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quarta-feira, 18 de setembro de 2013

ESTADO - Salineiros do RN cobram manutenção do terminal de sal do Porto de Santos

A divulgação de notas técnicas da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) que ameaça desativar o terminal de sal do Porto de Santos está mobilizando o segmento da indústria salineira do RN que utiliza este meio para escoar a produção potiguar.

Segundo o vice-presidente do Sindicato da Indústria de Sal (Siesal-RN), Airton Torres as notas apresentam técnicas “muita confusão” e por isso a classe empresarial está em alerta para evitar impactos negativos no escoamento da produção salineira.

“Diante disso nós estamos nos mobilizando para esclarecer as dúvidas e propor soluções de modo a assegurar que o Estado possa continuar enviando ao Porto de Santos cerca de 470.000 mil toneladas de sal por ano, que são essenciais não só para a economia local, aí incluído o Terminal Salineiro de Areia Branca, mas, sobretudo, para as indústrias química, de nutrição animal e de papel e celulose paulistas”, disse Torres.
Segundo o vice-presidente do Siesal-RN, o apoio político da bancada federal do RN irá tratar do assunto na esfera federal. “Este processo está contando com a liderança do deputado Henrique Alves, que junto com a nossa bancada federal, numa ação supra partidária, está tratando do assunto com a Antaq, a Secretaria de Portos e outros órgãos do governo federal. Esta ação certamente vai garantir a continuidade de condições propícias de utilização do Terminal de Sal do Porto de Santos pelo sal do Estado do RN”, afirmou Airton Torres.

Ampliação Areia Branca
Recentemente, o Porto salineiro passou por uma ampliação iniciada em 2009 e finalizada no ano passado. Com a reforma o porto passou a ter maior velocidade de carregamento bem como maior capacidade de escoamento.
Porto Ilha foi ampliado para aumentar capacidade em 60% (Foto: Divulgação/Codern

A gerente do Terminal Salineiro de Areia Branca, Tássyla Barbosa, explica o que mudou com a ampliação. “Com a reforma nós passamos a contar com um incremento em torno de 60% da nossa capacidade. Além disso, a ampliação da plataforma permite agora que a gente armazene 50% a mais de sal; se antes nós armazenávamos 100 mil toneladas, hoje conseguimos armazenar 150 mil”, explica a gerente.

Além dessa potencialização na movimentação do terminal o Porto passa a contar com um cais de 144 metros de comprimento, mais um descarregador de barcaça, um sistema de esteira com a capacidade de movimentar 2,5 mil toneladas/hora e a modernização das instalações administrativas.

A obra fez parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal e foi investido o valor de R$ 270 milhões. Essa foi a segunda grande obra estruturante desde a sua construção original; a primeira foi a repotencialização do sistema de atracação de navios, concluída em 2008.

portalnoar

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