Memorial às vítimas de Covid

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

NATAL - Prefeitura acende árvore de natal e dá largada aos festejos

São 800 mil microlâmpadas de led, 300 a mais que em 2012
A tradicional árvore de natal, montada na praça do conjunto Mirassol, na zona Sul da capital potiguar, foi acesa pela Prefeitura na noite de ontem. O símbolo natalino conta com os mesmos 126 metros dos anos anteriores, mas traz novidades como o uso de 100% de lâmpadas de led, que deve gerar uma economia de 450 mil watts de energia.

Maria Eduarda, de apenas um ano e meio foi levada pela família para ver a inauguração. “Ficou encantada. Teve um pouco de medo do Papai Noel, mas quando acendeu a árvore foi uma alegria só”, contou a tia, Iguerlane Macêdo, de 23 anos. 

Ao todo, são usadas 800 mil microlâmpadas de led, 300 a mais que no ano passado, divididas em oito conjuntos de luzes, nas cores verde, amarela, azul e âmbar. Além da animação com sequência de cores em espiral, as luzes ainda  deverão ter efeito giratório e pisca-pisca. Um telão de led também foi instalado ao lado da árvore, voltado para a BR-101.


“Quando houver o sorteio das seleções que jogarão na Copa do Mundo aqui em Natal, o telão será sincronizado com outra árvore que será montada dentro desta e tem mais ou menos 80% do seu tamanho. As cores dessa árvore serão sincronizadas com as bandeiras dos países que aparecerem na tela”, explicou o secretário de Serviços Urbanos, Raniere Barbosa.

A árvore foi acesa pelo prefeito Carlos Eduardo Alves por volta das 19h20. O chefe do executivo relembrou a inauguração do local em 2007. “Estamos revivendo esse momento. Natal está recuperando sua autoestima. É uma cidade amada por nós e por todo o mundo”, discursou. 

“Natal precisa de mais espaços como esse, um atrativo que a cidade tem pelo menos nessa época do ano”, pontuou o auditor na área de construção civil, Tadeu Azevedo, de 30 anos. O filho dele, o pequeno Yuri Dalysson, aproveitou o momento para tirar fotos e se divertir com os reis magos, que estiveram presentes no local.

Além da árvore, a prefeitura instalou um presépio, a casa do Papai Noel e um trenzinho, que permanecerão abertos ao público todas as noites até o dia 6 de janeiro.  Segundo Raniere Barbosa, foram gastos cerca de R$ 4 milhões e 700 mil, recolhidos através da taxa de iluminação pública, para a compra e instalação dos enfeites natalinos e da Copa do Mundo de 2014, cuja maior parte será colocada após o carnaval do próximo ano. 

No dia 10 será a árvore acesa será a vez do ginásio Nélio Dias, na zona Norte da cidade. Os dois locais terão palcos que receberão nomes da música popular brasileira. Roberta Sá fará show em Mirassol no dia 13, enquanto Zeca Baleiro se apresenta no dia 20. Elba Ramalho e Fagner farão shows nos dias 14 e 21, respectivamente, no Nélio Dias. 

No dia 25, data do Natal e aniversário da cidade, haverá atividades religiosas e uma nova  apresentação da Orquestra da Casa Talentos, entidade que atende crianças através do ensino da música. O grupo encerrou o evento de ontem tocando músicas natalinas e de música popular.

O espetáculo Auto de Natal, que não ocorreu no ano passado, será encenado por três dias nos palcos montados nas duas regiões.  A responsabilidade pela montagem dos palcos e apresentações ficou com a Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte). 

De acordo com Raniere, a perspectiva é que a praça da árvore receba eventos de arte e cultura durante todos os meses de 2014. “Espero que essa programação, que tem tudo a ver com o nome da nossa cidade, sempre melhore”, afirmou a assistente administrativa, Flávia Silva, de 27 anos.

Nenhum comentário: