Memorial às vítimas de Covid

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

G1RN - Suspeito de comandar roubos de carros no RN e PB é preso em Natal

Lindenjohnson Silva Ferreira Filho foi preso na manhã desta sexta-feira (27), em Natal (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)Um dos detidos na Operação Revide, deflagrada na manhã desta sexta-feira (27) pela Polícia Civil do Rio Grande do Norte, é Lindenjohnson Silva Ferreira Filho, suspeito de ser um dos líderes de uma quadrilha apontada como responsável por roubos, furtos e clonagem de veículos no Rio Grande do Norte e na Paraíba. De acordo com o delegado Frank Albuquerque, a investigação que culminou com a deflagração da operação começou há cerca de três meses. O suspeito se negou a dar declarações.

"Essa operação começou quando eu ainda era o titular da Delegacia Especializada em Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas (Deprov). Quando o delegado Atanásio Gomes assumiu, deu sequência a investigação que, dentre tantos outros, cumpriu o mandado de prisão do Lindenjohnson", disse o delegado.

Vários veículos também foram apreendidos durante a operação Revide, na Grande Natal (Foto: Larisse Souza/Inter TV Cabugi)Falando ao G1, o delegado explicou como funcionava o esquema da quadrilha, que também atuava na Paraíba. "O esquema funciona da seguinte forma: um grupo, normalmente que estava dentro de presídios, encomendava os carros. Uma segunda parte da quadrilha era responsável pelos assaltos e entrega dos carros aos receptadores para que pudessem ser feitas as adequações, como a alteração do chassi, por exemplo. Depois disso, uma outra ramificação era responsável pela parte da documentação do carro junto ao Detran para que depois os veículos pudessem ser vendidos. Gente de boa fé, como também gente de má fé, adquiriu esses carros", contou Frank.

Ainda segundo o delegado, dos 17 mandados de prisão que foram expedidos, três foram cumpridos dentro de presídios do Rio Grande do Norte. "Os pedidos dos veículos normalmente vinham de dentro dos presídios. O Lindenjohnson era um dos cabeças aqui do lado de fora. Ele era um dos coordenava a quadrilha nas ruas e é suspeito de comandar assaltos aqui no RN e também na Paraíba", revelou Frank Albuquerque.

Prisão durante audiência
Lindenjohnson Silva Ferreira Filho já havia sido preso em setembro suspeito do roubo e arrombamento de veículos em Natal e João Pessoa. Segundo o delegado Frank Albuquerque, na ocasião os policiais cumpriram também mandado de busca e apreensão na casa do suspeito em Parnamirim. A prisão aconteceu após ele deixar uma audiência  no Fórum Miguel Seabra Fagundes, na zona Sul da capital potiguar.

O suspeito havia participado de uma audiência para responder por corrupção ativa, acusado de tentar pagar para ser liberado em blitz.

Operação Revide
A operação Revide foi deflagrada na manhã desta sexta (27). Segundo o delegado Frank Albuquerque, que em março deu início às investigações, a missão foi desarticular uma quadrilha especializada em furtos e roubos de veículos que vem agindo em Natal e na região metropolitana da capital potiguar. Mais de 100 policiais trabalharam desde o início da manhã no cumprimento de mais de 40 mandados de prisão, busca e apreensão.

Ainda de acordo com o delegado Frank, a operação recebeu esse nome como resposta da Polícia à tentativa de assassinato sofrida por um escrivão da Deprov, que teria sido encomendada pela quadrilha em questão. Segundo o delegado, a vítima teria sido alvo de mais de 15 disparos de pistola no bairro de Candelária, na zona Sul de Natal. Durante a ação, um dos bandidos foi baleado e preso no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, na capital potiguar.

O delegado afirmou que o depoimento desse suspeito foi primordial para processo de investigação. "Após prendermos esse suspeito tivemos as informações necessárias para desmantelar a quadrilha. Foi graças a isso que conseguimos monitorar o grupo", disse ele.

Mandados 
Ao todo foram presas 11 pessoas. Armas, munições, 11 veículos, R$ 25 mil em espécie, talões de cheques e documentos também foram apreendidos. Mais de 100 policiais civis foram designados para cumprir 17 mandados de prisão e 25 de busca e apreensão na Grande Natal e no interior do estado.

Algumas sucatas, que serviam de locais utilizados para o desmanche dos veículos roubados e uma loja de peças usadas, também foram alvo das buscas realizadas pela Polícia Civil. Delegado titular da Deprov, Atanásio Gomes disse que “a investigação tem o intuito de diminuir o número de furto e roubo de veículos no estado e com isso tirar de circulação muitos infratores. Sem os adulteradores, os desmanches e os revendedores, os furtos e roubos a veículos não se sustentam. Essa é uma medida preventiva que em muito influencia na diminuição da violência que hoje assola o povo potiguar", afirmou.

Nenhum comentário: