Memorial às vítimas de Covid

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

PRÓ-SERTÃO - Meta é atingir produção de 120 mil peças por dia até 2017

O Sebrae no Rio Grande do Norte e parceiros esperam que o projeto Pró-Sertão contribua para a abertura de novas empresas de confecção de vestuário em cidades do interior do estado, que possui o segundo maior polo têxtil e de confecções do Nordeste. A meta é implantar 300 unidades de facção até dezembro de 2017 - parque fabril descentralizado capaz de produzir 126 mil peças por dia e de gerar 12 mil empregos diretos nos municípios onde as unidades forem instaladas. O projeto será lançado oficialmente na próxima segunda-feira (5), às 10h, no auditório da Governadoria.

Em linhas gerais, o Pró-Sertão visa apoiar a implantação de novas empresas, as facções, e adequar o processo produtivo para atender, pelos próximos quatro anos, às demandas de grandes indústrias do setor, sobretudo o Grupo Guararapes, que planeja aplicar investimentos concisos nessa área no próximo quadriênio. Com isso, o Sebrae espera fortalecer as relações de negócios com essas grandes empresas e os pequenos fornecedores, capacitando-os para melhorar o padrão industrial e de gestão, e disponibilizar qualificação de pessoal para atuar nessa cadeia produtiva. 

As ações devem induzir o desenvolvimento tecnológico nas facções, levando em conta a tríade gestão, processo e produto, a partir das políticas corporativas das grandes empresas e, assim, possibilitar o acesso dessas empresas de pequeno porte a novos mercados.


No total, o Pró-Sertão está dividido em seis etapas. A primeira está relacionada à abertura e legalização das unidades produtoras. Nessa fase, serão fornecidas as principais orientações para a formalização da atividade, elaboração do plano de negócio e demais orientações técnicas. Em seguida, serão realizados atendimentos nas áreas de saúde e segurança. Outra etapa engloba a qualificação de mão de obra, oferecendo cursos para operadores de máquinas de costura industrial, em tecido plano e malha. A meta é qualificar cerca de 16 mil profissionais. 

Orientação Empresarial
O projeto também contempla orientação para os empreendedores. Serão realizadas 240 consultorias tecnológicas às empresas envolvidas no projeto para ampliar a qualidade e produtividade das facções instaladas. Além disso, estão previstas capacitações e consultorias empresariais para otimizar o processo de gestão dos negócios. Serão 150 atendimentos, 450 horas de consultorias e a formação de sete turmas de capacitação empresarial.

No momento em que o segmento de confecções de vestuário sofre uma retração econômica, e representa uma importância para o Rio Grande do Norte, o projeto Pró-Sertão vislumbra-se como um divisor de águas, com a implantação dessas 300 unidades fabris de facção para atender às necessidades produtivas de grandes corporações fabricantes de confecções.

Serviço:
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Agência Sebrae de Notícias (ASN RN): (84) 3616-7855 | 3616-7910 | 3616-7911

Nenhum comentário: