Memorial às vítimas de Covid

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

SAÚDE - Açaí, saudável ou bomba calórica?

Já faz um certo tempo que açaí se tornou sinônimo de lanche saudável e descolado, principalmente para a turma desportista, galera de academia e afins. Mas só que boa parte do açaí vendido por aí não é puro, e sim misturado a xarope de guaraná, para que renda mais. Sem contar os famigerados acompanhamentos: leite condensado, confete, granola, granulado de brigadeiro, creme de cupuaçu, ovomaltine, banana. Tudo isso transforma a pequena refeição numa verdadeira bomba calórica.

O açaí foi tema do 9º Congresso Internacional de Nutrição Clínica Funcional, realizado no último mês de setembro, em São Paulo. A nutricionista norte-americana Deanna Minich apresentou dados sobre o índice fitoquímico dos alimentos de origem vegetal, e outros benefícios gerados por substâncias bioativas, ressaltando o fruto amazônico como um dos mais importantes do mundo, nesse contexto.  

Entenda como substâncias bioativas aquelas que provocam impacto positivo na nossa saúde, evitando doenças cardíacas, câncer, dislipidemias, como esclarece a nutricionista Fátima Nunes, que esteve no 9º Congresso Internacional de Nutrição Clínica Funcional.

Fátima comenta ainda que a nutricionista americana destacou o açaí, porém alertou para não consumí-lo com a mistura de xarope de guaraná, pois, em vez de fazer bem, provoca impacto na glicemia, aumenta as taxas de colesterol, triglicérides e leva à obesidade. Imagine então acrescentando os tais “complementos” citados no início da matéria.


“Açaí deve ser consumido o mais natural possível; ou não, se você puder associar com um carboidrato que tenha uma carga glicêmica moderada, como as farinhas, como o próprio coco, que tem um tipo de gordura, a TCM, que também favorece a absorção. Agora, na hora em que você bota o xarope, ele fica totalmente sem poder de índice fitoquímico”, explica Fátima Nunes.

tribunadonorte

Nenhum comentário: