Memorial às vítimas de Covid

sábado, 19 de outubro de 2013

DIA DOS MÉDICOS - Assembleia Legislativa homenageia médicos potiguares

Os médicos do Rio Grande do Norte foram homenageados pela Assembleia Legislativa na manhã dessa sexta-feira, 18 de outubro, Dia do Médico. Cada deputado indicou um profissional médico para ser homenageado. A sessão solene em comemoração à data contou também com a entrega de título norte-rio-grandense ao cirurgião cardiovascular Marcelo Matos Cascudo, ao pediatra Vicente Forte e ao ultrassonografista José de Oliveira Barreto.

O deputado e médico Leonardo Nogueira (DEM) falou sobre a importância social da profissão. "Geralmente são ressaltados os problemas dos médicos, a crise na saúde, o caos na assistência médica e a problemática do programa do Governo Federal Mais Médicos. Para mim, o Dia do Médico é como um dia de aniversário. É dia de reencontrarmos com diversos amigos que a vida separa e não consegue ver por muito tempo", afirmou. Leonardo Nogueira falou ainda que ao longo dos 38 anos de profissão acumulou experiência para afirmar que "o grande drama da vida é não saber viver".


O cirurgião cardiovascular Marcelo Matos Cascudo destacou a importância da data para os profissionais. "É um dia especial para todos nós", disse. O médico contou um pouco da história da escolha do dia que homenageia a categoria e aproveitou a oportunidade para criticar o programa Mais Médicos. "É uma ação do governo federal que afronta as batalhas e conquistas de uma categoria que trabalha sério", disse. No calendário religioso, esse dia é o Dia de São Lucas, que é o santo padroeiro da medicina.

O senador Paulo Davim (PV), um dos homenageados pela Casa, ressaltou a importância do profissional médico. "Sem querer desmerecer os demais profissionais, mas ser médico é saber lidar o tempo inteiro com desafios. Na medicina aprendemos que a vida tem começo, meio e fim e cabe ao médico prolongar essas distâncias e dar qualidade de vida a esses períodos", afirmou. O senador também falou sobre a necessidade da regulamentação de uma carreira ao profissional médico que atua na rede estadual de saúde. "Precisamos dessa segurança", argumentou.

Nenhum comentário: