Memorial às vítimas de Covid

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

SAÚDE - Presença de pai durante o parto ajuda a diminuir ocorrência de depressão em mães

A espera de um filho ou filha é um acontecimento único, vivido intensamente por homens e mulheres. A Área Técnica de Saúde do Homem (ATSH) do Ministério da Saúde incentiva a participação do pai no acompanhamento da gestação e parto de suas parceiras. Os benefícios são grandes para a mulher, a criança e o próprio pai.

Ao participar do nascimento do filho, o homem pode garantir um melhor atendimento para a sua parceira, diminuir a duração do trabalho de parto e a ocorrência de depressão pós-parto, entre outros benefícios. “Esta participação ativa traz  mudanças positivas para os homens. Começamos a partir daí, de fato, a contextualizar a saúde da saúde da família de forma integrada ao considerar as dimensões física, mental e emocional envolvidas”, explica psicólogo Eduardo Chakora, coordenador da ATSH.

Desde abril de 2005, através da Lei Federal nº 11.108, mais conhecida como a Lei do Acompanhante, todos os serviços de saúde do Sistema Único de Saúde, da rede própria ou conveniada, são obrigados a permitir à gestante o direito a acompanhante durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto.

A Lei determina que este acompanhante será indicado pela gestante. Pai, faça valer seu direitos, converse com sua parceira e demonstre a sua vontade de participar do momento do parto.

Responsabilidades - Com a paternidade novas responsabilidades e, consequentemente, novas dúvidas e questionamentos aparecem. Mas os desafios de socializar e educar um filho possibilitam o desenvolvimento de vínculos afetivos saudáveis que implicam uma grande melhora na qualidade de vida de toda a família.  Para isso, é importante que o homem exerça o direito à licença paternidade, estimule o aleitamento materno, e apoie a sua parceira, compartilhando os prazeres e os afazeres relacionados à chegada de um bebê.
A Área Técnica de Saúde do Homem tem algumas dicas para que todo pai seja um cuidador:
• Participe do período pré-natal, do parto e do puerpério (período que vai desde o nascimento do bebê, até seis semanas após o parto);
• Faça testes de HIV, sífilis e hepatites virais;
• Esteja em dia com a sua saúde: realize os exames de rotina e siga os tratamentos recomendados;
• Divida as tarefas de cuidados e atividades domésticas;
• Brinque com seu filho e participe ativamente da sua educação;
• Demonstre afeto e crie seu filho sem violência;
• Ensine para seu filho que todas as pessoas são iguais e merecem respeito;
• Tenha orgulho de ser um pai cuidador.

Nenhum comentário: