Memorial às vítimas de Covid

terça-feira, 1 de outubro de 2013

POLÍTICA - Grupo de Ricardo Motta assumirá comando do PROS no Estado

O grupo político liderado pelo presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta, já definiu e deverá fazer opção por filiação conjunta ao recém-criado Partido Republicano da Ordem Social (PROS), sigla que, nacionalmente, será comandado pelo governador do Ceará, Cid Gomes, que deixou recentemente o PSB, levando mais de 500 filiados. O presidente do PROS no RN deverá ser o próprio Ricardo Motta. O líder do legislativo potiguar já manteve conversa com o governador Cid Gomes e os detalhes da filiação já estão acertados.

Devem acompanhar Ricardo Motta nesta nova filiação ao menos seis deputados estaduais, tornando o PROS detentor da maior bancada de deputados da Assembleia Legislativa. São considerados certos na empreitada os deputados Raimundo Fernandes, Kelps Lima, Vivaldo Costa e Gilson Moura. Os deputados estaduais Ezequiel Ferreira e Gustavo Carvalho também poderão acompanhar o grupo.

O PROS foi formado com o apoio do Palácio do Planalto e terá uma bancada inicial de mais de 30 deputados federais, o que vai garantir um bom tempo de TV e Fundo Partidário. No governo federal, é tido como certo que o novo partido será contemplado com ao menos um ministério, o que deverá acontecer na próxima reforma ministerial, a cargo da presidente da República, Dilma Rousseff (PT).

Fala-se na possibilidade de entrega da Secretaria de Portos da Presidência da República ao PROS. A pasta está vaga desde que o ministro Leônidas Cristino (PSB), a pedido do governador Eduardo Campos (PSB), entregou o cargo, quando do afastamento do PSB em relação ao governo do PT.

A outra opção que estava sendo avaliada pelo grupo de Ricardo Motta era o Partido Solidariedade (PS), criado pelo deputado Paulinho da Força Sindical. Entretanto, esta hipótese foi descartada, porque o partido fará oposição à presidente Dilma Rousseff e ser adversário do governo federal não está nos planos do presidente da Assembleia Legislativa. 

Além disso, o partido de Paulinho deverá sofrer questionamentos na Justiça, haja vista notícias de fraude na obtenção de assinaturas. A aprovação da criação da legenda se deu por uma margem bastante apertada, 4 votos a 3, tornando sua situação fragilizada, para o pouco tempo de prazo que resta para as filiações partidárias: dia 05 de outubro.

portaljh

Nenhum comentário: