Memorial às vítimas de Covid

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

TREINAMENTO - Cruzex 2013 começa nesta segunda e primeiras aeronaves já estão em Natal

Primeiras aeronaves brasileiras (F-5) já estão em Natal (Foto: Leonardo Dantas)
Começa na segunda-feira (4) o Exercício Cruzeiro do Sul (Cruzex), que é uma atividade aérea multinacional organizado pela Força Aérea Brasileira (FAB) com o objetivo de treinar de maneira avançada missões realizadas no ambiente de guerra moderna.

O evento este ano contará com participação de nove países (Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Venezuela e Uruguai) que vão dividir conhecimentos a partir da experiência do treinamento em um ambiente de coalizão.

As Bases Aéreas de Natal (RN) e do Recife (PE) recebem 86 aviões e nove helicópteros para o treinamento. Outro helicóptero da FAB estará de alerta na cidade de Caicó para possíveis emergências. No total, mais de dois mil militares – brasileiros e estrangeiros – participam do exercício. No domingo (27), chegou a Base Aérea de Natal o primeiro Esquadrão Aéreo Brasileiro com 12 aeronaves (F-5).

O treinamento ocorreu na Base Aérea de Natal (Bant) nos anos de 2002, 2004, 2006, 2008, 2010 e 2012, com exceção de 2002 e 2006. O local foi selecionado devido as condições climáticas favoráveis para o Exercício, além da infraestrutura favorável.

Ficará a frente do evento o brigadeiro-do-ar Mário Jordão, da Força Aérea Brasileira, que contará com o apoio de todos os países participantes, divididos por unidades aéreas, grupos da organização principal, setores de planejamento e avaliação do exercício. Também serão disponibilizados setores responsáveis pela segurança de voo, logística, apoio, tecnologia da informação e segurança.

As atividades aéreas ocorrem sobre os estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba e Pernambuco, além do Oceano Atlântico. Não há o emprego real de armamentos, havendo apenas a simulação dos disparos. Os treinamentos acontecem sobre o Oceano Atlântico ou áreas de baixa densidade populacional.

Todos os voos seguirão normas de segurança, como altitudes mínimas de voo, procedimentos padronizados para sobrevoo de cidades e a separação de áreas específicas para o treinamento que não afetem o tráfego de aeronaves civis. O gerenciamento do tráfego aéreo é realizado pelo Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta III), localizada na cidade de Recife (PE).

Nenhum comentário: