Memorial às vítimas de Covid

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

TRÂNSITO - Policial multa viatura da PM que trabalha fiscalizando o trânsito

Uma situação (no mínimo) inusitada ocorreu no fim da manhã de hoje em Caicó, cidade distante 193 km de Mossoró e 291 km de Natal, quando um cabo da Polícia Militar multou uma viatura da própria PM. O fato torna-se ainda mais estranho pelo fato do veículo multado ser do mesmo departamento que o militar trabalha, que é a área de fiscalização de trânsito.

A notícia foi divulgada no blog do Cabo Heronildes, que identificou o autor da multa como sendo o cabo PM Marcos Souza. A viatura pertence à Polícia Estadual de Trânsito, em Currais Novos, cidade que fica ao lado de Caicó. O veículo foi multado no centro de Caicó e o comportamento do cabo Souza gerou certo desconforto entre os ocupantes do veículo.

É que no veículo havia um oficial, hierarquicamente superior ao cabo, que faz parte da categoria que é denominada “Praças” e atualmente realiza um movimento reivindicatório em todo o Rio Grande do Norte. A situação foi contornada a partir de uma conversa interna, realizada no prédio do 3º Distrito de Polícia Rodoviária Estadual (III DPRE), em Caicó.

A postura do PM, que deve ser mantida de acordo com o que está previsto no ordenamento jurídico brasileiro, visa atender ao que foi firmado pelas associações que representam os soldados e cabos da PM e do Corpo de Bombeiros em todo o RN. Está em andamento o protesto denominado “Segurança com Segurança”, que é uma espécie de greve diferente.

Como os militares são proibidos por lei de participarem de movimentos grevistas (exercem função de segurança, que é essencial e não pode ser interrompida), eles resolveram unir-se para deflagrar um movimento que cobra a legalidade. Significa dizer que nenhum carro vai para a rua com qualquer tipo de irregularidade, como um extintor de incêndio vencido.

Em Mossoró, os cabos e soldados aderiram ao movimento Segurança com Segurança somente nesta semana. Mas os protestos estão acontecendo em Natal há vários dias e passam a ganhar força junto às unidades militares do interior do estado, como em Caicó. A categoria cobra a implantação da chamada Lei de Promoção dos Praças, que melhoraria suas remunerações.

Dentro de qualquer carreira do serviço público, seja ele federal, estadual ou municipal, deve haver um Plano de Cargos e Carreiras. Com isto, os servidores têm a garantia de que progrediram funcionalmente de acordo com o tempo de serviço. Essa é uma das formas de promoção, além de outras, como a “Bravura”, que dificilmente é concedida no Brasil.
defato.com

Nenhum comentário: