dos profissionais de saúde para que essa meta, fosse atingida.  Em número, esse percentual significa a imunização de mais de 460 crianças.
ALTO DO RODRIGUES

Políticos do município participam dos festejos do Padroeiro de Canafístula

fotos: Assecom
Lideranças da comunidade Toinho e Tiquinha ao lado de Rita Martins e Abelardo Rodrigues

Dando continuidade aos festejos do Padroeiro de Canafístula, Santo Antonio, ontem aconteceu dois eventos dentro da programação religiosa. A missa celebrada pelo diácono Severino teve como homenageados as comunidades de Mulungu, Terço dos Homens e Pastoral Familiar de Pendências e o pessoal da prefeitura municipal de Alto do Rodrigues.

Representando o município de Alto do Rodrigues estavam o prefeito Abelardo Rodrigues, a primeira-dama Rita Martins, a presidente da Câmara Municipal vereadora Ina Mulatinho e o vereador Zé Pedro, além de outras lideranças.

Após o término da missa, aconteceu o Jantar de Santo Antonio com show católico de Fátima Santos.

Como sempre faz a ex-prefeita Dida prestigiou os festejos do Padroeiro de Canafístula, Santo Antonio.

 Prefeito Abelardo conversando com amigos

 Bom papo entre a primeira-dama Rita, o vereador Zé Pedro e a presidente da Câmara Ina

 Toinho, Abelardo, Zé Pedro, Vanderleia, Rita, Angeilza e a pequena Maria

 Depois do bele show de Fátima Santos, um registro ladeada por Ina e Samara

 Como sempre faz, Ina visita e prestigia festa em Canafístula

A primeira-dama Rita Martins com mãe e dois filhos
ESPORTE

Silvio Bezerra garante que Frasqueirão é intocável

sílviobezerra

O vice-presidente do ABC, Sílvio Bezerra acaba de garantir em contato exclusivo com o blog : O Estádio Frasqueirão jamais será vendido e é um patrimônio inalienável. “Lutei pela construção do Frasqueirão, nosso maior símbolo e patrimônio e jamais concordaria ou concordarei com sua destruição. Estou no ABC para ajudar o meu clube a crescer.”, afirmou Sílvio Bezerra.

As especulações sobre o fim do Frasqueirão surgiram diante das negociações da diretoria do clube com a empreiteira OAS para a realização de jogos na Arena das Dunas, estádio em construção e que sediará os jogos da Copa do Mundo em Natal.

Sílvio Bezerra confirmou os entendimentos com a OAS, assegurando que o ABC só aceitará jogar no Estádio da Copa recebendo contrapartida financeira que será debatida nos trâmites internos do clube. “O ABC jogará no Arena das Dunas mediante receita, dinheiro suficiente , que o clube precisa. ”

Ele rechaçou com irritação a notícia de que o Estádio Maria Lamas Farache, o Frasqueirão, venha a ser demolido. “Jamais. Eu mesmo defendi o Frasqueirão desde o seu início e não vou admitir o seu fim. A torcida pode ficar tranquila.”.

Quanto à suposta troca do estádio por um empreendimento imobiliário, Sílvio Bezerra explicou: “Recebemos propostas para a exploração da área do ABC com receita mensal muito boa para o clube, mas tudo ainda em análise. Se for do interesse, o ABC pode ter um shopping center ao seu redor, com dividendos mensais que jamais imaginou ter.  Nada que toque o nosso Frasqueirão”, disse Sílvio Bezerra.
CULTURA

"Odeio o Dia dos Namorados" importa tática de Hollywood para cinema nacional


O diretor Roberto Santucci e o roteirista Paulo Cursino levaram mais de 10 milhões de espectadores ao cinema com "Até Que a Sorte Nos Separe" e dois filmes da série "De Pernas Pro Ar" . Com "Odeio o Dia dos Namorados", que estreia nesta sexta-feira (7), devem repetir o feito, buscando inspiração em dois filões consagrados de Hollywood.

O primeiro é o filme pensado para uma data específica do calendário, aposta dos estúdios norte-americanos para impulsionar a venda de ingressos logo na estreia. Para agradar tanto as mulheres quanto os homens no Dia dos Namorados, a comédia romântica incorpora elementos sobrenaturais e efeitos especiais, importando a fórmula do espírito que volta para a Terra para mostrar "o filme da vida" ao protagonista.

Oficialmente, a inspiração é "Um Conto de Natal", de Charles Dickens. Na prática, ecoa as dezenas de filmes hollywoodianos que usam a mesma ideia. Alguns são bem-sucedidos, como o clássico "A Felicidade Não se Compra", de Frank Capra, mas a maioria não vai além da repetição, como "Minhas Adoráveis Ex-Namoradas", estrelado por Matthew McConaughey.

O clima de "já vi esse filme" é tão grande em "Odeio o Dia dos Namorados" que até o título já pertence a outro longa, estrelado por Nia Vardalos. Neste não há fantasmas, mas a protagonista tem o mesmo perfil da Débora vivida por Heloísa Périssé: uma mulher que, com medo de se envolver, prefere manter apenas relacionamentos casuais.
SAÚDE

Na hora da vacina, profissionais de saúde acalmam crianças com palavras de incentivo

Frases como "é só uma gotinha", "abre o bocão" e "não vai doer nada" serão repetidas várias vezes pelas  auxiliares de enfermagem até às 17h de hoje (8), quando será encerrado o Dia D de Mobilização, que marca o início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite deste ano. 

Somente no Distrito Federal, a expectativa é que 173,7 mil crianças sejam vacinadas nos mais de 280 postos disponíveis em centros de saúde, hospitais, escolas, igrejas, shoppings e supermercados.

Em todo o país, a meta do Ministério da Saúde é imunizar 12,2 milhões de crianças.

Segundo o Ministério da Saúde, o objetivo da campanha é manter o Brasil na condição de país certificado internacionalmente para a erradicação da poliomielite. O último caso da doença foi registrado no Brasil em 1989,  na Paraíba, e em 1994 o país recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de erradicação da pólio.

A poliomielite ou paralisia infantil é uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por paralisia flácida que atinge, em geral, os membros inferiores.
SAÚDE

Padilha diz que governo está desenvolvendo método de avaliação de médicos estrangeiros

O governo está desenvolvendo um método de avaliação para os médicos estrangeiros que vierem trabalhar no Brasil, disse hoje (8) o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ao abrir a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite em Heliópolis, zona sul paulistana. 

“Estamos desenhando o programa. Desenhando o modelo de avaliação desses médicos, porque nós queremos médicos bem formados, com capacidade de atuar, que conheçam os problemas de saúde do nosso país." 

Segundo Padilha, além do trabalho conjunto com os ministérios da Educação e das Relações Exteriores,  o governo está mantendo contato com os países que podem enviar os profissionais de saúde. “Nós mandamos missões para a Espanha, Portugal, o Canadá, a Austrália e a Inglaterra, que já é uma parceira antiga nossa, para desenhar o programa”, acrescentou.

Os médicos estrangeiros vão, de acordo com o ministro, ajudar a suprir uma demanda de 13 mil profissionais para atender as periferias e o interior. Padilha ressaltou, no entanto, que parte dessa carência já foi atendida com o Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab), que incorporou 4 mil profissionais. 

Com o programa, os médicos recebem uma bolsa mensal de R$ 8 mil para cumprir 32 horas semanais de trabalho nas unidades básicas de Saúde e oito horas semanais de curso de pós-graduação em saúde da família, com duração de um ano.

Esse trabalho de formação de médicos é, segundo o ministro, a prioridade do governo. “O grande foco que o Ministério da Saúde tem em primeiro lugar é investir no médico brasileiro, dar mais oportunidades para o médico brasileiro que queira trabalhar na periferia das grandes cidades e nos municípios do interior”, disse.

Para isso, Padilha disse que pretende abrir escolas de medicina nos locais que atualmente têm carência desses profissionais. “Estamos fechando a proposta de ampliação de vagas de medicina. Uma das questões mais importantes é dar mais oportunidade para o jovem que nasceu e cresceu na periferia, no interior, possa fazer uma faculdade de medicina."
RECONHECIMENTO

Presidente da República elogiou o prefeito (penta-campeão) Abelardo Rodrigues Filho

Com a viagem de Dilma (à Russia) e Michel Temmer (também) ao exterior, assume a presidência da República, o presidente da Câmara Federal deputado Henrique Eduardo Alves.

Henrique Alves cancelou viagem à Russia e embarcou ontem (07) para assumir a Presidência da República.

O vice-presidente Michel Termer está em viagem ao exterior. Henrique é o segundo na linha de sucessão da presidente Dilma.

O atual presidente da República (Henrique Alves) já elogiou (e muito) ao prefeito (penta-campeão) Abelardo Rodrigues Filho.


ESPORTE

Amistoso, Séries A, B, C e D movimentam sábado esportivo

Amistosos
17h00 Espanha x Haiti

Série A

16h20 Criciúma x Flamengo
16h20 Cruzeiro x Internacional
18h30 Vasco x Bahia
18h30 Corinthians x Portuguesa
21h00 Ponte Preta x Botafogo

Série B 

16h20 Paraná Clube x Figueirense
16h20 Sport x Palmeiras
21h00 Ceará x Boa Esporte Clube
21h00 Bragantino x São Caetano

Série C 

16h00 Fortaleza x Águia de Marabá
16h00 Betim-MG x Caxias
17h00 Luverdense x Cuiabá-MT
17h00 Brasiliense-DF x Baraúnas-RN
19h00 Treze-PB x Sampaio Correa-MA

Série D

15h00 Nova Iguaçu x Resende
15h00 Santo André x Villa Nova-MG
16h00 Paragominas-PA x Vilhena
16h00 Central x Potiguar de Mossoró
16h00 Guarany de Sobral x Tiradentes-CE
16h00 Vitória da Conquista x CSA
16h00 Botafogo-PB x Sergipe
16h00 Aparecidense x Brasília
16h00 Águia Negra-MS x Mixto
16h00 Tupi x Araxá
16h00 J.Malucelli x Londrina-PR
18h00 Parnahyba x Ypiranga-AP

EDUCAÇÃO

Maioria dos inscritos no Enem não conseguirá vaga no ensino superior pelo Sisu

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 recebeu número recorde de inscrições, mas a maioria dos candidatos não conseguirá vaga no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Foram 7.173.574 inscrições confirmadas. Segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o número de vagas nas universidades é 1,1 milhão. "Uma parte importante dos participantes não poderá entrar através do Enem na universidade", disse ontem (7) em coletiva com a imprensa.

A nota do Enem não é usada apenas pelo Sisu. Serve para concorrer a vagas em instituições privadas de ensino superior, por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni). Além disso, é requisito no Programa Ciência sem Fronteiras e serve também para o estudante receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O exame é usado ainda para certificação do ensino médio de estudantes maiores de 18 anos que não têm o documento.

O governo reconhece que existe uma demanda que não é atendida. "O Ministério da Educação administra 22 mil obras. Construiu 3 milhões de metros quadrados para expandir a rede federal de ensino e não damos conta da demanda". Para atender aos estudantes, Mercadante diz que o ensino privado e a educação a distância são foco de investimento do ministério, com ações como o ProUni e Fies. Segundo o Censo da Educação Superior de 2011, as instituições privadas atendiam a 88% do ensino superior.

Mercadante destaca o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) como alternativa para complementar o ensino superior. "Quem não tem uma especialização tecnológica profissionalizante deve procurar este caminho e deve continuar disputando o Enem e tentar uma vaga na universidade".

O ministro ressaltou que o número de inscritos no Enem é uma vitória para o país: "o brasileiro está querendo estudar e sabe que tem que estudar mais", disse.

O investimento em educação aumentou de 2000 para 2011.  Em 2011 foram investidos em educação o equivalente a 6,1% do Produto Interno Bruto (PIB). Em 2000, a porcentagem era 4,7%. Em tramitação no Congresso Nacional, o Plano Nacional de Educação (PNE) - que traça metas a serem cumpridas pelo setor nos próximos dez anos – estabelece que 10% do PIB devem ser investidos em educação.

"Para continuarmos nesse ritmo de crescimento, eu só vejo uma alternativa, os recursos do pré-sal", disse, referindo-se ao projeto de lei enviado ao Congresso pela presidenta Dilma Rousseff. O PL 5.500/13 destina os recursos do petróleo para a educação.
MANDATO

Audiência pública debate preservação de empregos do Aeroporto de Parnamirim

Preocupados com a ameaça da diminuição na quantidade de empregos no Aeroporto Internacional Augusto Severo- em decorrência do surgimento do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante- a Câmara Municipal de Parnamirim promoveu na sexta-feira (07), uma audiência pública para discutir o tema.

A vereadora democrata Kátia Lima foi a propositora do encontro que reuniu parlamentares, representantes das entidades envolvidas na questão e trabalhadores no Plenário Dr. Mário Medeiros.

Na oportunidade, o superintendente regional da Infraero, Fernando Nicacio, apresentou os planos da empresa para a área do aeroporto.  Dentre eles está a construção de um centro de eventos para o estado.

O deputado federal Felipe Maia acompanhou as discussões e se colocou à disposição para atender as necessidades dos parnamirinenses. “Esperamos que os empregos do município possam ser mantidos e, também, que possa haver um diálogo entre Parnamirim e São Gonçalo do Amarante para que as cidades convivam em harmonia gerando emprego e renda para os seus respectivos municípios”, destacou o parlamentar.

Também estiveram presentes no encontro: o coronel Aviador Campos, o secretário estadual de Turismo, Renato Fernandes, o superintendente do aeroporto, Uziel Paulo, a deputada federal Fátima Bezerra (PT) e os deputados estaduais José Adécio (DEM) e Gilson Moura (PV).
ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Projeto de Larissa reforça prevenção ao câncer

O Ministério da Saúde estima 137 mil novos casos de HPV a cada ano no Brasil e, para orientar sobre o vírus no RN, a Assembleia Legislativa aprovou criação da Semana Estadual para Conscientização e Prevenção ao HPV.

A ação é estabelecida em Projeto de Lei da deputada estadual Larissa Rosado (PSB), foi aprovada na Comissão de Educação da Casa, anteontem (5), e será votada em breve no plenário, antes de seguir à sanção do Executivo.

Estima-se que o HPV provoque cerca de 90% dos casos de câncer do colo do útero; que 25% a 50% das mulheres estejam infectadas no mundo; 75% delas contraiam o vírus na vida e 50% dos homens estejam infectados.

“A semana de conscientização é necessária, porque, embora grave, o HPV ainda é pouco conhecido e não existem ações de governo consistentes de informação e tratamento. Queremos institucionalizar essas medidas do RN”, explica.

Além da campanha de orientação, Larissa lembra ser autora do Projeto de Lei que torna obrigatória vacina contra HPV na rede pública de saúde. “Mas, para que haja procura pela vacinação, a população precisa ser informada”, observa.
ALTO DO RODRIGUES

Otimista, secretária de saúde acredita que meta de vacinação da poliomielite será alcançada

Dôra, acredita que município atingirá o índice de vacinação da pólio.

Como aconteceu com a vacinação da gripe, onde o município atingiu a meta proposta pela regional, a secretária municipal de saúde, Dôra, acredita que o empenho de toda a equipe da saúde, aliado a conscientização dos pais, a vacinação da poliomielite deverá ser um sucesso.

O município de Alto do Rodrigues, através da secretaria de saúde, está participando da campanha da poliomielite. Veja quem deve ser vacinado



ALTO DO RODRIGUES

Abelardo, Rita, Ina, Zé Pedro e lideranças, participaram dos festejos do Padroeiro de Canafístula

Além dos fiéis e devotos à Santo Antonio, Padroeiro do distrito de Canafístula, autoridades políticas do município prestigiaram os festejos "do santo casamenteiro".

O prefeito Abelardo Rodrigues acompanhado da digníssima esposa e primeira-dama do município Rita Martins, a presidente da Câmara Municipal vereadora Ina Mulatinho, o vereador Zé Pedro e outras lideranças estiveram presentes e participaram do Jantar de Santo Antonio, ao som da cantora Fátima Santos.

Os festejos à Santo Antonio iniciaram no dia 05 e terminam no dia 13.

Vamos aguardar as fotos da assessoria do prefeito.
SAÚDE

Vacinação contra paralisia infantil começa neste sábado (8), município participa da campanha


O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participa neste sábado (8), em São Paulo (SP), do Dia D de Mobilização, que marca o início da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite deste ano

A meta é vacinar 95% das 12,9 milhões de crianças de 6 meses a menores de cinco anos que existem no país, o que corresponde a 12,2 milhões. A campanha se estende até o dia 21 de junho e será realizada em parceria com as secretarias estaduais e municipais de Saúde em todo o Brasil.

Ao todo, 115 mil postos de vacinação estarão em funcionamento neste sábado. Além das unidades permanentes, postos móveis estarão instalados neste dia “D” em shopping centers, rodoviárias e escolas, entre outros locais. Cerca de 350 mil pessoas estarão envolvidas na campanha. Serão utilizados 42 mil veículos, entre terrestres, marítimos e fluviais.

O Ministério da Saúde está investindo R$ 32,3 milhões em repasses do Fundo Nacional de Saúde para os estados e municípios, sendo destinados R$ 13,7 milhões para a aquisição de 19,4 milhões de doses da vacina oral.

Em 2012, foram vacinadas mais de 14 milhões de crianças, o que representou 99% do público alvo. Desde 2012, o Brasil passou a realizar somente uma etapa exclusiva da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, no mês de junho. No ano passado, todas as crianças até cinco anos incompletos participavam da campanha.

Já neste ano, o público alvo a ser vacinado na campanha é a partir dos 6 meses, com a vacina oral (VOP), as chamadas gotinhas. Isso porque as crianças menores de 6 meses já estão sendo vacinadas com a injetável (VIP) nos postos de vacinação. É importante reforçar que os pais não esqueçam de levar a caderneta de vacinação dos filhos para que o profissional de saúde possa avaliar a situação vacinal da criança.

O município Alto do Rodrigues, através da Secretaria Municipal de Saúde, participa da Campanha e em praticamente todos os Postos de Saúde do Município há vacinasestão vacinando as crianças de até 5 anos de idade

ALTO DO RODRIGUES

Secretaria de Saúde inicia daqui a pouco a campanha contra a Paralisia Infantil 


A campanha de vacinação contra a paralisia infantil terá início no amanhã (sábado 8), dia nacional de mobilização, que será das 08h00min ás 17h00min. 

E se estenderá até o dia 21 de junho, a vacinação vai acontecer nas Unidades Básicas e no Hospital. A faixa etária das crianças vacinadas será de 06 meses a menores de 05 anos (04 anos, 11 meses e 29 dias).

A secretaria municipal de saúde convoca todos os pais a levarem seus filhos para tomarem a dose.
ESPORTE

Paulo Porto não é mais técnico do ABC


A goleada sofrida diante da Chapecoense foi a gota d'agua para o técnico Paulo Porto. O treinador foi demitido após a partida na Arena Condá, em Chapecó/SC e não comanda mais o alvinegro. 

Paulo Porto já vinha balançando no cargo e não resistiu a mais um resultado negativo na Série B. O treinador deixa o ABC na lanterna da Série B.

Paulo Porto chegou ao clube no dia 11 de março, substituindo o técnico Givanildo Oliveira. No Campeonato Potiguar, o treinador não conseguiu levar o time as finais da competição e na Série B foram cinco jogos com dois empates e três derrotas.
ESPORTE

Resultados dos jogos da Série B disputados ontem (07). ABC e América seguem sem vencer

5ª rodada

ASA 3 x 1 Icasa
América-MG 4 x 3 Oeste
Avaí 0 x 2 Joinville
América-RN 2 x 2 Guaratinguetá
Atlético-GO 1 x 0 Paysandu-PA
Chapecoense 5 x 1 ABC
ESPORTE

América cede empate e continua sem vencer no Barrettão

O sal grosso colocado por torcedores no gramado no estádio Barrettão para tentar espantar a má fase do América no estádio não teve o efeito desejado. O time rubro até saiu na frente no placar, chegando a fazer 2 a 0, mas viu o Guaratinguetá empatar a partida e segue com o tabu no estádio e na Série B. 

O resultado também fez com o que o time ficasse na vice-lanterna da competição. Os gols do América foram marcados por Cascata e Edvânio. Já Pedro Paulo e Jonatas Belusso marcaram para o time paulista.

O América entrou em campo sabendo que teria que buscar a primeira vitória no estádio Barrettão, em Ceará-Mirim. Para isso, precisava ter paciência e buscou ter a posse de bola para criar as oportunidades. Mesmo assim, o Guaratinguetá também levou perigo a meta do goleiro Dida e a os 9 minutos Eduardo Arroz quase abriu o placar. 

O jogo seguiu disputado e aos 32 minutos Alex perdeu a oportunidade de abrir o placar para o América. Após receber bom passe de Júniro Negão, o atacante rubro chutou por cima do gol de Saulo. Mesmo assim, Cascata foi eficiente e aos 43 minutos cobrou falta, no ângulo, e abriu o placar para o time de Roberto Fernandes.

No segundo tempo o América voltou melhor e aos 8 minutos ampliou o placar. Após cobrança de escanteio, Edvânio completou e mandou para o fundo das redes. O Guaratinguetá não desistiu de chegar ao gol e deu trabalho a defesa do América. E aos 15 minutos conseguiu diminuir a vantagem do América. Após lançamento na área, Pedro Paulo aproveitou a chance e marcou para o time paulista. 

Mesmo com o placar de 2 a 1, o América buscou administrar o placar para garantir a primeira vitória no Barrettão, mas aos 46 minutos veio o balde de água fria no time e na torcida rubra. Após falha da zaga, Jonatas Belusso avançou livre de marcação e chutou para empatar a partida e fechar o placar. Final de jogo: América 2 x 2 Guaratinguetá.

A próxima chance do América de buscar a vitória na Série B e no Barrettão será na próxima terça-feira (11). O time rubro enfrenta o Palmeiras. A partida está marcada para às 21h50.

sexta-feira, 7 de junho de 2013

SAÚDE

Entenda como a Poliomioelite pode atingir as crianças com idade abaixo dos 5 anos



A Doença – A poliomielite é uma doença viral, causada por poliovírus e subdivide-se em três sorotipos (1, 2 e 3). É altamente contagiosa, e afeta principalmente crianças menores de 5 anos de idade. O vírus é transmitido através de alimentos e água contaminados e se multiplica no intestino, podendo invadir o sistema nervoso. 

Muitas pessoas infectadas não apresentam sintomas da doença (febre, fadiga, cefaleia, vômitos, rigidez no pescoço e dores nos membros), mas excretam o vírus em suas fezes, portanto, podem transmitir a infecção para outras pessoas.

Falta de higiene e de saneamento na moradia, além da concentração de muitas crianças em um mesmo local, favorecem a transmissão. O período de incubação (tempo que demora entre o contágio e o desenvolvimento da doença) é geralmente de 7 a 12 dias, podendo variar de 2 a 30 dias. A transmissão também pode ocorrer durante o período de incubação.

Não esquecendo que a Secretaria de Saúde de Alto do Rodrigues estará participando dessa importante campanha a partir de amanhã, 08, em todos os postos de saúde do município.




ALTO DO RODRIGUES

Secretaria de Saúde inicia amanhã a campanha contra a Paralisia Infantil 


A campanha de vacinação contra a paralisia infantil terá início no amanhã (sábado 8), dia nacional de mobilização, que será das 08h00min ás 17h00min. 

E se estenderá até o dia 21 de junho, a vacinação vai acontecer nas Unidades Básicas e no Hospital. A faixa etária das crianças vacinadas será de 06 meses a menores de 05 anos (04 anos, 11 meses e 29 dias).

A secretaria municipal de saúde convoca todos os pais a levarem seus filhos para tomarem a dose.

SAÚDE

Infectologista esclarece dúvidas sobre vacina sobre a pólio


Começou a campanha de vacinação contra a Poliomielite. Entre os dias 8 e 21 de junho pais ou responsáveis devem levar as crianças de seis meses a menores de cinco anos aos postos de vacinação para receber a vacina. Preocupada em deixar a paralisia infantil longe dos dois filhos, a jornalista Rafaela Ribeiro mantém o cartão de vacinação das crianças atualizado. 

“A pólio é uma doença que já prejudicou muita gente. Meu marido tem uma tia que teve paralisia, por causa da pólio – na época dela não existia vacinação contra a doença – e isso fez com que a gente ficasse mais atento sobre a importância de manter as nossas crianças protegidas dessa doença”, destaca.

A infectologista do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), vinculado ao Ministério da Saúde, Patrícia Reis Pereira, conta que a poliomielite está erradicada no Brasil desde 1989, mas como ainda há incidência em outras partes do globo é preciso manter a vacinação para que doença não retorne ao país. “A pólio é uma doença grave que causa fraqueza muscular, paralisia e pode até levar à morte. Como a gente tem uma vacina tão efetiva, e a gente conseguiu erradicar a doença, se espera que continue assim, porque ainda existe poliomielite no mundo”, destaca a médica.

Apesar de não haver registro de casos de pólio no país, os profissionais de saúde estão em alerta sobre a necessidade de notificação e investigação de todo caso suspeito de pessoas procedentes de países com circulação da doença. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre os anos de 2011 e 2012, 16 países registraram casos da doença. A maioria é decorrente de importações do poliovírus selvagem de países endêmicos (Afeganistão, Nigéria e Paquistão) ou de países que restabeleceram a transmissão (Angola, Chade, República do Congo).

Em 2012, foram registrados 223 casos, dos quais 217 (97,3%) foram nos países endêmicos e 6 (2,7%) nos não endêmicos. É uma redução de 36,9% nos registros de poliomielite no mundo, quando comparado ao mesmo período de 2011 (604 casos). No ano de 2013, até o dia 22 de maio, foram registrados 32 casos, sendo 8 no Paquistão, 22 na Nigéria e 2 no Afeganistão.

Não esquecendo que o município está participando dessa campanha e no próximo sábado, 08, você pode levar seu(s) filho(os, as) à um posto de Saúde mais próximo para tomar a vacina que pode salva.

ALTO DO RODRIGUES

Amanhã inicia a campanha contra a Paralisia Infantil 


A campanha de vacinação contra a paralisia infantil terá início no amanhã (sábado 8), dia nacional de mobilização, que será das 08h00min ás 17h00min. 

E se estenderá até o dia 21 de junho, a vacinação vai acontecer nas Unidades Básicas e no Hospital. A faixa etária das crianças vacinadas será de 06 meses a menores de 05 anos (04 anos, 11 meses e 29 dias).

A secretaria municipal de saúde convoca todos os pais a levarem seus filhos para tomarem a dose.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

BRASIL

Agricultores familiares terão crédito de R$ 21 bilhões para a safra 2013/2014

Os produtores da agricultura familiar terão R$ 21 bilhões para financiar a próxima safra. O valor, anunciado hoje (6) pelo governo com o Plano Safra da Agricultura Familiar 2013/2014, é 16,6% maior que o destinado ao setor no ano passado, de R$ 18 bilhões. Segundo o governo, ao todo serão aplicados R$ 39 bilhões no conjunto de medidas para o setor.

O Plano Safra da Agricultura Familiar 2013/2014 foi lançado há pouco, no Palácio do Planalto, em cerimônia com a presidenta Dilma Rousseff e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas. O plano também comemora os dez anos de nascimento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que começou com recursos de R$ 5,4 bilhões de financiamento de safra.

O ministro Pepe Vargas ressaltou a prioridade que o governo federal vem dando ao setor. "Não temos a menor dúvida da importância da agricultura familiar para o desenvolvimento econômico e social do nosso país. Nesse plano safra queremos que os agricultores tenham mais capacidade de investimento, inovação e tecnologia"

Entre as novidades anunciadas para a próxima safra, está a ampliação do limite para enquadramento no Pronaf, permitindo que mais agricultores busquem o financiamento. A partir de agora, famílias que tiveram renda até R$ 360 mil no último ano poderão contratar o crédito. Para 2013/2014, o plano aumenta o limite de financiamento de custeio de R$ 80 mil para R$ 100 mil. A taxa de juros paga pelos agricultores, cujo teto era 4%, agora será até 3,5%.

Também está prevista elevação do limite da linha de investimento. A partir de julho deste ano, quando se inicia o preparo da safra 2013/2014, os produtores poderão contratar até R$ 150 mil por operação. Para a suinocultura, a avicultura e a fruticultura, consideradas atividades que necessitam de maior mobilização de recursos, o valor para o investimento será R$ 300 mil, e no caso de investimentos feitos em grupo, o valor será R$ 750 mil.

O plano destina, ainda, R$ 400 milhões ao Seguro da Agricultura Familiar (Seaf), mecanismo de prevenção disponibilizado aos produtores rurais que contratam financiamento de custeio e investimento do Pronaf e permite a cobertura da parcela do financiamento.

Também estão previstas inovações no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), com a ampliação do limite de aquisição anual por família, que passou de R$ 4,5 mil para R$ 5,5 mil. No caso das famílias ligadas às cooperativas, o limite subiu de R$ 4,8 mil, na última safra, para 6,5 mil. 

Quando os projetos de venda forem formados por, pelo menos, 50% dos cooperados com baixa renda e quando os produtos forem exclusivamente orgânicos, agroecológicos ou da sociobiodiversidade, o limite por família passa a ser R$ 8 mil.

A cerimônia desta quinta-feira marcou os dez anos do plano voltado à agricultura familiar. Nesse período, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, a renda do setor cresceu 52%, o que permitiu que mais de 3,7 milhões de pessoas ascendessem para a classe média. O segmento é responsável por 84% dos estabelecimentos rurais do País, por 33% do Produto Interno Bruto (PIB) Agropecuário e por empregar 74% da mão de obra no campo.

MOSSORÓ

Concurso de trajes juninos movimenta o "Pingo"



A originalidade mais uma vez será a marca do Pingo da Mei Dia, evento que abre, no próximo sábado (8), a programação oficial do Mossoró Cidade Junina 2013. A Secretaria Municipal da Cultura já abriu o período de inscrição para o concurso de melhor traje junino. Os interessados em participar devem fazer a inscrição, gratuita, na Secretaria da Cultura, até o dia 6 de junho.

Durante o Pingo da Mei Dia, uma equipe de jurados analisa todos os trajes inscritos no concurso e, ao final da festa, anuncia os grandes vencedores. Neste ano, os campeões farão uma “Volta Olímpica na Roça”, na irreverente Kombi “Mimosa”. Em todas as edições da festa, a irreverência é marca registrada, além do colorido que as quadrilhas e demais participantes dão à festa.


O Pingo da Mei Dia começa às 12h do sábado, ao lado do Teatro Municipal Dix-Huit Rosado. Neste ano, oito atrações irão se apresentar nos trios da festa, que deve durar até as 21h. Em 2012 os vencedores do concurso foram Ricardo Lopes e Iara Monteiro.

PAREDÕES – Para este ano a Secretaria da Cultura, junto com a Polícia Ambiental, decidiu regularizar a participação dos ‘paredões de som’ na festa. Os proprietários destes equipamentos de som serão encaminhados a uma área específica da festa, dando um toque especial aos festejos, sem interferir no andamento normal dos trios elétricos com as atrações principais.

“Não há nenhum tipo de proibição, apenas estamos regularizando para ficar melhor para todo mundo. O Pingo da Mei Dia é uma festa de todos”, disse o secretário da Cultura, Gustavo Rosado.
ESPORTE

Apenas uma partida para concluir a 4ª rodada do Brasileiro Série A

Nesta quinta-feira, 06, acontecerá a partida válida pela quarta rodada da Série A. O Coritiba enfrenta o Fluminense. 

Os próximos jogos da Série A acontecem no sábado, 08, veja os horários e os confrontos:

16h20 Criciúma x Flamengo
16h20 Cruzeiro x Internacional
18h30 Vasco x Bahia
18h30 Corinthians x Portuguesa
21h00 Ponte Preta x Botafogo



ALTO DO RODRIGUES

Secretaria de Saúde inicia campanha contra a Paralisia Infantil neste sábado, 08



A campanha de vacinação contra a paralisia infantil terá início no próximo sábado (8), dia nacional de mobilização, que será das 08h00min ás 17h00min. 

E se estenderá até o dia 21 de junho, a vacinação vai acontecer nas Unidades Básicas e no Hospital. A faixa etária das crianças vacinadas será de 06 meses a menores de 05 anos (04 anos, 11 meses e 29 dias).

A secretaria municipal de saúde convoca todos os pais a levarem seus filhos para tomarem a dose.
ALTO DO RODRIGUES

Secretaria de Saúde inicia campanha contra a Paralisia Infantil neste sábado, 08


A campanha de vacinação contra a paralisia infantil terá início no próximo sábado (8), dia nacional de mobilização, que será das 08h00min ás 17h00min. 

E se estenderá até o dia 21 de junho, a vacinação vai acontecer nas Unidades Básicas e no Hospital. A faixa etária das crianças vacinadas será de 06 meses a menores de 05 anos (04 anos, 11 meses e 29 dias).

A secretaria municipal de saúde convoca todos os pais a levarem seus filhos para tomarem a dose.
MOSSORÓ


ALTO DO RODRIGUES

Vereadores aprovam Projeto de Lei que dispõe sobre a democratização escolar

Depois de analisado por três comissões temáticas da Casa e discutido com representantes da educação do município, o Projeto de Lei nº 472/13, enviado pelo prefeito Abelardo Rodrigues foi aprovado em  primeira, segunda e terceira votação, na manhã de ontem, durante o expediente da sessão plenária.

O Projeto de Lei (PL) refere-se a democratização Escolar. Todos os vereadores aprovaram a solicitação do chefe do executivo, leiam-se: Ina Mulatinho (presidente), Nixon Baracho (vice-presidente), Zé Pedro (primeiro-secretário), Pedro Eugênio (segundo-secretário), Lobão, Magnus Medeiros, Zé de Zeca, Maria de Anália e Renan Melo.
JUSTIÇA

Tribunal de Justiça do RN lançará Mutirão contra a Impunidade

Com a presença de juízes, representantes do Ministério Público e advogados, será lançado pelo presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), desembargador Aderson Silvino, hoje  (6) às 9h30, o Mutirão Contra a Improbidade, que irá agilizar o julgamento de ações que envolvam a prática do crime de improbidade administrativa no Estado. 

O lançamento vai ocorrer no Tribunal do Júri II, localizado no Fórum Miguel Seabra Fagundes, rua Dr. Lauro Pinto, 315, no bairro Lagoa Nova, zona sul de Natal.

Durante o lançamento, o juiz auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça, Fábio Filgueira, fará uma exposição sobre como o mutirão irá funcionar, sua duração, estrutura humana e material disponível e sobre o grau de complexidade que envolve este tipo de processo. 

Muitas vezes, casos que tratam de malfeitos praticados na gestão da coisa pública necessitam para a decisão judicial da realização de trabalho técnicos, como perícias por exemplo.

Dados mais exatos, estatísticas, tipo de cargos envolvidos são informações que surgirão no decorrer dos trabalhos do juízes e servidores que atuarão na análise dos processos.

Fonte: TJRN

quarta-feira, 5 de junho de 2013

ESPORTE

Jogos de hoje pela Série A

Brasileirão
19h30 São Paulo x Goiás
19h30 Criciúma x Santos
19h30 Portuguesa x Internacional
21h00 Vasco x Atlético-MG
21h00 Grêmio x Vitória
21h00 Ponte Preta x Atlético-PR
22h00 Flamengo x Náutico
22h00 Bahia x Botafogo
22h00 Cruzeiro x Corinthians