Memorial às vítimas de Covid

terça-feira, 17 de setembro de 2013

COTIDIANO - Maioria dos acidentes de trânsito ocorre no centro da cidade

A Semana Nacional de Trânsito foi aberta na tarde de ontem em Mossoró. Na oportunidade, o Departamento de Vigilância Epidemiológica divulgou os dados de acidentes de trânsito registrados pelo 2º Departamento de Polícia Rodoviária Estadual (DPRE) no ano passado. No total, foram contabilizados 455 acidentes, sendo que o Centro, com 140, foi o bairro que mais registrou ocorrências.

Depois do Centro, outros bairros que registraram mais acidentes de trânsito foram: Santo Antônio (60), Nova Betânia (46), Alto de São Manoel (29), Abolições (24) e Doze Anos (19). Outro dado apresentado foi que 67,7% dos atendimentos no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) são de acidentes de trânsito. No total, 71% foram acidentes de moto. Já 72% dos atendimentos são em pacientes do sexo masculino.

Foram registrados 57 óbitos de janeiro a dezembro do ano passado em virtude de acidentes de trânsito. Os dados revelam uma média de quase cinco mortes por mês. O diretor do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran/RN), Osnildo Morais, também apresentou as estatísticas de licenciamento de veículos na cidade.

Somente nos seis primeiros meses deste ano, foram licenciados 4.658 veículos, entre automóveis e motocicletas. Considerando a média, há um acréscimo de mais de 770 veículos mensais. "Esses dados são um alerta para as autoridades de trânsito. É preciso que toda a sociedade colabore com essa questão do trânsito. Preocupa muito também porque 78% dos atendimentos no setor de traumatologia do HRTM são vítimas de acidente de trânsito, principalmente de motos", afirma.

Ainda na tarde de ontem, foi realizada uma palestra proferida pelo chefe do Departamento de Polícia Rodoviária Federal (DPRF), Aliathar Gibson, sobre "Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito: efeitos, responsabilidades e escolhas". O tema será trabalhado ao longo de toda a campanha, já que o foco é a embriaguez ao volante.


Semana Nacional de Trânsito irá contar com atividades de educação

A Semana Nacional de Trânsito irá contar com palestras, caminhadas, cursos de direção defensiva e primeiros-socorros, ações educativas, blitze, entre outras atividades. Hoje acontece uma caminhada de conscientização pela paz no trânsito no conjunto Abolição I, às 7h. Amanhã, a mesma ação será realizada no bairro Boa Vista, às 15h.

Várias escolas irão receber palestras sobre educação no trânsito. A PRF, 2º DPRE e o Departamento de Fiscalização de Trânsito e Transportes (DFTT) irão trabalhar de forma conjunta em blitze e ações educativas. Para Aliathar Gibson, é preocupante o aumento da frota, especialmente da quantidade de motocicletas em comparação com os automóveis.

"Os dados indicam que a quantidade de automóveis vem aumentando mais do que as motocicletas. No entanto, isso acontece em virtude dos ciclomotores que não são licenciados", afirma.

omossoroense

Nenhum comentário: