Memorial às vítimas de Covid

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

REGIONAL - Senai de Mossoró consegue 18 medalhas em etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento

Alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Mossoró participaram, na semana passada, da etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento que aconteceu no Centro de Convenções de Natal. Do total de 22 competidores de sete diferentes ocupações, 18 voltaram para a unidade com medalhas, sendo sete de ouro, seis de prata e cinco de bronze.

Também pertence ao Senai a aluna em primeiro lugar no ranking estadual, a estudante Rayomara Pereira, do curso de Desenho Técnico Assistido por Computador (CAD). "Foi um desafio muito grande, principalmente para mim porque a Olimpíada é voltada para mecânica. Então eu precisei estudar muito, primeiramente para a etapa interna e depois para a etapa estadual. Agora a preparação se volta para a etapa nacional", afirma.

Ainda segundo a estudante, a competição proporciona muito conhecimento. "Nem em um estágio nós aprendemos tanto. Além dos estudos, ainda precisamos ter muita disciplina porque temos um tempo estimado para desenvolver o projeto solicitado pela competição", esclarece Rayomara Pereira.

Depois da etapa estadual, os dois primeiros lugares em cada modalidade ainda se enfrentam para decidir quem vai à etapa nacional prevista para acontecer em Belo Horizonte (MG), em setembro do próximo ano. Os alunos ainda precisam atingir um índice mínimo para seguirem para a próxima etapa. Em 2015, será realizada a etapa mundial.

Os estudantes Alcidemar Júnior e Stelison Soares são alunos do curso de Automação Industrial e participaram da competição na modalidade Instalação Industrial. Eles obtiveram o 1º e 2º lugares, respectivamente. "Foi uma experiência ímpar e agora seguimos para o desempate", afirma Stelison Soares. "A rivalidade é somente interna, até porque não podemos nos ajudar na competição", destaca Alcidemar Júnior.

A Olimpíada do Conhecimento é a maior competição de educação profissional das Américas. O torneio, promovido pelo Senai, reúne estudantes de cursos técnicos e de formação profissional da instituição e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).


Fiern desenvolve programação voltada para empresários industriais da região Oeste

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern) está desenvolvendo uma extensa programação voltada para os empresários industriais da região Oeste. As atividades começaram ontem e seguem até amanhã, 23. 

O início das atividades ocorreu com a abertura da 3ª edição do Encontro Mossoroense de Estágio, no auditório do Serviço Social da Indústria (Sesi). A programação, que celebrou o Dia do Estagiário, contou com a presença do presidente da Fiern, Amaro Sales. 

Na oportunidade foram proferidas duas palestras. O primeiro palestrante foi o professor universitário e pesquisador Washington Sales, que abordou o poder das redes sociais no ambiente corporativo na palestra "Mídias Sociais e Empregabilidade". Logo em seguida, o empresário Deyvison Neri conduziu a palestra "Estagiário: O que a empresa quer de você?", encerrando a programação do dia.

Hoje, 22, a Fiern fará sua reunião com a diretoria mensal e dos conselhos do Sesi, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL). Os encontros têm início às 14h, no Salão do Hotel Thermas de Mossoró. Após as reuniões, a equipe da Federação fará uma visita técnica ao CT Senai Ítalo Bologna. 

O encerramento da programação será amanhã, 23, com o "Dia do Empresário da Indústria da Região Oeste Potiguar", no Hotel Thermas. O encontro tem como objetivo promover a integração dos industriais da região por meio de temas de interesse e apresentar aos empresários o papel dos Sindicatos e da Federação em defesa da competitividade da indústria.

A abertura do "Dia do Empresário da Indústria da Região Oeste Potiguar" será às 9h, com a explanação do presidente da Fiern, Amaro Sales. Logo após terá a palestra "Mudança - ou muda ou dança", proferida por Jussier Ramalho, seguida da apresentação institucional do Fiern, Sesi, Senai e IEL e de apresentações artísticas.

Nenhum comentário: