Memorial às vítimas de Covid

sábado, 18 de maio de 2013

ALTO DO RODRIGUES

Palestras, depoimentos e eventos marcam dia de combate à exploração sexual infantil no município


O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes está sendo comemorado em Alto do Rodrigues com palestras e eventos de conscientização na Escola Municipal Luiz Moreira da Silva.

Um grupo de palestrantes deram início ao evento com objetivo de sensibilizar e orientar a população. Entre eles o pastor Carlos Alberto da Igreja batista onde o mesmo ministrou sobre "A influência da mídia na vida das crianças e adolescentes", do conselheiro Jair Gomes de Macau que falou sobre o "O estatuto da criança e do adolescente (ECA)", a Assistente Social Maria Gerlande falou acerca da "Estatística da realidade do município do Alto do Rodrigues das crianças e dos adolescentes que se encontram em situação de risco", já a Psicóloga Tathiana reche, ministrou sobre"Traumas causados através do abuso sexual a criança e adolescentes".
 
 
Outra informação importante que os palestrantes passaram para a população foi a diferença entre abuso e exploração sexual. A primeira é quando um adulto utiliza o corpo de uma criança para praticar um ato sexual e a segunda é quando uma criança é explorada sexualmente com a intenção de se obter lucro.
 
Francleide Campos (Secretária de Assistência Social), Maria de Fátima (Diretora da Escola Luiz Moreira da Silva), Maria Auxiliadora (Conselheira Municipal) e Nalda (Secretária adjunta de educação).
 
Todas deixaram seus recados no  dia de combate à exploração sexual infantil.   
 
A Secretária de Assistência Social Francleide Campos deixou sua mensagem e acompanhou  todas as palestras. 
 
Um dos momentos mais emocionante aconteceu quando dona Lucicarla funcionária pública, contou parte de seu depoimento de sua infância, a mesma confessa já ter sido violentada quando criança e adolescente. 
 
 
O grupo teatral jovem da Igreja assembléia de Deus em Alto do Rodrigues encenaram uma peça teatral que mostrava os perigos na vida da criança e do adolescente nos dias de hoje.
   
Intervalo ainda houve tempo para o tradicional Coffee Break 
 
Pátio da escola lotado, todos atentos a as palestras. 
 
Equipes que organizaram o evento

Equipe da Secretaria de Educação: Tathiana Reche (Psicóloga), Maria Gerlande (Assistente Social), Ionara Rodrigues (Coordenadora dos Anos iniciais), Maria Cecília (Coordenadora Equipe multi diciplinar), Nalda (Secretária adjunta de Educação), Erasmo Leonez (Coordenador de comunicação da educação), Gerlândia (Assistente Social). Segundo a Coordenadora dos Anos iniciais Ionara Rodrigues, a intenção é sensibilizar as pessoas e principalmente orientá-las a denunciar, “Muitos casos ficam invisíveis, pois muitas pessoas tem medo de fazer a denúncia”, explica Ionara, que diz ainda que a denúncia é anônima e deve ser feita para combater este tipo de violência.
 
“A nossa função  é cobrar as autoridades, quando chega um caso nós repassamos ao conselho tutelar e cobramos uma atuação do poder público”, finaliza a coordenadora.


Equipe da Assistência Social tambem fizeram  parte da organização do evento.


Além das palestras e apresentações realizadas hoje pela manhã, o evento continua ápartir das 13:30 com abertura para debates, Analise das situações de risco do município de Alto do Rodrigues e apresentação em plenária.
 
A tarde ainda haverá abertura do 1º Torneio do 18 de maio em combate ao abuso e exploração sexual da criança e do adolescente, a partida acontecerá no Ginásio Poliesportivo Ivanildo Bezerra com participação dos alunos do 6º ao 9º ano, Equipe da Secretária Municipal de Assistência Social.
No encerramento acontecerá a entrega da premiação. 
 
Faça bonito em caso de exploração sexual infantil disque 100, lembrando que este não é o único caminho e que órgãos como o conselho tutelar e a polícia militar também recebem denúncias.
 
Atenção a denúncia pode ser feita no Conselho Tutelar, Alto do Rodrigues, Polícia Militar ou através dos disques denúncias: 100 ou em caso de emergência o 190 

CARNAUBAIS

O 17º Encontro dos Núcleos de Base do PSB poderá ser transmitido ao vivo pela internet




Será realizado hoje, às 14h30, no auditório da Creche Municipal Maria de Fátima Araújo, na cidade de Carnaubais, o XVII Encontro dos Núcleos de Base do Partido Socialista Brasileiro (PSB). Se houver viabilidade técnica o evento será transmitido pela internet, através do blog AltoNoticias10.blogspot.com

O evento começa com o I Congresso da Juventude e depois o I Congresso das Mulheres. O ponto alto do encontro será a realização de uma discussão sobre as conjunturas políticas municipal, estadual e nacional. Os palestrantes serão o professor e jornalista Aluísio Lacerda, o secretário-geral do PSB, Genildo Pereira, e um representante do diretório nacional do PSB que até o fechamento desta edição não havia sido confirmado.

Do comando estadual do PSB estão confirmadas as deputadas estaduais Larissa Rosado e Márcia Maia, a deputada federal Sandra Rosado e a ex-governadora e vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria.

Ainda estarão presentes representantes de 42 comunidades, de partidos aliados, das cidades vizinhas a Carnaubais. "Foram realizados cinco eventos preparatórios", afirma o prefeito de Carnaubais, Luizinho Cavalcanti (PSB).
A expectativa da organização do evento é que 500 pessoas estejam presentes. Na oportunidade será lançada uma revista.

Para o prefeito Luizinho Cavalcanti, será uma grande oportunidade para se discutir política. "É uma forma de compreendermos como se faz política. Nós temos que ter uma vida partidária muito viva", frisa.

Com informações O Mossoroense

COMUNICAÇÃO

Anatel diz que vai multar empresas por não atingirem metas de conexão à internet móvel

O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende, disse hoje (17) que as operadoras de telefonia móvel deverão ser multadas por não terem atingido as metas estabelecidas pela agência para o serviço de conexão à rede de dados. “Vamos abrir um processo e elas poderão apresentar suas alegações", disse.

Uma avaliação divulgada pela Anatel mostrou que a taxa de acesso à rede de dados das quatro empresas analisadas (Vivo, Claro, TIM e Oi) ficou em 95%, enquanto a meta da agência é 98%.“Está abaixo da meta, mas não dá para dizer que o serviço está em declínio, tem uma estabilidade nos últimos meses”, disse Rezende.

O Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil) informou que as empresas estão empenhadas em aprimorar a qualidade dos serviços e apresentaram desempenho melhor que a meta definida para indicadores de acesso à rede de voz, de qualidade da ligação de telefônica e de estabilidade da conexão à internet. A entidade também informou que a Anatel registrou diminuição no número de reclamações sobre falhas de rede no call center da agência.

“O SindiTelebrasil alerta para a necessidade de se estabelecer alavancas para estimular a expansão dos serviços, com qualidade e cobertura adequada de sinais e retirar os entraves à instalação de antenas previstos em diversas leis municipais”, diz a nota da entidade
ALTO DO RODRIGUES

Prefeitura comemora o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Explosão Infantil com vasta programação


FERNANDO


A Prefeitura Municipal de Alto do Rodrigues, através da Secretaria de Assistência Social, realiza comemora, o dia nacional de  Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil com a campanha ‘Faça Bonito’, na intenção de orientar e conscientizar a população da luta contra o abuso e exploração infantil com uma vasta programação

18 de MAIO
DIA NACIONAL DE ENFRENTAMENTO AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES – DISQUE/DENÚNCIA:100
PROGRAMAÇÃO do 18 de Maio - 18/05/2013

Horas: 08h00min /manhã
Local: Escola Municipal Luíz Moreira da silva
Público Alvo: Professores, Conselho Escolar, Representantes do Poder Executivo e Legislativo e Sociedade Civil
- Abertura: Formação da mesa
·         Hino Nacional/Hino do Município
·         Apresentação cultural
·         Vídeo reflexivo
- Mesa redonda/ palestrantes:
·         Estatística da realidade do município do Alto do Rodrigues/RN das crianças e dos adolescentes que se encontram em situação de risco/Assistente Social – Maria Gerlande Magali Ferreira
·         Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) Leis que devem ser aplicadas a criança e ao adolescente infrator/Membro do Conselho Tutelar – Jair Gomes
·         A influência da mídia na vida das crianças e adolescente/Pastor da I Igreja Batista de Alto do Rodrigues – Carlos Alberto Moura
·         Traumas causados através do abuso sexual a crianças e adolescentes/Psicóloga – Tathiana Reche Santa Rosa
- Abertura para debate
- Analise das situações de risco do Município de Alto do Rodrigues/RN e apresentação em plenária

Horas: 13h30min
Local: Ginásio Poliesportivo Ivanildo Bezerra da Rocha
Público Alvo: Alunos do 6º ao 9º ano,  Equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e Conselho Tutelar
·         Execução do Hino Nacional e Municipal
·         Abertura do 1º torneio do 18 de maio em combate ao abuso e exploração sexual da criança e do adolescente
·         Premiação e encerramento

NATAL

Capital do estado registra 10 ocorrências de abuso sexual contra crianças por mês

A Delegacia Especializada no Atendimento à Criança e ao Adolescente do Rio Grande do Norte (DCA) registra, em média, 10 ocorrências de violência sexual contra crianças e adolescentes por mês na Grande Natal. De janeiro a março deste ano, foram 28 casos. No Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep), o número de casos de violência sexual é mais expressivo. O setor de laudos soma 162 exames de conjunção carnal realizados de janeiro até esta sexta-feira (17) somente em crianças e adolescentes suspeitos de terem sofrido algum tipo de abuso.

"Esse tipo de crime acontece em todas as classes sociais e, normalmente, o agressor é uma pessoa relacionada ao convívio da vítima, como pai, padrasto, tio, vizinho, amigo da família", disse o juiz titular da 2ª Vara da Infância e Juventude de Natal, Sérgio Maia.

De acordo com o juiz, a 2ª Vara também recebe, em média, 10 denúncias por mês de violência sexual contra crianças e adolescentes e, destes processos, em torno de 60% resultam em condenação. “Esses são os casos que chegam à Justiça, com certeza existem muito mais casos porque muitos não são nem denunciados”, disse.

O dia 18 de maio marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. De acordo com o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, a escolha da data é uma lembrança a toda a sociedade brasileira sobre a menina sequestrada em 18 de maio de 1973, Araceli Cabrera Sanches, então com oito anos, quando foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. Muita gente acompanhou o desenrolar do caso, poucos, entretanto, foram capazes de denunciar o acontecido.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes vem manter viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as suas Aracelis.

O projeto de lei foi sancionado em maio de 2000 como Lei 9.970: “Institui o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-juvenil”. Desde então, a sociedade civil em Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes promovem atividades em todo o país para conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual.

O Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes surgiu de uma proposta no Encontro realizado em Natal, em junho de 2000, onde foi elaborado o Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

g1rn
ALTO DO RODRIGUES

Câmara Municipal sedia hoje Curso de Capacitação para Vereadores


Começara daqui a pouco na sede da Câmara Municipal, um curso de Capacitação para vereadores com a palestra de Dr Aldo Araújo  que é escritor, jornalista e advogado e tem uma larga experiência no direito público, tendo atuado como redator, diretor geral e assessor Jurídico da Câmara Municipal de Serra do Mel.

O curso com inscrições gratuitas é destinado para presidentes das Câmaras Municipais, vereadores, advogados, assessores, servidores, contadores, controladores, estudantes e profissionais do Poder Legislativo.

Conteúdo programático do curso de Capacitação para Vereadores que será realizado pela Câmara Municipal.

- Que proposições podem ser apresentadas pelo vereador?
- Qual a proposição adequada para se alterar o Regimento da Câmara?
- Como alterar a Lei Orgânica?
- Tramitação dos Projetos Orçamentários
- Vereador pode alterar o orçamento?
- Resolução, Decreto, Moção, Indicação e Requerimento
- Quem tem a palavra final sobre as leis? Executivo ou Legislativo?
- O que é PELO?
- A correta formação das comissões
-  Quorum qualificado
- Qual o quorum necessário para a criação de uma CPI?
- Comissão Temporária e Especiais
- Vereador pode apresentar projeto de lei que crie despesa para o executivo?
- Lei Ordinária: Lei Complementar: Lei Delegada
- Técnica Legislativa e constitucionalidade das matérias apresentadas
- Vigência e revogação das Leis
- Sanção, promulgação e publicação
- Veto: Total e parcial ( jurídico e político)
- A correta formação da Mesa Diretora

Dr. Aldo Araújo atualmente presta serviço de assessoria e/ou consultoria jurídica nas Câmaras Municipais de Alto do Rodrigues, Jardim de Angicos, e Luis Gomes. Dr Aldo Araújo é o atua presidente da Comissão de Assessoria Jurídica da OAB, subseção em Mossoró.

As inscrições podem ser feitas na Câmara Municipal ou pelo telefone (84) 9634 9515 Outras informações: ligue (84) 3523 2648

sexta-feira, 17 de maio de 2013

ALTO DO RODRIGUES

Prefeito Abelardo Rodrigues assina convênio para construção de 40 casas populares 

Prefeito Abelardo Rodrigues assinando convênio para construção de 40 casas populares.

Nesta última quinta-feira, 16, o prefeito Abelardo Rodrigues esteve na CHB (Companhia Hipotecária Brasileira), em Natal/RN, para assinar o convênio de construção e 40 casas populares.

O convênio estava prestes a ser cancelado, pois desde 2012 o ex-prefeito não tinha enviado a documentação necessária para iniciar a obra e beneficiar 40 famílias. Por diversas vezes, o ex-prefeito disse que ia levar a documentação e assinar o convênio, mas não apareceu e só agora com a nova gestão que o convênio pôde ser realmente concluído.

O prefeito Abelardo Rodrigues não mediu esforços para conseguir a documentação solicitada pela CHB e firmar de fato e de direito o convênio para a construção dessas quarenta unidades habitacionais.

Quase todos os beneficiários dessas 40 casas foram indicados pelo ex-prefeito e mesmo assim, o ex-gestor não foi assinar o convênio, demonstrando falta  de consideração com as famílias e se não fosse o interesse do prefeito Abelardo Rodrigues em assinar o convênio, o município iria perder esse grande benefício. 

Abelardo Rodrigues com a articuladora do município Jacira Alves

Memória
No dia 31 de dezembro de 2008, ao deixar o cargo de prefeito pela quarta vez, o prefeito Abelardo estava em seu gabinete e chegou um convênio para a construção do auditório da Usina de Beneficiamento de Leite. Na oportunidade um dos amigos de Abelardo perguntou se ele (Abelardo) iria assinar o convênio, sabendo que no dia seguinte quem assumiria o comando do município e iria fazer a obra era um adversário. 

O prefeito Abelardo disse que ia assinar o convênio, pois era um benefício para o município e  não importava saber quem iria fazer, mas a população não podia perder esse emenda de R$ 90 mil. 

Moral da história: Abelardo terminou seu quarto mandato, o novo prefeito assumiu, prometeu construir, terminou o mandato e não fez nada na Usina. Abelardo ganhou a campanha, está no comando e é quem vai construir o auditório da Usina de Beneficiamento de Leite. E como diz o ditado popular "o que é do homem o bicho não come".

quinta-feira, 16 de maio de 2013

INOVANDO

Estamos testando um novo produto para você: Rádio AltoNoticias

ESPORTE

Jogos de hoje


COPA DO BRASIL
19h30 Avaí x América-MG
19h30 Atlético-PR x América-RN
21h50 Ponte Preta x Bragantino

LIBERTADORES
21h15 Olimpia-PAR x Tigre
22h00 Ind. Santa Fe x Grêmio



LEGISLATIVO EM AÇÃO

Câmara Municipal de Alto do Rodrigues realiza  sábado (dia 18) curso de Capacitação para Vereadores


Acontecerá no dia, 18, nas dependências da Câmara Municipal, um curso de Capacitação para vereadores. Aldo Araújo (palestrante) é escritor, jornalista e advogado e tem uma larga experiência no direito público, tendo atuado como redator, diretor geral e assessor Jurídico da Câmara Municipal de Serra do Mel.

O curso com inscrições gratuitas e destinado para presidentes das Câmaras Municipais, vereadores,  advogados, assessores, servidores, contadores, controladores, estudantes e profissionais do Poder Legislativo.

Conteúdo programático do curso de Capacitação para Vereadores que será realizado pela Câmara Municipal.

- Que proposições podem ser apresentadas pelo vereador?
- Qual a proposição adequada para se alterar o Regimento da Câmara?
- Como alterar a Lei Orgânica?
- Tramitação dos Projetos Orçamentários
- Vereador pode alterar o orçamento?
- Resolução, Decreto, Moção, Indicação e Requerimento
- Quem tem a palavra final sobre as leis? Executivo ou Legislativo?
- O que é PELO?
- A correta formação das comissões
-  Quorum qualificado
- Qual o quorum necessário para a criação de uma CPI?
- Comissão Temporária e Especiais
- Vereador pode apresentar projeto de lei que crie despesa para o executivo?
- Lei Ordinária: Lei Complementar: Lei Delegada
- Técnica Legislativa e constitucionalidade das matérias apresentadas
- Vigência e revogação das Leis
- Sanção, promulgação e publicação
- Veto: Total e parcial ( jurídico e político)
- A correta formação da Mesa Diretora

Dr. Aldo Araújo atualmente presta serviço de assessoria e/ou consultoria jurídica nas Câmaras Municipais de Alto do Rodrigues, Jardim de Angicos, e Luis Gomes. Dr Aldo Araújo é o atua presidente da Comissão de Assessoria Jurídica da OAB, subseção em Mossoró.

As inscrições podem ser feitas na Câmara Municipal ou pelo telefone (84) 9634 9515 Outras informações: ligue (84) 3523 2648

quarta-feira, 15 de maio de 2013

ESPORTE


Potiguar e América-RN empatam na primeira partida da decisão: 2 a 2

Potiguar de Mossoró x América, final do Campeonato Potiguar (Foto: Márcio Barbosa)

Com direito a um primeiro tempo eletrizante, Potiguar de Mossoró e América-RN empataram por 2 a 2 nesta quarta-feira. A primeira partida da decisão do Campeonato Potiguar foi realizada no Estádio Nogueirão, em Mossoró. Após sair na frente, o time natalense cedeu a virada, mas conseguiu a igualdade ainda na primeira etapa.

O segundo jogo está marcado para o Estádio Barretão, na cidade de Ceará-Mirim, com início às 17h. O vencedor do confronto será o campeão. Se houver novo empate, a decisão do título será nos pênaltis.
ALTO DO RODRIGUES

Prefeito Abelardo Rodrigues, inaugura as novas instalações da quadra de esporte e ginásio poliesportivo

Juntamente com secretários de governo, da vice-prefeita, da primeira-dama, vereadores e desportistas, o prefeito Abelardo Rodrigues entregou a comunidade as reformas da quadra de Esporte do conjunto da Cohab e do ginásio poliesportivo Ivanildo Bezerra.

É o governo Construindo Um Novo Tempo fazendo mais pelo esporte no município
SAÚDE

Nutricionista de Natal revela doze hábitos para você emagrecer e não engordar nunca mais

Artigo foi postado na revista Boa Forma. Foto: Divulgação
Artigo foi postado na revista Boa Forma. Foto: Divulgação

Não foi do dia para a noite que você aprendeu a gostar de fritura, salgadinho, doce de leite. Então, se está disposta a comer melhor e mudar de vida, não espere milagre instantâneo. O pulo-do-gato é fazer uma mudança por vez. 

Só depois que a primeira modificação vira hábito, você parte para o próximo desafio. “Para fazer essa virada, é preciso acreditar que a nova atitude vai trazer um benefício e que não exigirá um grande esforço para entrar na nossa vida. Com isso em mente, fica mais fácil fazer as alterações na alimentação”, diz a norte-americana Kristine Clark, diretora de nutrição do Centro de Medicina Esportiva da Universidade da Pensilvânia (EUA), que aposta no método.

Para ajudar você nessa empreitada, a nutricionista Rosana de Oliveira, do Spa Naturallis, em Natal (RN), preparou um programa de três meses. Na primeira semana, você começa a beber mais água até chegar a 2 litros por dia. Fácil demais? A regra que comanda esse jogo é: devagar e sempre. Na segunda semana, você investe em mais um novo hábito e treina durante sete dias, sem, é claro, abandonar a conquista da semana anterior. E assim vai.

1º SEMANA: ÁGUA ANTES DE COMER
Você já sabe que o corpo precisa de oito a dez copos todo dia. O truque é quando tomar. Anote: dois copos de água uma hora antes do café da manhã, do almoço e do jantar. Antes de cada lanche, mais um copo. “Nosso corpo nem sempre identifica bem a sede”, diz Kristine Clark. “Por conta disso, às vezes confundimos a falta de hidratação com fome e exageramos na comida.”

Tática: você pode deixar lembretes do tipo “não se esqueça da água” na agenda ou na caixa postal do celular. Manter uma garrafinha cheia na mesa de trabalho ou na bolsa dá certo.

2º SEMANA: CAFÉ DA MANHÃ TODOS OS DIAS
Pesquisas comprovam que quem toma um café da manhã nutritivo corre menos risco de comer feito uma leoa nas outras refeições. Além disso, você garante mais pique e concentração. Uma fruta, uma xícara de café com leite desnatado e uma fatia de pão integral com presunto magro ou peito de peru é uma ótima pedida para começar bem o dia.

Tática: se não tem apetite quando acorda, comece com a fruta e, aos poucos, acrescente outros alimentos. Quem vive correndo pode optar por produtos prontos e saudáveis, como iogurte desnatado, suco light de caixinha, torrada integral e barrinha de cereais.

3º SEMANA: MAIS REFEIÇÕES
“Quem divide o que come em cinco refeições por dia acelera o metabolismo entre 5 e 15%”, diz a nutricionista Heloísa Guarita, especialista em fisiologia do exercício. Imagina se você ainda maneirar nas porções: é emagrecimento na certa, porque você evita os picos de fome.

Tática: o ideal é comer a cada três ou quatro horas. Se você toma o café da manhã às 7 h, faça um lanche às 10 h, almoce às 13 h, lanche às 16 h e jante às 20 h.

4º SEMANA: REFRI UMA VEZ POR SEMANA
Aproveite que você já adquiriu o hábito de beber mais água e reduza o refrigerante, que não acrescenta nada de bom ao organismo. Light ou normal, tanto faz: consumidos com a comida, diluem o suco gástrico e prejudicam a digestão.

Tática: nas refeições, tome no máximo meio copo de água. No barzinho ou no restaurante, vá de sucos pouco calóricos, como maracujá e limão com adoçante.

5º SEMANA: MAIS FRUTA, MENOS FOME
As frutas frescas são cheias de vitaminas, minerais e fibras. Ou seja, alimentam e enganam a fome. Coma de três a quatro porções por dia, variando os tipos e inclua sempre uma cítrica (laranja, mexerica, limão) para melhorar a absorção do ferro presente nos outros alimentos.

Tática: substitua o doce da sobremesa por uma fruta e economize um montão de calorias. Se detesta fruta, comece com as desidratadas, que são bem docinhas.

6º SEMANA: A VEZ DOS INTEGRAIS
Seu organismo consome mais calorias para digerir os produtos integrais do que os refinados. Quer mais? As fibras presentes especialmente nos grãos e nas farinhas integrais melhoram o funcionamento do intestino, varrem as toxinas do corpo e aumentam a sensação de saciedade, já que tornam a digestão mais lenta.

Tática: troque o pão branco pelo integral, de centeio ou de aveia, de preferência light. Depois, faça o mesmo com o arroz e o macarrão. Acrescente grãos (soja, cevadinha, grão-de-bico) nas saladas; aveia nas sopas; granola no iogurte; gérmen de trigo nos sucos ou nas frutas picadas.

7º SEMANA: CHOCOLATE PELA METADE
Esse é o tipo de alimento que na medida certa faz bem: a todo momento surgem estudos comprovando que o polifenol, substância presente no chocolate, protege o coração, reduz o colesterol ruim, combate o envelhecimento precoce. Em excesso, a gente já sabe: vira pneuzinho.

Tática: em vez de comer uma barra inteira, coma metade mais uma maçã ou uma fatia de mamão. A fruta vai ajudá-la a chegar a um Alpino por dia. Barrinhas de cereais e frutas secas cobertas com chocolate (tipo Supino) também matam o desejo e têm inúmeras calorias a menos.

8º SEMANA: LANCHES MAIS SAUDÁVEIS
A mania de comer biscoito, bala e docinhos o tempo inteiro arrasa qualquer silhueta. Veja só: 1 bombom + 50 g de ovinhos de amendoim + 3 balas + 3 biscoitos recheados = 553 calorias, mais de 1/3 do que deveria consumir num dia inteiro.

Tática: se você ama doce, na hora do lanche procure trocar o biscoito recheado por ameixa, banana ou damasco seco. Se não vive sem salgado, vá de sanduíche de pão integral com presunto magro. Outras opções gostosas: iogurte light com frutas; um punhado de amêndoas cruas sem sal; 1 suco light de caixinha com 2 torradas integrais; um capuccino com leite desnatado.

9º SEMANA: MASTIGUE, MASTIGUE, MASTIGUE
Quanto mais você mastigar os alimentos, melhor para a digestão e para espantar os quilos extras. A saciedade tem a ver com o tempo que levamos para comer. A partir de 20 minutos de mastigação, o cérebro começa a receber mensagens de que o corpo já está satisfeito. Se terminar a refeição antes desse tempo, vai querer repetir o prato.

Tática: a cada garfada, descanse os talheres ao lado do prato enquanto mastiga. Você também pode contar o quanto mastiga cada garfada: 20 vezes é um bom número.

10º SEMANA: 50% MENOS GORDURA
Você não vive sem batata frita? Não precisa eliminar da sua vida, mas também não dá para comer todo dia e ser feliz… Reserve as frituras para os fins de semana e corte a quantidade pela metade.

Tática: em casa, mude a forma de preparo. No lugar de mergulhar os nuggets e pasteizinhos na frigideira, leve-os ao forno. Faça o mesmo com o bife e os filés de peixe e de frango.

11º SEMANA: VERDE ANTES DE TUDO
Você pode comer folhas à vontade. São levíssimas e têm um montão de vitaminas e fibras. Um prato só de verdes antes do almoço vai ocupar seu estômago e você vai acabar comendo menos alimentos que engordam. Para temperar, use uma colher de chá de azeite com limão e pouco sal; mostarda; shoyu light, vinagre ou molho de iogurte.

Tática: rúcula, agrião, escarola, acelga e alface podem ser consumidos refogados, picadinhos nas sopas, na carne moída, no frango de panela, no recheio das tortas, massas e panquecas e até nos sucos (evite coá-los para manter as fibras intactas).

12º SEMANA: JANTAR ATÉ AS 20h
Quando dormimos, o metabolismo desacelera e a gente consome menos energia. Quanto mais próximo da hora de dormir você jantar, maior o risco de armazenar gorduras. O ideal é comer pelo menos duas horas antes de ir para a cama: se isso acontece por volta das 22 h, jantar às 20 h é uma boa pedida.

Tática: quando for impossível comer mais cedo, faça um prato mais leve, com salada, vegetais cozidos e carnes brancas magras, de preferência grelhadas, ou tome uma sopa de legumes, mas nunca deixe de jantar.
ALTO DO RODRIGUES

Prefeito Abelardo Rodrigues entrega aos desportistas quadra e ginásio totalmente reformados 

Ginásio poliesportivo Ivanildo Bezerra "de cara nova"

Mais duas ações do governo Construindo Um Novo Tempo voltadas para o esporte. Duas ações, diga-se de passagem, reformadas e entregues em tempo recorde. 

Na solenidade de logo mais, a partir das 17h, o prefeito Abelardo Rodrigues junto com demais autoridades do município, além de desportistas, participarão do ato de descerramento da placa e já estará à disposição para prática de esportes. 

A quadra de esporte Francielio Victor Rodrigues está localizada no  conjunto Cohab. 

Na sequencia, toda a comitiva vai até o ginásio poliesportivo Ivanildo Bezerra para descerrar a placa de reforma do ginásio poliesportivo Ivanildo Bezerra.

Vereadores foram convidados
Na sessão da Câmara Municipal que aconteceu na manhã de hoje, o vereador Zé Pedro convidou todos os vereadores presentes na sessão a prestigiaram o descerramento da placa, entregando aos desportistas mais duas ações do atual governo.