Memorial às vítimas de Covid

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

SAÚDE - II Ursap espera vacinar 125 mil animais na Campanha de Vacinação contra a raiva

A 2a Unidade Regional de Saúde de Saúde Pública (Ursap), por meio do Núcleo de Vigilância Ambiental  estará  supervisionando e orientando as secretarias municipais de saúde sábado (14) das 8h às 17h  para a  Campanha de Vacinação Antirrábica.

A campanha tem como slogan “Não corra o risco de perder quem você ama”. As doses da vacina estarão disponíveis nos postos de vacinação instalados nas cidades.

 Os proprietários de cães e gatos devem ficar atentos e garantir a imunização dos seus animais, resgatando a saúde de toda a família. Para evitar acidentes, é importante que o animal seja conduzido até o posto de vacinação por um adulto, com coleira e guia, e que permaneça no local apenas o tempo necessário para tomar a vacina. Aqueles com comportamento agressivo e os de grande porte devem ser levados com focinheira.

O coordenador da campanha de vacinação antirrábica da II Ursap,  médico veterinário Aderson Dantas de Lira, garante que a vacinação é fundamental  para a saúde da população e dos animais. “A vacinação tem a finalidade de prevenir e combater o vírus transmissor da raiva. A doença é letal, por isso é importante que toda população esteja ciente da necessidade de levar seus cães e gatos para receber a vacina”, disse o coordenador. 

“Os animais que estão sendo vacinados pela primeira vez deverão receber um dose de reforço após trinta dias. É preconizado que cães e gatos com mais de três meses de vida sejam vacinados contra a raiva desde que sadios e bem nutridos”, lembra Aderson Dantas de Lira.

Nos vinte e seis municípios da II Ursap, a população a ser vacinada corresponde a 125.489 animais, sendo 87.938 cães e  41.551 gatos.  Em Mossoró a população a ser vacinada é de 41.539 animais, sendo 28.849 cães e 12.690 gatos.

“Vacinar cães e gatos contra a raiva é uma forma de prevenir que o animal de estimação adoeça e também de preservar a saúde de toda a família, que mantém contato direto ou indireto com o animal. Lembramos que a dose da antirrábica precisa ser renovada anualmente garantindo a completa imunização do animal”, esclareceu o coordenador.

Segundo o médico veterinário Saint Clair Lopes de Medeiros da II Ursap a raiva é uma zoonose de origem viral que pode acometer todos os mamíferos, inclusive o homem. É transmitida pela inoculação do vírus rábico e pode levar a morte, quando o tratamento não for realizado corretamente. A transmissão da raiva ocorre com a penetração do vírus, presente na saliva ou mucosa; pela mordedura, arranhadura e lambedura de ferimentos ou mucosas de animais raivosos. O animal doente apresenta comportamentos de agressividade, dificuldade de engolir, busca lugares escuros e tem paralisia dos membros. No homem, os sintomas iniciais da raiva são febre e mal estar.

CASOS DA DOENÇA NO RN
Desde 2010 vêm sendo diagnosticados anualmente casos de raiva em cães no Rio Grande do Norte. Essas ocorrências foram registradas em Caicó, Mossoró, Serra de São Bento e mais recentemente, em julho de 2012, no município de Acari. Em relação aos casos de raiva em felinos no RN, o último caso, diagnosticado laboratorialmente, ocorreu em 2008 em Lagoa Salgada.  No entanto, esse ano, foi diagnosticado clinicamente um gato em Mossoró.

defato.com

Nenhum comentário: