Memorial às vítimas de Covid

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

ALTO DO RODRIGUES - Saúde se antecipa e comemora o Dia Mundial do Coração com palestra e orientações

A prefeitura Municipal de Alto do Rodrigues junto a Secretaria Municipal de Saúde, comemoram antecipadamente nesta quinta-feira (26), O Dia Mundial do Coração que é celebrado no dia 29 de setembro.

Na programação consta palestra com profissionais da saúde que darão dicas importantes de como prevenir e manter o orgão saudável.  

Para comemorar o Dia do Coração, a secretaria municipal de saúde também disponibilizará um profissional do NASF para fazer acompanhamento nos exercícios físicos dos usuários da academia ao ar livre que está localizada na Avenida Angelo Varela.. 

O evento, que será realizado nesta quinta-feira (26), acontece em frente ao Hospital Maternidade Maria Rodrigues de Melo, a partir das 08h.

Dicas para ter um coração saudável

1) Exercícios aeróbicos por, no mínimo, 30 minutos por dia. Uma pesquisa mostrou que mesmo pequenas sessões de exercício – cerca de 150 minutos, ou 2,5 horas, de atividade moderada por semana – podem reduzir o risco de doença cardíaca em aproximadamente 14% .

2) Peso ideal. A obesidade é uma das principais doenças crônicas do mundo e um em cada dez adultos no mundo é obeso. O excesso de peso e a obesidade aumentam os riscos de desenvolver doenças cardíacas . Veja qual faixa está seu Índice de Massa Corporal (IMC).

3) Ria, ria e ria muito. Rir diminui as taxas de hormônios relacionados ao estresse (cortisol, epinefrina, dopamina e hormônio do crescimento), aumentando os níveis de endorfina e de neurotransmissores. O resultado disso é um sistema imunológico mais forte e uma redução dos efeitos físicos do estresse.

4) Faça sexo. E de preferência com um parceiro estável. A dica é do cardiologista espanhol Josep María Caralps .

5) Coma bem e corretamente. Azeite, alho, linhaça, arroz integral e aveia ajudam a manter a saúde do coração em dia.

6) Aproveite o chocolate amargo com parcimônia. O cacau pode baixar a pressão arterial e o colesterol , prevenir o diabetes e melhorar a saúde dos vasos sanguíneos.

7) Tenha cuidado no final de semana . Hábitos ruins como beber ou comer demais ou até exagerar no futebol com os amigos podem alterar ritmo do coração e causar graves doenças cardíacas.

8) Adote pequenas mudanças e tenha grandes conquistas. Troque o elevador pela escada, o arroz branco pelo integral, reduza o estresse. Algumas alterações nos hábitos de vida podem ajudar seu coração .

9) Mantenha a saúde do coração em dia. Converse com seu médico sobre a realização dos principais exames como eletrocardiograma e ecocardiograma .

10) Reduza a circunferência da cintura. O aumento de gordura na região abdominal acelera o risco de desenvolver algumas doenças do coração .

11) Use menos sal. Duas pitadas a menos de sal por dia reduzem em 13% o risco cardíaco, segundo estudo canadense.

Nenhum comentário: