Memorial às vítimas de Covid

sábado, 13 de abril de 2013

MOSSORÓ

Veja outros flashs do 1º Forum dos vereadores realizado no Hotel Thermas



ALTO DO RODRIGUES

Thiago Presidente e Ricardo Motta presidente registram momento especial para as nossas lentes

Os "presidentes" reunidos no encontro dos vereadores

Antes de terminar o evento, os presidentes, registraram para as nossas lentes, uma foto histórica. O atual presidente e o futuro presidente.

Na foto, Ricardo Motta, presidente da Assembleia Legislativa com o futuro Thiago Presidente.

Mas, o que eles têm em comum? Ah, isso a gente diz depois!
ALTO DO RODRIGUES

Escola de Barrocas será a primeira a ter salas climatizadas

Nesta sexta-feira, 12, a secretária de educação Irani Cunha acompanhada do secretário de governo Wilson Rodrigues e engenheiros da empresa que vai iniciar o projeto de climatização das salas de aula da Escola de Barrocas, estiveram apresentando o benefícios para diretores, professores, pais e alunos da Escola municipal no distrito.

Para dar maior comodidade aos alunos das Escolas Municipais e cumprir uma promessa de campanha, o prefeito Abelardo Rodrigues determinou a climatização das salas de aula e, o distrito de Barrocas será o primeiro a receber esse grande benefício da gestão Construindo Um Novo Tempo.




A medida é vista com bons olhos pela comunidade que vai aproveitar esse benefício. As obras deverão ser iniciadas na próxima semana e pelo menos por trinta dias haverão transtornos na Escola, mas é por pouco tempo e o benefício ficará marcado para sempre.
ALTO DO RODRIGUES

Thiago presidente questiona o presidente da Câmara Federal à respeito das constantes demissões na Petrobras

Uma das grandes lideranças do município, Thiago Presidente, marcou presença no evento promovido pela FECAM-RN, em Mossoró. O 1º Forum encontro de vereadores foi importante para Thiago Presidente encontrar o presidente da Câmara Federal, e perguntar ao federal o que está sendo feito para diminuir o crescente número de demissões nas empresas prestadoras de serviços à Petrobras.

Henrique Alves disse à Thiago presidente que depois da reunião de ontem, recebeu a ligação da presidente da Petrobras, Graças Foster e, confirmou que na próxima quinta-feira, 18, acontecerá uma reunião na sede da Petrobras com toda a bancada federal e o presidente do Sindicato dos Petroleiros para achar uma saida para diminuir o índice de desemprego na região.

Thiago Presidente agradeceu as palavras do presidente da Câmara Federal Henrique Alves.
AOS LEITORES


Involuntariamente, trocamos as noticias relacionadas ao distrito de Barrocas.

As notícias relacionadas à Cooperativa de mulheres para fabricação de bolo e doces, não teve a participação da secretária de educação Irani Cunha e do secretário de governo Wilson Rodrigues, onde na verdade, a participação desses dois secretários foi para apresentar aos pais e alunos da Escola Municipal, o novo projeto das salas de aulas climatizadas.

As fotos da reunião dos técnicos da agricultura familiar que contou com o total apoio da vice-prefeita Emilia Patrícia, ainda não chegaram à nossa redação.
VALE DO AÇU

Vereadores da região participam do 1º Forum dos vereadores, em Mossoró


Os vereadores de Alto do Rodrigues: o vice-presidente da Casa Nixon Baracho, a presidente Ina Mulatinho, o primeiro-secretário Zé Pedro e o segundo secretário Pedro Eugênio

No canto, os edis de Alto do Rodrigues: Renan, Zé de Zeca, Magnus e  Maria de Anália.

Vereadores de quase todos os municípios participaram nesta manhã, do 1º Forum dos vereadores, evento que aconteceu no Hotel Thermas, em Mossoró.

O encontro também serviu para apresentar aos colegas edis, os novos integrantes da FECAM-RN (Federação das Câmaras Municipais do RN, que tem à frente do jovem e competente Francisco Junior, conhecido como Silveirinha.

Diversas autoridades marcaram presença no evento, como o presidente da Assembleia Legislativa deputado Ricardo Motta, a governadora Rosalba Ciarlini, o vice-governador Robinson Faria, o presidente da Câmara Federal deputado Henrique Alves, deputados estaduais e federais, além de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores de todas as cidades do estado e lideranças políticas.

Registramos a presença de vereadores do Alto do Rodrigues, Pendências, Carnaubais, Assu e Afonso Bezerra.

Um dos pontos principais e que recebeu calorosos aplausos, foi quando o presidente eleito da FECAM, vereador Silveirinha anunciou que foi derrubada a PEC 35, que iria acabar com o salário dos vereadores nas cidades abaixo de 50 mil habitantes. Os demais oradores enalteceram o trabalho do vereador, o presidente da Câmara Federal disse em seu discurso que o primeiro político que o cidadão procura é o vereador e não deputados estadual e federal, governador, senador e por isso merece todo o respeito.

O presidente da Assembleia Legislativa deputado Ricardo Motta também enalteceu o trabalho dos vereadores e parabenizou a iniciativa do atual presidente em fazer um evento desse porte e, ainda lançou o nome de Silveirinha para deputado estadual.


 Presidente Heliomar participando com amigos do Forum de vereadores

 Turma dos edis de Alto do Rodrigues Pedro Eugênio e atrás Nixon ao lado da presidente Ina Mulatinho e o vereador Zé Pedro.

 De Afonso Bezerra o Vereador Valquir com o vice-prefeito e a esposa do presidente da Casa, o vereador Valmir Pereira que também estava no evento, mas um pouco distante das nossas lentes.

 Nenem de Nilson de Carnaubais presente no Forum

O competente vereador Arnobio Junior de Assu no Forum ao lado de colegas de Câmara

Gilberto e Fernandinho de Pendências com o colega presidente da Câmara de Carnaubais, Junior Benevides
REPERCUSSÃO

Blog do Programa Registrando repercute matéria publicada no altonoticias10

Um dos blogs mais bem conceituados do Vale do Açu, o do Programa Registrando, da cidade de Assu, repercutiu neste sábado, a matéria publicada pelo nosso blog, à respeito do descaso do atual governo com os pendencienses na área da saúde.

PENDÊNCIAS

Matadouro público fechado, mais uma ação do governo Ivan Padilha nos seus 100 dias de governo

Se existisse um prêmio para incompetência pública, o prefeito Ivan Padilha era dos dos primeiros colocados. Pensa que é brincadeira? 

O que você diz de um gestor que passou os primeiros quatro anos, prometendo reformar o matadouro público e terminou os quatros anos, ganhou a eleição prometendo e já estamos no quarto mês do segundo mandato e nada do matadouro público ser reformado?

De janeiro até o dia 10 de abril, o município já recebeu mais de 15 milhões de reais. Afinal, se o prefeito Ivan Padilha quisesse, dava ou não para reformar o matadouro público?

Pelas nossas contas, dava para construir uns 20 prédios com tudo que há de melhor na área e muito mais...

CARNAUBAIS

Fora período eleitoral, Prefeito Luizinho realiza ato socialista e receberá presença de Marcia Maia


O prefeito Luizinho Cavalcante, presidente municipal do Partido Socialista Brasileiro/PSB, convocou militantes partidários, vereadores da sigla e outras influências agregadas ao seu sistema de governo pra prestigiar o ato de filiação dos socialistas carnaubaenses neste sábado.  

A deputada Márcia Maia confirmou presença ao encontro do PSB, sendo uma parlamentar que desenvolve um trabalho vigilante em defesa do nosso município na assembléia legislativa.

O evento vai acontecer no plenário da Câmara municipal a partir das 19.30 horas.

Fonte: Aluizio Lacerda

PORTO DO MANGUE


MP ajuíza ação por improbidade de prefeito Titico


O Ministério Público do Rio Grande do Norte, por intermédio da Promotoria de Justiça da Comarca de Assu, ajuizou ação civil pública por ato de improbidade administrativa em desfavor do prefeito de Porto do Mangue, Titico Gomes, da empresa Multi Sai e seu sócio Mário Venâncio Dantas, além de mais outras 15 pessoas, candidatos envolvidos em fraudes praticadas no concurso público realizado em 2010.
A documentação que embasou a instauração do inquérito civil foi remetida à 1ª Promotoria de Justiça de Assu pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça do Patrimônio Público (CAOP-PP), do Ministério Público Potiguar, tendo sido apreendida em virtude de mandado judicial de busca e apreensão.
Os documentos apreendidos na sede da Mult-Sai em Currais Novos revelaram fortes indícios  de que tal empresa realizou concursos fraudulentos não só no Município de Porto do Mangue, mas também em Alexandria (concurso público de 2009), Brejinho (concurso público de 2007), Jardim de Piranhas (concurso público de 2010), Lagoa Salgada  (concurso público de 2010), Grossos (concurso público de 2010), Lagoa/PB (concurso público de 2009), Riacho dos Cavalos/PB (concurso público de 2009) e Jericó/PB  (concurso público de 2010).
A análise da documentação apreendida revelou que em todos os concursos certos candidatos eram “agraciados”, pois as alternativas que haviam sido marcadas com erro pelos mesmos em seus gabaritos eram “corrigidas” com lápis grafite, de maneira que passavam a ocupar melhor colocação no resultado final. Havia duas listas: uma que correspondia ao resultado verdadeiro do concurso; e outra, “oficial”, que era publicada no site da empresa, na qual os candidatos “beneficiados” sempre logravam obter posições privilegiadas no novo ranking, inobstante pobre desempenho obtido na classificação encontrada nos documentos apreendidos.
ALTO DO RODRIGUES

Mais saúde para todos, secretaria de saúde implanta o Grupo de Trabalho Intersetorial



Na tarde desta sexta-feira, 12, na Câmara Municipal, a secretaria municipal de saúde deu início a um programa de grande importância no governo municipal. O GTI (Grupo de Trabalho Intersetorial) que tem como objetivo atender com qualidade toda a população. 

A reunião contou com representantes de diversas secretarias como determina o programa e a abertura do evento ficou no comando da secretária municipal de saúde, Maria Auxiliadora da Silva Sena (Dôra) que  destacou o empenho do prefeito em implantar o programa no município, já que é uma ótima ferramenta para avançar na saúde, educação e assistência de toda comunidade.

O GTI tem o objetivo de gerenciar todas as ações do PSE (Programa Saúde na Escola) que por sua vez cntribui para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

O público beneficiário do PSE são os estudantes da Educação Básica, gestores e profissionais de educação e saúde, comunidade escolar e, de forma mais amplificada, estudantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).


As atividades de educação e saúde do PSE ocorrerão nos Territórios definidos segundo a área de abrangência da Estratégia Saúde da Família (Ministério da Saúde), tornando possível o exercício de criação de núcleos e ligações entre os equipamentos públicos da saúde e da educação (escolas, centros de saúde, áreas de lazer como praças e ginásios esportivos, etc).


Entre outros assuntos na pauta, ficou definido em reunião que a secretaria de educação ficaria responsável por trabalhar a área rural e a secretaria de saúde com a área urbana.

GRUPOS DE TRABALHO
A proposta de coordenação do PSE por meio dos Grupos de Trabalho Intersetoriais é centrada na gestão compartilhada, numa construção em que tanto o planejamento quanto a execução das ações são realizados, coletivamente, de forma a atender às necessidades e demandas locais. As decisões são compartilhadas por meio de análises e avaliações construídas intersetorialmente. O trabalho no GTI pressupõe, dessa forma, interação com troca de saberes, poderes e afetos entre profissionais da saúde e da educação, educandos, comunidade e demais redes sociais. Os GTIs devem ser compostos, obrigatoriamente, por representantes das Secretarias de Saúde e de Educação e, facultativamente, por outros parceiros locais representantes de políticas e movimentos sociais (cultura, lazer, esporte, transporte, planejamento urbano, sociedade civil, setor não governamental e setor privado, entre outros).

O prefeito Abelardo Rodrigues já designou os membros integrantes de formação do GTI, responsável pelo monitoramento das ações realizadas pelo PSE Programa de Saúde na Escola, são eles: Da secretaria de saúde Dôra, Antonio Flávio, Maria Jackeline, Soledade e Jayne; Da secretaria de educação Irani Cunha, Francisca das Chagas (Galega) e Iara Rodrigues. Representando a secretaria de assistência social, Wennia Medeiros. A lista ainda consta uma representante das Escolas Maria de Fátima Silva da Cunha (Fatinha) e concluindo a lista um representante dos alunos Enderson Trinny Lopes dos Santos.

Já ficou definido uma programação para o dia 28, data festejada mundialmente em memória às vítimas de acidentes relacionados ao trabalho. Mas a programação terá início de 22 a 26 e no dia 28 é o dia "D".

Os participantes saíram da reunião entusiasmado em poder oferecer um melhor serviço aos cidadãos altorodriguenses e, principalmente aos alunos da rede municipal.
PENDÊNCIAS

Retrato de uma gestão desastrosa: Hospital sem médico e sem remédio

O povo pendenciense que deu uma segunda oportunidade para o gestor Ivan Padilha governar o município, devem estar bem arrependidos do erro que cometeram. Desde que inicíou seu mandato, o gestor tá fazendo questão de confirmar que não tá nem aí pro povo.

Vamos começar com o carnaval, mesmo tendo uma "recomendação" do Ministério Público em não fazer carnaval e torrar milhões, o prefeito poderia ter feito, se, tivesse feito uma planilha justa e mostrado ao Ministério Público, como fizeram outros gestores. Com isso, a população pobre do município que só poderia se divertir gratuitamente, não puderam, pois as festanças eram todas privadas.

Estudantes denunciam que o ônibus que transporta estudante é sucateado e já tem até vídeo para comprovar a atual situação. Aí fica a pergunta, onde estão os transportes novos?

Nesta sexta-feira, aconteceram dois acidentes entre motoqueiros e por sorte, nada grave, apenas arranhões, pois, se os acidentados, precisassem de atendimento médico, teriam que ser transferidos para outra cidade, pois a cidade que recebeu mais de QUINZE MILHÕES de janeiro até dia 10 de abril desse ano, não tem médico no plantão dessa sexta. Na última quinta-feira, um médico (com pena do povão) foi tirar um plantão de um outro médico que não compareceu. 

Todas essas situações foram comprovadas e denunciadas por pessoas que sofreram na pele o absurdo de uma gestão fadada ao total caos, prejudicando a população. Ah, segundo populares, a farmácia está sem remédios.

Não estamos nem falando ainda dos comerciantes e prestadores de serviços que não receberam por serviços que prestaram ao município. Para completar, os contratados ainda não receberam seus salários havia meses.

Até quando essa situação? Qual ação dos vereadores para mudar esse quadro caótico? O povo é que precisa de respostas, nosso papel é de apenas divulgar, ser a voz de um povo sofrido. Como disse o vice-governador no ano passado em Alto do Rodrigues, "o povo bota e o povo tira".

Comentários, sugestões e a versão da prefeitura, podem ser enviados para o email: altonoticias@yahoo.com.br

sexta-feira, 12 de abril de 2013

PENDENCIAS

Na semana dos 100 dias de governo de Ivan Padilha, população sofre e fica a mercê da própria sorte

Daqui a pouco, todos os fatos dessa lamentável gestão
ALTO DO RODRIGUES

Prefeitura Municipal incentiva e apóia ações voltadas para a agricultura familiar no município

Em Estreito e Barrocas a aceitação popular superou expectativas.

Com o objetivo de fomentar e incentivar a agricultura família em todos os distritos, a prefeitura municipal por determinação do prefeito Abelardo Rodrigues contratou uma empresa especializada orientar os agricultores dos distritos a criar seu próprio negócio, iniciar cooperativas e conseguir através dos meios legais, todas as possibilidades de iniciar e manter seu próprio negócios.

A empresa que ganhou a licitação, CCL (Consultoria e Construções Ltda) designou dois técnicos para darem orientações e apoio aos agricultores que desejam realizar o sonho e trabalhar por conta própria.


O primeiro distrito a receber a equipe da CCL foi o distrito de Estreito, parte dos interessados prestigiaram o encontro  e escutaram todas as orientações dos técnicos.

A vice-prefeita Emília Patrícia que sempre apoia as ações em prol da comunidade, participou de todos os encontros já realizados. No Estreito, Canafístula, Barrocas e hoje à noite em São José.

Entre as ações dos técnicos em benefício dos agricultores estão ações de crédito, comercialização dos produtos e orientação técnica.

Barrocas
Nesta manhã de sexta-feira, 11, o distrito de Barrocas recebeu a caravana porta aberta. Para reforçar e apoiar ainda mais os agricultores, o secretário de governo Wilson Rodrigues e a secretária de educação do município Irani Cunha. 

 Secretária de educação Irani e o secretário de governo Wilson Rodrigues prestigiaram o evento


Um grande número de pessoas prestigiaram o evento e ficaram interessadas em iniciar uma cooperativa de bolo e doce. Depois de escutar as orientações, os agricultores irão colocar em prática, sendo que serão acompanhados pelos consultores contratados pela prefeitura. 

Nesta noite, 12, foi a vez do distrito de São José receber os técnicos de incentivo à agricultura familiar. Na próxima semana, outros encontros acontecerão em todos os distritos. 

Depois que os técnicos conhecerem a realidade e necessidade de cada comunidade, os principais projetos serão colocados em prática de acordo com a realidade. 
COLÍRIO DO FDS

Segue aí mais um colírio do Fim de Semana

MÚSICA

Samba e feijoada neste domingo


Dentro da programação do Festival de Choro e Samba, o restaurante e bar Ultimas Nuvens Azuis, praia de Cotovelo, promoverá, neste domingo, a partir das 13h, o samba de domingo com o grupo NULANCE.


O grupo conta com apresentações em diversas casas noturnas e bares de Natal em especial, Maria´sBacannas, Sancho Music Bar, Pitangas Bar, Boate Vogue, Norton Bar, Taverna Pub e Quiosque da Brahma entre outros.  Essa rapaziada é formada pelos seguintes integrantes :Sergio Oliveira( Voz e Cavaco), Juninho( Violão) , Wellington ( Percussão )e Valter (Percussão).


O grupo tem como principal diferença, a facilidade de trabalhar com vários estilos musicais, trazendo músicas desde o samba-raiz até o samba moderno atual.

Embora o grupo seja formado por rapazes novos o grupo Nulance traz em seu histórico, importantes influências no cenário da música brasileira tais como: Fundo de Quintal, Arlindo Cruz e Sombrinha, Leci Brandão, Sensação Da Melhor Qualidade, Revelação entre outros.

O Nuvens Azuis ainda oferece um cardápio sertanejo, tudo ao estilo self-service, como galinha caipira, buchada, picado, entre outras opções.

Localização- Praia de Cotovelo Fone 3237-2118 /9491-8427

NATAL


Agência do HSBC é alvo de tentativa de arrombamento em Natal

A agência do HSBC da avenida Prudente de Morais, no bairro Lagoa Seca, em Natal, sofreu uma tentativa de arrombamento na madrugada desta sexta-feira (12). A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do banco. Os detalhes, no entanto, não foram revelados.

A assessoria do Banco, em São Paulo, afirmou que houve uma tentativa de arrombamento. Porém o alarme do banco soou, o que pode ter intimidado os arrombadores. A agência não sofreu nenhum prejuízo. 

Por meio de uma nota enviada ao G1, o banco ainda acrescentou que “a agência está funcionando normalmente e que não houve dano para a instituição e nem para os clientes”

g1rn
NATAL

Veja como ficará a praia de Ponta Negra, em Natal, após recuperação

Prefeitura divulgou imagens de como ficará a praia após a intervenção (Foto: Divulgação/Prefeitura de Natal)

Prefeitura divulgou imagens do projeto que será executado na praia.
Obras começam na quinta (18) e devem ser concluídas em 5 meses.


A Prefeitura de Natal divulgou imagens de como ficará a praia de Ponta Negra - um dos principais cartões postais do Rio Grande do Norte - após a execução da obra de recuperação do calçadão. 

De acordo com a assessoria da prefeitura, depois de muitos debates e estudos, o modelo de proteção conhecido como 'enrocamento' foi o escolhido.

O engenheiro Luiz Parente, autor do projeto, explicou que esse método consiste na construção de um paredão de pedras que servirá como proteção contra a erosão provocada pelas grandes marés. O projeto também prevê a construção de 20 escadas e 10 rampas de acesso.

Será construído um paredão de pedras que servirá como proteção contra a erosão (Foto: Divulgação/Prefeitura de Natal)

O projeto foi apresentado na tarde desta quinta-feira (11), em coletiva de imprensa realizada no Palácio Felipe Camarão, sede da Prefeitura de Natal. De acordo com a prefeitura, a obra deve começar na próxima quinta-feira (18) e a construtora tem um prazo de cinco meses para executar os serviços.

“A recuperação do calçadão de Ponta Negra vai trazer de volta a auto-estima do natalense que estava tão abalada nesses últimos anos”, disse o prefeito durante a apresentação do projeto.

G1RN
MENORIDADE PENAL JÁ

Latrocínios em alta e menoridade penal

Magistrado alerta sobre o aumento de latrocínios cometidos por menores.

Sob o título “Tanto fez, tanto faz…”, o artigo a seguir é de autoria do juiz de direito Gustavo Sauaia, de São Paulo.

Com a suspeita de que um menor tenha sido o autor do covarde latrocínio (como se existisse latrocínio corajoso…) de um estudante universitário, reforça-se o constrangimento de parte da sociedade, autoproclamada mais esclarecida, ao comentar a menoridade penal. Fica difícil se segurar na desonestidade intelectual de que “não há provas de que isso diminuiria a criminalidade”, desviando o tema de seu âmago: a notória capacidade que estes menores têm de compreender a gravidade do ato. Sob o temor de serem equiparadas a Datenas e afins, insistem na tese tida como “ponderada”. Porque ser ponderado, no Brasil, é achar que “não é bem por aí”. O resto, incluindo este que vos escreve, será rotulado como “radical”.

Além de fugir do tema, o argumento tradicional é falacioso. Salta aos olhos como os latrocínios se multiplicam, sendo cada vez mais cometidos por menores. Talvez o motivo seja simples demais para que as sumidades compreendam: com a superproteção jurídica, não há acréscimo de gravidade quando o menor, além de roubar, tira a vida de outrem. A conduta de roubo, por ser cometida com violência ou grave ameaça, já é ato infracional passível de internação. A partir disso, matar é um plus que, aos olhos da Lei, nada representa. De qualquer jeito, em até três anos o autor voltará ao meio social sem anotações. Se cometer um crime na maioridade, o ato infracional de morte nem poderá ser tomado como antecedente, muito menos reincidência. O suficiente para revoltar familiares, amigos e colegas das vítimas. Mas não toca, ao menos por ora, os legisladores.

O Direito comparado mostra que não existe padrão, nem de desenvolvimento ou ideologia, para fixar a idade na qual começa a responsabilidade penal. Países ricos e pobres, de direita ou esquerda, ficam entre os costumeiros 18 anos e parâmetros inferiores, sem contar aqueles em que é o próprio juiz que, no caso concreto, determina a imputabilidade. Isto deveria representar uma licença para jogar no lixo diferenças políticas e se concentrar no bem comum. Está claro que este modelo é falho. Ainda que a Fundação Casa fosse um monumento à recuperação social e psicológica, prevaleceria a intolerável distorção acima apontada. O adolescente continuaria podendo matar um, dois ou mais indivíduos, ficando com os mesmos três anos – no máximo – de internação. É óbvio que ele entende esta brecha e dela se aproveita. Neste caso, inimputável deveria ser quem não percebeu esta aberração até hoje.

Mais uma vez, infelizmente, deveremos ouvir os anseios por mudanças legais sendo rebatidos com a máxima de que não se deve discutir alterações no calor do momento. Assim, os momentos acalorados surgem em intervalos sucessivamente menores, mas continuam querendo adiar o debate com os mesmos subterfúgios. Não vou me valer do chavão de perguntar quantos terão que morrer para mudanças serem discutidas. 

A questão está mais para quem precisa morrer, pois parece que só se permite legislar “no calor do momento” quando o atingido é famoso – vide a Lei Carolina Dieckmann. Enquanto isso, restam os aplausos do auditório a alguma palavra de ordem do apresentador indignado. Até começar a novela…
MENORIDADE PENAL JÁ


Alckmin afirma que partido irá propor mudança no Estatuto do Adolescente


Para o dirigente, é preciso tornar mais rígidas as penas para infratores que cometam atos graves ou que sejam reincidentes. A vítima foi assassinada por um adolescente que tentou levar sua mochila no Belém, na zona leste. O infrator já havia cometido alguns furtos e era conhecido da polícia.

"Quero chamar a atenção aqui para uma reflexão que deve ser feita por toda a sociedade de uma ação que deve ser feita no sentido de mudarmos a legislação. Mais uma vez, é um menor de 18 anos de idade, que daqui a alguns dias vai completar 18 anos. Mas como foi uma semana antes de completar 18 anos, ele vai ficar apenas 3 anos na Fundação Casa, vai sair com a ficha limpa, embora seja um caso grave e reincidente", disse Alckmin.

Estudante Victor Hugo Deppman, de 19 anos
O governador acrescentou ainda que defende uma "mudança da legislação federal no sentido de que para casos mais graves e reincidentes" o prazo da detenção dos infratores "seja bem maior". 

Além disso, para Alckmin "quem completou 18 anos não deve ficar na Fundação Casa". De acordo com Alckmin, o projeto deve ser encaminhado em 15 dias ao Congresso Nacional.
ALTO DO RODRIGUES

Secretaria municipal de Saúde entra na campanha nacional de vacinação contra a gripe


Com o slogan: “Quem lembra da vacina se protege da gripe”, a Secretaria Municipal de Saúde participa da campanha nacional  contra a gripe. A vacinação vai do dia 15 a 26 de abril, mas o dia 20, será o dia "D" da vacinação e saiba quais os grupos que precisam se vacinar:

Indivíduos com 60 anos ou mais;
Trabalhadores de saúde que exercem suas atividades em unidades que fazem atendimento para influenza;
Crianças de 6 meses a menores de 2 anos;
Gestantes;
Puérperas (até 45 dias após o parto);
Pacientes com doenças crônicas e a 

População privada de liberdade

quinta-feira, 11 de abril de 2013


VERGONHA

Ministro da Justiça diz que redução da maioridade penal é inconstitucional

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse hoje (11), em São Paulo, que o seu ministério é contra a diminuição da maioridade penal. Segundo Cardozo, no seu entendimento, a redução é inconstitucional. “A redução da maioridade penal não é possível, a meu ver, pela Constituição Federal. 

O Ministério da Justiça tem uma posição contrária à redução, inclusive porque é inconstitucional. Em relação a outras propostas, eu vou me reservar o direito de analisá-las após o seu envio”, disse, após participar esta tarde de uma audiência pública na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) sobre programas federais de segurança.

A ideia de mudança na maioridade penal foi proposta hoje pelo governador de São Paulo Geraldo Alckmin. Ele declarou que pretende enviar ao Congresso Nacional um projeto para tornar mais rígido o Estatuto da Criança e do Adolescente. A proposta do governador é que adolescentes que tenham cometido crimes e tenham completado 18 anos não fiquem mais na Fundação Casa. O governador também defendeu penas maiores para os crimes graves ou reincidentes.

Alckmin se manifestou sobre o assunto ao ser perguntado pelos jornalistas sobre a morte de um jovem em um assalto quando chegava ao prédio onde morava, na zona leste da capital. O estudante Victor Hugo Deppman, de 19 anos, foi morto na terça-feira (16).  O agressor, um adolescente de 17 anos, completa 18 anos amanhã (12). Segundo o delegado André Pimentel, que fez a prisão, ele cumprirá pena socioeducativa, pois o crime foi cometido quando ainda era menor de idade.

O ministro da Justiça disse, em entrevista à imprensa, que ainda pretende conhecer a proposta do governador de São Paulo sobre a redução da maioridade penal. Ele também falou que não entende que o menor, que cumpre pena, tenha que ser encaminhado para um presídio em vez da Fundação Casa. 

“Temos uma situação carcerária no Brasil que, vamos ser sinceros, temos verdadeiras escolas de criminalidade em muitos presídios brasileiros. Há exceções, mas temos situações carcerárias que faz com que certos presos lá adentrem e, em vez de saírem de lá recuperados, saem vinculados a organizações criminosas. Toda essa situação tem que ser cuidadosamente pensada e analisada”, disse.

Do blog:
Como perguntar não paga imposto, se o jovem que morreu depois de entregar o celular fosse o filho do ministro, será que o ministro teria o mesmo pensamento??? 
EDUCAÇÃO


Estudante de baixa renda fica isento da taxa de vestibular em instituição federal

Estudantes de baixa renda que cursaram todo o ensino médio em escola pública não precisam mais pagar taxa de inscrição em vestibulares de instituições federais. A isenção está garantida pela Lei 12.799, de 10 de abril de 2013, publicada na edição de hoje (11) do Diário Oficial da União. 

Há instituições federais que já adotam isenção total ou parcial para alunos de baixa renda e, com a lei, a gratuidade passa a ser obrigatória.Para ter a isenção total da inscrição nos processos seletivos, o candidato precisa comprovar que atende cumulativamente às exigências da lei: ter renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral na rede privada.

A lei estabelece ainda que, em outros casos, as instituições federais de educação superior podem adotar critérios para isenção total ou parcial do pagamento de taxas de inscrição de acordo com a carência socioeconômica dos candidatos.

A Universidade Federal de Goiás (UFG) é uma das instituições em que o estudante que cursou o ensino médio em escola pública e que faz parte de família com renda mensal de até um salário mínimo por pessoa pode se inscrever para requerer isenção na inscrição para o vestibular. 

A UFG oferece um número determinado de vagas para conceder a isenção. A taxa de inscrição do vestibular é R$ 130,00. As universidades federais da Bahia e de Pernambuco, por exemplo, também têm processos de gratuidade. Elas adotavam critérios próprios.
ALTO DO RODRIGUES

Diretores e responsáveis pelo bolsa família no município recebe orientações de técnico do bolsa família estadual

Josafá dando orientações aos diretores e responsáveis pela frequencia do Bolsa Família no município

Nesta quarta-feira, 10, no auditório do Sindicato dos Servidores Municipais, aconteceu a reunião com Josafá que é técnico responsável pelo bolsa família na Secretaria Estadual de Educação. O objetivo da reunião foi repassar orientações importantes sobre o Bolsa Família. 

Diretores e responsáveis pelo PBF estavam atentos às orientações do técnico

O município estava representado pela secretária municipal de educação, professora Irani Cunha, da coordenadora do programa Bolsa Família no município, professora Roberta Kelly, além dos diretores de Escolas e responsáveis pela frequencia dos alunos nas Escolas.

No município mais de mil alunos fazem parte do Programa Bolsa Família, mas para terem direito ao benefício precisam frequentar a Escola regularmente, por sua vez, os responsáveis pela frequência escolar dos alunos, precisam enviar de dois em dois meses, a lista para a Secretaria Estadual de Educação e, se não houver a frequência, o aluno é cortado.

O Programa Bolsa Família (PBF) é um programa de transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o País. O Bolsa Família integra o Plano Brasil Sem Miséria (BSM), que tem como foco de atuação os 16 milhões de brasileiros com renda familiar per capita inferior a R$ 70 mensais, e está baseado na garantia de renda, inclusão produtiva e no acesso aos serviços públicos.
PENDÊNCIAS

Justiça determina que o prefeito Ivan Padilha pague os quinquênios dos servidores municipais

O juiz da Comarca de Pendências, Dr Marco Antonio Mendes Ribeiro deferiu a favor dos servidores municipais o Processo  (Processo nº: 0000839-93.2007.8.20.0148) onde os servidores municipais pediam que fosse adicionado ao salário, os quinquênios.

O juiz da Comarca solicitou que o prefeito se defendesse, mas o gestor deu calado por resposta e, apenas o sindicato dos servidores municipais se pronunciou à respeito do assunto.

Ao fazer uma análise minuciosa do processo, o magistrado confirmou que os servidores têm direito, sim, aos quinquênios e determinou que o gestor pendenciense pague, inclusive, os retroativos de 2002 até a presente data. Na sentença, o juiz ainda determina que esse valor seja corrigido para que os servidores não sejam mais penalizados

E frisou em sua sentença:
"Vejo como incorporado ao patrimônio dos servidores públicos o direito em perceberem os anuênios durante tal período uma vez que, a despeito da expressa previsão legal vigente no artigo 75 da lei 333/2001, a incorporação não fora devidamente cumprida pela edilidade (governo). O percentual a ser incorporado será de 30%(trinta por cento), ou seja, 06(seis) anuênios de 5%(cinco por cento) cada".


Ainda em sua decisão, o juiz também condenou o município a arcar com as custas processuais e os honorários advocatícios em 10% sobre o valor atualizado da condenação.

A decisão do juiz da Comarca de Pendências irá beneficiar mais de 100 servidores municipais, os quais tiveram a coragem de entrar para justiça, para ter o direito dos quinquênios de volta.
TECNOLOGIA


Samsung lança celular com tela de 6,3 polegadas


A Samsung acrescentou mais dois smartphones à família Galaxy, que passa a contar com 12 aparelhos lançados somente em 2013. A companhia coreana criou uma sub-linha chamada Mega, em que constam aparelhos gigantes.

Nós já havíamos falado sobre esses celulares aqui no Olhar Digital, noticiando que um teria tela de 5,8 polegadas e o outro, de 6,3 (relembre).

O maior conta com conexão LTE, 8 GB ou 16 GB para armazenamento (chega a 64 GB com microSD) e processador dual-core de 1.7 GHz. Já o menor vem com 8 GB (também chega aos 64 GB) e processador dual-core de 1.4 GHz.

Em comum, os dois celulares contam com 1,5 GB de RAM, Android 4.2 (Jelly Bean) e câmeras frontal e traseira de 8 MP e 1.9 MP, respectivamente.

Os preços não foram divulgados, mas a Samsung lançará a linha Mega na Europa e na Rússia em maio. Outros países receberão a novidade posteriormente. 

PENDÊNCIAS

Daqui a pouco: Justiça reconhece direito dos servidores municipais 

SAÚDE


Mitos e verdades sobre a dengue

O Aedes aegypti não nos deixa em paz. Confira 10 afirmações sobre a dengue, saiba se elas são verdadeiras ou não e tome as medidas certas para se proteger do mosquito



O ovo do mosquito sobrevive fora da água? Vela de citronela adianta? Há um limite de vezes para a contaminação de uma pessoa? Com a colaboração da pesquisadora Denise Valle, do Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), listamos uma série de afirmações para esclarecer o que é mito e o que é verdade acerca do mosquito da dengue, sua forma de atuação, as possíveis formas de prevenção e as diversas formas da doença. Confira abaixo. 

Quem tem dengue mais de uma vez tem mais chances de contrair a forma hemorrágica da doença.
Mito. A gravidade da dengue depende de um monte de uma série de fatores, que vão desde o tipo até quantidade do vírus inoculada no doente. “Uma pessoa que tenha dengue duas a três vezes pode estar mais suscetível, mas não necessariamente terá a dengue hemorrágica quando for picado novamente pelo Aedes aegypti. Ou pode contrair a doença pela primeira vez e, logo de cara, ter a forma mais grave dela”, avisa Denise. 

Existe um número limitado de vezes que uma pessoa pode pegar a dengue.
Mito. Não há limite para a infecção pelos vírus da dengue e as pessoas podem ser contaminadas sucessivas vezes por todos os tipos de vírus circulantes na área. “São quatro sorotipos, e dentro de cada tipo, vários genótipos. A resistência da pessoa à determinado vírus também define como o organismo vai reagir a ele”, explica a pesquisadora. 

Em geral os mosquitos Aedes aegypti picam mais na região do pé e das pernas. 
Verdade. Eles se concentram nesta região. Mas a pesquisadora Denise Valle alerta: “Ele é oportunista. Se você estiver com outra parte do corpo desprotegida, é ali que a fêmea vai atacar”, diz. 

Desinfetante nos ralos impede a proliferação do mosquito.
Verdade. O produto pode impedir que a fêmea deposite ovos ali. No entanto, é importante saber que a medida não é definitiva. “A maioria dos desinfetantes é à base de cloro, que é volátil. Em algumas horas ele já evaporou, e aquela água virou pura de novo. Um criadouro perfeito para o mosquito”, alerta Denise Valle. 

Vasilhas de água para cães e gatos não têm perigo de virar criadouro para o Aedes aegypti. 
Mito. Elas são um perigo sim. “Dois ou três dias são suficientes para que aquela pequena quantidade de água vire um criadouro produtivo, que consegue suportar a evolução do mosquito até ele ficar adulto”, diz a especialista. Uma vez embrionado, o ovo vira larva em poucos dias. Em locais onde a temperatura é alta, entre 7 e 10 dias depois essa larva terá se transformado em um mosquito adulto, pronto para infectar a população. 

Fora da água, o ovo com o vírus pode suportar um longo período - até mais de um ano.
Verdade. “Há registro de ovos que passaram até 450 dias ‘em jejum’, sem água, e aguentaram. Eles sobrevivem a um inverno inteiro. Quando chove no verão, o ovo já está pronto. Uma vez em contato com a água, em 7 a 10 dias já tem mosquitos voando”, informa Denise. “Por isso é tão importante a profilaxia durante o ano todo”. 

Usar meias brancas protege contra picadas do mosquito. 
Mito. O Aedes aegypti tem rejeição à claridade e é atraído pelo calor, por isso teria preferência por tecidos escuros. “Apesar disso, ele é capaz de picar uma pessoa mesmo que ela esteja protegida por roupas. O importante é eliminar os criadouros do mosquito, para que ele não circule”, diz Denise.

Bromélias são os principais criadouros do mosquito da dengue. 
Mito. Ao contrário do que se pensa, a bromélia contribui muito menos do que outros recipientes para a proliferação da dengue. “Como a planta forma um recipiente pequeno, ou a água não comporta o crescimento dele até adulto, ou os próprios predadores do próprio Aedes aegypti tratem de eliminá-lo”, explica Denise.

Velas de citronela são capazes de espantar o mosquito. 
Verdade. Elas têm propriedades repelentes - o cheiro exalado pelas velas acesas afasta o Aedes aegypti. Essa dinâmica, no entando, só funciona em ambientes fechados, saturados pelo aroma. “Como o mosquito não costuma agir em ambientes fechados, a medida não é definitiva. A ação mais efetiva é, de fato, eliminar o criadouro. Usar inseticida, repelente ou velas terá uma ação muito limitada contra o vetor”, alerta a pesquisadora. 

Crianças e jovens são mais suscetíveis à doença.
Verdade. Especula-se que a circulação de diferentes tipos virais que infectam pessoas continuamente possa gerar imunidade na população adulta, em pessoas que já tenham sido contaminadas alguma vez. Por isso, crianças e jovens que nunca entraram em contato com o vírus circulante podem, sim, ser mais suscetíveis ao desenvolvimento da doença