Memorial às vítimas de Covid

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

ESTADO - Uern decide alterar calendário de provas para o PSV/2014

Diante da possibilidade de realização das eleições suplementares em Mossoró no dia 2 de fevereiro de 2014, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) decidiu alterar o calendário de provas do Processo Seletivo Vocacionado (PSV/2014), agendado para os dias 2 e 3 de fevereiro. A nova data ainda não foi divulgada. 

A decisão foi tomada na manhã de ontem, em reunião do reitor Pedro Fernandes e do vice-reitor Aldo Gondim, com todos os pró-reitores e coordenador da Comissão Permanente do Vestibular (Comperve).
De acordo com a Comperve, a mudança foi definida com a resposta oficial do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) à consulta sobre as eleições suplementares municipais em Mossoró que coincidem com o vestibular da Uern. 

O presidente do TRE, desembargador Amílcar Maia, informa que muito embora a Presidência e a Corte se mostrem sensíveis às razões indicadas na solicitação da Uern, o pedido foi indeferido por razões de ordem jurídica, oriundas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que exige a realização do novo pleito no primeiro domingo de cada mês. 

"Portanto, o inarredável atendimento aos comandos normativos impede que o TRE altere a data das novas eleições", destaca, ressaltando que o próprio TSE tem concedido efeito suspensivo a diversas eleições já aprazadas, o que pode vir a ocorrer em relação ao pleito de Mossoró. "Essa medida foge inteiramente da competência deste Tribunal, competindo apenas àquele Tribunal Superior conferir dita sustação", destaca.
O desembargador Amílcar Maia disse, ainda, que, em caso de eventual suspensão do novo pleito de Mossoró pelo TSE, o TRE fará as devidas comunicações e a divulgação necessária com a brevidade exigida.

Mesmo com a indefinição das eleições admitidas pelo TRE, o reitor Pedro Fernandes afirmou que a Uern mudará a data do PSV. "A Uern acata, respeita e compreende a posição do TRE, mas, por precaução e pensando no candidato do PSV decidiu marcar nova data", assegurou, adiantando que já determinou à Pro-Reitora de Ensino de Graduação (Proeg) e Comperve pressa na definição da nova data do vestibular.


Universidade receberá estudantes africanos para iniciação científica
A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) receberá cinco estudantes de graduação provenientes de Moçambique, África, para vivência e experiência de Iniciação Científica. Os estudantes ficarão na instituição nos meses de janeiro e fevereiro de 2014. 

Os alunos moçambicanos serão acolhidos em diversas áreas por professores vinculados aos programas de pós-graduação da Universidade, concretizando a participação da instituição no Programa de Incentivo e Formação de Alunos de Moçambique, Angola e Cabo Verde (PFMC/Profor), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com o Ministério das Relações Exteriores.

Os estudantes deverão executar plano de trabalho nos moldes de Iniciação Científica elaborado por professores doutores que os orientarão e, ao final, professores e alunos elaborarão relatório da experiência na Universidade. 

Durante o período de vivência na Universidade, os alunos moçambicanos receberão bolsas de Iniciação Científica, através do coordenador institucional do Programa na Uern. Além disso, eles receberão ajuda de custo para hospedagem e alimentação custeados pela Capes.

Os professores orientadores qualificados e com experiência na pós-graduação e graduação se responsabilizarão pelo acompanhamento dos alunos e por propiciar a integração destes à vida universitária na Uern.

O programa em nível da Uern será coordenado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propeg) e tem como responsável o professor Josildo José Barbosa da Silva, da Diretoria de Pós-Graduação. Os recursos para manutenção do programa são provenientes da Capes e do Ministério das Relações Exteriores.

Nenhum comentário: